quarta-feira, 30 de abril de 2014

Quase lá! Auckland City e Amicale vencem e estão muito perto da vaga na decisão da OFC Champions League 2013/14.

  Por Rodrigo Augusto

  Foram disputadas, no último final de semana, as partidas de ida da Fase Semifinal da Liga dos Campeões da Oceania, torneio qupremia o vencedor com uma vaga no Mundial de Clubes no final do ano no Marrocos. Em jogos bastante movimentados, Auckland e Amicale venceram e asseguraram boa vantagem para os jogos de volta.


Jogadores do Pirae posam para foto antes de uma das partidas mais importantes da história do atual campeão taitiano

  Na primeira partida, o Auckland City recebeu no Kiwitea Street Stadium os taitianos do AS Pirae no último sábado (26). Mesmo com uma campanha não tão convincente na Fase de Grupos, os donos da casa eram favoritos no duelo contra o rival, que mostrou ao continente um bom futebol na fase anterior.


O constante Tamati Williams (foto) dava segurança ao Auckland City com suas boas intervenções

  A peleja se iniciou de maneira nem tão surpreendente, com o time neozelandês mostrando mais entrosamento e bom toque de bola ante um rival que preferiu se resguardar em seu campo defensivo para tentar explorar possíveis contra-ataques em brechas da defensiva alvi-azul. Desta maneira, na etapa inicial o domínio foi amplo por parte dos “Navy Blues”.


O experiente treinador Gerard Kautai (primeiro plano) comanda o Pirae no jogo de ida das semifinais contra o Auckland City

  O placar foi inaugurado aos 36 minutos da primeira etapa: após boa trama do ataque azul, a bola sobrou para Emiliano Tade, que deu um corte seco no marcador antes de colocar a bola no fundo da meta defendida por Torohia: Auckland City 1-0 Pirae.


Emiliano Tade (10, centro, Auckland City) celebra a abertura de contagem em Kiwitea Street

  Na segunda etapa o panorama foi o mesmo: superioridade técnica do Auckland contra o forte sistema defensivo adotado pelo time polinésio, que tinha na maestria de Marama Vahirua seus raros lampejos de criatividade ofensiva; porém, o quadro laranja pecava no último passe, não conseguindo finalizar a gol.


Eis o experiente argentino Agustín Dallera (foto) em ação com a camisa do Pirae

  Já com a vantagem no placar o time mandante se lançou ao ataque para encaminhar sua classificação: aos 23 minutos, após cruzamento da direita, João Moreira ganhou de Paez na disputa dentro da área e, de “peixinho”, anotou o segundo; ainda deu tempo do terceiro aos 48 minutos: após falta mal batida pelo Pirae, o contra-ataque do Auckland foi fatal, com abola sobrando para Emiliano Tade, que arrancou até finalizar certeiramente e decretar o placar final de 3-0. Com o triunfo, mesmo que perca por 2 gols de diferença no jogo de volta, o Auckland se garantirá novamente na decisão do torneio continental.


Assista aos melhores momentos de Auckland City 3-0 AS Pirae

  No outro jogo, realizado no dia seguinte, viu-se um interessante duelo entre os “Men in Black” do Ba, de Fiji, e os “Red Roosters” do Amicale, de Vanuatu, que, após fazer boa campanha na Fase Inicial, chegavam confiantes nas semis, apostando suas fichas em uma talentosa “legião de sérvios”.


Fanático torcedor do Ba (foto) demonstra seu carinho pelos "Men in Black"

  Emoção foi uma condição que não faltou no acanhado Govind Park, palco do duelo entre as duas equipes: tanto fijianos quanto vanuatuanos fizeram de tudo para levar alguma vantagem ao jogo de volta, visando manter o sonho de quebrar a hegemonia do Auckland City no continente.


