segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Adelaide United bate Sydney fora de casa e mantém-se na liderança da A-League

  Por João Victor Gonçalves

  Ocorreu neste final de semana a 8ª rodada da A-League, principal competição nacional do continente oceânico. Os jogos, porém, não trouxeram grandes novidades na tábua de classificação: apesar da contratação milionária de Del Piero, o Sydney FC segue em seu calvário, sendo batido novamente, dessa vez pelo líder Adelaide United; já o Brisbane Roar ainda não conseguiu embalar e vê a possibilidade de ficar fora dos Play-offs como algo cada vez mais concreto. Veja abaixo o que de melhor ocorreu nos cinco jogos da jornada.


Brett Emerton (Sydney FC, azul) tenta ganhar disputa aérea com jogador do Adelaide

  Na última sexta-feira, mais de 13 mil torcedores compareceram ao Allianz Stadium crentes numa vitória do badalado Sydney FC. Porém, do lado oposto, os "Sky Blues" teriam pela frente o embalado Adelaide United que, além de liderar a A-League, vinha de vitória em seus domínios ante o Melbourne Heart.


O artilheiro Dario Vidosic (Adelaide United, vermelho) mostra habilidade ao dominar a bola

  Melhor em campo, os visitantes abriram o placar logo aos 21 minutos, com Ferreira. Apesar da vantagem no marcador, os "Reds" não "tiraram o pé do acelerador", pressionando os mandantes durante toda a primeira etapa. Boas intervenções de Necevski evitaram um placar ainda mais dilatado a favor dos líderes da A-League.


Confira os melhores momentos de Sydney FC x Adelaide United

  Na volta do intervalo, o Sydney FC conseguiu equiparar-se aos visitantes nas ações ofensivas, chegando ao empate com Yairo Yau. Com Del Piero pouco inspirado, porém, os mandantes não conseguiram lutar pela vitória, sofrendo com as constantes investidas da equipe da capital agrícola da Austrália. O castigo para os "Sky Blues" veio no final da partida: aos 43 minutos, o artilheiro Vidosic deixou sua marca, garantido mais três pontos para os "Reds", que somam 19 unidades; o Sydney FC, por sua vez, ocupa a incômoda 10ª e última posição, com apenas 6 pontos.


Garcia (foto) foi o destaque do Melbourne Heart no empate contra o Newcastle Jets

  No sábado, o AAMI Park foi testemunha do duelo mais emocionante da rodada. Num encontro de seis gols e duas penalidades máximas, Melbourne Heart e Newcastle Jets ficaram no empate por 3-3. Garcia, em duas oportunidades, e Tadic, de pênalti, marcaram para os locais; Goodwin, Zadkovich e Griffiths, cobrando penalidade, igualaram o placar para os "aviadores". Os "Hearts" estão em 8º, com 8 pontos; já os "Jets" ocupam o confortável 4º lugar, com 13 unidades.


Assista a todos os gols do empate entre Melbourne Heart e Newcastle Jets

  Quem conseguiu embalar após a 8ª jornada foi o Melbourne Victory. Os comandados de Ange Postecoglou não se intimidaram com o Western Sydney Wanderers e seus mais de 9 mil apoiados que compareceram ao Parramatta Stadium. A vitória, porém, não foi sinônimo de tranquilidade para os "azuis" durante a partida: os rapazes de Melbourne suportaram 23 disparos a gol dos mandantes, que mereciam uma sorte melhor, haja vista ao fato de jogarem com um atleta a mais desde os 15 minutos, quando Gallagher foi expulso.


D'Apuzzo (Western Sydney Wanderers, vermelho) e Nabbout (Melbourne Victory) batalham pela posse de bola

  Após um primeiro tempo de muita pressão dos locais, foi o Victory, surpreendentemente, quem abriu o placar: após cruzamento da direita, Beauchamp desviou contra a própria meta, fazendo o primeiro dos visitantes; no segundo tempo, num contra-golpe perfeito, Thompson recebeu cara a cara com Covic e só teve o trabalho de tirar do alcance do arqueiro rubro-negro, definindo o triunfo por 2-0. Com os três pontos, o Victory alcança a 3ª colocação, com 13 pontos; já o WSW fecha a Zona dos Play-offs, em sexto, com 10 pontos.


