sábado, 30 de março de 2013

Nova Zelândia vence Fiji, conquista Campeonato Oceânico Sub-20 e está no Mundial da categoria

  Por Rodrigo Augusto



  A uma rodada do término das Eliminatórias da OFC para a Copa do Mundo Sub 20, o continente já tem definido seu representante no certame: a Nova Zelândia garantiu sua vaga após vencer a seleção fijiana, concorrente direta na luta pela vaga, e carimbou seu passaporte para a Turquia.



Equipe Sub-20 dos "All Whites" celebra conquista do Campeonato Oceânico Sub-20 da competição com o troféu da competição no Tanoa Waterfront Hotel, em Lautoka

  A quarta e penúltima rodada da disputa era aguardada em virtude do embate entre as únicas equipes que mantinham chances de classificação: Fiji e Nova Zelândia. No outro confronto do dia, Nova Caledônia e Papua Nova Guiné faziam um jogo de “figurantes”.

Os onze papuásios (foto) posam para foto antes da partida contra a Nova Caledônia

  O duelo entre papuásios e caledonianos abriu as jornadas do dia, animando o bom público presente no Churchill Park, em Lautoka: doze gols foram anotados, sendo nove dos francófonos e apenas três dos papuásios. Porém, o começo de partida não foi dos mais tranquilos para os “Cagous”, que viram os rivais abrirem 2-0 no placar, com gols de Awele e Komolong, em apenas 18 minutos de partida.

Os "Cagous" (foto) exibem seus exóticos penteados antes do confronto com Papua Nova Guiné

  A Nova Caledônia mostrou seu poder de ainda na primeira etapa, virando o placar com gols de Decoire, Nonmeu e Xalite. Antes do intervalo, um novo empate foi escrito no marcador graças ao gol de Airem para os rubro-negros.

Alwin Komolong (14, vermelho) supera arqueiro e zagueiro caledonianos (cinza) para fazer um dos três gols da Papua Nova Guiné no encontro

  No retorno para a segunda etapa, o melhor preparo físico dos caledonianos foi o fator determinante para a construção de uma tranquila vitória dos “Cagous”. O time francófono mostrou toda sua habilidade e corrigiu os erros defensivos vistos no primeiro tempo, chegando ao gol em seis oportunidades. As anotações foram obra de Jean-Pierre Bob e Ranchan, duas vezes, Xalite, novamente, e Wadra, selando o surpreendente placar de 9-3.

Assista à dúzia de gols no encontro entre papuásios e caledonianos

   No jogo de fundo, os fijianos entraram decididos a atrapalhar a missão dos “All Whites” e conseguir uma vitória, o que os deixaria muito perto da classificação. Por sua vez, os “Kiwis”, ostentando uma campanha de 100% de aproveitamento após três jogos disputados, dependiam apenas de si para carimbar o passaporte rumo à Turquia.

Seleção fijiana (foto) exibe seu novo segundo uniforme antes da partida contra a Nova Zelândia; um tom mais escuro de azul substitui o tradicional "celeste" fijiano

  A expectativa criada pela campanha invicta dos fijianos, porém, não se refletiu dentro das quatro linhas. O time neozelandês foi superior durante toda a partida, dominando a posse de bola e as ações ofensivas, calando o público que lotou o Churchill Park querendo ver um triunfo do selecionado local.

Seleção neozelandesa posa para foto de maneira alternativa antes do embate contra os anfitriões fijianos no Churchill Park

  Após um primeiro tempo sem gols, em que o quadro local buscou se resguardar das ações neozelandesas, apostando nas jogadas de velocidade de seus homens de frente, o selecionado neozelandês voltou com outra postura para o segundo tempo: logo aos 3 minutos, Louis Fenton abriu o placar, para alegria do eufórico treinador Chris Milicich.

Um excelente público (foto) compareceu ao Churchill Park para apoiar os pupilos fijianos

  Nove minutos depois, a classificação da equipe já estava assegurada, graças ao bom aproveitamento das jogadas ofensivas, o qual resultou nos gols de Howieson e Watson, aos 12 e 14 minutos da etapa complementar.