Jogadores do Ba celebram o gol de Ravinesh Suwamy, para delírio da torcida que lotou o Govind Park

  Antes do apito inicial, o destaque foi do excelente público presente no estádio em Ba: cerca de 3.500 pessoas assistiram ao embate, público espetacular para os padrões do futebol oceânico. com a bola rolando, o Ba tentava impor seu ritmo de jogo, mas tinha pela frente um ofensivo time do Amicale, que jogava de igual pra igual, mesmo atuando fora de seus domínios, deixando a partida ainda mais interessante.


Lance mostra acirrada disputa no duelo entre Amicale (vermelho) e Ba (preto)

  Porém, aos 11 minutos, o time fijiano abriu o placar: Ravinesh Suwamy, em uma de suas raras investidas no ataque, mostrou categoria para anotar um belo gol, abrindo os trabalhos no Govind Park para êxtase da torcida alvinegra. Após o tento, a partida caiu em intensidade: com muitos erros de passe, as equipes pareciam demonstrar que estavam guardando suas “cartas” para a etapa complementar.


A alegria era evidente entre os jogadores do Amicale (foto)

  Após o descanso do intervalo, o Amicale voltou com força máxima, virando a partida com dois gols em dois minutos: aos 14, Fred Dominique, frente a frente com o goleiro fijiano, mostrou oportunismo para empatar e, no minuto seguinte, Kensi Tangis que acabara de entrar em campo, virou o duelo, determinando o placar final favorável aos “Galos Vermelhos” e dificultando a vida do Ba na OFC Champions League 2014.


Jogadores do Amicale (foto) demonstram união na celebração de um dos gols na vitória sobre o Ba no jogo de ida das semifinais da OFC Champions League 2014

  No jogo de volta, o Amicale pode perder por até 1-0 que estará garantido pela segunda vez na história na final da principal competição interclubes da Oceania, repetindo o feito de 2011, quando acabou batido pelo tradicional Auckland City na grande decisão.


Nesta edição da OFC Champions League, o Ba já conseguiu um triunfo sobre um quadro vanuatuano. A vítima foi o Tafea. Relembre os gols no vídeo acima.


  Os jogos de volta das semifinais estão marcados para o próximo sábado: em Papeete, o AS Pirae recebe o Auckland City, enquanto que o Amicale mostrará sua força contra o Ba em Port Vila. Mantendo a tradição, a “Equipe Do outro lado da bola” trará um resumo com o que de melhor acontecer nestes jogos no próximo final de semana.

  Fonte das Imagens: OFC

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A-League 2013/14: Brisbane Roar e Western Sydney Wanderers farão a Grand Final!

  Por João Victor Gonçalves

  Western Sydney Wanderers e Brisbane Roar farão a decisão da A-League 2013/14! As duas equipes de melhor campanha na Temporada Regular confirmaram a vantagem oferecida pelo "fator casa" nas semifinais e carimbaram o passaporte rumo à grande decisão, deixando de fora o atual campeão, Central Coast Mariners, e o tradicional Melbourne Victory.


Demonstrando a união do grupo, jogadores do WSW (foto) celebram a passagem à decisão da A-League 2013/14. Foto: SMH

  No duelo inaugural da rodada, no sábado, quase 20 mil pessoas foram ao Pirtek Stadium, em Parramatta, acompanhar a reedição da decisão de 2013. Do lado mandante, a expectativa era pela revanche, que garantiria ao quadro rubro-negro sua segunda participação consecutiva na Grand Final; já do lado visitante, os auri-azuis do Mariners queriam seguir vivos na luta pelo bicampeonato, o que só seria possível com uma repetição da atuação de gala que garantiu o primeiro título nacional da equipe.


Com os ânimos acirrados, ocorre um pequeno entrevero entre atletas do WSW (vermelho) e CCM (amarelo). Foto: Zimbio

  Antes do apito inicial, os dois treinadores reservaram surpresas para os torcedores: pelo lado do Wanderers, Tony Popovic surpreendeu os fanáticos rubro-negros ao deixar o artilheiro Tomi Juric e o meio-campista Aaron Mooy no banco de reservas, garantindo Santalab no comando de ataque e os talentosos Hersi e Ono na armação de jogadas; pelo lado do Mariners, Phil Moss deixou Matt Simon no banco de reservas, garantindo Mitchell Duke e Bernie Ibini-Isei no ataque.


