segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dragon vence Super Ligue e é campeão taitiano pela primeira vez em sua história!

  Por Rodrigo Augusto


  A equipe do AS Dragon sagrou-se campeã taitiana no último final de semana. Após muito esforço e suor derramado, a equipe quebrou a hegemonia do interior do país e trouxe o título da Super Ligue de volta à capital, Papeete, após 24 anos (a última equipe de Papeete a conquistar a taça havia sido o Excelsior, em 1988) e, de quebra, garantiu o direito a disputar a O-League 2012/13, representando a Polinésia Francesa.


Jogadores festejam a conquista inédita do Dragon

  Em 14 jogos disputados, a equipe conseguiu 11 vitórias e 3 empates, obtendo o título de forma invicta. Dentre esses triunfos o mais importante veio no confronto direto contra oTamarii Faa´a, futuro vice-campeão, pelo placar mínimo.

Presente em bom número ao Estádio Pater, comunidade chinesa de Papeete festeja título do Dragon

  Cerca de 500 torcedores acompanharam a última partida da equipe, público considerado bom para os padrões do futebol na região. A partida se encaminhava para um empate sem gols, até que André Teikihakaupoko garantiu a vitória da equipe azul e laranja no apagar das luzes, aos 49 minutos da etapa final.


Confira os gols da 12ª jornada do futebol taitiano, incluindo o da vitória do Dragon sobre o Tamarii Faa'a. Fonte: Fenua Foot

  A equipe campeã, treinada por Ludovic Graugnard, obteve nas últimas rodadas duas grandes vitórias, mostrando sua superioridade em relação às outras equipes. O placar de 5-0 sobre o vice-lanterna Tapuhute e o de 3-2 sobre o Tefana, finalista da edição 2011/12 da O-League, garantiram o apoio moral necessário para o grupo de atletas esquecerem a traumatizante temporada de 2009/10 e ficar com a taça.

Detalhe da forte marcação de atleta do Pirae (laranja) sobre jogador do Dragon (azul)

  O adjetivo traumatizante se encaixa bem na realidade daquele certame: apesar de ter conquistado o vice-campeonato da Super Ligue, seu melhor posto em toda a história até então, a equipe do Dragon deixou a taça escapar para as mãos do Manu Ura, tendo uma desvantagem de apenas três pontos em relação ao campeão.

André Teikihakaupoko (28, azul) foi o autor do gol decisivo para as pretensões do Dragon no campeonato, no duelo contra o vice-campeão Tamarii

  Os “dragões”, equipe que representa a comunidade chinesa do Taiti, não repetiram os erros da temporada passada e conquistaram o troféu ostentando os melhores ataque e defesa da competição, com 42 gols marcados e apenas 9 sofridos. O destaque da campanha da equipe foi Steevy Chong Hue, artilheiro da Super Ligue com 12 gols marcados.

Steevy Chong Hue (em ação com a camisa 14 da seleção taitiana) foi o artilheiro da Super Ligue, com 12 gols

  O vice-campeonato ficou com o Tamari Faa´a, que superou seu maior rival, o tradicional Tefana, na disputa pelo segundo posto. Na última rodada, a vitória sobre o Pirae, sete vezes campeão taitiano,  por 3-2, mostrou que a equipe pode incomodar os “grandes” na próxima temporada.

Lorenzo Tehau (15, amarelo) foi um dos destaques do Tefana nesta temporada, levando a equipe ao 4ª posto da Super Ligue e à final da O-League

  O terceiro, quarto e quinto postos da classificação final foram ocupados por três das equipes mais tradicionais do país: Manu-Ura, Tefana e Central Sport, respectivamente. Destas representações, o Tefana apresentou o melhor futebol, mas acabou prejudicado pela disputa da O-League, que exigiu a escalação de um time reserva em muitos jogos da Super Ligue.

Confira os gols das jornadas decisivas da Super Ligue e uma matéria especial sobre a preparação do Tefana para a Final da O-League. Fonte: Fenua Foot

  Com o título, os “orientais” garantiram o direito de representar a Polinésia Francesa na próxima edição da O-League, que contará cm uma novidade: a fase preliminar, que definirá a oitava equipe da competição. Os campeões de Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook e Tonga se enfrentarão em jogos eliminatórios, dos quais o vencedor enfrentará o Mont-Dore, representante da Nova Caledônia, que encerrou a última edição do torneio com a pior campanha dentre os oito participantes.


Atletas celebram conquista do título após término da partida. Parabéns AS Dragon, campeão da Super Ligue 2012!

