quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A-League: Brisbane Roar vence e mantém liderança; Melbourne Victory é humilhado em clássico contra o Sydney FC

  Por João Victor Gonçalves

  No último final de semana, cinco jogos válidos pela 16ª Rodada da A-League agitaram os gramados australianos. Nos placares finais dos duelos, poucas surpresas: em três deles, os mandantes conseguiram fazer valer o "fator campo" e confirmaram suas esperadas vitórias; porém, o confronto entre Melbourne Victory e Sydney FC marcou a segunda derrota consecutiva dos "victorianos" por 5-0, placar que deixa o treinador Kevin Muscat em situação complicada à frente do quadro azul-royal.


Destaque do líder Roar na atual temporada, Mulvey (foto) celebra um dos gols da vitória dos "Leões" sobre o Phoenix. Foto: Yahoo Sports

  Na abertura da rodada, um duelo interessante em Brisbane colocava frente a frente duas equipes que, embora vivam situações distintas na tabela, passavam por bons momentos: contando com a força do Suncorp Stadium, o líder Roar tentava manter sua vantagem sobre os rivais na busca pelo título da Premiership; já o vice-lanterna Phoenix queria manter sua campanha de recuperação, coroada na jornada interior com uma goleada sobre o Victory.


Confira os melhores momentos de mais uma vitória dos "Leões"

  Com a bola rolando, os torcedores assistiram a uma partida equilibrada: na primeira etapa, os visitantes surpreenderam e chegaram à abertura de contagem aos 36 minutos, com um gol do artilheiro belga Huysegems. Porém, na segunda etapa, o esquadrão neozelandês não conseguiu segurar o ímpeto do líder e cedeu: aos 10, Clut igualou a partida; já no "apagar das luzes", aos 43, Brattan derrubou a "muralha aurinegra" e garantiu mais três pontos aos "Leões".


Jogadores do Adelaide United (foto) celebram um dos gols da equipe no empate contra o Melbourne Heart. Foto: Yahoo Sports

  No sábado, o Adelaide United recebeu o Melbourne Heart com o objetivo de confirmar seu favoritismo e conquistar três pontos contra o lanterna da A-League. Porém, a teoria não se confirmou no gramado do Coopers Stadium: com determinação e um futebol eficiente, o Heart manteve a vantagem de 2-1 no placar até os 45 minutos da etapa complementar, quando Griffiths empatou para os "Reds". Com o ponto somado, o United mantém seu posto no Top Six, fechando o grupo dos seis primeiros classificados com 21 pontos; já a equipe de Melbourne segue isolada na lanterna, com apenas 9 unidades.


Assista aos gols do empate entre Adelaide e Heart

  Quem parece ter "entrado nos trilhos" é o atual campeão, Central Coast Mariners. Exibindo o futebol ofensivo que a consagrou na última temporada, a equipe de Graham Arnold não deu chances ao Newcastle Jets e venceu os "aviadores" pelo placar clássico: 3-0. Cáceres, McBreen e Simon fizeram os gols que garantem a 3ª colocação à equipe de Gosford, que soma 27 unidades; o quadro aviador ocupa a modesta 8ª posição, com 19 pontos.


Veja os melhores momentos da vitória do CC Mariners sobre o Newcastle Jets

  No confronto de desfecho mais surpreendente da rodada, a torcida do Victory esperava uma reação de sua equipe após a humilhante derrota por 5-0 para o Wellington Phoenix na rodada anterior. Tanto que mais de 24 mil pessoas foram apoiar a equipe de Melbourne no Etihad Stadium contra um de seus mais tradicionais rivais: o Sydney FC.


