terça-feira, 30 de agosto de 2011

Goleadas marcam 2ª rodada do Grupo B dos Jogos do Pacífico!

  Por João Victor Gonçalves


  16 gols em dois jogos fizeram da 2ª rodada do Grupo B do Torneio Masculino de Futebol dos Jogos do Pacífico uma das maiores séries de gols em tão poucos jogos em toda a história da competição. 


A seleção de Fiji posa para foto antes do duelo contra o Kiribati


  No jogo de abertura da rodada dupla no Estádio Boewa, em Boulari, Fiji não tomou conhecimento da fraquíssima seleção de Kiribati, aplicando uma goleada de 9-0. Na primeira etapa, os comandados de Gurjit Singh até encontraram certa dificuldade para vazar a defensiva kiribatiana, anotando apenas um tento. O gol solitário da primeira parte foi marcado pelo artilheiro Roy Krishna, após pênalti marcado em favor dos alvinegros.


Esse é o histórico time que Kiribati mandou para a Nova Caledônia


  Já no segundo tempo, o melhor preparo físico dos fijianos e a busca da seleção por um melhor saldo de gols fizeram a diferença no placar final. Swamy aumentou aos 2; o terceiro veio por intermédio de Avinesh, cinco minutos depois. Com 10 minutos, Krishna anotava seu segundo tento no jogo, o quarto de sua seleção; Dunadamu resolveu aparecer no duelo, anotando dois gols seguidos, aos 18 e 27 minutos.


Alvin Singh (branco) leva perigo à zaga de Kiribati


  Na reta final do duelo, Krishna completou seu hat-trick, pintando o sete no placar; para passar a régua na contagem, o zagueirão de Kiribati empurrou contra o próprio patrimônio aos 46 minutos; logo em seguida, Tuimasi anotou o gol de despedida de Fiji. Agora, os vencedores assumem a ponta da chave de forma isolada, com 6 pontos. Já os derrotados ocupam a vice-lanterna, sem pontuar.


Melhor jogador e capitão de Kiribati, Jeff Jong (azul) tenta fazer um lance de efeito


  Fiji foi a campo com: 1. Benaminio MATEINAQARA (G), 2. Avinesh SWAMY, 4. Seveci ROKOTAKALA, 6. Jone VESIKULA, 8. Alvin SINGH, 9. Malakai TIWA, 11. Roy KRISHNA (C), 12. Alvin AVINESH, 13. Maciu DUNADAMU, 14. Taniela WAQA, 17. Malakai KAINIHEWE. O técnico é Gurjit Singh. Já Kiribati mostrou ao mundo os seguintes atletas: 2. Tiaon MIIKA (G), 3. Kaake KAMTA, 4. Kaben IOTEBA, 5. Enri TENUKAI, 7. Atanuea ERITARA, 10. Jeff JONG (C), 11. Joseph YAN, 12. Beniamina KAINTIKUABA, 13. Erene BWAKINETI, 15. Martin Miriata, 17. Biitamatang KEAKEA. Pine Iosefa é o comandante kiribatiano.


As meninas das Ilhas Cook deram seu apoio aos seus conterrâneos


  O fato de Kiribati ocupar a vice-lanterna se deve ao pior saldo de gols de outra equipe que ainda não pontuou e saiu, pela segunda vez, derrota de campo nesta terça-feira: as Ilhas Cook. O quadro verde bem que tentou, mas o desânimo e a falta de preparo físico pesaram na segunda etapa, fazendo com que o placar final apontasse uma elástica vitória de Taiti: 7-0.


Comissão técnica e reservas de Taiti cantam seu hino antes do duelo contra as Ilhas Cook


  Surpreendentemente, o quadro de Cook conseguiu segurar os taitianos no primeiro tempo, deixando a contagem em branco. Os francófonos se atrapalharam nos próprios erros e no nervosismo em busca de um resultado elástico, já que um tropeço ante as Ilhas Cook praticamente acabaria com as chances de classificação da equipe em uma chave com tantas disparidades.


A seleção das Ilhas Cook posada antes do combate


  Na segunda etapa, os comandados de Etaeta puseram a cabeça no lugar e vieram com o objetivo de somar seus três primeiros pontos. Aos três minutos, Taufa Neuffer abriu o placar. Onze minutos depois, Atany aumentava a contagem. Dez minutos mais tarde, Funnell empurrava contra o próprio patrimônio e aumentava a vantagem dos "Tiki Toa". Daí até o término do encontro, Chung e Poroiea marcaram duas vezes cada, definindo um placar elástico, mas que não representou o futebol apresentado pelas duas equipes, principalmente na primeira etapa.