Iacopo La Rocca (foto) celebra o segundo gol do WSW contra o Central Coast Mariners. Foto: SMH

  Durante os primeiros minutos, a partida mostrou-se equilibrada, prevalecendo a forte marcação do Mariners sobre o ímpeto ofensivo dos rubro-negros; na primeira boa chance da partida, Topor-Stanley completou o escanteio cobrado por Ono com segurança, mas a bola caprichosamente explodiu na trave de Reddy. Aos 30, porém, a retaguarda auri-azul foi vencida: após chute de Santalab, Reddy deu rebote e Youssouf Hersi apareceu livre para completar para o fundo das redes visitantes, levando ao delírio a torcida local.



Assista aos melhores momentos do triunfo do WSW sobre o CCM

  Após sofrer o gol, o Central Coast Mariners tentou levar perigo à meta de Ante Covic, mas o forte esquema defensivo preparado por Phil Moss não parecia adequado a esta tarefa. Como resultado, brechas foram abertas no "ferrolho" auri-azul, sobretudo nas laterais. Numa delas, a 10 minutos do fim, Iacopo La Rocca foi lançado em profundidade e, com um toque rasteiro, tirou a bola do alcance de Reddy, sacramentando a vitória do Wanderers por 2-0 e a passagem da equipe de Parramatta à grande decisão.


Besart Berisha (laranja) foi o grande nome do Brisbane Roar na semifinal contra o Melbourne Victory. Foto: ABC

  O adversário do WSW na Grand Final foi conhecido no dia seguinte: quase 30 mil fanáticos foram ao Suncorp Stadium apoiar o Brisbane Roar contra o tradicional Melbourne Victory. Porém, certa desconfiança pairava na "atmosfera laranja" antes do confronto: o artilheiro albanês Besart Berisha, contestado durante a Temporada Regular por seu comportamento explosivo, encarava o Victory com um contrato assinado para defender a equipe na próxima temporada. Seria um presságio de uma atuação não tão empenhada do astro do Roar?


Berisha (laranja) celebra o gol da vitória ao lado do treinador Mike Mulvey (preto). Foto: The Guardian

  Ledo engano. Após um primeiro tempo equilibrado, brilhou a estrela do albanês no 12º minuto da etapa complementar: após ser lançado em profundidade, Besart Berisha ganhou de dois defensores na velocidade, livrou-se de Nicholas Ansell e bateu forte, sem chances para Nathan Coe. O tento foi o único do duelo, assegurando a alegria da torcida de Brisbane e a passagem do melhor clube da A-League 2013/14 à grande decisão.



Veja o gol que garantiu o Brisbane Roar na decisão da A-League 2013/14

  A Grand Final está marcada para o próximo domingo, às 16hs (horário australiano): leões e rubro-negros se enfrentarão em Brisbane, como prêmio ao clube de melhor campanha nesta edição da A-League. No horário de Brasília, o duelo terá início às 3 da manhã do próximo dia 4. Quem será o grande campeão da Austrália em 2014: Brisbane Roar ou Western Sydney Wanderers? Façam suas apostas!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A-League 2013/14: com gol brasileiro, Melbourne Victory avança às semifinais; atual campeão, Mariners evita surpresa e segue na disputa.

  Por João Victor Gonçalves

  No último final de semana, foram disputadas as duas primeiras partidas dos Play-offs da A-League, que definiram os dois últimos semifinalistas do certame. Confirmando o favoritismo, Melbourne Victory e Central Coast Mariners não deram chance a seus adversários e estão ao lado de Western Sydney Wanderers e Brisbane Roar na luta pelo título.


