quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Após anos de serviço e glórias à frente do Waitakere United, Rex Dawkins não é mais presidente do emblema alvirrubro

  Por João Victor Gonçalves

  A temporada 2012/2013 promete ser de renovação na equipe do Waitakere United, atual campeão neozelandês. Após o anúncio da saída de Neil Emblen do comando da equipe, posto que será ocupado por Paul Marshall, os torcedores alvirrubros foram surpreendidos com outra notícia nesta semana: depois de quase dez anos no comando da instituição, o presidente Rex Dawkins anunciou o fim de sua "era" no WUFC.


Rex Dawkins (foto) anunciou sua saída da presidência do Waitakere United. Foto: OFC

  O último jogo da equipe com Dawkins no poder será no dia 28 de Outubro, quando o Waitakere United recebe o Auckland City em duelo que vale o título da ASB Charity Cup, competição que abre a nova temporada. A partida marcará o fim de uma das trajetórias mais vitoriosas que o futebol da Oceania já conheceu.


A renovação no Waitakere começou pelo banco de reservas, o qual será comandado por Paul Marshall (foto) na próxima temporada. Foto: Box Score News

  Dawkins começou a obter destaque no cenário futebolístico neozelandês na década de 90 quando esteve à frente do Waitakere City, levando a equipe predecessora do atual United à conquista de cinco Campeonatos Neozelandeses (1990, 1992, 1995, 1996 e 1997) e de três  edições da Chatham Cup (1994, 1995 e 1996).


Conquista da ASB Premiership 2011/12 será lembrada como uma das mais importantes da trajetória vitoriosa de Dawkins. Foto: ASB Premiership

  No comando do Waitakere United, Dawkins participou ativamente dos momentos de glória da equipe, levando os "alvirrubros" ao topo do futebol neozelandês em quatro oportunidades (2007/08, 2009/10, 2010/11 e 2011/12), além dos títulos máximos da equipe, os de campeão da O-League, em 2007 e 2008. Também chefiou a delegação de atletas que participou do Mundial de Clubes nos mesmos anos das conquistas continentais.


Dawkins (foto) fez parte do Comitê de Clubes da FIFA como forma de premiar seu ótimo desempenho no Waitakere e na Federação Neozelandesa. Foto: WN

  Além da presidência do Waitakere City e do Waitakere United, Dawkins ocupou cargos no comando da New Zealand Football Association, além de ser indicado como membro do Comitê de Clubes da FIFA, função que desempenhou por três anos. Segundo ele, o momento ideal de deixar o futebol é agora: "Já tive meu tempo. É hora de trazermos novas pessoas e novas ideias", completou o dirigente, com poucas palavras, as quais refletem de maneira humilde e objetiva o grande trabalho desempenhado por ele no futebol da Oceania. Certamente, os adeptos do futebol neozelandês e, principalmente, os do Waitakere United, ainda lembrarão da "Era Dawkins" por um longo tempo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ferns sofrem "apagão" e estão fora do Mundial Feminino Sub-20!

  Por Rodrigo Augusto

  “O que era doce se acabou!”: a Nova Zelândia está fora das quartas de final do Mundial Feminino sub-20. Necessitando de apenas um empate para carimbar a sua classificação, as “Ferns” não foram páreo para a seleção mexicana que, aproveitando um verdadeiro “apagão” oceânico na segunda etapa, venceu a partida com tranquilidade e ficou com a vaga.

Jimenez (6, México, preto) tenta se livrar da marcação de Loye (10, Nova Zelândia, branco). Foto: El Economista


  O que parecia um grande jogo para as neozelandesas seguiu num destino pouco provável. A posse de bola foi oceânica na maior parte da partida, bem como as jogadas de perigo no primeiro tempo; mas a equipe apresentava falhas no sistema defensivo, o que se mostrou como imperdoável para uma seleção cuja escola tem como principal lema a disciplina tática, um fator fundamental para a decisão do duelo.

Lance mostra disputa de bola entre Olivia Chance (8, branco, Nova Zelândia) e Arianna Romero (2, preto, México). Foto: Televisa

  Os primeiros 45 minutos se arrastaram de tal forma que se acreditava em uma classificação da Nova Zelândia. Seguras na sua retaguarda, as “Ferns” chegaram a explorar algumas jogadas de contragolpe e levar perigo à meta mexicana. Porém, nada estava garantido, ainda mais num esporte tão intrigante e fascinante como o futebol.

