terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Seleção salomônica é pré-convocada para período de preparação antes do Pré-Olímpico

  Por João Victor Gonçalves


  Seguindo o exemplo das rivais continentais, a Federação Salomônica de Futebol anunciou a lista de 27 pré-convocados para um período de treinamento, afim de serem selecionados os representantes do país para o Pré-Olímpico da Oceania, competição que ocorre em Março, em Auckland.


Capitão nas categorias menores, Michael Sira é a esperança de liderança dos "Bonitos". Fonte: SIFF


  O fato curioso é que, apesar de já contar com os atletas que representarão às Ilhas Salomão na competição continental, a Federação Salomônica ainda não definiu o nome do comandante da equipe. A decisão sobre a convocação dos atletas esteve nas mãos de especialistas do futebol local, como Noel Wagapu, Gideon Omorikio, Jacob Moli, Rex Masuaku e Batram Suri. A respeito dos jogadores, Wagapu destacou: "foi difícil para selecionar este grupo de atletas, mas se tornará mais difícil ainda para eles a partir da semana que vem. Eles terão que provar a nós o motivo de suas escolhas dentro de campo".


Noel Wagapu (centro) foi um dos principais responsáveis pela convocação dos 27 atletas. Foto: OFC


  A Telekom S-League (Liga Local) mostra sua força neste grupo de atletas já que, dos 27 convocados, 25 atuam na principal competição do país. Apenas 2 fogem à regra: Carroll Kalate, que defende as cores do Eastern Star, de Papua Nova Guiné, e Emmanuel Poila, ainda sem clube desde que voltou do futebol fijiano.


11 jogadores do atual grupo foram vice-campeões do Sub-20 Continental. Lances da partida entre as Ilhas Salomão e a Nova Zelândia


  Um dos convocados mais experientes é Shadrack Ramoni: o arqueiro já defende as seleções de base salomônicas desde 2008 e tem experiência de sobra em competições internacionais, já que participou de 3 O-Leagues defendendo a camiseta do Koloale, atual campeão nacional. Outros destaques da lista são Jeffery Bule e Micah Lea'alafa, que vem realizando boas campanhas na Telekom S-League.


  Confira abaixo os 27 pré-convocados das Ilhas Salomão:


  Goleiros
  Silas Seda – Solomon Warriors 
  Jimmy Dida Qwaimani – Real Kakamora 
  Shadrack Ramoni – Koloale 

  Zagueiros
  Freddie Kini – Koloale
  Emmanuel Poila 
  Michael Sira – KOSSA 
  Ian Sida - Hana
  Francis Lafai – Koloale
  Michael Boso – Western United 
  Hadisi Aengari – Solomon Warriors 
  Israel Koti – Koloale

  Meias  Leonard Rokoto – Western United 
  Jeffery Henry – Hana 
  Augustine Samani – Koloale
  Molis Gagame – Koloale
  Joses McPaulson Nawo – Koloale
  Himson Teleda – Western United 
  Moffat Kilifa – Western United 
  Jeffery Bule – Solomon Warriors 

  Atacantes  Jerry L Donga – Solomon Warriors 
  Denis Ifunaoa – Solomon Warriors 
  Ian Paia – Koloale
  Tutizama Tanito – Marist 
  Micah Lea’alafa – Solomon Warriors 
  Johan Doiwale – Real Kakamora 
  Karol Kakate – Eastern Star (Papua Nova Guiné) 
  Tony Otini - Hana


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Auckland City tropeça e vê rivais se aproximarem da liderança

  Por João Victor Gonçalves


  Quatro jogos movimentaram a Nova Zelândia no último domingo em mais uma rodada da ASB Premiership. Ao todo, 15 gols agitaram as redes pelo país, dando uma bela média de 3,75 gols por duelo. No confronto mais esperado, o Auckland City não conseguiu superar o Team Wellington e ficou no empate. Melhor pra Waitakere United e Canterbury United, que venceram seus duelos e viram a diferença para o rival diminuir.