Agora, os homens do Taiti antes do encontro


  Taiti foi a campo com: 1. Xavier SAMIN (G) (c), 2. Stephane FAATIARAU, 4. Tauraa MARMOUYET, 5. Teheivarii LUDIVION, 6. Donavan BOUREBARE, 8. Jonathan TEHAU, 9. Taufa NEUFFER, 14. Stanley ATANY, 15. Efrain ARANEDA, 16. Temarii TINORUA, 17. Sebastien LABAYEN. O técnico é Eddy Etaeta. Já as Ilhas Cook desfilaram os seguintes onze: 1. Tony JAMIESON (GK) (c), 2. John PAREANGA, 6. Allan BOERE, 7. Joseph NGAUORA, 8. Grover HARMON, 9. Campbell BEST, 10. Nikorima TE MIHA, 11. Taylor SAGHABI, 16. Mii JOSEPH, 17. Tahiri ELIKANA, 18. Geongsa TISAM. A seleção é comandada por Maurice Tillotson.


Um bom público assistiu a vitória de Taiti sobre as Ilhas Cook


  Na próxima rodada, a seleção taitiana disputa sua classificação à segunda fase contra a equipe de Papua Nova Guiné: uma derrota nesse confronto praticamente carimba o passaporte dos "Tiki Toa" de volta à Polinésia. No outro duelo do dia, Ilhas Cook e Kiribati medem forças para ver quem se livra do título de "pior seleção do Pacífico" e, na atualidade, do planeta.


Classificação - Grupo B - Futebol Masculino - Jogos do Pacífico

Equipe
Fiji
J
2
V
2
E
0
D
0
GP
12
GC
0
SG
12
CA
6
CV
0
Tahiti Nui210173430
Papua New Guinea110040430
Kiribati100109-900
Cook Islands2002011-1100


Fotos: OFC

Wairarapa United faz história e conquista Chatham Cup pela primeira vez!

  Por João Victor Gonçalves


  O último final de semana foi histórico para o futebol de Masterton. A cidade, de pouco mais de 23 mil habitantes viu sua equipe, o Wairarapa United, conquistar, pela primeira vez em 15 anos de atividade, a Chatham Cup, competição mais tradicional do futebol neozelandês.


A torcida do Wairarapa comemora o inédito título ao lado dos jogadores


  O feito histórico foi obtido sobre o gramado do Memorial Park, em Palmerston North. Nele, disputaram a grande decisão do certame Wairarapa United, equipe que jamais havia passado das oitavas-de-final do torneio e, numa belíssima campanha em 2011, conseguiu alçar o maior vôo de sua história, e Napier City Rovers, equipe que já faturou a competição em quatro oportunidades e estava em busca do quinto troféu.


Waisaki Sabatu, do Wairarapa United (verde) disputa bola com Danny Wilson, do Napier City Rovers (azul)


  Com a bola rolando, o Wairarapa não sentiu o peso de jogar contra os favoritos à taça e abriu a contagem logo aos 24 minutos: o bom internacional vanuatuano Seule Soromon cabeceou para baixo, sem chances ao arqueiro Shaun Peta.
  Após o gol, os azuis de Napier partiram com tudo em busca de gol de empate, mas esbarraram na boa marcação de Shailler, Robson e Cooksley. O primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem favorável aos verdes, que lutavam bravamente a cada minuto em busca da heróica façanha.


O capitão Adam Cowan comemora com a taça da Chatham Cup


  Na segunda parte, o Napier voltou mais organizado ofensivamente e conseguiu alcançar o objetivo do empate aos 22 minutos: Fergus Neil aproveitou a indecisão da zaga verde em afastar a bola de sua área e completou para o fundo da meta de Borren, igualando a contagem. Mas os esforços dos homens de azul foram em vão: em um dia inspirado, o meio-campista fijiano Pita Rabo mostrou porque merece uma chance no selecionado nacional de seu país. Corajosamente, Rabo colocou a cabeça num passe longo desferido pelo arqueiro de sua equipe, Borren, enganando o goleiro Peta e dando o gol do título ao Wairarapa a quatro minutos do fim de partida.


Pita Rabo (17) celebra o gol que deu o título ao Wairarapa United


  Com o apito final de Peter O'leary, os jogadores de Masterton não cabiam em si devido à felicidade pela conquista da taça. Um dos mais empolgados era o técnico Phil Keinzley, que escreveu seu nome na história do clube. Segundo ele: "no início da temporada, ganhar a Chatham Cup era apenas um sonho. Mas a partir da vitória nas quartas-de-final contra o Waitakere, começamos a pensar que poderíamos alcançar esse feito. Aquele jogo fez-nos sentir algo especial e nos deu ânimo para conquistar a taça".