Jogadores do Sydney FC (celeste) celebram o gol de Del Piero (10, terceiro da esquerda para a direita) frente a atônita torcida do Melbourne Victory. Foto: Sportal

  Logo nos primeiros 25 minutos, os "Sky Blues" surpreenderam o público e praticamente asseguraram a sua vitória, abrindo uma vantagem de 3-0, obtida com os gols de Despotovic, Del Piero (cobrando penalidade) e Ryall. Na etapa complementar, o desorganizado Victory viu o time de Frank Farina chegar mais duas vezes à meta: o craque italiano dos "celestes" confirmou seu doblete, enquanto Carle sentenciou o placar permanente já nos minutos finais do encontro.


Assista aos lances do "massacre" do Sydney FC sobre o Melbourne Victory

  Com o novo revés, o Melbourne Victory segue na 4ª posição, com 23 pontos, mas vê a vantagem para o Perth Glory, 7º colocado, diminuir para apenas 3 pontos. Já o Sydney FC volta a figurar entre os seis primeiros, subindo para a 5ª colocação, com 22 unidades. A situação dos victorianos só não piorou graças a uma "forcinha" do Western Sydney Wanderers.


Confira os lances da vitória do WSW sobre o Glory

  Atuando no Pirtek Stadium, em Parramatta, o quadro rubro-negro não deu chances ao Perth Glory e venceu os "violetas" por 3-1. Santalab, Mooy e Bridge fizeram os tentos que levaram ao delírio os mais de 14 mil torcedores que pintaram a arquibancada de vermelho e preto; o "matador" neozelandês Smeltz fez o de honra do Glory. Com o resultado positivo, o WSW segue na vice-liderança, com 29 unidades, a cinco do líder Brisbane Roar.

  Confira a classificação da A-League 2013/14:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Brisbane Roar
34
16
11
1
4
30
14
2
Sydney Wanderers
29
16
8
5
3
19
13
3
Central Coast
27
16
7
6
3
17
15
4
Sydney FC
22
16
7
1
8
22
22
5
Adelaide United
21
16
5
6
5
24
22
6
Perth Glory
20
16
5
5
6
16
17
7
Melbourne Victory
20
16
5
5
6
19
26
8
Newcastle Jets
19
16
5
4
7
15
20
9
Wellington Phoenix
17
16
4
5
7
21
20
10
Melbourne Heart
9
16
1
6
9
14
28

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Em duelo de líderes, Auckland City e Canterbury United empatam; Waitakere goleia e volta ao Top 4 da ASB Premiership

  Por João Victor Gonçalves

  Neste final de semana, foi disputada a 10ª Rodada da ASB Premiership, principal competição do futebol neozelandês. Os quatro duelos da rodada marcaram a recuperação do Waitakere United, a consolidação do Hawke's Bay United entre os primeiros colocados e a manutenção do Auckland City na liderança do certame.


Jogadores do Hawke's Bay United (foto) celebram mais uma vitória do clube na ASB Premiership 2013/14

  No duelo de abertura da jornada, no sábado, o Hawke's Bay United recebeu o WaiBOP United no Bluewater Stadium, em Napier, buscando mais três pontos para se manter entre os quatro primeiros da ASB Premiership. Contando com o apoio de 482 torcedores, público considerável para uma partida que não envolvia nenhum dos "grandes" do futebol local, o HBU foi para cima do rival desde o princípio da partida e chegou à abertura de contagem com Tom Biss, aos 8 minutos da primeira etapa.


Lance do duelo entre Hawke's Bay United (preto) e WaiBOP United (branco). Foto: site oficial do WaiBOP United

  Três minutos depois, Bill Robertson aumentou a vantagem dos locais, para delírio da torcida azul; ainda no primeiro tempo, Sean Lovemore, aos 28, sentenciou a vitória do quadro de Napier. Antes do apito final, Jack McNab e Sam Messam descontaram para o WaiBOP, colocando no placar final um equilíbrio que não foi visto nos 90 minutos. Com o triunfo, o Hawke's Bay alcança os 17 pontos, na 3ª colocação, o que comprova o bom momento dos alvinegros que, se não tivessem sido penalizados com a perda de três pontos, ocupariam a vice-liderança.