Fleming (ao centro) comemora, entusiasmado, o gol do Team Wellington contra o City


  Um pequeno público foi até o Newtown Park, na capital neozelandesa, prestigiar a partida entre Team Wellington e Auckland City. Mas os 351 torcedores presentes assistiram um dos melhores confrontos desta edição da ASB Premiership. No início da partida, Spoonley mostrou certo nervosismo no gol dos atuais campeões da Oceania e teve sua meta vazada aos 18 minutos, no gol de Patrick Fleming. Mas os auri-negros não tiveram tempo para comemorar: logo após a saída de bola, o "matador" Manel Exposito ficou cara a cara com Phil Imray e não perdoou o arqueiro rival.


Koprivcic (branco) tenta escapar da marcação de atleta do Team Wellington


  Durante o resto da partida, o Team Welly foi mais incisivo nas jogadas ofensivas, principalmente com a disposição dos jovens Dakota Lucas, James Musa e Louis Fenton. Mas a falta de pontaria da equipe capitalina não permitiu o gol da virada. O Auckland até tentou chegar nos contra-ataques, mas Exposito não foi capaz de repetir o feito da primeira etapa e mandar a bola pra rede. Ao final dos 90 minutos, o 1-1 deixou satisfeitos tanto o comandante do TW, Matt Calcott, quanto Ramón Tribulietx, do Auckland City, que declarou: "tivemos várias chances, mas eles também chegaram com perigo, então penso que o empate foi justo. Na primeira parte tivemos o maior controle da posse de bola, mas não conseguimos marcar".


O bom Aaron Clapham mais uma vez deixou sua marca com a camisa do Canterbury. Foto: Stuff.co


  Quem não tinha nada a ver com o tropeço do Auckland era o Canterbury United. E a equipe de Christchurch soube aproveitar bem a oportunidade de aproximação da liderança. Atuando no Porritt Stadium, em Hamilton, os "dragões" não tomaram conhecimento do embalado Waikato e venceram por 3-0. Dois gols do camisa 10 Russel Kamo e um do capitão Aaron Clapham selaram a vitória dos rubro-negros.


Kamo (10) comemora com companheiro um de seus dois gols na vitória dos "dragões"


  O futebol mostrado pela equipe de Christchurch foi tão convincente que seu comandante, Keith Braithwaite, achou a apresentação de seu time superior à que rendeu a vitória por 9-1 sobre o YoungHeart Manawatu, no último domingo: "foi um desempenho para se orgulhar, com três gols. Nossos rapazes fizeram seu melhor do início ao fim". Já o comandante derrotado, Declan Edge, não ficou satisfeito com o rendimento do seu time, que vinha tendo boas atuações: "Nosso time é como um motor: para que tenha um bom funcionamento, a explosão deve ocorrer nos 6 cilindros. Hoje apenas 3 cilindros funcionaram e foi pouco".


Roy Krishna (ao centro), com três gols, deixou os zagueiros do Otago traumatizados


  Embora o City não tenha conseguido a vitória, seu rival de Auckland, o Waitakere United, não encontrou dificuldades para bater o Otago United no Fred Taylor Park. A equipe alvirrubra estava disposta a apagar da memória de seus torcedores a imagem de um time apático, que saiu derrotado no último domingo frente o Hawke's Bay. Para tal, Roy Krishna mostrou o melhor de seu futebol, anotando mais um hat-trick para sua carreira. O gol contra de Lockhart e outro de De Vries completaram o placar a favor do WUFC.


O comandante do Otago, Richard Murray, reconheceu a superioridade do rival. Foto: ODT


  Após a partida, Krishna deu o alerta para os homens do Auckland City, rivais do Waitakere na próxima semana: "a última temporada foi decepcionante porque eu terminei lesionado e perdi os últimos jogos. Desta vez estou apto para jogar. Ainda necessito melhorar meu chute, mas estarei treinando isso nessa semana". Apesar da goleada, o treinador do Otago, Richard Murray, soube valorizar a atuação de seu time e a vitória do rival: "Nós jogamos bem, mas fomos punidos por pequenas falhas que foram se acumulando ao longo da partida.  O Waitakere tem jogadores experientes em seu grupo, como Roy Krishna. Eles estão em um patamar diferente".


