domingo, 30 de outubro de 2011

O Grupo B da O-League promete fortes emoções! Confira o resumo especial preparado pelo "Do outro lado da Bola"!

  Por Rodrigo Augusto

  Finalmente começou mais uma temporada da O-League, a “Liga dos Campeões da Oceania”, o torneio de mais glamour e importância do futebol local. Nessa edição, a briga pelo título promete ficar mesmo entre os neozelandeses Auckland City e Waitakere United. Porém, a esperança de surgimento de um novo azarão como o Hekari United anima os fanáticos neozelandeses.

Quem será capaz de barrar os atuais campeões da Oceania nessa edição da O-League?

  Ambos os grupos aparecem com o mesmo nível técnico entre as equipes, mas apostar na classificação de qualquer uma das quatro equipes no Grupo B não é nenhum absurdo. O favoritismo fica por conta do Auckland City, atual campeão da competição, mas seus rivais prometem surpreender. Confira abaixo um pouco mais dos integrantes dessa chave da competição!

O Hekari United tentará surpreender e conquistar seu segundo título no certame

  Auckland City: a equipe é a principal candidata ao título da competição, não apenas por ser a atual campeã do torneio, mas por já ter faturado a competição em três oportunidades, além de ostentar 4 canecos nacionais, e ser atualmente a equipe que mais vem conseguindo êxitos no cenário oceânico.

O Auckland City vai em busca de vitórias históricas em 2011, como a sobre o Al-Ahly no Mundial de 2009

  O elenco da equipe é muito forte para os padrões do  futebol no continente, contando com a experiência de atletas de várias partes do mundo: Espanha, Costa Rica, Brasil e até da Inglaterra. O principal destaque nacional da equipe é Ivan Vicelich, que além de capitão possui a experiência de ter disputado o último Mundial pela seleção da Nova Zelândia. Dos estrageiros, o espanhol Manel Exposito aparece como a principal esperança de gols. Em sua trajetória vitoriosa pelo Auckland, o catalão provou seu faro de gol e já é considerado um marco na história do clube e da ASB Premiership.

Os azuis de Auckland defendem o título da competição continental

  Em resumo, as expectativas sobre a equipe são as melhores. Os “marinheiros” veem na competição a chance de conquista do quarto título na competição, além do fato dos duelos servirem como teste para futuras competições, principalmente o Mundial de Clubes, no qual o Auckland pode fazer história e tentar disputar uma fase preliminar contra Santos ou Barcelona.

Manel Exposito é a esperança de gols no ataque do ACFC

  Hekari United: a equipe da Papua Nova Guiné conseguiu, no ano passado, o principal título da recente história do clube: a O-League, abrindo as portas para o futebol local, que já chegou a amargar a última posição no Ranking de Seleções da Fifa. Agora os ares são outros e, a equipe que quebrou o monopólio de Austrália e Nova Zelândia na Oceania quer surpreender o continente novamente.

O Hekari United tenta voltar ao Mundial de Clubes da FIFA

  A equipe quer apagar a má impressão deixada na temporada 2010/2011, na qual a equipe ficou de fora da fase final do torneio. Para retornar ao rumo certo, o time conta com a experiência de David Muta: o destaque da equipe tem a experiência de sobra acumulada no futebol australiano e pode ajudar nesta edição.

David Muta, grande destaque do Hekari United

  Amicale: a equipe do futebol de Vanuatu chamou a atenção do continente na última edição da competição, já que pela primeira vez um clube do país chegou à final do torneio. No duelo decisivo ante o Auckland City, o estádio Korman chegou perto de sua lotação. O time vermelho jogou com todo seu coração, mas a equipe visitante confirmou seu favoritismo e, principalmente no duelo de volta, garantiu a taça sem maiores dificuldades.

O Amicale foi valente e lutou até o fim por sua primeira O-League, mas não obteve êxito

  Com um futebol técnico, os jogadores da equipe tentam repetir o sucesso obtido no passado próximo e pensar no futuro em um possível título da O-League, o que traria maior visibilidade ao futebol local e alentaria o país em sua jornada nas Eliminatórias para a Copa de 2014.