Apesar da pressão sofrida, o Victory conseguiu segurar a vitória ante o WSW; veja os melhores momentos acima

  No sudoeste do país, o Wellington Phoenix conseguiu um bom resultado ao empatar em 1-1 com o Perth Glory. Jogando em casa, os "violetas" abriram o placar por intermédio do artilheiro neozelandês Smeltz, aos 17 minutos da etapa complementar; 11 minutos depois, Brockie igualou o placar para os auri-negros. Merece destaque após o duelo a belíssima atuação do arqueiro Mark Paston que, com boas defesas, assegurou o empate e a 7ª colocação na tabela para sua equipe. Já o Glory é o 5º, com 11 pontos.


Confira os melhores lances do empate entre Glory e Phoenix

  Fechando a jornada, o Central Coast Mariners recebeu o Brisbane Roar no Bluetongue Stadium. Num duelo equilibrado, o time visitante manteve a bola sob seu domínio em maior parte do tempo; porém, numa partida que teve as duas equipes rematando por 3 vezes em direção ao gol, a melhor competência dos avantes locais prevaleceu, determinando a vitória auri-azul.


Assista aos gols da partida entre Central Coast Mariners e Brisbane Roar

  Logo aos 3 minutos de jogo, a cabeçada certeira de Ibini contou com a colaboração do arqueiro Theo para encontrar as redes, abrindo o placar para os locais; ainda na primeira etapa, todavia, Murdocca igualou o placar, com um forte remate da entrada da área. A 9 minutos, numa nova falha do arqueiro Michael Theo, que saiu atabalhoadamente de sua área, Rogic determinou a vitória do Mariners, que segue na vice-liderança da A-League, com 17 pontos; o atual bi-campeão da A-League, Brisbane Roar, está na vice-lanterna, com apenas 7 pontos ganhos.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  


Equipe
J
V
E
D
GP
GC
1
Adelaide United
19
8
6
1
1
2
Central Coast
17
8
5
2
1
3
Newcastle Jets
13
8
4
1
3
4
Melbourne Victory
13
8
4
1
3
5
Perth Glory
11
8
3
2
3
9
6
Sydney Wanderers
10
8
3
1
4
5
7
Wellington Phoenix
9
8
2
3
3
8
Melbourne Heart
8
8
2
2
4
9
Brisbane Roar
7
8
2
1
5
10
Sydney FC
6
8
2
0
6

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League  

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Adelaide United vence e garante liderança da A-League; Del Piero marca duas vezes, mas Sydney FC é batido pelo Brisbane Roar

  Por João Victor Gonçalves

  No último final de semana, a 7ª rodada da A-League agitou os gramados australianos. Na ponta da tabela, o Adelaide United conseguiu um importante triunfo e manteve as rédeas sobre a principal competição nacional da Oceania; já na parte baixa da tabela, o Brisbane Roar, atual vice-campeão, conseguiu uma vitória alentadora na sua luta para superar o mau início de campeonato. Veja abaixo um resumo do que ocorreu nas partidas da jornada.


Jogadores do Brisbane Roar celebram o gol de Broich, o primeiro na vitória sobre o Sydney FC

  No jogo de abertura da rodada, mais de 22 mil torcedores compareceram ao Suncorp Stadium. Porém, a maioria do público não tinha como principal motivação para encher as arquibancadas a campanha do time da casa, o Roar: com apenas uma vitória em seis jogos, os "leões" começavam a ver a chance de classificação ameaçada. A real causa da presença maciça de público era o debut de "Il Pinturicchio", Alessandro Del Piero, na casa do atual bicampeão nacional.