  A maior fonte de inspiração para o time azul e laranja, representante internacional do Taiti na próxima temporada, está dentro do seu país: trata-se do AS Tefana, equipe da cidade de Faa’a que alcançou a Final da O-League neste ano, repetindo o feito do AS Pirae, vice-campeão em 2006. A jornada dos clubes taitianos nas principais competições continentais você acompanha, com exclusividade na internet brasileira, aqui, no “Do outro lado da Bola”!


  Confira a classificação final da Super Ligue 2012 (*):

Equipe
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Dragon
52
14
11
3
0
42
9
33
T.Faa'a
43
14
9
2
3
25
20
5
Manu Ura
41
14
8
3
3
29
15
14
Tefana
38
14
6
6
2
24
13
11
Central
26
14
3
3
8
27
36
-9
Pirae
26
14
3
3
8
21
35
-14
Tapuhute
25
14
3
2
9
23
39
-16
Roniu
19
14
1
2
11
10
34
-24


  (*) As equipes já entraram na Super Ligue com pontos contabilizados na Fase Preliminar da competição, disputada no fim de 2011


  Fonte das Imagens: FTF  

domingo, 29 de abril de 2012

Waitakere United goleia Team Wellington e é tri-campeão da ASB Premiership!

  Por João Victor Gonçalves


  Numa partida memorável para toda a torcida alvirrubra de Auckland, o Waitakere United venceu o Team Wellington por 4-1, neste sábado, no Trusts Stadium e faturou o tri-campeonato consecutivo da ASB Premiership, o quarto de sua história. De time desacreditado e virtual eliminado até a última semana, os comandados de Neil Emblen passaram a campeões, mantendo seu domínio sobre o futebol neozelandês.


Roy Krishna (12, Waitakere, branco) mostra toda sua habilidade ao se desvencilhar de Michael Eagar (4, Team Wellington)


  Os prognósticos da partida apontavam para um leve favoritismo do quadro de Auckland: atual campeão da competição, o Waitakere United tinha a seu favor um grupo mais experiente, comandado pelo craque fijiano Roy Krishna; apesar disso, o Team Wellington não era descartado do páreo: o jovem esquadrão montado por Matt Calcott já havia derrubado o gigante Auckland City na semifinal e prometia dar o máximo de si para garantir sua primeira ASB Premiership em toda a história.


Aaron Scott (Waitakere, branco) dá entrada violenta em Luke Rowe (Team Wellington)


  Com a bola rolando, as equipes adotaram posturas opostas ao que se esperava: tendo como "fórmula de sucesso" as jogadas de contra-ataque, o Team Wellington partiu pra cima do Waitakere, criando boas oportunidades, principalmente nas finalizações de Henry Fa'arodo. Assustado, os alvirrubros tentavam responder nas jogadas de contra-golpe, mas não conseguiam obter o sucesso, já que as principais peças de armação da equipe, Allan Pearce e Roy Krishna, eram anuladas pela forte marcação arquitetada por Matt Calcott.


Melhor jogador do sistema defensivo do Waitakere na partida, Aaron Scott (branco) intercepta Luke Rowe (Team Wellington) no momento certo


  A falta de eficiência das finalizações auri-negras desestabilizou o quadro da capital, que passou a se mostrar nervoso em campo, errando muitos passes. Num último suspiro ofensivo do Team Welly, Dakota Lucas invadiu a área e foi derrubado por Chris Bale, mas o árbitro Nick Waldron não marcou a penalidade; o lance gerou muita reclamação por parte dos atletas auri-negros, que mal sabiam a frustração que a continuação do lance lhes daria.


James Musa (Team Wellington) e Roy Krishna (12, Waitakere United) saltam para alcançar o esférico em jogada aérea


  No contra-ataque gerado no lance em que a penalidade não foi marcada, Roy Krishna recebeu na área e fuzilou as redes de Phil Imray com um forte chute. Vantagem no placar para os alvirrubros com a chegada do intervalo. Na volta para o segundo tempo, a postura do Waitakere United ficou evidente desde os primeiros minutos: segurar o resultado, esperando o Team Wellington atacar para explorar os contra-golpes, repetindo a estratégia da primeira etapa.