Mexicanas celebrando: cena comum na noite futebolística de Kobe. Foto: La Extra

  A segunda etapa se iniciou e com ela veio um “balde de água fria” no caminho das “Kiwis”: logo aos 2 minutos, após reposição errada da goleira, a bola voltou para a zaga, que perdeu na corrida e trombou bisonhamente com a arqueira; o final dessa confusão sórdida foi o esférico no fundo do gol neozelandês e o placar favorável à representação mexicana.

Assista aos gols do "show" mexicano sobre as neozelandesas

  O que já estava sem sabor, ficou ainda mais amargo para as “Ferns”: aproveitando um claro desequilíbrio psicológico de suas adversárias, as mexicanas ampliaram o marcador com Gomez Junco aos 29 minutos, num lance em que a goleira Nayler não saiu em direção à bola, num momento de pouca audácia.

Yamile Franco (18, México, preto) celebra seu gol com suas companheiras. Foto: Extremo Deportivo

   O sonho da classificação caiu por terra com dois golpes de misericórdia das latino-americanas, com Yamile Franco, aos 40, e Olivia Jimenez dois minutos depois. O placar de 4-0 definiu a classificação das mexicanas, que terminaram a 1ª Fase na vice-liderança da chave com seis pontos, um a menos que o líder e anfitrião Japão, que goleou a Suíça pelo mesmo placar.

Tessa Berger (direita) tenta consolar Rosie White (esquerda) após a derrota neozelandesa. Foto: FIFA

  Uma cena que retrata bem o estado de espírito das atletas neozelandesas pôde ser vista após o apito final em Kobe: Rosie White, destaque do time, convocada para a Seleção Neozelandesa sistematicamente desde seus 14 anos (hoje ela possui 18), caiu em prantos, sendo consolada por toda a comissão técnica. Uma das mais promissoras gerações do Futebol Feminino vê seu sonho de entrar para a história da modalidade a nível mundial acabar de forma melancólica mais uma vez. Resta agora a atenção nas competições regionais que se seguirão na próxima temporada, um objetivo muito pequeno para as emoções que essas meninas despertaram na torcida neozelandesa.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Nova Zelândia arranca empate histórico contra Japão e fica mais perto das Quartas-de-Final do Mundial Sub-20

  Por João Victor Gonçalves

  A boa fase do futebol feminino neozelandês, 8º colocado nas Olimpíadas de Londres, foi provada mais uma vez na tarde da última quarta-feira. Em uma de suas melhores exibições em toda a história, as "Ferns" jogaram de igual para igual contra a seleção anfitriã do Mundial Sub-20 2012, o Japão, e conseguiram um empate por 2-2, o que faz com que um empate na última partida, contra as mexicanas, garanta a classificação da equipe para as quartas-de-final.


Bom relacionamento é uma das chaves da boa campanha neozelandesa nesta edição da Copa do Mundo Sub-20 FIFA. Foto: FIFA

  Jogando com o apoio de quase 10 mil torcedores, a seleção japonesa tentou intimidar as rivais oceânicas no início da partida, apostando nas jogadas de velocidade. A Nova Zelândia, porém, adotou um esquema defensivo seguro e, explorando os contra-ataques com lançamentos precisos e o talento de jogadoras como Rosie White e Hannah Wilkinson, incomodou as japonesas nos primeiros minutos do espetáculo.


A bela e habilidosa Rose White (centro, branco) sofre com a forte marcação nipônica. Foto: FIFA

  Numa dessas boas descidas, a Nova Zelândia conseguiu o escanteio; após a cobrança do mesmo, a zaga japonesa afastou mal e a bola sobrou para Rebecca Burrows, que cruzou na pequena área; na disputa pelo lance, a zagueira Ayu Nakada afastou precipitadamente e a bola acabou indo de encontro à sua própria meta, inaugurando o placar para as "All Whites".