Rusiate Matarerega (azul, Fiji) disputa bola áerea com Simon Arms (branco, Nova Zelândia)

  O golpe de misericórdia dos “All Whites” veio aos 38 minutos, quando Ryan Thomas decretou o placar final de 4-0 amargo para os fijianos, que enfrentaram a Papua Nova Guiné na última rodada apenas para cumprir tabela. Com isso, a Nova Zelândia está em mais um torneio da FIFA, confirmando sua soberania nas categorias amadoras do futebol Oceânico desde a saída da Austrália da OFC, em 2006.

Veja os quatro gols do triunfo neozelandês sobre Fiji

  Vale lembrar que a FIFA já sorteou os grupos do Mundial Sub-20 de 2013: a Nova Zelândia, após a confirmação de sua classificação, estará no Grupo F do certame, ao lado de Uzbequistão, Uruguai e Croácia. Boa Sorte aos “Kiwis”!

Jogadores neozelandeses (foto) comemoram sua classificação ao Mundial Sub-20

  Na 5ª e última rodada do torneio, disputada no Govind Park, em Ba, dois jogos ocorreram apenas para definir as posições finais de cada seleção na disputa, já que o título e a vaga no Mundial eram da Nova Zelândia. No primeiro jogo da rodada dupla, a anfitriã seleção de Fiji recebeu a frágil Papua Nova Guiné, que perdeu todos os jogos na disputa. Porém, quem esperava uma goleada dos locais se enganou.

O gramado encharcado dificultou as atuações de fijianos (branco) e papuásios (vermelho)

  Desmotivados, os Fijianos decidiram a partida logo na primeira etapa, não se preocupando em mostrar um bom futebol para sua torcida: o bom Matarerega abriu o placar aos 13 minutos; aos 39, o mesmo Matarerega fez seu segundo gol no confronto e deu números finais à partida, para aplausos da torcida, que estava ciente de que superar a Nova Zelândia era uma missão bastante difícil para seus pupilos, que terminaram o torneio com o honroso vice-campeonato.

Assista aos melhores momentos de Papua Nova Guiné x Fiji

  No jogo de fundo, o duelo entre duas equipes que vêm crescendo nas disputas de categorias de base do futebol da Oceania nos últimos anos: Nova Caledônia e Vanuatu. O jogo foi muito movimentado, com o time de Vanuatu pressionando os “Cagous” nos primeiros minutos e chegando ao gol logo aos 9 minutos, com o capitão Kaltack. A vantagem mínima favorável aos “Yellow Boys” permaneceria até o intervalo.

O capitão vanuatuano Jean Kaltack (direita) marcou três gols na vitória de seu país sobre a Nova Caledônia

  No segundo tempo, os “Yellow Boys” de Vanuatu voltaram “elétricos”, aumentando a vantagem aos 6 e 19 minutos, com dois gols do excelente Kaltack, que completou seu hat-trick no duelo.

Assista aos melhores lances da vitória dos "Yellow Boys" sobre os "Cagous"

  Porém, os “Cagous” não se deram por vencidos e descontaram com Waelua. Porém, o “balde de água fria” na reação caledoniano veio aos 27 minutos, após o gol do vanuatuano Nicol Tari. Pouco antes do apito final, depois de bobeada da defensiva vanuatuana, a Nova Caledônia chegou a descontar, selando o placar final de 4-2 favorável a Vanuatu, que repete o 3º lugar da Edição 2011 do torneio. Já a Nova Caledônia, confirmando os prognósticos, encerrou sua participação com a 4ª colocação, à frente do fraco time papuásio.

