segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A-League: "All Stars" encantam público, mas deixam vitória contra Juventus escapar nos últimos minutos

  Por Rodrigo Augusto

  Celebrando o período de pré-temporada no futebol australiano, foi disputada neste mês na cidade de Sydney uma partida amistosa envolvendo o combinado de estrelas da A-League, a Liga Australiana de Futebol, e a Juventus, clube que realizou um tour por Oceania e Ásia. Mais do que meros 90 minutos, tivemos o reencontro do astro Alessandro Del Piero com a equipe em que fez história no futebol.


Eis a escalação do combinado da A-League que enfrentou a Juventus

  O selecionado local foi formado pelos maiores destaques da Temporada 2013/14, entre eles o “matador Berisha”, Marcelo Carrusca e, claro, Alessandro Del Piero que, nas duas temporadas em que atuou pelo Sydney FC, anotou 24 gols. Com tantos craques dentro das quatro linhas, o clima de festa dominava o ANZ Stadium.


Del Piero (azul) reencontrou a Juventus, equipe que o consagrou no futebol mundial

  Com a bola rolando, muitos gols premiaram os torcedores que acompanharam o espetáculo: logo aos 9 minutos, Carrusca passou por Ogbonna e bateu cruzado para abrir o marcador, levando a torcida australiana ao delírio.


Carlitos Tévez (branco) foi um dos grandes nomes da Juventus que atuou em território australiano

  A reação “bianconeri” só veio na etapa final: aos 13, Pirlo abriu para Evra, recém-contratado pela equipe de Turim, que cruzou para Llorente empatar o duelo; aos 33, depois de muitas alterações e da saída ovacionada do “Príncipe de Turim”, Juric aproveitou completou bela jogada iniciada pelas laterais do campo com um chute forte, indefensável para Storari, recolocando o quadro “aussie” à frente do placar.


Apesar do caráter amistoso, a partida teve contornos de um acirrado duelo, em disputas de bola como a retratada na imagem

  Quando a torcida australiana já celebrava a vitória, a “Juve” buscou uma reação surpreendente e virou o marcador com Pogba, aos 43, e Simone Pepe, aos 49, dando números finais ao encontro.


Assista aos gols da vitória da Juventus sobre o combinado da A-League


  Após a partida, “Il Capitano” cumprimentou cada atleta do elenco italiano e rechaçou qualquer hipótese de aposentadoria. Com 39 anos, Del Piero afirmou estar em totais condições de atuar em, ao menos, mais uma temporada e que deve definir seu futuro nos próximos dias. A imprensa europeia aponta um possível contrato com o tradicional Honved, de Budapeste, mas nada foi confirmado. Ao menos os amantes do futebol mundial terão a oportunidade de ver esta lenda atuando por mais uma temporada em grande nível!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mundial Sub-20: "Ferns" são derrotadas pela Nigéria, mas conseguem se colocar entre as oito melhores do mundo na categoria

  Por João Victor Gonçalves

  Acabou o sonho das "Ferns" de chegar às semifinais do Mundial Sub-20. Após conseguir a história classificação às quartas-de-final, as garotas neozelandesas não foram páreo para a forte Seleção Nigeriana e acabaram goleadas por 4-1, em duelo disputado no Stade Moncton, na cidade canadense homônima.


A defensora Megan Lee (3, preto) leva a Nova Zelândia ao ataque na partida contra a Costa Rica (vermelho)

  Porém, antes de destacar o duelo eliminatório, faremos um breve retorno à última rodada da 1ª Fase, onde a Nova Zelândia conseguiu a classificação com uma incontestável vitória sobre a Costa Rica. Com um futebol surpreendentemente ofensivo, as oceânicas não deram chances às "Ticas", vencendo por 3-0, gols de Skilton, Lee e Obrien.


Neozelandesas celebram um dos gols na vitória sobre a Costa Rica; confira os gols da disputa clicando aqui

  Com os três pontos, a Nova Zelândia conseguiu a vaga ao ocupar a vice-liderança do Grupo D, com seis pontos, atrás apenas da forte seleção francesa e à frente das eliminadas seleções costarriquenha e paraguaia. Nas quartas-de-final, coube às comandadas de Aaron McFarland enfrentar a líder do Grupo C, Nigéria, que havia superado na fase inicial Coreia do Sul, Nigéria e México.