Nadia Pearl (4, Nova Zelândia) tenta impedir boa descida de Michigami (Japão)

  O gol abalou psicologicamente a equipe oriental, que sofreu outro duro golpe quatro minutos depois: após bela jogada de velocidade pela ala direita, Hannah Wiklinson cruzou na medida para Rosie White, que teve a competência necessária para dominar e chutar no canto direito de Sakiko Ikeda, num remate indefensável para a arqueira japonesa. 2-0 no placar e a promessa de um dos resultados mais expressivos do desporto neozelandês ia se consolidando no Miyagi Stadium.


Rosie White (direita) comemora o segundo gol neozelandês com Nadia Pearl (centro). Foto: OFC

  A vantagem no placar diminuiu o brio da equipe neozelandesa, que passou a se resguardar no campo defensivo, abusando da "destruição" em detrimento da construção de jogadas de perigo. A covardia das "Ferns" custou caro: ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos, após falha coletiva do sistema defensivo, Yoko Tanaka chutou à queima-roupa da arqueira Erin Nayler e, contando com a sorte de um desvio na marcadora "kiwi", pôde comemorar o primeiro gol japonês na noite.


Tanaka (9, Japão) consegue chutar mesmo sendo marcada por duas neozelandesas. Foto: House of Japan

  No segundo tempo, a postura da equipe neozelandesa não se alterou, com as japonesas partindo com tudo em busca do gol de empate. E ele chegou de forma inesperada, num lance que costuma ser explorado pela Nova Zelândia: após cobrança de escanteio, Ayaka Michigami subiu sozinha, sobre a marca da cal, e, com uma testada firme, decretou a igualdade de contagem em Rifu.


As "Ferns" vem chamando a atenção do público masculino neste Mundial Sub-20 não apenas pelo futebol apresentado

  Buscando a classificação antecipada, a seleção japonesa pressionou as "Ferns" até o apito final da italiana Silvia Spinelli; porém, uma atuação segura da defensiva "kiwi" e da goleira Nayler foram decisivas para a manutenção do placar em 2-2. 


Assista aos gols do importante resultado conquistado pelas "Ferns" contra a forte seleção nipônica

  Com mais um ponto somado, a Nova Zelândia chega aos 4 no certame, dependendo apenas de um empate na última rodada contra a seleção mexicana para garantir a classificação às quartas-de-final; já as japonesas têm pela frente a já eliminada Suíça, podendo se classificar até com uma derrota por dois gols de diferença, desde que não haja um vencedor no outro confronto da chave. A partida decisiva para as comandadas de Tony Readings ocorre no domingo, às 7h20 (horário de Brasília), no Estádio Memorial de Kobe. As "Ferns" contam com sua torcida!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Austrália sai derrotada para a Escócia; Nova Caledônia não consegue vencer Mariners em série amistosa

  Por Rodrigo Augusto

  Nas últimas semanas, o mundo do futebol foi premiado com a realização de interessantes amistosos internacionais em mais uma Data FIFA. O futebol da Oceania, por sua vez, também teve seus representantes entrando em campo. A seleção de futebol da Austrália realizou um amistoso visando a continuação da disputa das Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2014, tendo como adversário a Escócia; já a Nova Caledônia enfrentou o time australiano do Central Coast Mariners, em duelo de preparação para a terceira fase do Qualificatório da OFC.

Naismith (Escócia, azul) disputa bola com Bosque (Austrália, amarelo). Foto: FIFA

  O duelo dos “Socceroos” começou com o comando da Austrália, já que a Escócia demonstrava problemas de entrosamento, dado o fato de que muitos de seus jogadores atuam em diferentes localidades no futebol Europeu. Com isso, os Australianos saíram na frente com Mark Bresciano, aos 18 minutos da primeira etapa, após um belo chute de fora da área.

Rhodes (Escócia, azul) domina bola no peito sob o olhar atento de Williams (Austrália, amarelo). Foto: Perth Now

  Porém, a equipe relaxou e sofreu o empate quando, aos 28 minutos, após um cruzamento, Rhodes de cabeça igualou o marcador, para a decepção da zaga “amarela”.

Maloney (Escócia, azul) tenta recuperar a bola de Holman (Austrália, amarelo). Foto: FIFA

  No segundo tempo, Davidson acabou marcando contra, virando o jogo para os escoceses; para dar números finais à partida, McComarck em um belo chute cruzado, anotou o terceiro gol da representação norte-britânica, aos 21 minutos da segunda etapa, consolidando mais uma importante vitória da seleção europeia em sua história.