O técnico campeão levanta a taça ao lado de seus comandados


  Os campeões foram a campo com: 1-Matt BORREN (G), 3-Carl SHAILLER (14-Adam MILNE 50’), 4-Scott ROBSON, 5-Nathan COOKSLEY, 6-Dale HIGHAM, 8-Waisaki SABATU, 9-Seule SOROMON, 10-James OXTOBY, 17-Pita RABO, 18-Nobi ISHI (2-Miroslav TVAROH 90’), 19-Adam COWAN (C). O técnico campeão é Phil KEINZLEY. Já os vice-campeões de Napier jogaram com o seguinte time: 23-Shaun PETA (G), 2-Lee JACKSON (22-Sven EXETER 68’), 4-Bill ROBERTSON, 5-Regan CAMERON (C), 7-Matt HASTINGS, 8-Stu WILSON, 10-Danny WILSON, 11-Andy PICKERING (9-Matt SINGLE 57’), 14-Josh STEVENSON, 17-Fergus NEIL (6-Reilly O’MEAGHER 87’), 20-Hamish PRICE. O técnico da equipe é Grant HASTINGS.

Glenfield Rovers é o grande campeão da Knockout Cup!

  Por João Victor Gonçalves


  No último domingo o Glenfield Rovers sagrou-se campeão da ASB Knockout Cup, competição que, juntamente com a Liga Nacional, faz parte do hall mais elevado de disputas do futebol feminino neozelandês.


As meninas do Glenfield posam pra foto antes do duelo. Fonte: Photosport


  Este foi o primeiro título da equipe da cidade de Auckland. Mas quem esperava um encontro fácil das meninas do Rovers contra o Coastal Spirit se enganou! Na primeira etapa, as meninas de Christchurch posicionaram-se de maneira exemplar no campo de defesa, evitando qualquer possibilidade de perigo da equipe comandada pela avante Hannah Wilkinson, jogadora que defende o selecionado nacional neozelandês.


Jaime Hackett (vermelho, Rovers) disputa bola com Zara Walker (Spirit). Fonte: Photosport


  No segundo tempo, as garotas do Spirit até tentaram sair para o duelo, baseando suas ações ofensivas em bolas alçadas na grande área. Mas quem abriu o placar foi o Rovers: em um bela cobrança de falta de Gibbs, Liz Milne cabeçeou com maestria e abriu o placar para as moças de Auckland. Após o gol sofrido, o Coastal Spirit tentou sem objetividade igualar a vantagem, abrindo seu ferrolho e permitindo os ataques das damas de vermelho nos contra-golpes.


A festa das meninas do Glenfield após o apito final. Fonte: Photosport


  Aproveitando o espaço da zaga rival, o Glenfield aumentou aos 25 minutos: em mais um cruzamento, Stephanie Skilton, eleita a melhor jogadora da final, desviou com um toque inapelável para a arqueira Alfeld. Para completar a festa da torcida que compareceu ao Memorial Park, em Palmerston North, Jaime Hackett anotou o terceiro tento no placar a sete minutos do término do encontro.


Stephanie Skilton, do Rovers, foi eleita a melhor jogadora da Final. Fonte: Photosport


  Ao apito final de Renee Silvester, a festa foi toda das meninas de Auckland, que garantem o primeiro troféu da competição para o Glenfield Rovers em toda história. O treinador vencedor, Craig Alexander, destacou o empenho de suas atletas: "elas ganharam praticamente tudo o que disputavam nos últimos dois anos, mas estava faltando essa taça. É uma ótima forma de comemorar o aniversário do clube, que comemorou 50 anos no ano passado. As jogadoras têm feito o trabalho duro e merecem a recompensa", completou o vitorioso comandante.


Toda a festa das meninas do Glenfield Rovers, campeãs da Knockout Cup 2011


  O Glenfield Rovers sagrou-se campeão com o seguinte time: 1-Lilly LI (G), 3-Alice BRESNAHAN, 5-Bridgette ARMSTRONG, 8-Jaime HACKETT, 9-Rebecca O’NEILL (c), 10-Stephanie SKILTON, 11-Katie ROOD, 14-Jess INNES (13-Caitlin SMALLFIELD 63’), 15-Liz MILNE (12-Michelle HOGG 74’), 16-Sarah GIBBS, 17-Hannah WILKINSON (6-Briar MCNAMARA 90+1’). O técnico vencedor foi Craig Alexander. Já o vice-campeão Coastal Spirit jogou com o seguinte time: 1-Lily ALFELD (G), 5-Maia VINK (C), 6-Chloe JONES, 7-Monique BARKER, 8-Zara WALKER (3-Melanie CAMERON 59), 9-Kathryn VAN EMPEL (2-Chloe WEBSTER 46’), 10-Laura MERRIN, 11-Haley MCKNIGHT (4-Emma PROCTOR 71’), 12-Serena PATEL, 14-Bridget MILNE, 16-Ashleigh WARD. O técnico da equipe de Christchurch é Gareth TURNBULL

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Anfitriões estreiam com o pé direito!

  Por Rodrigo Augusto


  O selecionado de Nova Caledônia estreou goleando o de Vanuatu no jogo que fechava a primeira rodada do grupo A do Torneio de Futebol Masculino dos Jogos do Pacífico.