Os homens do Amicale tentarão alçar vôos mais altos nesta edição da O-League

   O craque do clube e camisa 10, Joachim Waroi, tem certa bagagem no futebol do continente, já que defendeu equipes da Austrália, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné e de Vanuatu, sendo um profundo conhecedor do futebol oceânico. Isso pode ser um ponto positivo na busca pelo título, ou ao menos servirá de reforço na jornada dos vanuatuanos na busca pela conquista de alguns pontos.

Waroi é a principal referência do Amicale nesta O-League

  Koloale FC: A equipe de futebol das Ilhas Salomão é, de certo modo, uma incógnita para essa temporada, já que jamais obteve nenhum êxito de destaque no cenário internacional. Todavia, não tem feito campanhas vexatórias no torneio.

Imagens do duelo entre Koloale e Lautoka pela última edição da O-League

  A equipe, pelo que se viu em outras edições, quando joga em casa, gosta de encurralar os adversários em seu próprio campo; atuando longe de seus domínios, vai fechada, buscando aproveitar as laterais do campo para surpreender os adversários.

Os verdes são uma equipe de grande sucesso no futebol salomônico na última década

  O destaque e pulmão do time com certeza é Benjamin Totori, que acabou a última edição dos Jogos do Pacífico como artilheiro e um dos maiores destaques da geração de prata salomônica. O chute a curtas distâncias é a arma fatal do matador e grande destaque dos atuais campeões salomônicos.

Totori em ação com a camisa branca do Waitakere United

  Independentemente do nível ou história de cada equipe da competição, o respeito e o bom futebol são as principais armas de cada equipe em busca de seus objetivos, que variam desde uma participação honrosa até a conquista do máximo título continental. O importante é que o fair-play prevaleça e que tenhamos a realização de mais essa festa futebolística. Que viva a Oceania!

sábado, 29 de outubro de 2011

Contrastes marcam 3ª rodada da A-League

  Por Rodrigo Augusto



  Mesmo com um pouco de atraso, em virtude dos preparativos para as matérias especiais acerca do início da O-League, o “Do outro lado da Bola” volta no tempo e traz para seu leitor o que de melhor ocorreu no último fim de semana de jogos da A-League. O destaque fica por conta dos contrastes evidentes entre as equipes logo nesse início de competição, algo que ficou explicitado nos duelos.

O Roar segue com 100% de aproveitamento na luta pelo Bi. Foto: World Sportsholic

  Na parte de cima da tabela quem vem com um começo arrasador na A-League é o Brisbane Roar. Atual campeão da peleja, os leões venceram a terceira partida seguida; dessa vez a vítima foi o Gold Coast.

Chute inapelável para Glenn Moss e o Roar abre vantagem na ponta. Foto: Daily Telegraph

  A vitória veio com certa naturalidade, já que a equipe adversária encontrou dificuldades para acertar a marcação e barrar as ações ofensivas da equipe laranja. O score final apontava 3 a 0 para o Roar, com gols de Erick Paartalu aos 13, Besart Berisha aos 15 da etapa complementar e Mitch Nichols aos 33. Com o que podemos ver nesse início de competição, vai ser difícil alguém barrar os “Roars” na sua luta pelo bicampeonato. Mas o “Do outro lado da Bola” já elegeu seu favorito para essa missão: o Perth Glory!

Confira os gols da importante vitória do Brisbane Roar

  Com o mesmo aproveitamento do Brisbane, os violetas obtiveram seu terceiro triunfo na competição ao derrotar, no Nib Stadium, a boa equipe do Wellington Phoenix pela contagem mínima.

Smeltz mais uma vez deixa sua marca e garante a vitória do Glory. Foto: Perth Now

  O diferencial para os vitoriosos ficou por conta do astro Smeltz, que vem provando porque é o principal nome da equipe no momento. O gol da vitória saiu aos 32 minutos da primeira etapa, garantindo a festa da torcida de Perth.

Confira o gol salvador de Smeltz

  Em outro encontro da rodada, o chamado clássico de “Melbourne” reuniu as equipes do Victory e do Heart, com mando dos azuis. A partida possuía um tom dramático, já que era um jogo para as equipes desencantarem no torneio. Com campanhas ruins e a busca pela reabilitação, o empate serviu de consolo para dois times que prometem brigar na parte de baixo da tabela durante toda a temporada.