  Confira a Classificação Final do Campeonato Oceânico Sub-20:

Seleção
V
E
D
GP
GC
SG
P
Nova Zelândia
4
0
0
13
2
11
12
Fiji
3
0
1
8
8
0
9
Vanuatu
2
0
2
12
7
5
6
Nova Caledônia
1
0
3
15
13
2
3
Papua Nova Guiné
0
0
4
4
22
-18
0

  Fonte das Imagens: OFC

sexta-feira, 29 de março de 2013

Nova Zelândia se despede das Eliminatórias da OFC com vitória; Nova Caledônia vence "Derby Francófono"

  Por João Victor Gonçalves

  Na última terça-feira, chegaram ao fim as Eliminatórias da OFC. Após três estágios de disputa, as quatro seleções finalistas chegaram à última rodada do Quadrangular Final com a vaga já decidida a favor dos "All Whites". Porém, os embates entre Ilhas Salomão e Nova Zelândia, Nova Caledônia e Taiti nada tiveram de amistosos: visando proporcionar a festa do futebol para suas torcidas, os selecionados mostraram o máximo de sua qualidade técnica dentro das quatro linhas, o que resultou em partidas com um nível técnico considerável.


Mesmo contando com o apoio de sua fanática torcida, os "Bonitos" das Ilhas Salomão (foto) não foram páreo para os "All Whites"

  Jogando em Honiara, a renovada seleção salomônica recebeu os neozelandeses visando conquistar a confiança de sua torcida para os próximos desafios. O técnico Jacob Moli escalou um time recheado de jovens promessas, tendo como pontos de referência os experientes Henry Fa'arodo e Benjamin Totori; do lado neozelandês, Ricki Herbert preferiu dar chance a atletas com menor rodagem internacional, colocando no time titular nomes como Jacob Spoonley, Luke Rowe, Aaron Clapham e Andrew Durante.


O craque salomônico Totori (foto) não conseguiu conduzir sua equipe à vitória contra o forte time neozelandês

  Logo no começo de jogo, a melhor postura em campo dos "All Whites" foi premiada: aos dois minutos, Tim Payne tirou a bola do alcance do arqueiro Samsom Koti e abriu o placar para os visitantes. Apoiados pela torcida, os "Bonitos" até tentaram ensaiar uma reação na primeira etapa, mas a partida foi para o intervalo com a vantagem favorável aos "Kiwis".


Tim Payne (22, branco), com dois gols, foi o destaque da Nova Zelândia no encontro. Foto: NZ Football

  No segundo tempo, o cenário do primeiro tempo não foi alterado: os locais mantinham maior posse de bola, tentavam chegar ao ataque, mas suas jogadas ofensivas não levavam perigo à meta de Spoonley. Com isso, o caminho para os neozelandeses ampliarem sua vantagem nas jogadas de contra-golpe estava aberto: a dois minutos do fim, Payne, novamente, apareceu bem colocado para rematar às redes salomônicas após rebote do arqueiro Koti no chute de Barbarouse, selando o placar final de 2-0. A vitória coroa uma campanha impecável dos "All Whites", que somaram 18 pontos em 6 jogos, garantindo a vaga na Repescagem e se recuperando do fiasco na Copa das Nações da OFC. Já os "Bonitos" terminaram o Quadrangular Final em 4º, com 3 unidades.


Taitianos (branco) e caledonianos (vermelho) mostraram disposição no último Derby Francófono das Eliminatórias para a Copa de 2014

  No outro jogo da rodada, a Nova Caledônia recebeu o Taiti no Estádio Numa Daly buscando confirmar o seu crescimento no futebol oceânico. Com o simbólico vice-campeonato das Eliminatórias garantido, os "Cagous" queriam confirmar contra seus maiores rivais o crescente que vivem desde 2011, quando conquistaram a medalha de ouro nos Jogos do Pacífico.


O treinador Eddy Etaeta (foto) terá trabalho para melhorar o ataque taitiano visando a Copa das Confederações. Foto: Radio 1

  Após um primeiro tempo muito equilibrado, em que os atuais campeões continentais mostraram-se empenhados no sistema defensivo, o técnico Alain Moizan tentou renovar os ânimos de seu quadro com as entradas de Geroges Bearune, Kalaje Gnipate e Miguel Kayara. O resultado veio pouco antes do apito final: aos 40 minutos, após boa trama do ataque local, Cesar Lolohea finalizou a jogada com um lindo voleio, estufando as redes do experiente arqueiro Xavier Samin. O placar mínimo favorável aos caledonianos permaneceria até o apito final do fijiano Rakesh Varman. Com a vitória, a Nova Caledônia alcançou 12 pontos, ficando com a certeza de que um desempenho melhor nas duas partidas contra os "All Whites" poderia manter vivo o sonho dos "Cagous" de irem à Copa do Mundo pela primeira vez.