A seleção da Nova Caledônia (foto) estreou com o pé-direito ante Vanuatu

  O placar começou a se desenvolver cedo: logo aos 5 minutos, os caledônios abriram o placar com Loholea Cesar; após bela enfiada de bola, Cesar só teve a missão de empurrar para as redes adversárias.

Equipes perfiladas antes da partida

  O segundo surgiu aos 31 minutos: após bela triangulação do meio de campo, Gope-Fenepej saiu de frente ao goleiro Enest Bong, de Vanuatu, e ampliou a vantagem da equipe da casa, que mostrava ótimo toque de bola e entrosamento na partida.
  Ainda na primeira etapa, o terceiro veio após falha da zaga rival, que tentou fazer uma linha de impedimento frustrada. Em tal cenário, Bako saiu novamente na cara do Bong e anotou o terceiro de sua equipe aos 43, determinando o placar final da primeira metade de jogo.

Comemoração dos "cagous" após mais um gol

  No segundo tempo, logo aos 3 minutos um pênalti foi marcado para a Nova Caledônia. Loholea converteu, mas o juiz vê uma infração e, na segunda batida, ele manda na trave.
  Mesmo assim o gol não fez falta, pois apenas três minutos depois veio o quarto dos mandantes, curiosamente com Loholea que, após cruzamento de Fenepej, escorou para o gol.   

Quem esperava um show de Wajoka se surpreendeu com a atuação de Gope-Fenepej (foto)

  Apesar de ter diminuído o ritmo, aos 18 minutos Fenepej deu números finais à partida, anotando seu terceiro no jogo e se igualando na artilharia com Fa´arodo de Ilhas Salomão e Petoa de Tuvalu, ambos com três tentos anotados em uma partida.

Um bom público assistiu ao encontro entre os donos da casa e Vanuatu

  No restante do jogo, restou à Nova Caledônia administrar o resultado. Apesar do placar, Tuvalu não mostrou um futebol tão ruim, cedendo em lances esporádicos, mas providenciais. Vale ressaltar que os derrotados ainda têm chances no torneio e a derrota foi para um adversário que é um dos cotados ao titulo do torneio, muito pelo fato de ser o anfitrião das competições dos JP. 

Confira os melhores momentos da vitória dos "cagous"

  A seleção da Nova Caledônia foi a campo com: 1. Jean Yann DOUNEZEK (GK), 2. Joel WAKANUMUNE, 5. Cesar LOLOHEA, 6. Dominique WACALIE, 8. Marius BAKO, 10. Pierre WAJOKA (c), 17. Georges BEARUNE, 18. Emile BEARUNE, 19. Georges GOPE-FENEPEJ, 20. Dimitri PETEMOU, 22. Olivier DOKUNENGO, 23. Jean Patrick WAKANUMUNE. O técnico é Christophe COURSIMAULT. Já Vanuatu desfilou os seguintes atletas: 1. Enest BONG (GK), 2. Alphonse BONGNAIM, 3. Selwin Sese ALA, 4. Rexley TARIVUTI, 5. Georges TABE, 6. Kensi TANGIS, 7. Jean Robert YELOU (c), 9. Robert TASSO, 12. Eddison STEPHEN, 16. Chikau MANSALE, 17. Ivong WILSON, 22. Jean KALTAK. O técnico é Saby NATONGA. 

Fonte das Fotos: OFC e FCF

Ilhas Salomão não têm dificuldade para golear Guam na estreia

  Por Rodrigo Augusto



  Outra seleção que começou bem a sua participação no Torneio de Futebol Masculino dos Jogos do Pacifico foi a das Ilhas Salomão. A equipe do técnico Jacob Moli não deu chances para a fraca e desentrosada seleção de Guam.
  Antes da partida, todos apostavam em uma vitória tranqüila e sem muito esforço do arquipélago da Oceania contra Guam, já que os adversários, que disputam as Eliminatórias pela Ásia, não disputavam uma partida desde 2009, quando sofreu uma goleada de 12x0 de Hong Kong em um amistoso. Os homens de Guam também não disputarão as Eliminatórias para 2014 por opção própria, já que são filiados à FIFA.

A seleção das Ilhas Salomão antes do duelo

  A goleada começou a se desenvolver pelos lados dos “bonitos” logo aos 11 minutos, quando Henry Fa´arodo aproveita o cruzamento na área e escora para o gol, abrindo o placar em Nouméa, em jogo válido pelo Grupo A.
  Apenas 11 minutos depois o próprio Henry Fa´arodo mostra o seu instinto artilheiro e amplia o placar após falha grotesca do arqueiro Brett Maluwelmeng de Guam, que saiu estabanado de sua meta.
  Os gols não paravam de acontecer: menos de dois minutos depois, Benjamin Totori, aproveitando falha geral da defesa adversária, saiu na cara do goleiro, só tendo a missão de escolher um canto e correr para o abraço.