Veja os principais lances do Derby de Melbourne

  Outra equipe que vem bem na competição é o Newcastle Jets. Os aviadores conseguiram sua segunda vitória no certame, ao bater o lanterna Central Coast por 1 a 0.E mais uma vez foi um neozelandês que anotou um gol salvador na rodada: Jeremy Brockie deixou sua marca aos 24 minutos e afundou ainda mais o Mariners no campeonato.

Veja o gol da vitória dos Jets sobre o lanterna Central Coast Mariners

  No último jogo da rodada, o Sydney conseguiu um excelente resultado ao bater o Adelaide United fora de seus domínios por 2-1. O gol inaugural do encontro foi anotado por Dario Vidosic aos 38 para os “Reds”.

O Sydney FC surpreendeu e bateu o Adelaide United longe de seus domínios. Veja os gols

  A virada do Sydney veio na segunda etapa, com Jamie Coyne aos 14 e Nick Carle aos 36 minutos. A conquista teve sabor de reabilitação para a equipe da maior cidade australiana, que alcança a quinta posição na tábua de classificação.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A O-League vai começar e o Grupo A da competição promete trazer fortes emoções ao torcedor!

  Por João Victor Gonçalves



  Mais uma edição da competição interclubes mais importante da Oceania vai começar neste sábado: a O-League! Com 8 equipes em busca da taça máxima do futebol oceânico, esta promete ser a mais acirrada disputa dos últimos anos. Mesmo com o peso de disputar o Mundial de Clubes paralelamente à competição, o Auckland City parece como grande favorito. Mas as equipes do Grupo A estão dispostas a acabar com o domínio dos “marinheiros” de Auckland. Ba, Mont-Dore, Tefana e o poderoso Waitakere United buscarão levar a taça para seus domínios!

O Ba já pôde medir forças com o Waitakere United em setembro de 2010

  Começamos a nossa análise das equipes do Grupo A do certame pelo mais tradicional dos quatro: o Ba FC. Os homens de preto têm o peso de representar a mais popular torcida de Fiji, além de buscar alçar o país novamente ao topo do futebol local.

O Ba tenta apresentar um futebol mais convincente que o de seus duelos pela BOG e IDC


  A melhor participação dos alvinegros na O-League se deu no ano de 2007, quando chegaram na grande decisão, perdendo para o Waitakere apenas pelo critério do gol marcado fora de casa. Mas os homens de destaque daquela edição, como Chandra e Bukalidi já não fazem parte da esquadra de preto. Os maiores destaques do atual campeão fijiano são o goleiro Jone Ralulu, o meia Tuimasi Manuca e o veterano Alvin Singh, de experiência internacional com as cores de sua seleção nacional.

O Ba tenta repetir o feito de 2007, quando chegou à decisão da O-League contra o Waitakere United

  A expectativa do mandatário do Ba, Rishi Kumar, e de toda a torcida alvinegra é a de que a equipe possa conseguir a classificação. Todos esperam que a equipe possa conseguir algo mais que o 3º lugar de 2009-10, última participação do time no torneio. A estreia dos “homens de preto” na competição ocorre no dia 30, domingo, às 15h00 (horário local) ante o Mont-Dore, no Govind Park.

Imagens do duelo entre Mont-Dore e Auckland CIty pela O-League de 2007

  E os rivais do Ba na estreia prometem lutar para ser a grande surpresa dessa edição da O-League! Os rubro-negros conseguiram, na última temporada, quebrar o domínio do AS Magenta na Liga Caledoniana e tentarão mostrar uma nova vertente do futebol “cagou” para toda a Oceania nessa competição.

Os rubro-negros prometem mostrar que o bom nível de seu futebol não se resume apenas aos gramados caledonianos

  A única participação da equipe no torneio ocorreu no ano de 2007, quando não conseguiu sequer um ponto, terminando em último no grupo ao lado dos poderosos Waitakere United e Auckland City. Mas dessa vez o quadro três vezes campeão da Nova Caledônia tentará provar o seu valor, contando com a experiência de Patrick Diaike e Ludovic Wakanumune, campeões do Pacífico com a seleção da Nova Caledônia.