Tom Biss foi o grande destaque do Hawke's Bay, com três gols


  Completando a rodada, o Hawke's Bay United provou sua boa fase e não tomou conhecimento do YoungHeart Manawatu, batendo os verdes por 5-0 em Palmerston North. Os 150 torcedores que foram apoiar os "corações jovens" saíram mais uma vez decepcionados com uma péssima atuação de sua equipe, principalmente do setor defensivo, que "presentou" os alvinegros com duas penalidades máximas.


A mascote do Hawke's Bay United deve estar contente com a campanha da equipe, que ocupa a 5ª colocação. Foto: Site Oficial do Hawke's Bay


  O destaque da partida foi Tom Biss, autor de três gols. O sempre regular Sam Margetts e o debutante Hamish Watson completaram o placar. Após 9 jogos, o YHM já soma 40 gols sofridos, batendo seu recorde negativo de gols sofridos, 38, obtido na última temporada. A bola volta a rolar na Nova Zelândia no próximo dia 4, quando Auckland City e Waitakere United se enfrentam no Kiwitea Street, reeditando o maior clássico nacional.


  Confira a classificação da ASB Premiership:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City86202451920
Waitakere United960329101918
Canterbury United96032491518
Team Wellington95131911816
Hawke's Bay United73131313010
Otago United9306722-159
Waikato FC8215721-147
YoungHeart Manawatu9018840-321

sábado, 28 de janeiro de 2012

Lanikai perde, mas conitnua na ponta no Havaí. Confira um resumo das três divisões locais!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  O mês de janeiro marcou a queda do último invicto na 1ª Divisão da Liga de Oahu, principal competição do futebol havaiano. Após uma série de 10 jogos invictos, sem sequer sofrer gols, o Lanikai Tuesday acabou batido pelo seu principal rival, o Honololu Soccer Bulls, por 1-0. Com a vitória, os "búfalos" seguem na vice-liderança, com 22 pontos, 7 a menos que os negro-esmeraldinos.


Os garotos do International não estão conseguindo realizar uma boa temporada. Foto: Blog Oficial da equipe


  Outra equipe que segue bem na 1ª Divisão é o Kamikaze. Os azuis não tomaram conhecimento do lanterna, Vaiete Premier, e bateram os rivais por 4-1. Buscando sua recuperação após sofrer o primeiro revés no certame, o Lanikai Tuesday bateu o International por massacrantes 8-0 no último final de semana. Já o Vaiete também se reabilitou, conseguindo sua segunda vitória no certame ao bater o Aloha Amazon por 2-1.


Confira a classificação da 1ª Divisão


  Na 2ª Divisão, o grande destaque é o Kapaolono FC. A equipe B do Kapaolono Dawgs, que atua na divisão máxima da Liga de Oahu, conquistou duas vitórias por goleadas no mês de janeiro. Um 7-0 contra o UH Warriors e um 8-0 sobre o Kahekili marcaram um mês vitorioso para os laranjas. Mas a equipe vem seguida de perto por dois fortes concorrentes ao título: Waipio FC e Watson Properties.


Se os "Dawgs" (foto) não conseguem fazer uma boa campanha na 1ª Divisão, a equipe B do Kapaolono vai liderando a Segundona. Foto: Site Oficial do KFC


  Os "elefantes" do Waipio não entraram em campo ainda neste mês, tendo dois jogos a menos que os rivais, nos quais entrará com o máximo de sua disposição para conquistar a vitória. Já o Watson Properties aplicou impiedosos 8-1 sobre o lanterninha Kap Park, mas tropeçou uma semana antes contra o Vaiete Open, empatando por 2-2. Em outros duelos do mês, Kap Park e Kahekili empataram sem gols; já o Gunners FC conseguiu uma vitória ante o Vaiete Open (2-0) e um empate sem gols frente o Rush Real Hawaii; os "garotos celestes" do Real também seguraram o empate sem gols contra o Boca Honolulu.


Confira a classificação da 2ª Divisão


  Completando as três divisões, o destaque do nível mais baixo da Liga de Oahu é o Faded Premier. Apesar do tropeço contra o Leilehua (derrota por 1-2), os laranjas conseguiram uma vitória sobre o FC O'ko'a por 1-0 e segue na ponta da tabela, com 24 pontos. Logo atrás aparece o Faded, que não conseguiu segurar o 3º colocado, Ronins, e saiu derrotado por 5-1. Nos outros jogos do mês, o lanterna vermelha Waikiki saiu derrotado em duas oportunidades: 3-0 frente o Leilehua e 1-4 contra o O'ko'a.


