segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OFC Champions League: Lupe ole Soaga vence Qualificatório e está na Fase Final do torneio; conheça os outros nove classificados!

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol de Samoa está em festa! Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe do país consegue vencer o quadrangular com clubes representantes dos países "nanicos" da OFC e alcança a Fase Final da OFC Champions League. Contando com o apoio da torcida no Complexo Joseph S. Blatter, o Lupe ole Soaga superou rivais de Tonga, Ilhas Cook e Samoa Americana e ficou com o título do quadrangular qualificatório.

Jogadores e comissão técnica do Lupe ole Soaga (foto) comemoram conquista de vaga na Fase Final da OFC Champions League 2014/15

  A segunda rodada do certame foi aberta com o duelo entre FC SKBC, de Samoa Americana, e Lotoha'apai United, de Tonga. Após deixar uma boa impressão na rodada inicial, na qual empatou em um tento com o Puaikura FC, das Ilhas Cook, o quadro da Igreja Batista de Samoa Americana não fez frente ao entrosado tricampeão tonganês. Com um gol aos 4 minutos da etapa inicial, Uhatahi, cobrando pênalti, abriu o caminho para uma tranquila vitória do quadro alvirrubro.

Disputa de bola entre Fineasi Palei (azul, Lotoha'apai United) e Kaleopa Siligi (branco, FC SKBC)

  Ainda na primeira etapa, Mafi aumentou a vantagem do Lotoha'apai, praticamente sacramento a vitória da equipe de Veitongo. No segundo tempo, Maamaaloa e Uhatahi, novamente em cobrança de pênalti, sacramentaram o primeiro triunfo do campeão tonganês no quadrangular. A 10 minutos do fim, Kang fez o tento de honra do SKBC, determinando o placar final em 4-1 favoráveis aos comandados de Vahafolau Vea, que recuperaram-se do revés sofrido na estreia para o anfitrião Lupe ole Soaga.

Assista aos gols da vitória do Lotoha'apai United sobre o FC SKBC

  No jogo de fundo da rodada, um bom público compareceu às arquibancadas do Complexo Joseph S. Blatter para alentar os alviverdes do Lupe ole Soaga, dispostos a conseguir sua segunda vitória no certame. Porém, a legião estrangeira do Puaikura estava disposta a reverter o ligeiro favoritismo do quadro samoano e seguir viva na luta pela classificação. Para tristeza dos cookianos, porém, logo aos 8 minutos de jogo, o artilheiro Silao Malo balançou as redes de Dujakovic, para delírio da torcida em Apia.

Os capitães Vaalii Faalogo (verde, Lupe ole Soaga) e Paul-Luiz van Eijk (vermelho, Puaikura) participam de sorteio comandado pelo árbitro salomônico Gerald Oiaka (centro) 

  Porém, logo nos minutos seguintes, o Puaikura demonstrou seu poder de reação: a equipe, que quebrou uma hegemonia de treze anos consecutivos de domínio de Tupapa Maraerenga e Nikao Sokattack na Liga Cookiana, chegou à virada em apenas dois minutos, com tentos do escocês Stuart Kelly e do nativo Tiputoa. A vantagem do quadro visitante parecia certa ao intervalo; porém, aos 49 minutos da etapa inicial, o artilheiro Malo igualou novamente a contagem.

Confira os gols da vitória do Lupe ole Soaga sobre o Puaikura

  Na etapa final, brilhou a estrela de outro destaque do Lupe ole Soaga que atua na Seleção Samoana: considerado por muitos o melhor jogador de seu país, Andrew Setefano demonstrou toda sua perícia e frieza ao marcar, a 15 minutos do fim, o gol da vitória do quadro alviverde. Com o triunfo, os rapazes de Tuanaimato poderiam se dar ao luxo de perder na última rodada, desde que o Lotoha'apai United não vencesse o Puaikura, que mesmo assim ficariam com a vaga na principal competição interclubes da Oceania.

Com seu estilo particular, o treinador Fetu'u He Vahafolau Vea (foto) levou o Lotoha'apai United ao tricampeonato tonganês

  Na rodada final, a torcida samoana compareceu em bom número para assistir à partida preliminar entre Lotoha'apai United e Puaikura, ciente de que o triunfo do quadro cookiano ou o empate significariam a classificação antecipada de seus pupilos à Fase Final da OFC Champions League. Com a bola rolando, o gol solitário do artilheiro escocês Kelly, aos 38 minutos da etapa complementar, garantiu a única vitória rubro-negra no certame e a festa entre torcedores e jogadores do Lupe ole Soaga, que repetiram o feito do Kiwi FC, ocupando um lugar entre os 12 melhores clubes da Oceania.