A seleção de Guam posada antes do encontro com as Ilhas Salomão

  Ainda no primeiro tempo ocorreu o quarto gol da seleção de Honiara: dessa vez, de pênalti, Benjamin Totori fez seu segundo no jogo, dando números finais à primeira etapa.
  No segundo tempo com a vitória já consolidada dado o fraco nível técnico e fragilidade do adversário, a meta salomônica era fazer o maior numero de gols possíveis, já que a equipe já havia igualado o placar da vitória de Tuvalu sobre Samoa Americana. Dessa forma, o quinto gol surgiu aos 27 minutos da etapa final, com José Nawo, que mais uma vez coloca o esférico no fundo do gol sem muita dificuldade.
  Mesmo diminuindo o ritmo, já que os Jogos são uma competição de tiro curto e todos terão uma maratona de partidas em poucos dias, saiu o sexto gol dos “bonitos”, em outra falha “grotesca” do arqueiro de Guam, aos 41 minutos da etapa final.

Benjamin Totori (foto, azul, camisa 10) tenta se desvencilhar da marcação de Guam

  Mesmo se poupando claramente para a próxima partida, ainda deu tempo para os salomônicos anotarem o sétimo e ultimo gol da partida: no ultimo “gás” de sua equipe para o ataque, o matador Benjamin Totori deixou sua marca pela terceira vez na partida, depois de deixar o zagueiro rival no chão e driblar o goleiro, decretando o placar final em sete a zero.
  Para as Ilhas Salomão basta pensar no próximo jogo e para Guam a dor de cabeça será grande, tendo em vista que a equipe ainda terá jogos contra Vanuatu e Nova Caledônia, nos quais novas goleadas podem surgir e até a amadora seleção de Tuvalu torna-se uma ameaça para os atuais lanternas do Grupo A da competição.

Comemoração dos salomônicos após mais um gol sobre Guam

  As Ilhas Salomão foram a campo com o seguinte time: 
1. Shadrack RAMONI (G), 2. Hardies AENGARI, 4. Tome FAISI, 5. Samson TAKAYAMA , 6. Nelson SALE , 9. Benjamin TOTORI, 10. Joe LUI, 13. Mostyn BEUI, 16. James NAKA, 18. Henry FA'ARODO (c), 19. Joses NAWO, 20. Dida QWAINA. Técnico: Jacob MOLI. Já Guam desfilou os seguintes jogadores: 
1. Brett MALUWELMENG (G), 3. Matthew CRUZ, 4. Scott LEON GUERRERO, 5. Edward CALVO, 6. Shawn SPINDEL, 7. Ian MARIANO, 8. Dominic GADIA (c), 9. Elias MERFALEN, 12. Dylan NAPUTI, 13. David MANIBUSAN, 19. Mark CHARGUALAF. Técnico: Kazua UCHIDA.


Fonte das Fotos: OFC

Tuvalu abre Jogos do Pacífico com goleada!

  Por Rodrigo Augusto


    Finalmente começou a edição 2011 do Torneio de Futebol Masculino dos Jogos do Pacífico! A partida inaugural foi entre Tuvalu e Samoa Americana, equipes que, no papel, apenas lutariam para não serem os piores do grupo A da competição. Na prática, os dois esquadrões queriam começar vencendo para ganhar confiança ao longo da competição.


A seleção da Samoa Americana perfilada antes do início do jogo


  A partida aconteceu no estádio Riviéree Salée, na cidade de Nouméa, capital da Nova Caledônia. O duelo começou com duas chances para cada equipe nos primeiros dez minutos de jogo. A principal meta das seleções no início do duelo era a de se estudarem, pois sabiam que uma derrota logo na estréia não seria nada agradável para o progresso na competição.

George Panapa (foto) fez uma boa atuação com a camisa de Tuvalu

  Samoa Americana bem que suportou a pressão de Tuvalu uma parte do primeiro tempo, mas aos 15 minutos da etapa inicial a zaga samoana foi vazada pela primeira vez no torneio, com o gol de Alopua Petoa.

Destaque da Samoa Americana, Pesamino Victor (foto) teve uma atuação apagada 

  Após o gol, parece que a equipe de Pago-Pago, prevendo um placar mais dilatado, traçou como meta se defender. Mas o balde de água fria veio aos 30 minutos da etapa inicial, com Lutelu Tiute que, mesmo sem ângulo, chutou para ampliar o marcador. O final da primeira etapa foi marcado por poucos lances perigosos dos samoanos e algumas jogadas mais incisivas de seus adversários.