A equipe conta em seus lauréis a honra de já ter disputado a Copa da França

  Outro fator importante para o estabelecimento do time é a sua estrutura: a equipe conta com o Centro de Treinamento de Boulari como destaque internacional no aperfeiçoamento desportivo dos atletas; além disso, o apoio do poder público local e de patrocínios de peso como a Nestlé prometem assegurar as finanças equilibradas dos “cagous”.

O Waitakere protagonizou contra o Auckland um dos duelos de maior rivalidade, no Fred Taylor Park, na última edição da O-League

  No jogo de debut do Grupo, no Fred Taylor Park, o poderoso Waitakere United enfrenta o AS Tefana, campeão taitiano, em um duelo que promete mostrar as reais intenções dos alvirrubros no torneio. Os bi-campeões da A-League podem gabar-se de suas duas participações no Mundial de Clubes e o fato de ostentar o atual título máximo do futebol neozelandês, superando o favorito Auckland City. Mas a campanha na última edição da O-League, na qual o time não passou do 2º lugar no Grupo B, conseguindo façanhas como a de perder para o mesmo Tefana, faz a torcida vermelha e branca de Auckland ficar apreensiva em mais este início de competição.

Derrotas como a ante o Tefana, na última edição da O-League, assustam a torcida do WUFC

  A qualidade do elenco do WUFC é indiscutível: a equipe conta com a segurança do arqueiro inglês Daniel Robinson no gol, passando pela fortaleza defensiva norteada por Aaron Scott; o espírito ofensivo é garantido por Allan Pearce e Roy Krishna, grandes destaques do time; completando a constelação de Auckland, o treinador Neil Emblen traz a experiência do futebol inglês para a Oceania.

O Waitakere United quer que a taça volte para a parte vermelha e branca de Auckland

  Estrutura e recursos financeiros não são problema para o Waitakere United: a equipe conta com o apoio do poder público local e com uma série de sponsors que garantirão todo o respaldo financeiro de que a equipe precisa durante esta A-League. O fato negativo fica por conta do pequeno entrosamento da equipe até agora, já que a temporada neozelandesa começou apenas no último domingo e os adversários locais ainda não se encontram no nível de rivais como Ba, Mont-Dore e Tefana.

Imagens do duelo entre Tefana e Magenta pela última edição da O-League

  Completando o nosso rol de equipes do Grupo A da A-League, chegamos ao AS Tefana Faa’a. A equipe da cidade de Faa’a promete consolidar sua posição de destaque no futebol taitiano e oceânico. Com apenas uma participação na O-League (os amarelos jogaram a última edição do torneio), a vitória sobre o Auckland conquistada em seus domínios, com gols de Lorenzo, Alvin Tehau e Axel Williams é a maior glória da equipe a nível internacional.

Jogadores do Tefana querem surpreender nesta O-League

  Embora chegue como candidata à última posição do grupo, a equipe conta em suas linhas com jogadores de experiência internacional com a seleção taitiana, como o goleiro Xavier Samin, destaque do país nos Jogos do Pacífico. Lorenzo Tehau aparece como a experiência dos “arqueiros” no meio de campo. Completando os destaques do selecionado duas vezes campeão taitiano (2004-2005 e 2010-2011), Taufa Neffer aparece como esperança de gols.

A equipe de Faa'a já acumula certa experiência internacional, como podemos ver no duelo ante o Auckland (foto)

  Analisando friamente a chave, é inegável o favoritismo do Waitakere United: a equipe conta com toda a experiência de um técnico inglês que impõe aos alvirrubros seu estilo de jogo, além de uma zaga consistente e o futebol de Roy Krishna, um dos melhores jogadores oceânicos da história. Embora tenha muita tradição nas disputas internacionais, o Ba FC precisa ficar atento para não repetir campanhas como a do Inter District Championship, competição na qual nem mesmo o vice-campeonato convenceu sua apaixonada torcida. O Mont-Dore aparece com boas possibilidades de roubar a cena e tentar a inédita vaga à final, embora a inconstância das equipes caledonianas em competições internacionais seja evidente. O Tefana aparece como o candidato à lanterna do grupo. Mas a viagem até à Polinésia Francesa sempre se mostra como um empecilho para as equipes locais, possibilitando aos “arqueiros” arrancar preciosos pontos no Estádio Louis Ganivet.

7 equipes tentarão repetir o feito do Auckland City no ano passado e faturar a A-League! Os marinheiros vão firmes na defesa do título!