  Confira a Classificação Final do Quadrangular Final das Eliminatórias da OFC:


Seleção
V
E
D
GP
GC
SG
PG

Nova Zelândia
6
0
0
17
2
15
18
Nova Caledônia
4
0
2
17
6
11
12
Taiti
1
0
5
2
12
-10
3
Ilhas Salomão
1
0
5
5
21
-16
3

  Fonte das demais Imagens: OFC

terça-feira, 26 de março de 2013

A bola já está rolando pelo Oceânico Sub-20. Confira o que aconteceu nas três primeiras rodadas do certame!

  Por Rodrigo Augusto

  O Campeonato Oceânico Sub-20, que dá uma vaga ao campeão no Mundial da categoria, a ser disputado em Junho, na Turquia, está em andamento. Confira o resumo preparado pela "Equipe Do outro lado da Bola" sobre os melhores lances das três primeiras rodadas do certame, disputado em Lautoka, Fiji.

  1ª Rodada


  Começou na noite da última quarta-feira (Horário de Brasília) mais uma edição das Eliminatórias Sub-20 da OFC, a qual garante ao campeão uma vaga no Mundial da categoria a ser realizado na Turquia neste ano.


Edwin Bai (amarelo, Vanuatu) sofre com a marcação de Vineel Naidu (branco, esquerda, Fiji) e Narendra Rao (branco, direita, Fiji)

  A edição 2013 do torneio está sendo disputada na cidade de Lautoka, Fiji, e conta com a presença de cinco seleções que têm como único objetivo chegar à Turquia no meio do ano. Na partida inaugural do evento, os anfitriões fijianos receberam a seleção de Vanuatu, responsável por um surpreendente terceiro lugar na última disputa, tendo obtido dois trunfos ante o time de Fiji em 2011.


Rusiate Matarerega (5, Fiji) sobe mais alto que a defensiva vanuatuana e marca mais um tento para os alvinegros

  Para este confronto, o time mandante tinha o apoio da torcida local e iniciou o duelo tentando “dar as cartas”; porém, os visitantes surpreenderam e abriram impressionantes 2-0 no placar, com gols de Damalip, aos 5 minutos e Manuhi aos 23. Esse placar foi mantido até o intervalo, o que visivelmente decepcionava os atletas do treinador Ravinesh Kumar. Porém, graças ao trabalho do treinador, o selecionado fijiano voltou com os ânimos redobrados para a segunda etapa e conseguiu reverter a vantagem.


Confira os melhores momentos do jogo de estreia do torneio entre Vanuatu e Fiji

  Os garotos de Fiji não queriam decepcionar os torcedores; tanto que lutaram e conseguiram uma motivante virada, decretando o placar final em 3-2, com gols de Rao aos 13, Qasevakatini aos 23 e Matarerega aos 39 minutos. Com o placar construído, o time anfitrião só teve o trabalho de administrar o resultado e comemorar a estreia com pé direito no torneio.


Eis o selecionado Sub-20 de Papua Nova Guiné

  No duelo de fundo realizado no Churchill Park, houve o embate entre os favoritos neozelandeses e os “azarões” papuásios. O esperado dentro das quatro linhas era o time “Kiwi” tomando as iniciativas contra um rival bastante fechado, focando suas ações na marcação.


O treinador Wesley Waiwai (foto, Papua Nova Guiné) observa atentamente seus pupilos no duelo contra a Nova Zelândia

  O início do confronto deixava claras as intenções de cada treinador na partida: Chris Milicich armou seu time para pressionar o rival e construir o resultado, enquanto os comandados de Wesley Waiwai tentavam segurar os atuais campeões do Oceânico Sub-20. Os “All Whites” iniciaram o duelo a todo vapor, encurralando o adversário e levando para o intervalo uma boa vantagem de 3-0, com gols do craque Louis Fenton aos 5 e 11 minutos, e de Homish Watson aos 43.