O arqueiro Selau não teve muito trabalho durante os 90 minutos

  Na segunda etapa o duelo foi morno até os 45 minutos, quando Alopua Petoa aumentou para a sua equipe em um belo remate de esquerda. Restando 3 minutos por se jogar e visando que um placar mais dilatado, a seleção samoana passou o resto do duelo jogando em seu próprio campo, tentando evitar que o vexame fosse ainda maior. Mas aos 47, Alopua Petoa anotou seu Hat-trick determinando o placar final em 4-0. Agora resta às equipes tentar uma vitória sobre Guam, seleção muito fraca e tentar roubar algum ponto contra os gigantes da chave. O cenário para Tuvalu parece mais animador, embora os Jogos do Pacífico sempre se mostrem como um torneio desafiante.

  Tuvalu foi a campo com:  Jelly SELAU (G), 2. Kolone POKIA, 3. Alamoana TOFUOLA, 4. Etimoni TIMUANI, 5. Alinesi TAKATAKA, 6. Mau PENISULA (c), 7. Vaisua LIVA, 9. Lutelu TIUTE, 10, James LEPAIO, 11. George PANAPA, 12. Alopua PETOA; técnico: Foppe de Haan. Samoa Americana foi a campo com: 1. Nicky SALAPU (G), 2. Terrence SINAPATI, 5. Tala LUVU, 6. Natia NATIA, 7. Ismael HERRERA, 8. Moe KURESA, 9. Liatama AMISONE (c), 10. Frederick UHRLE, 11. Shalom LUANI, 13. Uasilaa HELATA, 14. Pesamino VICTOR; técnico: Avele LALOGAFUAFUA.
  

sábado, 27 de agosto de 2011

Favoritos não têm dificuldades em estreia no Grupo B dos Jogos do Pacífico

  Por João Victor Gonçalves


  O primeiro dia de competição no Torneio de Futebol Masculino dos Jogos do Pacífico ocorreu sem surpresas. No Grupo B da competição, comprovando seu favoritismo, Fiji e Papua Nova Guiné venceram seus confrontos contra Taiti e Ilhas Cook, respectivamente.
  No jogo de abertura da chave, a forte e entrosada seleção papuásia não precisou jogar o máximo de seu futebol para bater o fraco time das Ilhas Cook. A equipe da Nova Guiné pressionou do primeiro ao último minuto e chegou ao primeiro tento aos 18 minutos, em um remate no canto desferido por Neil Hans. Após o gol, os rubro-negros até tentaram anotar o segundo gol, visando uma maior margem de saldo de gols, mas as investidas de Reginald Davani e cia. pararam na bem postada zaga verde.


Os homens de Cook bem que tentaram, mas não conseguiram sair com os três pontos


  No segundo tempo, o preparo físico dos papuásios fez a diferença: logo aos 5 minutos Hans desferiu um chute longo, da zona de 30 jardas, e aumentou a contagem. Cinco minutos depois, o capitão David Muta não perdoou, e anotou o terceiro da marca da linha de cal, após confusão da zaga de Cook. A partir daí, seguiu-se um relaxamento natural dos vencedores, acompanhado de boas investidas dos homens de Cook, principalmente nas jogadas de Campbell Best. Todavia, os reservas que entraram na equipe da Papua queriam mostrar serviço e, após boa jogada de Eric Komeng, o novato Nathaniel Lepani completou para o fundo das redes e deu números finais à partida.


Reg Davani foi poupado no segundo tempo de jogo


  A seleção de Papua Nova Guiné foi a campo com: 1. Lesly KALAI (G), 3. Valentine NELSON, 4. Cyril MUTA, 7. Gari MOKA, 10. Reginald DAVANI, 12. David MUTA (C), 13. Andrew LEPANI, 14. Neil HANS, 16. Jeremy YASASA, 17. Mauri WASI, 18. Eric KOMENG. O treinador é Frank Farina. Já as Ilhas Cook desfilaram os seguintes atletas: 1. Tony JAMIESON (G) (c), 2. John PAREANGA, 3. Nathan TISAM, 4. Roger MANUEL, 7. Joseph NGAUORA, 8. Grover HARMON, 9. Campbell BEST, 11. Taylor SAGHABI, 16. Mii JOSEPH, 17. Tahiri ELIKANA, 18. Geongsa TISAM. O técnico é Maurice Tillotson.


Estádio Boewa, onde ocorrem os jogos do Grupo B

  No outro jogo do dia, a seleção de Taiti surpreendeu negativamente seus torcedores, perdendo para Fiji por 3-0. A vitória veio para os comandados de Gurjit Singh sem muitas dificuldades. Durante todo o 1º tempo os fijianos comandaram as ações e possuíam a maior parte da posse de bola. Nessa toada, os alvinegros foram recompensados aos 28 minutos, quando o zagueirão Taniela Waga completou de cabeça, após cobrança de escanteio de Roy Krishna. Completando a festa de Fiji, o zagueiro taitiano Tauraa Marmouyet precipitou-se após cruzamento de Maciu Dunadamu e empurrou contra o próprio patrimônio, aumentando a vantagem dos rivais antes do intervalo.