  Resta aos amantes do futebol da Oceania esperar por mais esta edição da O-League e, embora uma final neozelandesa pareça uma consequência inevitável, a esperança de equipes de heróis como o Hekari United, que quebrou o domínio neozelandês na competição, pode animar os torcedores e evidenciar a evolução do esporte mais popular no mundo nos países oceânicos!

International sofre, mas bate Island Warriors

  Por Carlos Santos


  Sob um céu carregado, mais uma rodada dos Jogos da Libertação aconteceu no último domingo em Pohnpei. Um jogo agitou o gramado do Pics Field. Frente a frente, toda a tradição do International ante os guerreiros do Island Warriors.


Heróis do futebol micronésio superam a falta de material esportivo adequado e disputam acirradamente os Jogos da Libertação


  Com a bola rolando, o Warriors partiu com tudo para o ataque buscando o gol da vitória. Em sua retaguarda, o International buscava sair nos contra-golpes e manter a posse de bola no campo defensivo. Uma vitória do IW parecia estar desenhada, mas o futebol reserva surpresas até nos gramados micronésios.


Jogador do Warriors tenta alçar a "Jabulani" na grande área do International


  Surpreendentemente, o International conseguiu se recuperar no jogo e, contando com o diferencial dos talentos individuais de Tui e Moises, chegou aos dois gols que lhe garantiram a vitória. O Warriors até tentou uma reação, mas o preparo físico fez a diferença e o encontro terminou com o placar de 2-0 para os vermelhos. Agora ambos os times ficam torcendo por uma derrota do Island Pit Bulls, líder isolado da competição, no próximo duelo ante o Nanmohs, no Pics Field.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Veja os resultados de mais um final de semana futebolístico no Havaí!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  O final de semana foi agitado em mais uma rodada da Liga de Oahu, principal competição do futebol havaiano. Na primeira divisão o Lanikai Tuesday conseguiu seu parado, mas continua com larga vantagem na liderança. Em dois jogos, quatro pontos asseguram a manutenção dos alviverdes na dianteira. Destaque para o Bulls Juniors, que conseguiu a façanha de parar o Tuesday e, com uma vitória sobre o lanterna Vaiete, garante mais quatro pontos na tábua de pontos.


Confira os resultados da 1ª Divisão:


16 de Outubro



Hawaii Rush 2-2 HSC Bulls
Vaiete Premier 0-1 Bulls Juniors
Rush Latin 0-3 Lanikai Tuesday 
Aloha Amazon 2-1 International
Kamizake 1-0 Kapaolono Dawgs

23 de Outubro

Lanikai Tuesday 0-0 Bulls Juniors
HSC Bulls 0-2 Rush Latin
Aloha Amazon 1-3 Kamikaze


Hawaii Rush 1-2 Internacional
Kapaolono Dawgs  3-0 Vaiete Premier

Confira a classificação da 1ª Divisão


  Já pela 2ª Divisão, o Waipio segue 100% e já caminha a passos largos rumo à série mais alto do futebol havaiano. Os elefantes venceram confrontos importantíssimos contra Watson Properties e Vaiete Open, consolidando sua posição de franco favorito à taça e à vaga na Primeirona.


Confira os resultados da 2ª Divisão


16 de Outubro



Watson Properties 2-1 Boca Honolulu
UH Warriors 1-1 Gunners FC
Vaiete Open 0-3 Waipio FC
Kahekili 1-2 Rush Real
Kapaolono 0-1 Kap Park

23 de Outubro

Boca Honolulu 5-0 Kap Park


Waipio FC 1-0 Watson Properties
Kahekili 0-1 UH Warriors 
Vaiete Open 0-3 Rush Real
Gunners 1-2 Kapaolono FC

Confira a classificação da 2ª Divisão


  Completando o balanço do futebol do mais distante estado dos Estados Unidos, a 3ª Divisão continua aparecendo como a liga mais equilibrada até agora. Destaque para o Faded, que conseguiu dois importantes triunfos sobre Ronins e Phoenix e segue rumo à segunda divisão local.