Confira os gols da vitória escocesa sobre os "Socceroos"

  Já a Nova Caledônia enfrentou o australiano Central Coast Mariners em busca de ritmo de jogo antes de estrear na terceira fase das Eliminatórias da Oceania. A série amistosa, realizada em Nouméa, ganhava tons de jogo-treino, mas era encarada a sério por jogadores de ambos os lados, já que o Central também está em fase de preparação, só que para outro certame: a A-League 2012/2013.

Ibini (azul, CC Mariners) tentava se livrar da forte marcação "cagou" durante a partida no Estádio Numa Daly. Foto: OFC

  Bernie Ibini abriu o placar para os australianos, criando ares de preocupação para a torcida caledoniana; porém, o empate dos “Cagous” saiu aos 11 minutos do segundo tempo com Miguel Kayara.

Jogadores do Mariners se reúnem antes do início da partida contra a Nova Caledônia. Foto: A-League

  Porém, no segundo encontro da série amistosa, a felicidade não sorriu para a equipe caledoniana, que acabou derrotada por 4-2. O destaque da equipe foi Roy Kakara, autor de um belo gol a nove minutos do fim. Porém, o tento não surtiu o efeito esperado, já que o marcador apontava quatro tentos de vantagem para a equipe australiana. Ibini, Hearfield e Mitchell (2) anotaram para o Central Coast Mariners, enquanto Miguel Kayara fez o outro tento dos "Cagous".

Miguel Kayara (3, cinza) foi um dos destaques positivos da equipe caledoniana nesta série amistosa. Foto: OFC

  Após a série amistosa, a expectativa da torcida caledoniana aumenta para a estreia dos “Cagous” na Fase Final das Eliminatórias, a qual ocorre no próximo dia 7 de Setembro, quando os vice-campeões da OFC Nations Cup receberão a potência continental Nova Zelândia, no Estádio Numa Daly, às 18h (horário local).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ferns "reluzem" na estreia do Mundial Sub-20, batem Suíça e sonham com a classificação!

  Por Rodrigo Augusto


  Em sua estreia na Copa do Mundo Sub-20 de Futebol Feminino, as garotas Neozelandesas surpreenderam Suíça e faturaram os três primeiros pontos em solo japonês. A partida, disputada em Rifu, trouxe um novo alento para os apoiadores das “Ferns”, que mostraram um time equilibrado e promissor.

A alegria era visível nos rostos das atletas neozelandesas após a vitória. Foto: FIFA

  O que era a chance de reabilitação para a Suíça em torneios da categoria acabou se tornando um pesadelo: com a derrota na partida deste domingo, a equipe europeia amarga a sétima derrota seguida em competições deste modelo.

Rosie White (foto) é o grande destaque da seleção neozelandesa na disputa do Mundial Sub-20. Foto: 3 News

  A Nova Zelândia manteve o domínio do jogo sobre as rivais alpinas durante toda a partida: desde o início, a equipe da Oceania pressionou as adversárias em busca da vitória; pelo fato de integrar um grupo com as boas seleções de México e a Japão, a vitória na estreia era de vital importância para a equipe que tem a classificação à próxima fase como grande objetivo.

Perfiladas, neozelandesas entoam o hino nacional pela primeira vez nesta Copa do Mundo Sub-20. Foto: FIFA

  As “Ferns” abriram o placar aos 39 minutos da etapa inicial: Rosie White puxou contra-ataque e lançou a redonda à Olivia Chance, que levou para a linha de fundo e cruzou para Evie Millynn escorar, abrindo o marcador no Miyagi Stadium.

"Ferns" comemoram o gol de Millynn, que abriu o placar para a equipe oceânica. Foto: OFC

  O segundo veio após bela jogada da também bela capitã Rosie White, que, com um drible desconcertante, tirou a marcadora da jogada e arriscou um chute de longe, o qual surpreendeu a arqueira suíça que, adiantada, apenas lamentou o aumento da vantagem oceânica.

Assista aos gols da vitória neozelandesa na estreia da Copa do Mundo Sub-20 FIFA

  O desconto para a equipe alvirrubra veio nos acréscimos do segundo tempo: aos 46, após desatenção da zaga “Kiwi”, Aigboni recebeu livre para marcar; porém, o tempo era escasso e não havia mais chance de reação para as suíças, com o tento servindo apenas para dar números finais ao jogo.  No outro jogo do grupo, o Japão dono da casa goleou o México por 4 a 1 e líder a chave no saldo de gols. O próximo desafio das “Ferns” é exatamente a seleção anfitriã, no próximo dia 22, num duelo que se inicia às 07h20 (horário de Brasília).