Roy Krishna (Waitakere United) sai para comemorar primeiro gol da partida, com o arqueiro Phil Imray (Team Wellington) caído, desolado


  Só que dessa vez, ao contrário do primeiro tempo, a estratégia de Neil Emblen deu certo. O gol proporcionou a tranquilidade necessária para Chris Bale, Martin Bullock e Jake Butler dominarem a zona intermediária, trocando passes e garantindo boa parte da posse de bola ao time de Auckland. A consequência da melhora do United foi vista aos 32 minutos, quando Allan Pearce provou que além de armar as jogadas, sabe também atacar, finalizando com perfeição e aumentando a vantagem de sua equipe.


Roy Krishna (12, Waitakere United) faz a famosa "cama de gato", para desespero de Justin Gulley (22, Team Wellington)


  Sete minutos depois, o destino da taça foi selado com Jake Butler, num lance de competência e oportunismo. A margem no marcador fez o Waitakere afrouxar a marcação, o que permitiu o gol de honra do Team Wellington, assinalado por Henry Fa'arodo, aproveitando rebote de Danny Robinson. Antes que Nick Waldron apitasse pela última vez, os "deuses do futebol" fizeram justiça e permitiram que o último gol da edição 2011/12 da ASB Premiership fosse marcado pelo melhor jogador da temporada: Roy Krishna deixou seu segundo gol no jogo, o 11º na competição, obtendo a vice-artilharia, ficando somente atrás de George Slefendorfas, do Canterbury, que anotou 13 tentos.


Apesar da derrota na decisão, atletas e comissão técnica do Team Wellington (foto) encerram esta edição da ASB Premiership com a certeza de que sua missão foi cumprida de maneira honrosa


  Ao apito final, como era de se esperar, os atletas do Team Waitakere extravasaram todo a angústia e tensão vividas nas últimas semanas com os resultados negativos. Um dos mais centrados era o comandante campeão, Neil Emblen, que fez questão de ressaltar o amadurecimento que os reveses proporcionaram ao seu grupo: "acho que o grupo que jogou nessa noite adquiriu certo know-how (com as derrotas). Não foi nossa melhor atuação e precisamos de um lance esporádico para reverter uma situação que se mostrou desfavorável a nós durante todo o primeiro tempo".


O capitão Jake Butler (Waitakere United) levanta o troféu de campeão da ASB Premiership


  Emblen fez questão de ressaltar a atuação de alguns atletas: "Matt Cuneen e Chris Bale eram fortalezas na hora de defender. Tim Myers e Aaron Scott souberam resguardá-los. Ambos realmente jogaram bem nessa noite". Pelo lado derrotado, o comandante Matt Calcott justificou a derrota com a baixa idade de seu elenco, elogiando o estilo de jogo se sua equipe: "Nós temos muitos jogadores na faixa dos 18, 19 e 20 anos de idade, que têm muito futebol para mostrar ainda. Tenho certeza que eles fizeram a franquia orgulhosa. Mostraram um elevado nível, o que talvez não seria obtido em outro time. Seu modo de jogar tem sido bom não só para o Team Wellington, mas para a Nova Zelândia de um modo geral".


Jogadores agradecem o carinho dos 2500 torcedores que foram apoiar o Waitakere United no Trusts Stadium


  O título garante ao Waitakere United uma vaga na próxima edição da O-League, competição que os alvirrubros anseiam conquistar na próxima temporada. Com o encerramento da temporada, o comandante Neil Emblen passa a focar suas ações na Seleção Sub-23 da Nova Zelândia, equipe que ele comandará nos Jogos Olímpicos. Já os atletas campeões têm um período de descanso merecido após superarem a desconfiança de tantos e ficarem com o tri-campeonato nacional. A equipe "Do outro lado da Bola" parabeniza o Waitakere United, tri-campeão da ASB Premiership (2009/10, 2010/11 e 2011/12)!


  Fonte das Imagens: Zimbio e Site Oficial da ASB Premiership

sábado, 28 de abril de 2012

Solomon Warriors é campeão da Telekom S-League 2011/12!

  Por João Victor Gonçalves


  No último dia 22, o futebol das Ilhas Salomão conheceu seu campeão nacional da temporada 2011/12: trata-se do Solomon Warriors. Com uma campanha superior a dos rivais, os alvirrubros se deram ao luxo de faturar a competição com uma partida de antecedência, já que a conquista de 28 pontos nas 12 rodadas anteriores exigia apenas uma vitória na rodada final para a garantia do título.