Assista aos melhores momentos do triunfo dos "All Whites" sobre os papuásios

  Na volta da etapa final, o time de Papua Nova Guiné tentou resguardar seu sistema defensivo com maior aplicação, mas não conseguiu melhor sucesso: a Nova Zelândia ainda anotou mais dois gols na partida, com Higham aos 34 e Boyd aos 36 minutos, após um pênalti um tanto quanto infantil da zaga rubro-negro, selando o placar final em 5-0 favoráveis à atual campeã do torneio.

  2ª Rodada


A segunda rodada do Qualificatório Sub-20 da OFC para o Mundial da Turquia, a ser realizado em junho, mostrou os prognósticos já esperados para o torneio: os favoritos voltaram a vencer e provaram estar à frente dos demais na disputa pela hegemonia do futebol de base na Oceania.


Jogadores de Vanuatu (foto) entoam o hino nacional de seu país

  No jogo de abertura da rodada, a Nova Zelândia enfrentou o selecionado de Vanuatu. O favoritismo era dos “Kiwis”, muito em virtude das últimas campanhas dos “All Whites” em torneios da OFC; porém o terceiro lugar de 2011 era o fator que animava os “Yellow Boys” de Vanuatu a buscarem algo.


Os "Yellow Boys" de Vanuatu posam para foto antes de mais um desafio no Oceânico Sub-20 2013

  Pouco antes de a bola rolar, o treinador neozelandês surpreendeu a todos poupando alguns titulares, levando em conta a grande sequência de jogos em poucos dias. Com isso, surgiram oportunidades a alguns jovens, que debutaram no torneio de maneira triunfante.


Zica Manuhi (amarelo, Vanuatu) domina bola tendo a marcação de Jesse Edge (branco, Nova Zelândia)

  Ambas as equipes mostraram-se bastante nervosas, apresentando falhas visíveis de posicionamento e muitos erros de passe. Porém, a relativa experiência dos “All Whites” pesou mais uma vez e Vanuatu não conseguiu segurar o ataque branco, que venceu por 1-0, com gol de Van Elia.


Assista aos melhores momentos da vitória magra dos "All Whites" sobre os "Yellow Boys"

  No jogo de fundo, a seleção anfitriã, Fiji, recebeu a Nova Caledônia, que estrearia na competição após ter folgado na primeira rodada. O time caledoniano era uma Incógnita, enquanto os alvinegros já haviam feito o suficiente para bater Vanuatu na Estreia sem muito alarde.


Selecionado caledoniano Sub-20 (foto) posa para foto antes do duelo contra Fiji

  O duelo se mostrou bastante equilibrado, com a seleção da Nova Caledônia buscando a vitória logo em sua estreia, pois sabia que uma derrota já a deixaria seis pontos atrás de Nova Zelândia e Fiji, sendo que este último não queria deixar os “Kiwis” abrirem vantagem na ponta.


Veja os melhores momentos do triunfo dos anfitriões fijianos sobre os "Cagous"

  Após 90 minutos de muita emoção, Fiji conseguiu ter maior eficiência em suas jogadas ofensivas e venceu o embate por 3-2; os gols dos Fijianos foram anotados por Ratu Nakalevu, aos 8 minutos, e Matarerega (2) aos 32 e 42 minutos da primeira etapa; já a Nova Caledônia balançou as redes com Waelua, aos 27, e Wadriako a três minutos do fim do encontro. Vale lembrar que Papua Guiné folgou na rodada.

  3ª Rodada

  No último final de semana, foi disputada a 3ª Rodada do Campeonato Sub-20 de Seleções da Oceania, no qual o objetivo principal de cada uma das cinco nações participantes é conquistar uma vaga no Mundial da categoria, que será disputado em Junho, na Turquia.

Seleção neozelandesa (foto) canta o hino nacional de seu país sobre o bom gramado do Churchill Park, em Lautoka, Fiji

  A rodada mostrou que a Nova Zelândia não possui mais uma “vantagem abissal” sobre os demais países do continente. A equipe “Kiwi” voltou a vencer, porém com muita dificuldade, enquanto Vanuatu, já sem chances de classificação, goleou a frágil Papua Nova Guiné.