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Final da 85ª edição da ASB Chatham Cup é definida. Confira a jornada dos candidatos à conquista da competição mais tradicional da Nova Zelândia!

  Por Rodrigo Augusto

  Após alguns meses de disputa, com jogos nem tão atraentes aos olhares de um país que ainda "engatinha" no futebol, a ASB Chatham Cup, competição que possui status de “Copa Nacional” na Nova Zelândia, reunindo equipes amadoras do país, chega à sua tão aguardada final.

Na última edição da ASB Chatham Cup, o Wairarapa United ficou com a taça após bater o Napier City Rovers na Final (gols acima). Dessa vez, as duas equipes não fizeram boas campanhas e ficaram fora da fase decisiva do certame

  Antes de comentarmos sobre a grande decisão, vamos revisar as etapas iniciais da disputa, a qual se iniciou no dia 25 de Abril com a Fase Interzonal. Logo na primeira eliminatória, resultados expressivos foram vistos como a goleada do Rangers FC por 7-0 sobre o Wesport Cos na Zona Sul. Mas nenhuma das vitórias obtidas se compara ao triunfo do Stop Out SC sobre o Paekakariki na Zona Central: inapeláveis 16-2.

O Stop Out SC (branco) protagonizou um dos momentos mais marcantes da Edição 2012 da ASB Chatham Cup ao golear o Paekakariki por 16-2

  A disputa seguiu com partidas preliminares repletas de “massacres” e equipes desestruturadas, com nível técnico baixíssimo. Esse cenário só começou a mudar quando a fase de Quartas-de-Final foi realizada, em meados do mês de julho.

McVeigh (Birkinhead) tenta roubar a pelota de Hamish Watson (Lower Hutt City), que a protege

  Na referida eliminatória, um confronto que envolveu duas das equipes mais tradicionais de Auckland merece destaque. Com quatro títulos da ASB Chatham Cup, o Central United teve pela frente um de seus maiores rivais, o Eastern Suburbs, equipe que já faturou a competição por cinco oportunidades. Na disputa decisiva, ao contrário do que ocorre na Premier League de Auckland, a qual os “suburbanos lideram”, os rapazes do Central mostraram seu valor, vencendo o duelo por 2-0 e garantindo a vaga nas semifinais para a equipe auri-anil.

Confira um belo gol do Central United em ação contra o Eastern Suburbs, seu maior rival

  Outra equipe que cumpriu seu papel foi o Lower Hutt City AFC. A equipe auriverde obteve sua classificação atuando fora de casa, após vencer o Birkenhead United por 3-2.

Jogadores do Lower Hutt City (amarelo) celebram a passagem de fase na ASB Chatham Cup. Foto: NZ Football

  Nos outros dois duelos dessa fase da ASB Chatham Cup, os favoritos fizeram sua parte e conseguiram a classificação às semifinais: o Caversham, que vem realizando boas campanhas nas últimas edições do certame, bateu o  Manukau City por 3-1; já o tradicional Miramar Rangers, um dos clubes que mais cedeu atletas para a seleção neozelandesa na história, não teve dificuldades para golear o Dunedin Technical por 5-1.

O "predador" Urlovic anota seu tento na partida entre Central United e Miramar Rangers. Confira!

  Passaram-se duas semanas, e as semifinais da competição foram disputadas no último dia 5. A emoção do confronto único na luta pela vaga transformava as partidas em verdadeiras batalhas campais, com o público alentando seu time preferido do primeiro ao último minuto.

Oriundo do Auckland City, Dickinson, com um forte chute, fez o terceiro gol do Central United contra o Miramar Rangers, o qual você pode assistir acima.

  No primeiro jogo, Caversham e Lower Hutt City se enfrentaram com um leve favoritismo do Caversham, já que a equipe de Dunedin atuava em seus domínios. Mas o que se viu foi uma surpreendente goleada do Lower por 4 a 0, calando assim o Caledonian Ground. Dessa forma, a equipe de Lower Hutt chega pela primeira vez a uma decisão nacional em 91 anos de história, buscando gravar seu nome na história do desporto neozelandês.