Foto do plantel do Solomon Warriors, campeão da Telekom S-League 2012

  A partida entre Warriors e Real Kakamora, válida pela 10ª Rodada e adiada em virtude das fortes chuvas, só foi disputada na última quarta e teria algum valor caso o Warriors perdesse sua partida na 14ª Rodada. Disposto a encerrar sua participação na Liga Nacional em um verdadeiro "amistoso" contra o Real, os "guerreiros" entraram no gramado do Lawson Tama Stadium confiantes na vitória no duelo contra o Malaita Kingz. Com uma campanha intermediária, os alvinegros ocupavam a 5ª colocação antes da jornada derradeira e tinham como único objetivo uma despedida honrosa da Telekom S-League.


Micah Lea'alafa (Solomon Warriors, vermelho) observa domínio de bola de Moses Saeni (Malaita Kingz, branco)


  Os planos do Kingz de frustarem a conquista antecipada da taça por parte do Warriors foram por água abaixo logo aos 18 minutos, quando Dennis Ifunaoa abriu o placar para os futuros campeões num forte chute. À frente do marcador, o quadro alvirrubro decidiu poupar suas forças até o término do primeiro tempo. Após o descanso, os "guerreiros" voltaram dispostos a liquidar a fatura e, logo aos 2 minutos, Jerry Donga recebeu um bom lançamento, driblou dois defensores do Malaita e só teve o trabalho de desviar o esférico das mãos de Leon Fox.


Dennis Ifunaoa (foto) foi o grande destaque do Solomon Warriors na partida decisiva contra o Malaita Kingz, com dois gols marcados


  A conquista foi selada novamente com Dennis Ifunaoa, em outro forte remate que encontrou as redes alvinegras. A vantagem de 3-0 foi administrada até o apito final, para festa da torcida do quadro vermelho de Honiara. Este foi o primeiro título do Warriors na Telekom S-League, e a segunda conquista da história do clube, que já havia faturado o Campeonato Nacional (Telekom S-League Championship Series). 


Jeffery Bule, (14, vermelho) um dos bons valores do Solomon Warriors na campanha vitoriosa de 2012, em ação contra o Koloale (verde)


  Encerrando sua participação na Telekom S-League, o Solomon Warriors bateu o Real Kakamora na última quarta por 3-0, no duelo das "faixas". Agora a equipe aguarda o vencedor da edição 2012 do Campeonato Nacional para disputar o Play-off qualificatório à O-League. Caso repita a façanha do ano passado e fique com o bi-campeonato da competição, o quadro alvirrubro estará qualificado à competição mais importante da Oceania em sua edição 2012/13.


Camisa 10 do Solomon Warriors, Judd Molea foi peça-chave na armação de jogadas do esquadrão vitorioso do treinador Moses Toata


  O vice-campeonato da competição ficou com o Western United, que somou 31 pontos. Com uma campanha belíssima, a derrota no confronto direto contra os campeões na 11ª Rodada praticamente selou o destino prateado do quadro alvi-azul. Apesar de não ficarem com a taça, os jogadores do WU vão motivados para a disputa do Campeonato Nacional. Contrastando com a boa atuação dos "ocidentais", o Marist, tradicional equipe do futebol salomônico, campeão da Telekom S-League em 2005/06 e 2008/09, encerrou esta edição do certame na última colocação, com apenas 7 pontos ganhos.


Koloale (verde) e Marist Fire (vermelho) se despediram da Telekom S-League em partida na qual os campeões da edição 2010/11 do torneio venceram por 8-0


  Campeão da Telekom S-League em 2011, o Koloale não conseguiu repetir a boa atuação do ano passado e teve de se contentar com a 3ª colocação. Nem mesmo o ataque mais positivo da competição (54 gols) foi capaz de levar a equipe auri-verde comandada por Benjamin Totori ao título. Resta agora uma boa campanha no Campeonato Nacional para tentar voltar à O-League, competição que teve o Koloale como um dos integrantes em 2011/12. A definição do Campeonato Nacional das Ilhas Salomão, bem como do representante do país na próxima O-League, você acompanha aqui, no "Do outro lado da Bola".


  Confira a classificação final da Telekom S-League 2011/12:

Pos
Time
J
V
E
D
GP
GC
+/-
Pts
1
Solomon Warriors
14
11
1
2
41
11
30
34
2
Western United
14
10
1
3
33
22
11
31
3
Koloale
14
8
3
3
54
20
34
27
4
Real Kakamora
14
7
0
7
22
29
-7
21
5
Malaita Kingz
14
4
3
7
19
23
-4
15
6
Kossa FC
14
4
2
8
29
41
-12
14
7
Hana FC
14
3
2
9
22
44
-22
11
8
Marist Fire
14
1
4
9
16
46
-30
7