"Ticas" (vermelho) lamentam eliminação da Costa Rica, com "Ferns" (preto) unidas ao fundo

  Apostando num esquema defensivo seguro e na forte marcação, a Nova Zelândia teve sua estratégia desarticulada quando, logo no primeiro minuto de jogo, Asisat Oshoala completou o cruzamento de Ugo Njoku para o fundo das redes oceânicas. Aos 12 minutos, a própria Oshoala praticamente garantiu a classificação nigeriana ao receber belo lançamento de Chinwendu Ihezuo e completar com um tiro certeiro.


Oshoala (4) e Njoku (15) comemoram gol nigeriano de forma peculiar

  A partir do segundo gol nigeriano, a partida ficou equilibrada, com as africanas tratando de administrar sua vantagem e as neozelandesas lançando-se com cautela ao ataque, tentando evitar um placar mais elástico. Apesar dos esforços das "Ferns", Uchechi Sunday, jogadora que já disputou a Copa do Mundo de Futebol Feminino, marcou duas vezes, aumentando a vantagem nigeriana.


Emma Rolston (foto) foi a autora do gol de honra da Nova Zelândia contra as nigerianas

  Como prêmio para a bela campanha da Nova Zelândia, que pela primeira vez chega às quartas-de-final de um Mundial Sub-20 Feminino, Emma Rolston, de cabeça, fez o tento de honra das oceânicas. Apesar da derrota por 4-1 e a consequente eliminação, as comandadas de Aaron McFarland saem do torneio de cabeça erguida, com a conquista de duas vitórias em quatro jogos e o honroso posto entre as oito melhores seleções do mundo na categoria.

  Fonte das Imagens: FIFA e Stuff

domingo, 10 de agosto de 2014

Mundial Sub-20: "Ferns" decepcionam e são goleadas pela forte Seleção Francesa

  Por João Victor Gonçalves

  O sábado não foi de alegria para a torcida neozelandesa. Em sua segunda partida no Mundial Sub-20 2014, as "Ferns" não tiveram chances contra a forte Seleção Francesa e acabaram goleadas por 4-0, em partida que contou com grande assistência no Estádio Olímpico de Montreal, Canadá.


Isabella Coombes (direita, branco, Nova Zelândia) trava acirrada disputa de bola com Aissatou Tounkara (centro, azul, França)

  Logo no início do duelo, a postura das duas equipes ficou claramente definida: enquanto a Nova Zelândia se fechava atrás com um esquema claramente decisivo, a França, que apresentou cinco alterações em relação ao escrete que venceu a Costa Rica em sua estreia, mostrava um futebol envolvente, com toques rápidos e boas jogadas pelas laterais, especialmente pela direita.


A bela atuação da bela Claire Lavogez (foto) foi reconhecida pela FIFA com a entrega do título de melhor jogadora da partida à francesa

  Após salvar uma boa conclusão da atacante francesa Mylaine Tarrieu, a arqueira Lily Alfeld foi batida após 22 minutos de partida, quando Kadidiatou Diani "soltou a bomba" após cobrança de falta de Lavogez. Antes do intervalo, a equipe francesa levou perigo à meta neozelandesa, principalmente nas jogadas criadas por Lindsey Thomas e Claire Lavogez, mas a atenta arqueira Alfeld evitou o aumento da vantagem franca.


Lavogez (azul, França, 10) celebra seu gol ante a Nova Zelândia

  Na etapa complementar, porém, nem mesmo as boas intervenções da arqueira oceânica bastaram para parar o forte ataque francês e evitar um placar dilatado. Logo aos 8 minutos, Lavogez teve sua bela atuação premiada com um gol. Já no final do duelo, Clarisse Le Bihan mostrou seu potencial e, com gols aos 35 e aos 37 minutos, fechou o placar: França 4-0 Nova Zelândia.