Gurjit Singh pôde manter sua calma com a bela atuação de Fiji



  No segundo tempo, a seleção taitiana até tentou realizar algumas ofensivas no campo fijiano, mas não obteve sucesso. Aproveitando-se dos contra-golpes, a seleção de Fiji chegou ao seu terceiro gol aos 41 minutos, por intermédio de Seveci Rokotakala, que só desviou a pelota das mãos do arqueiro Xavier Samin, de maneira inapelável. O placar estava fechado no Estádio Boewa, em Boulari: 3-0 para os fijianos.



A bola no fundo das redes taitianas após o primeiro gol fijiano


  A equipe de Fiji foi a campo com o seguinte time: 1. Simione Tamanisau (G) (c), 2 Avinesh Swamy, 4. Seveci Rokotakala, 6. Jone Vesikula, 8. Alvin Singh, 9. Malakai Tiwa, 11. Roy Krishna, 12. Alvin Avinesh, 13. Maciu Dunadamu, 14. Taniela Waqa, 17. Malakai Kainihewe. O comando técnico é de Gurjit Singh. Já o Taiti mostrou ao Pacífico os seguintes 11: 1. Xavier  Samin (G) (c) , 2. Stephane Faatiarau, 3. Tauraa Marmouyet, 4. Teheivarii Ludivion, 6. Donavan Bourebare, 8. Jonathan Tehau, 10. Teaonui Tehau, 11. Lorenzo Tehau, 12. Hiroana Poroiea, 13. Steevy Chong Hue, 16. Temarii Tinorua. O técnico da equipe é Eddy Etaeta.



Os jogadores de Fiji fazem parte da delegação (foto) que representa o país nos Jogos



  Na próxima rodada, Fiji tentará manter os 100% de aproveitamento contra a incógnita do torneio, a seleção de Kiribati, na próxima terça-feira. Já o Taiti tentará, no mesmo dia, a recuperação, contra a não tão poderosa equipe das Ilhas Cook. A seleção papuásia folga na rodada.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A imprensa está de olho nos Jogos do Pacífico. Confira as principais atrações do final de semana!

  Por João Victor Gonçalves


  A imprensa da Oceania está de olho em tudo o que acontece nos Jogos do Pacífico. O "Do outro lado da Bola" também não perde um detalhe dessa importante competição e coloca à disposição de seu leitor links que mostram o que ocorre no torneio de futebol da competição minuto a minuto!


As meninas de Taiti e Papua Nova Guiné estão jogando neste instante pelos Jogos do Pacífico!*


  Tanto os jogos no Torneio Feminino quanto no Masculino terão acompanhamento em tempo real do site da Oceania Football Confederation, que você pode visitar clicando aqui ou na barra lateral direita de links.
  A transmissão da Cerimônia de Abertura (que ocorre neste sábado, às 5 da manhã, horário de Brasília) e da estreia da Seleção de Futebol Masculino da Nova Caledônia ante Vanuatu (que ocorre neste sábado, à 1 da manhã, horário de Brasília) podem ser acompanhados pelo site da 1ère TV, clicando aqui.
  Vale ressaltar que a imprensa dos países participantes estará voltada para as competições nas próximas semanas. Com isso, os veículos de comunicação que preenchem a barra lateral direita de nosso Blog poderão ser utilizados para maior fonte de detalhes sobre o quadro de medalhas e as disputas das mais variadas modalidades. Na lateral esquerda, temos o logotipo oficial dos Jogos, com o link para o site oficial da competição, que também pode ser acessado por aqui.


O arqueiro Selau, de Tuvalu, está atento no duelo contra a Samoa Americana


  Esperamos oferecer ao nosso leitor o máximo de informações a respeito dessa competição, que coloca os povos do Pacífico lado a lado, em uma demonstração bela de amizade e fraternidade proporcionada pelo esporte!


* Matéria publicada às 20:40 de 26 de Agosto de 2011, horário de Brasília

Superando inúmeros obstáculos, Tuvalu vence a Samoa em amistoso

  Por João Victor Gonçalves


  A seleção de Tuvalu segue mostrando a cada dia porque merece estar na próxima edição dos Jogos do Pacífico. Superando desafios de ordem econômica, técnica e estrutural, os comandados de Foppe de Haan continuam na batalha rumo à Nova Caledônia. Atuando em território fijiano, o esquadrão tuvaluano não deu chances à Samoa e bateu os rivais por 3-0.
  O primeiro desafio para a seleção de Tuvalu ocorreu fora das quatro linhas: a federação local não dispunha de dinheiro para comprar passagens de avião para os jogadores; com isso, a seleção chegou de barco a Fiji. A viagem durou dois dias e meio e, mesmo com todos os empecilhos, foi repetida ainda nesta semana, com a equipe tendo como destino a Nova Caledônia.