Confira a classificação da 3ª Divisão


  Dois duelos pela Copa Robledo fecharam o início esportivo da Liga de Oahu em 2012. O Faded Premier provou a qualidade de seu selecionado ao empatar em 1-1 contra o Vaiete Premier, equipe dois níveis acima do seu; já o Rush Latin afundou ainda mais o International, batendo a equipe oriental por 8-3.


Confira os cruzamentos da Copa Robledo


  Será que o Lanikai Tuesday continuará com seu domínio tanto na Copa Robledo quanto na Liga de Oahu? Ou o HSC Bulls surpreenderá nesta temporada? Respostas para estas perguntas somente serão evidenciadas nas próximas rodadas. E você continuará acompanhando os detalhes do futebol havaiano, com exclusividade na internet brasileira, aqui, no "Do outro lado da Bola"!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vanuatu anuncia pré-convocados para o Pré-Olímpico da Oceania

  Por João Victor Gonçalves


  As seleções de futebol masculino da Oceania que tentarão uma vaga nas Olimpíadas de Londres seguem com seus preparativos para o Pré-Olímpico da categoria. Nesta semana, foi a vez da Federação Vanuatuana de Futebol anunciar uma lista de pré-convocados para a competição, composta por 30 atletas.


Jean Kaltack (direita) é a esperança de gols para Vanuatu no Pré-Olímpico


  Os "yellow boys" realizarão seu período de treinamentos antes da competição na Teouma Academy, sob orientação do treinador Richard Iwai. O grande destaque da lista é Jean Kaltack, jogador do Erakor Golden Star, esperança de gols e boas jogadas após suas aparições em competições nacionais e internacionais, defendendo a seleção local nestas últimas. Apesar das atenções voltadas para Kaltack, o comandante do selecionado nacional prefere dividir o foco das atenções: "temos bons jogadores além de Jean, como Brian Kaltack, Eddison Stephen e Yvon Wilson, que certamente se adaptarão ao período de treinamentos rapidamente".


Alguns dos jogadores convocados já defenderam a seleção de Vanuatu no Sub-20 da OFC. Gols da partida entre os "yellow boys" e a Samoa Americana


  Até a equipe viajar à Nova Zelândia, país-sede do Pré-Olímpico, 8 jogadores do grupo serão cortados. Os 22 restantes rumam para solo maori três semanas antes do início do certame, visando aprimorar suas habilidades e se adaptar ao clima local.

  Confira a lista dos 30 pré-convocados para a Seleção Vanuatuana Sub-23:


Selonie Iaruel (Tafea FC)
Simon Tousi (Siwi FC)
Siri George (Redal FC)
Namuli Namatak Joseph (Siwi FC)
Johnny Tiraeng (Amicale FC)
Kensi Tangis (Amicale FC)
Rodney Serveux (Tupuji Imere FC)
Malone Kaltanak (Tupuji Imere FC)
Bernard Daniel (Spirit 08 FC)
Yvon Wilson (Shepherds United FC)
Willie Ola Jimmy (Shepherds United FC)
Eddison Stephen (Shepherds United FC)
Junior Vava (Seveners United FC)
Ridely Mafe (Seveners United FC)
Robert Tasso (Spirit 08 FC)
Didier Karlyp (Spirit 08 FC)
Figo Loughman (Spirit 08 FC)
Rody Lenga (Spirit 08 FC)
Moses Moli Kalotang (Tafea FC)
Pascal Chabod (Amicale FC)
Silas Namatak (Tafea FC)
Jimmy Enuki (Spirit 08 FC)
Lucien Hinge (Tafea FC)
Jean Kaltack (Erakor Golden Star FC)
Brian Kaltack (Hekari United FC)
Dominique Fred (Shepherds United FC)
Octave Meltecoin (Spirit 08 FC)
David Garu (Siaraga FC)
Reece Lerr (Seveners United FC)


  Fonte da Imagem: Federação Vanuatuana de Futebol

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Adelaide United e Newcastle Jets não passam de um empate em Bathurst

  Por João Victor Gonçalves


  No complemento da 17ª Rodada da A-League, Adelaide United e Newcastle Jets se enfrentaram nesta quarta-feira no Carrington Park, em Bathurst. Num duelo muito equilibrado, "Reds" e "aviadores" não passaram de um empate em uma bola, resultado que diminui as chances das duas equipes de conseguirem uma vaga nos Play-offs.