Jogadoras neozelandesas (branco) lamentam o revés frente a forte equipe francesa

  Apesar da derrota, a Nova Zelândia segue com grandes de classificação às oitavas-de-final: basta às "Ferns" uma vitória contra a Costa Rica (que perdeu seus dois jogos, sendo o último revés para o Paraguai por 2-1) no próximo dia 13. Já a França, virtualmente classificada, despede-se da primeira fase no mesmo dia contra a Seleção Guarani.

  Fonte das Imagens: FIFA  

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mundial Sub-20 Feminino: "Ferns" não dão chances às guaranis e estreiam com o pé direito

  Por João Victor Gonçalves

  A Nova Zelândia estreou com o pé direito no Mundial Sub-20 de Futebol Feminino, disputado no Canadá. Atuando no histórico Estádio Olímpico de Montreal, as "Ferns" tiveram pela frente a valente seleção paraguaia. Ao final dos 90 minutos, o conjunto oceânico mostrou sua evolução e, com maior eficiência no setor ofensivo em relação às guaranis, venceu por 2-0.


Jogadores neozelandesas (branco) celebram um dos gols na vitória sobre o Paraguai em sua estreia no Mundial Sub-20. Confira os gols da partida clicando aqui

  No início do duelo, as duas equipes adotaram uma postura bastante defensiva, abusando das jogadas duras e da forte marcação. Neste cenário, as campeãs da Oceania levavam vantagem sobre as sul-americanas, barrando com maestria as descidas do veloz ataque guarani.


Torcida paraguaia (foto) compareceu em bom número ao Estádio Olímpico de Montreal

  Às "Ferns", bastaram apenas três minutos de desatenção das "Albirrojas" para marcar os gols da vitória: aos 40 minutos, Emma Rolston acertou um belo chute no canto esquerdo da arqueira Cristina Recalde, que nada pôde fazer, abrindo os trabalhos para o conjunto neozelandês; aos 43, após vacilo da defensiva sul-americana, Steph Skilton só teve o trabalho de empurrar o esférico para o fundo das redes paraguaias, determinando o segundo tento das "Samambaias".


Stephanie Skilton (foto) foi a autora do segundo gol neozelandês contra as paraguaias

  Na etapa complementar, o Paraguai lançou-se ao ataque de modo mais intenso. Porém, as investidas das guaranis que superavam o forte bloqueio defensivo neozelandês encontravam como destino as mãos seguras da goleira Lily Alfedl. Dessa forma, a vantagem neozelandesa foi administrada até o final da partida, com a manutenção do placar final em 2-0.


Com passagens pela Seleção Principal, Katie Bowen (foto) é a líder das "Ferns" dentro de campo na disputa deste Mundial Sub-20

  Merece destaque no duelo a presença de três jogadoras na delegação neozelandesa que defenderam o escrete nacional no Mundial Sub-17: Daisy Cleverley, Isabella Coombes (no banco) e Martine Puketapu (substituída aos 13 minutos da etapa complementar). Apesar da vitória, a Nova Zelândia aparece na vice-liderança da chave, já que na outra partida do Grupo D a França goleou a Costa Rica por 5-1. As europeias serão o próximo desafio das "Ferns" no próximo sábado, enquanto as paraguaias terão pela frente as costarriquenhas.

  Fonte das Imagens: FIFA e Stuff
  

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Micro Games 2014: Pohnpei confirma favoritismo e conquista medalha de ouro no futebol; Chuuk surpreende e fatura o bronze

  Por Carlos Santos

  Chegou ao fim a edição 2014 do Torneio de Futebol dos Micro Games. Com quatro equipes na disputa, a primeira fase quase foi encerrada de maneira pouco usual: por causa de uma tempestade que atingiu o Pics Field, o jogo entre Pohnpei e Chuuk foi paralisado e, caso as condições meteorológicas não favorecessem a prática esportiva, o duelo poderia ser cancelado. 


Eis a Seleção de Pohnpei, campeã do Torneio de Futebol dos Micro Games 2014

  Porém, no dia seguinte, o jogo, que apontava vitória parcial de Pohnpei por 2-1, foi encerrado, com o placar final apontando 3-2 para os anfitriões. Com a vitória, Pohnpei confirmou seu favoritismo com 100% de aproveitamento na fase qualificatória; já Chuuk, por sua vez, iria abalada para a disputa do bronze, com três derrotas em três confrontos.