Assista ao gol que selou o "hat-trick" de Emiliano Trade (Central United) na partida contra o Miramar Rangers

  A outra semifinal colocava frente a frente o tradicional Miramar Rangers, líder da Lotto Central League (competição que reúne as principais equipes amadoras da região de Wellington) e o Central United, vice-líder da Liga de Auckland. O pacato David Farrighton Park, em Wellington, se transformou num verdadeiro caldeirão, com a torcida capitalina apoiando o esquadrão cinco vezes campeão da ASB Chatham Cup, que buscava retomar a posse do caneco a exemplo de 2010, ano de sua última na conquista.

Jogador recordista em participações no Mundial de Clubes FIFA com a camisa do Auckland City, Daniel Koprivcic fez o sexto e último gol do Central United na partida contra o Miramar Rangers

  Porém, dentro das quatro linhas, a história foi outra: com um futebol avassalador, o time de Auckland não deu chances ao Miramar e despachou os donos da casa com um acachapante 6-0. Contando com reforços da equipe do Auckland City, os auri-azuis chegaram à vitória com um hat-trick do argentino naturalizado neozelandês Emiliano Tade. Outros velhos conhecidos da torcida do City marcaram: Daniel Koprivcic e Adam Dickinson. Paul Urlovic completou o “show” dos centralistas.

Jogadores do Central United comemoram o retorno da equipe à decisão da ASB Chatham Cup no ano em que o jubileu de ouro da equipe é celebrado. Foto: Central United

  A grande final da competição mais antiga do futebol neozelandês (teve sua primeira edição em 1923, com o Seacliff de Otago faturando a taça) terá duas equipes em situações opostas na briga pelo título: de um lado, o tradicional Central United, reforçado pelos atletas do Auckland City na busca pelo quinto campeonato do certame, feito que o colocaria em igualdade de conquistas da Chatham Cup com seu maior rival, o Eastern Suburbs; do outro, o modesto Lower Hutt City, que faz uma campanha modesta na Central League, mas conta com “pratas da casa” e o apoio de sua torcida e dos simpatizantes de Wellington (tradicionalmente contrários às equipes de Auckland) para ficar com a taça pela primeira vez em sua história.

Jogadores do Lower Hutt City e comissão técnica da equipe posam para foto comemorativa que celebra a chegada da equipe à Final da ASB Chatham Cup. Foto: Lower Hutt City AFC

  A Grande Final, que já está sendo chamada pelos adeptos das duas equipes como um “Dia de Gala”, será disputada no próximo dia 26, no Newtown Park, em Wellington, a partir das 14h30 (horário local). Quem ficará com a 85ª ASB Chatham Cup? Façam suas apostas!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ba vence e mantém liderança na Liga Fijiana; Savusavu consegue primeira vitória

  Por João Victor Gonçalves

  Após um período de inatividade de um mês da principal competição do futebol do arquipélago devido à disputa da Batalha dos Gigantes, seis jogos movimentaram a Liga Fijiana neste final de semana. A respeito dos confrontos, fica o destaque para o esforço dos atletas de Rewa e Tavua, que entraram em campo duas vezes para cumprir com seus compromissos anteriormente adiados; na ponta da tabela, o Ba venceu e manteve a liderança da competição com dois pontos de vantagem para o vice-líder Suva; na parte debaixo, o Savusavu surpreendeu o país ao bater o Rewa e conseguir sua primeira vitória no certame após 14 jogos.

Os "Blues" do Lautoka (foto) contaram com uma atuação de gala de Valerio Nawatu para bater o Tavua e manter a 3ª colocação na tabela

  No sábado, o Lautoka enfrentou o Tavua num duelo ansiosamente aguardado pela torcida "azul", já que o confronto marcaria a estreia do atacante nigeriano Kenneth Onyema na equipe de Churchill Park. Durante os 90 minutos, porém, quem fez a alegria do público visitante presente no Garvey Park, em Tavua, foi um velho conhecido: Valerio Nawatu. Com dois gols, o avante "azul" garantiu uma importante vitória para sua equipe, que chega aos 25 pontos, ocupando a terceira posição.