Vidosic (Adelaide, negro) mostra firmeza ao marcar Kantarovski (Newcastle)


  Desde os primeiros minutos do encontro, a postura das equipes ficou bem definida: enquanto o Adelaide United mantinha maior posse de bola, buscando chegar ao ataque em jogadas trabalhadas no meio de campo, o Newcastle Jets apostava todas suas fichas nos contra-golpes. Apesar das boas chances criadas por Van Dijk para os mandantes e Ryan Griffiths para os visitantes, o duelo foi para o intervalo com a contagem em branco.


Osama Malik (preto) ganha jogada aérea para o Adelaide United


  Após o descanso, com as duas equipes necessitando dos três pontos, a partida ficou mais aberta, com o Adelaide saindo mais para o ataque e abrindo espaços em sua linha defensiva que possibilitavam boas chegadas do Newcastle. A defesa dos "aviadores", por sua vez, brecava qualquer chegada do United. Mas, aos 13 minutos, o "faro de matador" de Van Dijk apareceu, de forma inapelável para o quarteto rival composto por Regan, Topor-Stanley, Calvano e Elrich: o artilheiro dos "Reds" apareceu livre, no meio da zaga do Newcastle, para completar cruzamento vindo da esquerda, decretando o primeiro gol no Carrington Park para festa do bom público que compareceu ao estádio.


Torcedores dos "Jets" marcaram presença no Carrington Park


  Depois de sofrer o gol, o Newcastle tentou equilibrar as ações, buscando desesperadamente o empate para, ao menos, sair com um ponto de Bathurst. E o objetivo dos "Jets" foi obtido aos 28 minutos, quando Jobe Wheelhouse, oriundo do banco de suplentes, completou cruzamento vindo da direita, fazendo um gol muito parecido com o de Van Dijk. Festa para a torcida azul-grená e decretada a contagem que prevaleceu até o apito final.


Confira os melhores momentos do duelo entre "Reds" e "Jets"


  O resultado de empate não foi bom para nenhuma das equipes: o Adelaide sobe para a 7ª colocação, com 20 pontos, mas continua a três unidades do "Top Six". Já o Newcastle Jets permanece na vice-lanterna, com 19 pontos. Os "Jets" voltam a campo no próximo sábado, quando rumarão até Brisbane para enfrentar o Roar; já o Adelaide volta a jogar na sua cidade-natal, enfrentando o Perth Glory no domingo.


  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Central Coast Mariners freia reação do Adelaide United e aumenta ainda mais sua vantagem na ponta. Veja um resumo da rodada!

  Por João Victor Gonçalves


  Falar da qualidade e dos expressivos resultados do Central Coast Mariners se tornou uma constante no noticiário sobre o futebol australiano. Na realização da 17ª rodada da A-League, essa condição ficou ainda mais evidente: no duelo entre os líderes da competição e os comandados de John Kosmina, melhor para a equipe azul e amarela, que proporcionou mais um sábado alegre aos torcedores que compareceram ao Bluetongue Stadium.


Djite (Adelaide, vermelho) sofre com a marcação dos atletas do Mariners


  O início da partida entre Mariners e Adelaide foi equilibrado, com uma leve superioridade para os locais. Logo aos 14 minutos, o maior domínio dos locais nas ações de meio de campo foi compensado com o gol de Daniel McBreen. Porém, os "Reds" provaram seu poder de reação e, em três minutos, tomaram a dianteira no placar, com gols de Van Dijk e Djite, levando para o intervalo a vantagem no marcador.


Assista os gols de mais uma vitória do líder da A-League


  A equipe de Adelaide conseguiu manter-se à frente das ações durante 28 minutos na etapa complementar. Mas a pressão dos líderes da A-League, embalados pelo apoio de sua torcida, falou mais alto e, após uma blitz ofensiva, Adam Kwasnik e Joshua Rose marcaram os gols que definiram a virada definitiva no placar. Um 3-2 que coloca o Mariners como grande candidato ao título da A-League, mas mostra que o Adelaide United tem condições de brigar por uma vaga nos Play-offs.