Eis a foto da geração Sub-20 dos "All Whites" versão 2013

  Aproveitando a folga de Fiji, que também somava duas vitórias na competição, a Nova Zelândia, até então líder pelo saldo de gols, enfrentou a Nova Caledônia buscando abrir vantagem na ponta da tabela. Porém, a renovada seleção da Nova Caledônia comportou-se como um forte oponente.

Kade Schrijvers (foto, Nova Zelândia) prepara-se para rematar no duelo contra a Nova Caledônia

  O duelo inaugural da rodada entre “Cagous” e “All Whites” começou de forma surpreendente em Lautoka, com os francófonos abrindo 2-0 no placar com menos de 25 minutos de partida: Xalite e Wadriako fizeram a alegria da torcida fijiana no Churchill Park, a qual aguardava ansiosamente um tropeço neozelandês.

Veja o que de melhor ocorreu na difícil vitória neozelandesa sobre a Nova Caledônia

  Porém, a história da partida começou a mudar logo quatro minutos depois, quando Louis Fenton conseguiu descontar e dar novos ânimos à atual campeã do Oceânico Sub-20. Nos dez minutos iniciais da etapa final, a tradição e qualidade neozelandesas prevaleceram, com a equipe chegando à virada e à vitória com gols de Elia e, novamente, Fenton, selando o placar de 3-2 que garante a liderança do certame aos “Kiwis”.

O neozelandês Tom Biss (branco) disputa bola com o caledoniano Fonzy Ranchain (vermelho), dono de um exótico penteado

  No jogo de fundo, Vanuatu e Papua Nova Guiné fizeram um jogo eletrizante, com muitos gols, e arrancaram aplausos da torcida presente pelo espetáculo proporcionado, provando que a motivação da participação foi superior ao desânimo proporcionado pelo fim das possibilidades de classificação das duas equipes com o resultado da partida preliminar.

Jogadores de Vanuatu (foto) fazem uma última corrente antes do duelo contra Papua Nova Guiné

  A favorita seleção de Vanuatu saiu perdendo logo no primeiro minuto de partida, com o gol papuásio sendo anotado por Patrick Aisa; porém, os “Yellow Boys” se recuperaram ainda na primeira etapa e viraram o placar com gols de Damalip e Lepani.

Seleção vanuatuana (foto) exibe seu belo novo uniforme reserva antes do jogo contra os papuásios

  Na volta dos vestiários, já sabendo que administrar o resultado ou buscar mais gols não teria tanta influência em seu destino na competição, Vanuatu foi pra cima e conseguiu uma goleada para “lavar a alma” de seus alentadores: 6-1, com os quatro gols finais sendo anotados por Lepani, Damalip, Tasso e Tabilip.

Emmanuel Airem (vermelho, Papua Nova Guiné) se estica todo para evitar que Kevin Shem (preto, Vanuatu) domine a bola

  Com isso, Vanuatu soma seus primeiros três pontos no torneio, enquanto Papua Nova Guiné segue como o “sparring” da disputa, com duas derrotas em dois jogos, onze gols sofridos e apenas um marcado.

Confira os sete gols do duelo entre Papua Nova Guiné e Vanuatu

  Na próxima rodada, teremos o encontro entre a polivalente Nova Caledônia e a frágil e desmotivada Papua Nova Guiné, além da decisão antecipada do torneio entre Fiji e Nova Zelândia. Se os “Kiwis” vencerem, estarão garantidos no Mundial; em caso de empate, Fiji terá de construir um bom saldo de gols para ficar com a vaga na última rodada; em caso de vitória fijiana, na última rodada os anfitriões jogam por um simples empate contra os já eliminados papuásios.

  Confira a classificação do Campeonato Oceânico Sub-20:

Time
V
E
D
GP
GC
SG
P
Nova Zelândia
3
0
0
9
2
7
9
Fiji
2
0
0
6
4
2
6
Vanuatu
1
0
2
8
5
3
3
Nova Caledônia
0
0
2
4
6
-2
0
Papua Nova Guiné
0
0
2
1
11
-10
0

  Fonte das Imagens: OFC