Mesmo jogando no Subrail Park, os "Babasiga Lions" (foto) não foram capazes de superar o Rewa e amargaram o empate por uma bola

  No mesmo dia, Labasa e Rewa fizeram um dos confrontos de maior rivalidade no futebol fijiano dos últimos anos. Porém, a má fase das equipes na atual Liga Nacional, na qual ocupam a 5ª e 6ª posições, respectivamente, foi refletida em suas atuações, fazendo com o que o placar final de 1-1 fosse justo pelo futebol apresentado. Desfalcado de Maciu Dunadumu, seu principal jogador, o Labasa chegou a abrir o placar com Filipo Daugunu, mas Menuesi Senibuli, de cabeça, igualou a contagem para os "Tigres do Delta" na segunda etapa, determinando a igualdade no Subrail Park.

Motivados pela conquista da Batalha dos Gigantes, os "Homens de Preto" do Ba (foto) não deram chances ao Navua e se mantiveram na liderança da Liga Nacional

  Quem tem motivos para comemorar após o final de semana é a maior torcida de Fiji: os aficionados do Ba. Superiores do início ao fim do encontro contra o Navua, os "Homens de Preto" não tiveram dificuldades para bater seu rival por 2-0. Tuimasi Manuca e Malakai Tiwa fizeram para os líderes da Liga Nacional, que contaram com a estreia de Abbu Zahid em suas fileiras. Com o triunfo, o Ba alcança os 27 pontos, obtidos graças a nove vitórias conquistadas em 11 jogos; já o Navua somou sua sétima derrota em 14 jogos e, com apenas uma vitória na competição, ocupa a modesta 8ª posição, com 9 pontos.

Equipe do Savusavu (foto) conseguiu neste final de semana sua primeira vitória na Liga Nacional Fijiana após 14 jogos disputados

  No domingo, o destaque das partidas ficou com o Savusavu que, enfim, obteve sua primeira vitória na Liga Nacional 2012. Com dois gols de Akuila Bulewa, a equipe "Copra" venceu o Rewa por 2-1. Após o triunfo, o presidente vitorioso, Gopendra Narayan, fez questão de ressaltar o feito de sua equipe: "Os rapazes ficaram presos ao plano de jogo combinado e conseguiram armar uma equipe para surpreender o Rewa em todos os momentos da partida. Esta é a nossa primeira vitória na temporada e ela certamente irá aumentar nossa moral, já que temos alguns jogos importantes e ainda corremos o risco de ter que jogar a Despromoção", completou o dirigente se referindo ao duelo que os piores colocados da Liga Nacional realizarão contra os ascendentes da 2ª Divisão por um lugar na elite.

Veresa Toma (centro) comemora com seus companheiros o gol que garantiu o empate ao Nadi contra o bom time do Suva

  Completando a "maratona" de jogos da Liga Fijiana, o Nadroga somou sua segunda vitória na temporada ao golear o Tavua por 4-0. Após mais de uma hora de atraso, já que o ônibus que levava os atletas do Tavua até o Lawaqa Park apresentou problemas mecânicos, a partida começou, com os "Cavalos Negros" partindo para cima de seu rival e conseguindo abrir 2-0 de vantagem ainda na primeira etapa, graças aos gols de Luke Rawadamu e Sitiveni Watkins; na segunda etapa, Krishneel Dutt e Levi Tawake completaram a expressiva vitória dos mandantes. Já Nadi e Suva fizeram um duelo equilibrado, com o placar final apontando 1-1. O zagueiro Simione Maikali abriu o placar para os capitalinos, mas o veterano Ratu Veresa Toma igualou a contagem para os "Jetsetters", que vão fazendo uma boa campanha na sua temporada de retorno à elite do futebol fijiano, ocupando a 4ª colocação com 22 pontos ganhos.

  Confira a classificação da Liga Nacional Fijiana:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Ba FC
27
9
0
2
8
2
Suva
26
8
2
1
5
3
Lautoka FC
25
8
1
3
4
Nadi
22
6
4
1
5
5
Rewa
19
5
4
5
6
Labasa FC
19
5
4
5
7
Tavua
14
4
2
8
8
Navua FC
9
1
6
7
8
9
Nadroga
8
2
2
7
10
Savusavu
6
1
3
6

  Fonte das Imagens: Fijilive