Assista aos melhores momentos da 5ª vitória do Hawke's Bay United na ASB Premiership

  No duelo mais esperado da rodada, o líder Auckland City recebeu o vice-líder Canterbury United em Kiwitea Street, numa partida que colocou frente a frente dois favoritos à conquista da ASB Premiership. Os quase 1000 torcedores que foram apoiar os "Navy Blues" soltaram o grito de gol logo aos 8 minutos, quando Adam Dickinson colocou a equipe de Ramón Tribulietx em vantagem.


Adam Dickinson (14, azul, Auckland City) tenta escapar da forte marcação do Canterbury United (branco)

  Na segunda etapa, porém, o quadro de Christchurch voltou melhor e chegou à igualdade aos 14 minutos, com o tento do artilheiro Aaron Clapham. O gol animou os "Dragões", que pressionaram o City em busca da vitória, principalmente nas descidas de Federico Márquez; porém, a igualdade no marcador prevaleceu até o apito final de Mirko Benischke. Com isso, as equipes mantêm suas posições originais: o City, na ponta, soma 21 pontos, enquanto o Canterbury aparece logo atrás, com 18.


Jogadores do Canterbury United (branco) celebram o gol de Aaron Clapham (segundo jogador de branco, da esquerda para a direita). Foto: Site oficial do Auckland City

  Quem desperdiçou boa chance de permanecer entre os quatro primeiros foi o Team Wellington. O quadro capitalino deslocou-se até Dunedin para enfrentar o Southern United e começou atrás do placar: logo aos 2 minutos, Jacob Schneider abriu o placar para o quadro auri-azul. Porém, a reação dos auri-negros não tardaria a vir: aos 6, o craque salomônico Henry Fa'arodo empatou a peleja.


Cole Peverley (8, branco, Team Wellington) cobra falta frente à atenta barreira do Southern United (azul)

  A vitória ficou próxima dos comandados de Matt Coldicott quando, aos 15 minutos da etapa complementar, Joel Stevens fez o gol da virada dos capitalinos; porém, somente três minutos depois, Regan Coldicott fez bela jogada individual, livrou-se de dois zagueiros e tirou a bola do arqueiro Spoonley, definindo o placar final em 2-2. Com o empate, o Team Wellington cai para a 5ª colocação, com 16 pontos; já o Southern mantém-se em 7º, com 7 unidades.


Com dois gols, Stansfield (branco) foi o grande nome do Waitakere United na vitória sobre o Wanderers SC (azul)

  Fechando a rodada, o Waitakere United assegurou seu retorno à zona de classificação com uma incontestável goleada sobre o Wanderers SC, lanterna da ASB Premiership. Mesmo atuando no North Harbour Stadium, em Albany, os "caçulas" do certame não conseguiram fazer valer o "fator casa" e, ao intervalo do duelo, já viam os alvirrubros liderarem o placar com uma vantagem de 2-0, graças aos gols de Lowdon e Manko.


Autor do gol de honra do Wanderers, De Jong (azul) tenta escapar da marcação de McGeorge (6, branco, Waitakere United)

  Na segunda etapa, o quadro alvirrubro, ciente da importância do saldo de gols na briga pelo 4º lugar com o Team Wellington, construiu um placar mais dilatado, contando com os tentos de Stansfield (2), Cardozo e Limwatthana. Andre De Jong fez o de honra dos mandantes, que seguem em último, com apenas 6 pontos; já o United alcançou a 4ª posição, com os mesmos 16 pontos do Team Wellington, superando a equipe da capital nos critérios de desempate.

  Confira a classificação da ASB Premiership 2013/14:
  
EquipeJVEDSGPG
1ACFC  9 6 3 0 12 21
2CanterburyUtd 10 5 3 2  7 18
3HBU  9 5 2 2  6 17
4WU 10 5 1 4  9 16
5TeamWellington 10 5 1 4  -1 16
6WBU 10 2 1 7  -9  7
7SU  9 2 1 6-13  7
8WSC  9 1 2 6-11  5

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da ASB Premiership