Vídeo que mostra a luta do holandês Foope de Haan para manter a chama do futebol acesa em Tuvalu (à esquerda)

  A proposta de desenvolvimento do futebol no pequeno país foi abraçada pelo holandês e técnico da seleção Foope de Haan, que faz um belíssimo trabalho com o futebol local, buscando recursos financeiros para manter o grupo de atletas, além de realizar um trabalho voltado para o aprimoramento técnico e tático do desporto nas Ilhas que compõem Tuvalu.
  Uma das lutas mais conhecidas da seleção é pela filiação à FIFA, que conta até com o apoio do primeiro-ministro do país, Apisai Ielemia. Todavia, a equipe ainda não conseguiu seu tão desejado objetivo: fazer parte do quadro de seleções da entidade-mãe do futebol mundial. Um dos maiores obstáculos para tal é o fato do único estádio do país, o Tuvalu Sports Ground, apresentar péssimas condições de uso. Para a construção do recinto, foi necessária a importação de argila de Fiji, já que o solo arenoso local e a pequena faixa de terra que o país tem a sua disposição atrapalham a construção de um gramado natural.


Segunda parte do vídeo mostrando o desenvolvimento do futebol de Tuvalu


  Esperamos que Tuvalu consiga uma boa atuação na próxima edição dos Jogos e que a mesma traga consigo bons frutos para o futebol local. Um olhar mais atento a estes tão esforçados atletas e treinadores pode significar a gratidão de todo um país!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Confira o que de melhor pode acontecer no Grupo B dos Jogos do Pacífico!

Por João Victor Gonçalves


  Dando continuidade à série de reportagens sobre os Jogos do Pacífico, a "Equipe Do outro lado da Bola" faz um balanço sobre as equipes do Grupo B da competição. Em tal chave, Papua Nova Guiné, Taiti, Ilhas Cook, Fiji e Kiribati prometem lutar com unhas e dentes pelas vagas nas semifinais.


Papua Nova Guiné x Ilhas Cook

  No primeiro confronto do dia, a expectativa é de uma fácil vitória da equipe de Nova Guiné. A seleção vermelha e negra vem embalada após o bom desempenho numa série de amistosos, que culminou com uma vitória sobre o Southport Warriors por 2-1, além do triunfo sobre o Gold Coast Knights, por 5-2. A preparação em solo australiano e os desafios contra equipes locais deram à equipe um gostinho de como os adversários deverão se comportar em Nouméa.

A seleção de Papua Nova Guiné crê nos bons frutos da preparação em solo australiano

  Já pelo lado das Ilhas Cook, a expectativa é a de cumprir seu papel de forma honrosa, evitando derrotas vexatórias e buscando mostrar que a superação também é marca dos nativos desse país da Oceania. A derrota por 8-1 para o Waitakere United, em amistoso preparativo para a competição, fez com que toda a desconfiança do continente pairasse sobre os verdes. Conseguir um ponto na competição já parece um grande feito para esses heroicos atletas!

Campbell Best (verde), autor do único gol das Ilhas Cook no amistoso contra o Waitakere, é a esperança do país nos Jogos do Pacífico

Fiji x Taiti

  Fiji e Taiti realizarão um dos duelos mais esperados da 1ª rodada da competição. Comandados por Gurjit Singh, os fijianos levarão grandes destaques de seus torneios locais para o torneio. Um dos destaques é o goleiro Simione Tamanisau, que sagrou-se campeão da Batalha dos Gigantes defendendo as cores do Rewa. A equipe busca melhores apresentações que possam colocar o país novamente como a segunda força da Oceania, posição tradicionalmente ocupada por Fiji durante a história do futebol local, excetuando-se a Austrália da lista.

Rewa e Ba, que duelaram esse ano pela Batalha dos Gigantes (vídeo), oferecem grande parte de seu elenco à seleção fijiana

  Já pelos lados do Taiti, a equipe busca repetir na grama o sucesso que o país tem nas areias: representante da Oceania no Mundial da Itália, o Beach Soccer taitiano está entre os melhores do mundo! A base da equipe é a que conseguiu garantir a inédita vaga no Mundial Sub-20 de 2009, no Egito. Outra vantagem ao lado dos vermelhos é a língua: juntamente com os locais, os taitianos podem gabar-se de representarem os francófonos nos Jogos do Pacífico, facilitando o intercâmbio de informações, principalmente com a equipe organizadora.

Apesar de derrotas como os 8-0 para a Venezuela (vídeo), a seleção taitiana de 2009 ofereceu bons jogadores à equipe dos Jogos do Pacífico

  O primeiro duelo do grupo, envolvendo Papua Nova Guiné e Ilhas Cook, ocorre às 10 da manhã (horário local) do sábado, 20h da sexta-feira no horário de Brasília. O jogo de fundo, entre Fiji e Taiti, ocorre às 15 horas (horário local) do sábado, 2h no horário de Brasília. Os encontros serão realizados na cidade de Boulari, no Estádio Boewa.