Confira os resultados da 3ª Divisão


14 e 16 de Outubro


Faded Premier 3-1 FC O' KO'A
Waikiki 2-2 Leilehua
Ronins 1-2 Faded


23 de Outubro



Phoenix 0-1 Faded
Faded Premier 2-2 Waikiki
FC O'KO'A 2-2 Leilehua


Confira a classificação da 3ª Divisão



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Equipes de Auckland vão dominando a ASB Premiership!

  Por João Victor Gonçalves

  Na abertura de mais uma edição da ASB Premiership, as equipes de Auckland seguem dominando o futebol nacional. Após a vitória do Waitakere United no último sábado, Auckland City e Canterbury United garantiram vitórias elásticas no domingo e dividem as cabeceiras da tabela após um jogo disputado.
  Os rubro-negros de Auckland começaram sua jornada vitoriosa na competição com uma expressiva vitória fora de casa. Mesmo jogando em Palmerston North, o Canterbury United não se intimidou e impôs um frenético ritmo sobre o Young Heart Manawatu desde o início do duelo. Tanto que, logo aos três minutos, Russell Kamo abriu o placar para os dragões. Dois minutos depois, Slefendorfas apareceu livre pela ponta direita e aumentou a contagem para 2-0.

Comemoração de Slefendorfas ao lado de seus companheiros. Foto: NZ Football

  Para piorar as coisas para os mandantes, o inspirado Slefendorfas anotou o terceiro ainda na primeira etapa. No intervalo, o técnico Stu Jacobs até tentou acertar os “corações jovens” no gramado, mas foi em vão: o abalo psicológico do primeiro tempo prevaleceu e, aos 9 minutos, Aaron Clapham converteu penalidade, decidindo a contagem final em 4 tentos para a equipe de Auckland. Após o término do encontro, o técnico vitorioso, Keith Braithwaite, destacou seu projeto de jogo: “queríamos apertá-los desde o pontapé inicial. Após cinco minutos, estar com 2-0 no placar, em um início de temporada, é praticamente um sonho para nós”, completou o satisfeito comandante.

Lance do duelo entre Young Heart e Canterbury. Foto: Manawatu Standard

  Outra equipe de Auckland a vencer na rodada foi o City. Os marinheiros não se intimidaram, mesmo jogando em Hamilton e, com um futebol digno do campeão da Oceania, bateram o Waikato por 5-1, frente um público estimado em 200 pessoas.
  Mas o primeiro tempo foi mais difícil do que a equipe de Auckland esperava! Mesmo com o tento inaugural de David Mulligan, aos 23 minutos, após um belo chute da marca dos 25 metros, o Waikato foi valente e conseguiu o empate. Aos 38 minutos, o atacante Adam Thomas foi foi derrubado na área e, na cobrança, ele mesmo converteu o tento de empate da equipe tricolor.

Momento exato do pênalti sofrido pelo atleta do Waitako. Foto: Waitako Times

  Todavia, quaisquer chances de virada do Waikato foram por água abaixo no segundo tempo. O Auckland provou porque é o atual campeão da A-League e, logo aos cinco minutos, o craque Manel Exposito deixou sua marca, aproveitando a velocidade. E foram os contra-golpes que garantiram mais dois gols aos “marinheiros”, com Tade e Exposito, aos 6 e 18 minutos. Para completar a goleada, Tade apareceu livre aos 43 minutos e pôs ponto final no encontro em Hamilton. Provisioramente e graças ao número de gols marcados, o Auckland City lidera a ASB Premiership.

Comemoração dos atletas do Auckland City. Foto: NZ Football

  Completando a rodada, a equipe da capital, o Team Wellington, não começou a competição como sua torcida gostaria. Atuando no David Farrington Park, a equipe não passou de um empate a uma bola contra o Otago United. Hancock e Overton abriram 2-0 de vantagem para os visitantes com 11 minutos de jogo. Mas, com o apoio de 272 pagantes e a vontade de estrear sem prejuízos no campeonato, os aurinegros chegaram à igualdade por meio do gol contra de Prattley (aos 25) e Whalen, aos 10 minutos do 2º tempo.

Wellington e Otago não passaram de um empate em 2-2. Foto: NZ Football

  A próxima rodada ocorre em 6 de novembro, com os seguintes jogos: Canterbury x Waikato, Otago United x Waitakere, Auckland x Team Wellington e Hawke’s Bay x Young Heart Manawatu.