Paartalu (Roar, 6) e Thompson (Heart) disputam a bola em jogada aérea


  Em outro duelo bastante aguardado dessa jornada, Melbourne Heart e Brisbane Roar se enfrentaram no AAMI Park. E não foi dessa vez que o jejum de vitórias dos alvirrubros foi quebrado. Jonathan Germano até deu esperanças aos pouco mais de 7 mil torcedores da equipe vermelha de Melbourne que foram apoiar sua equipe, mas o artilheiro Besart Berisha igualou a contagem na etapa complementar. O resultado mantém os atuais campeões da A-League na vice-liderança, posto que lhe assegura uma vaga direta nas semifinais da competição. O Heart aparece em 4º.


Confira os gols do empate entre Melbourne Heart e Brisbane Roar


  O terceiro posto foi perdido pelos alvirrubros de Melbourne após mais uma vitória de seu concorrente direto na briga pelas primeiras posições da tabela, o Wellington Phoenix. Mesmo atuando em Newcastle frente uma das mais apaixonadas torcidas da A-League, que se fez presente de maneira expressiva no Ausgrid Stadium, os neozelandeses chegaram ao gol da vitória graças ao beck central Manny Muscat. Restou aos 11 mil torcedores dos Jets presentes a tristeza após mais uma derrota do vice-lanterna da competição.


Confira os melhores momentos do duelo entre Newcastle Jets e Wellington Phoenix


  Outra equipe que segue em situação desesperadora é o Gold Coast United. Jogando em Sydney, os lanternas da A-League até fizeram uma partida equilibrada, chegando a abrir o placar com Ben Halloran. Atrás do placar, os celestes partiram pra cima e chegaram à igualdade com Karol Kisel. 


Brett Emerton (Sydney FC) se esforça para evitar saída de bola


  Mas o que parecia um ponto garantido para a equipe da Costa Dourada se transformou em mais uma decepção: a dois minutos do fim, o brasileiro Bruno Cazarine anotou o gol da vitória da equipe da "Cidade da Baía", deixando o Sydney na 6ª colocação, 5 pontos a frente do 7º colocado, Melbourne Victory. O GCU segue em último, com apenas 14 unidades.


Veja os gols da vitória do Sydney FC sobre o lanterna Gold Coast United


  No fechamento da rodada, o Perth Glory comprovou seu poder de reação ao golear o Melbourne Victory por 4-1, no Nib Stadium. Os "violetas" não deram chances a uma das equipes mais populares da Austrália e contaram com dois gols de Smeltz ainda na primeira etapa para conseguirem abrir vantagem no placar. Ainda antes do intervalo, Sterjovski, cobrando pênalti, aumento a vantagem dos locais. Kewell chegou a fazer o de honra para os azuis, mas Andrezinho deixou sua marca a dois minutos do fim, sacramentando a goleada que firma o Glory na briga pelos Play-offs, deixando a equipe no 5º posto, com 25 pontos.


Confira os gols da goleada do Perth Glory sobre o Melbourne Victory


  A bola volta a rolar nos gramados australianos na próxima quarta-feira, quando o Adelaide United joga suas últimas fichas na busca por uma vaga no Top Six no duelo contra o desesperado Newcastle Jets. Com 40 pontos, 21 a mais que o 7º colocado, a presença do Mariners na Fase Final já é matematicamente assegurada. Resta apenas a confirmação de seu posto nas semifinais. Na vice-liderança, com 29 pontos, a vaga direta do Brisbane Roar pode ser ameaçada pelo Phoenix, que vem logo atrás, com dois pontos a menos. Heart, Glory e Sydney fecham a Zona dos Play-offs.


  Confira a classificação da A-League:
  

Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
40
2
Brisbane Roar
29
3
Wellington Phoenix
27
4
Melbourne Heart
26
5
Perth Glory
25
6
Sydney FC
23
7
Melbourne Victory
19
8
Adelaide United
19
9
Newcastle Jets
18
10
Gold Coast
14