Assista aos gols da vitória do Brisbane Roar sobre o Sydney FC, de Del Piero

  E o centro-avante italiano não decepcionou seus fãs, marcando duas vezes. Porém, sua belíssima atuação não foi suficiente para salvaguardar a vitória dos "Sky Blues", que saíram derrotados por 4-2. Broich, Paartalu, Halloran e Berisha fizeram para os donos da casa, que conseguiram abandonar as últimas posições, alcançando o 8º posto, com modestos 7 pontos; já o Sydney, apesar de sua "estrela", não consegue embalar na competição, segurando a lanterna, com apenas 6.


Barbiero (18, Adelaide United) simula uma penalidade frente o olhar atento de um bom público no Hindmarsh Stadium

  No segundo jogo da jornada, o Adelaide United confirmou seu bom momento e garantiu por mais uma semana a liderança da A-League ao bater o Melbourne Heart por 1-0. Frente um público de 8812 pagantes que compareceu ao Hindmarsh Stadium, os "Reds" tiveram que se esforçar para superar o forte sistema defensivo dos "Hearts". Porém, um gol solitário de Jeronimo, aos 13 minutos da etapa complementar, foi o suficiente para levar o United aos 14 pontos, na ponta da tabela; o Heart, por sua vez, ocupa a incômoda 9ª colocação, com 7 unidades.


Confira os melhores momentos de mais um triunfo do Adelaide United

  O outro time da cidade de Melbourne, o Victory, também não conseguiu encontrar a vitória neste final de semana. Jogando no Etihad Stadium, os "azuis" estiveram por duas vezes atrás do placar, já que McBreen anotou dois tentos para o Central Coast Mariners, aos 4 e 22 minutos. Porém, o poder de reação dos locais foi visto com os gols de Nabbout e Milligan, que determinaram o placar final em 2-2. O destaque negativo do encontro fica por conta das expulsões: Marcos Flores recebeu o segundo cartão amarelo por parte do Victory, enquanto Zwaanswijk, do Mariners, foi para o vestiário mais cedo, logo no início da etapa complementar.


Victory e Mariners ficaram no empate por 2-2; veja os gols acima

  Dos cinco duelos do final de semana, o placar mais surpreendente foi, sem dúvidas, o triunfo do Wellington Phoenix sobre o Newcastle Jets. Jogando longe de seus domínios, os neozelandeses não se intimidaram com a boa campanha dos "aviadores", batendo os azuis-grenás por contundentes 3-0. Brockie, duas vezes, e Iffil, cobrando penalidade, fizeram os tentos dos comandados de Ricki Herbert. Apesar do revés, o Jets mantém-se na briga pelas primeiras colocações, ocupando o terceiro posto, com 12 pontos. O Phoenix é o 7º, com 8.


Confira os melhores momentos da surpreendente vitória do Phoenix sobre os "Jets"

  No complemento da jornada, a sensação deste início de A-League, o novato Western Sydney Wanderers, conseguiu sua terceira vitória no Profissionalismo. Dessa vez, a vítima dos rubro-negros foi a boa equipe do Perth Glory que, contando com o apoio de sua torcida no Nib Stadium, esperava somar mais três pontos contra a representação de Parramatta.


Assista ao gol da vitória do WSW sobre o Perth Glory

  Porém, dentro das quatro linhas, o que se viu foi uma apresentação de gala do sistema defensivo do WSW. Contando com uma atuação inspirada do arqueiro Ante Covic, os comandados de Tony Popovic chegaram à vitória com um gol de La Rocca, aos 15 minutos.  O triunfo levou os "caçulas" da A-League à honrosa 5ª colocação, com 10 pontos. Com a mesma pontuação, mas uma posição acima, aparece o Glory, que, apesar do revés, promete brigar até o fim por um lugar nos Play-offs.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
P
J
V
E
D
GP
1
Adelaide United
16
7
5
1
1
2
Central Coast
14
7
4
2
1
3
Newcastle Jets
12
7
4
0
3
4
Perth Glory
10
7
3
1
3
8
5
Sydney Wanderers
10
7
3
1
3
5
6
Melbourne Victory
10
7
3
1
3
7
Wellington Phoenix
8
7
2
2
3
8
Brisbane Roar
7
7
2
1
4
9
Melbourne Heart
7
7
2
1
4
8
10
Sydney FC
6
7
2
0
5

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League