A valente seleção de Chuuk (foto) superou as adversidades e conquistou a medalha de bronze

  Fechando a Fase de Classificação, Palau e Yap entraram em campo buscando uma vaga na grande decisão. Por ter melhor saldo de gols, os palauanos jogavam pelo empate; já os yapenses queriam a vitória para seguirem vivos na luta pela medalha de ouro.


Lance da partida entre Palau (azul) e Yap (cinza)

  Jogando com o regulamento debaixo do braço e demonstrando forte poder defensivo, Palau segurou o empate por 2-2 e se classificou pela primeira vez em sua história para uma partida final; já à Yap, apesar dos quatro pontos somados, restou a disputa do 3º lugar contra Chuuk como prêmio de consolação.


Na decisão da medalha de bronze, a Seleção de Yap (foto) apresentou um belíssimo uniforme azul

  Na disputa pela medalha de bronze, Yap e Chuuk mediram forças com o favoritismo sendo todo dos yapenses, que chegavam à partida após uma digna campanha na Fase de Classificação. Porém, após ter perdidos todos seus três primeiros jogos, Chuuk demonstrou poder de reação e, surpreendentemente, venceu os rivais por 3-1, conquistando o bronze e o respeito dos praticantes da Micronésia, que já passam a ver a seleção chuukese com outros olhos.


Lance da disputa pela medalha de bronze entre Chuuk (verde) e Yap (azul)

  Antes do início da grande decisão, a organização dos Micro Games brindou os atletas com dois prestigiados árbitros da Fiji Football Association: Rakesh Varman e Avinesh Narayan. Segundo Bob Kumar, representante da Fiji FA, a ocasião "é uma oportunidade para os árbiros fijianos adquirirem experiência e conhecerem outro país". Além de contribuir com o aprimoramento do futebol nos Estados Federados da Micronésia, a dupla de árbitros realizará workshops visando transmitir seus conhecimentos para a melhora do nível da arbitragem local.


Antes da decisão, árbitros fijianos (esquerda) realizaram um intercâmbio com membros da arbitragem micronésia (direita), visando a troca de conhecimentos e experiências

  Na grande decisão entre pohnpeianos e palauanos, a rivalidade extrapolava as quatro linhas: mais do que o título do Torneio de Futebol, com a medalha de ouro, a seleção vitoriosa garantiria à sua delegação a vice-liderança geral no quadro de medalhas dos Micro Games 2014. Porém, após 90 minutos de disputa, os anfitriões confirmaram o favoritismo e mostraram que não tiveram um bom desepenho na fase inicial por acaso.


A valente seleção palauana (foto) ficou com a medalha de prata no futebol da edição 2014 dos Micro Games

  No primeiro tempo, os pohnpeianos asseguraram a vitória ao abrir uma vantagem incontestável de 3-0; na etapa complementar, os palauanos até chegaram ao gol de honra, mas o placar final de 3-1 mostra que os comandados de Charles R. Mitchell terão muito trabalho pela frente para conquistar a hegemonia regional dentro das quatro linhas.


Exibindo seu belo uniforme azul, a Seleção de Pohnpei (foto) venceu Palau na decisão de maneira incontestável (3-1) e ficou a medalha de ouro no futebol dos Micro Games 2014


  Aos campeões pohnpeianos, a vitória serve não só para confirmar o favoritismo, mas para fortalecer ainda mais a prática do futebol no estado micronésio que apresenta o maior desenvolvimento da modalidade, renovando as esperanças do país de um dia conseguir uma filiação a uma entidade internacional. Os palauanos também ficaram satisfeitos com o resultado, já que, pelas dificuldades financeiras encontradas durante o período de participação, a medalha de prata mostra-se como gratificante; além disso, o país celebra a conquista de visibilidade a nível internacional e o reconhecimento dos micronésios ante o esforço de seus atletas.

  Fonte das Imagens: Pohnpei Soccer Association e The Kaselehlie Press