O brasileiro Guilherme Finkler (centro) foi o herói da classificação do Melbourne Victory às semifinais. Foto: Sports Mole

  A classificação dos victorianos, porém, não foi tão simples quanto a definição deste primeiro parágrafo possa indicar. Os mais de 20 mil pagantes que foram ao AAMI Park viram um acirrado duelo contra o Sydney FC, decidido apenas nos minutos finais graças ao gol salvador do brasileiro Guilherme Finkler.


Sebastian Ryall (esquerda) celebra seu gol, que garantia o empate ao Sydney FC até os 47 minutos da etapa complementar. Foto: Fox Sports

  Logo aos 12 minutos da etapa inicial, o experiente Archie Thompson colocou o Victory à frente do placar, para delírio do público local. Porém, ainda na primeira etapa, Sebastian Ryall igualou a partida para o quadro celeste. A igualdade no placar permaneceu até os acréscimos, quando brilhou a estrela de Guilherme.


Confira os melhores momentos da emocionante vitória do Melbourne Victory sobre o Sydney FC

  Quando muitos já apostavam na disputa da prorrogação, o zagueiro Pablo Contreras, numa de suas raras descidas ao ataque, viu Guilherme Finkler livre no meio do sistema defensivo dos "Sky Blues". Com um toque preciso, o meio-campista de 28 anos, com passagens por Juventude, Wolverhampton, Ituano, Caxias, Criciúma e ABC completou a jogada iniciada pelo defensor chileno para o fundo das redes de Janjetovic, que nada pôde fazer.


A derrota do Sydney FC para o Melbourne Victory pode ter sido a última partida da carreira de Alessandro Del Piero (foto). Foto: The Roar

  Além de selar a classificação do Victory, a partida pode entrar para a história por outro motivo: a imprensa australiana dá como muito provável a aposentadoria de Del Piero após este duelo. Sendo assim, o confronto válido pelos Play-offs da A-League pode ter sido o último da vitoriosa carreira do craque italiano. Algoz do "Pinturrichio", o quadro de Melbourne terá pela frente no próximo domingo o Brisbane Roar, no Suncorp Stadium, em um dos duelos das semifinais.


Bernie Ibini-Isei (foto) fez o gol que garantiu o Central Coast Mariners nas semifinais da A-League 2013/14. Foto: Sports Mole

  No outro duelo dos Play-offs, o Central Coast Mariners freou a ascensão do Adelaide United com uma vitória simples, acabando com o sonho da equipe do "Celeiro Agrícola" da Austrália de retornar às semifinais da principal competição nacional.


Jogadores e torcedores (foto) celebram a classificação do atual campeão, Central Coast Mariners, às semifinais da A-League 2013/14. Foto: ABC

  Num confronto aberto, a equipe de Gosford viu o United levar mais perigo à meta de Liam Reddy. Porém, a falta de pontaria dos "Reds" foi determinante para o destino da partida, que seria selado aos 22 minutos da etapa final com o gol solitário do nigeriano Bernie Ibini-Isei.


Veja os melhores momentos da vitória do CCM sobre o Adelaide United

  O triunfo evitou a eliminação precoce do atual campeão australiano e deu maior credibilidade ao trabalho de Phil Moss, que assumiu o comando técnico do Mariners após a ida de Graham Arnold para o futebol japonês. O próximo desafio do jovem treinador já tem data marcada: no próximo sábado, o Central Coast Mariners vai até Parramatta enfrentar o Western Sydney Wanderers no duelo que abre as semifinais da A-League 2013/14.

  Confira a classificação final da Temporada Regular da A-League 2013/14:
  


Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Brisbane Roar
52
27
16
4
7
43
25
2
Sydney Wanderers
42
27
11
9
7
34
29
3
Central Coast
42
27
12
6
9
33
36
4
Melbourne Victory
41
27
11
8
8
42
43
5
Sydney FC
39
27
12
3
12
40
38
6
Adelaide United
38
27
10
8
9
45
36
7
Newcastle Jets
36
27
10
6
11
34
34
8
Perth Glory
28
27
7
7
13
28
37
9
Wellington Phoenix
28
27
7
7
13
36
51
10
Melbourne Heart
26
27
6
8
13
36
42