Assista ao gol que deu a vitória ao Puaikura no duelo contra o Lotoha'apai United

  Com isso, o duelo entre Lupe ole Soaga e FC SKBC adquiriu um caráter de celebração e despedida da representação de Samoa Americana do torneio. Porém, o quadro alviverde não diminuiu o ritmo e fechou sua participação com uma sonora goleada: 6-0, com um hat-trick de Silao Malo, artilheiro da Fase Preliminar da OFC Champions League com 5 gols; Toni, Gosche e Setefano completaram o placar.

Veja os seis gols da vitória do Lupe ole Soaga sobre o FC SKBC

  Com 9 pontos em 3 jogos na Fase Qualificatória, o Lupe ole Soaga se junta aos outros nove integrantes já definidos da OFC Champions League 2014/15, que são: Suva (campeão da Liga Nacional Fijiana 2014), Ba (vice-campeão da Liga Nacional Fijiana 2014), Auckland City (campeão da ASB Premiership 2013/14), Team Wellington (vice-campeão da Temporada Regular da ASB Premiership 2013/14), Pirae (campeão da Superliga Taitiana 2013/14), Tafea (campeão da Superliga Nacional de Vanuatu 2014), Amicale (vice-campeão da Superliga Nacional de Vanuatu 2014), Gaïtcha (campeão da Divisão de Honra da Nova Caledônia 2013) e Hekari United (campeão da Liga de Futebol de Papua Nova Guiné 2014). Os dois postos restantes serão ocupados pelo campeão da Fase Regular da Superliga Taitiana 2014/15 e pelo campeão da Telekom S-League, das Ilhas Salomão, na temporada 2014/15. O início da Fase Final está previsto para 17 de Abril de 2015.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

OFC Champions League: equilíbrio marca rodada inaugural da Fase Preliminar

  Por Rodrigo Augusto

  O principal campeonato interclubes da Oceania começou nesta terça-feira. Após dois jogos, o equilíbrio predominante entre as equipes participantes foi o grande destaque da rodada inaugural.

O defensor Jarvis Aperau (foto) é um dos destaques do Puaikura neste Qualificatório para a OFC Champions League 2015

  A fase preliminar, proposta desde 2012 pela OFC, tem sido vista com bons olhos por seus países afiliados, concretizando-se como a grande oportunidade para que clubes com menor representatividade alcancem uma disputa justa contra os esquadrões mais tradicionais do Pacífico.

O simpático time do FC SKBC (foto), representante de Samoa Americana no certame, surpreendeu os amantes do futebol oceânico ao conseguir um ponto em seu debut

  Nesta primeira etapa, participam do torneio: Puaikura (Ilhas Cook), Lupe ole Soaga (Samoa), Lotoha’apai United (Tonga) e Samoan Korean Baptist Church (Samoa Americana). Todos os jogos do quadrangular ocorrem em Ápia, capital samoana.

Com uma legião de estrangeiros, o Puaikura FC (foto) promete levar a vaga para a Fase Final da OFC Champions League para as Ilhas Cook

  A competição consiste em um quadrangular de turno único, no qual o vencedor garante a única vaga do qualificatório para a fase de grupos, que será disputada no ano que vem. Logo no primeiro dia de jogos, qualquer expectativa de amplo favoritismo por parte de um dos quadros foi descartada, com o equilíbrio sendo a tônica da disputa.

Disputa de bola no duelo entre Puaikura (vermelho) e SKBC (branco), com uma paradisíaca paisagem ao fundo do Complexo Joseph S. Blatter

  Abrindo os trabalhos no complexo Joseph S. Blatter, o exótico duelo entre o SKBC, clube campeão da Liga da Samoa Americana, e o ágil time Puaikura, soberano do futebol cookiano, empolgou os torcedores presentes. Muitos apostavam em uma tranquila vitória do quadro cookiano, sobretudo após Temana Pennycook abrir o marcador nos acréscimos da primeira etapa, para alegria do escrete comandado pelo experiente Tuka Tisam.

Representando o futebol de Samoa, o Lupe ole Soaga (foto) exibe seu belíssimo novo uniforme para a disputa do Qualificatório Preliminar

  Na etapa final, porém, o simpático time da Igreja Batista resolveu mostrar sua garra e, mesmo com algumas dificuldades técnicas, teve seu esforço premiado com o gol de empate nos minutos finais do duelo: a boa trama entre Gun Kang e Luvu terminou com o gol deste último, selando o placar final em 1-1.



Assista aos melhores momentos do empate entre SKBC e Puaikura

  Com o empate no jogo inaugural, Lotoha’apai e Lupe ole Soaga entraram em campo cientes de que o vencedor do duelo ostentaria o posto de líder do quadrangular após a primeira rodada. Em outra partida muita equilibrada, o quadro anfitrião saiu com os três pontos aproveitando-se de uma desatenção da esquadra tonganesa.

Eis a base vencedora do Lotoha'apai United (foto), atual tricampeão da Liga Tonganesa

  Para a alegria do público presente no Joseph S. Blatter, Luke Gosh, aos 38 minutos da etapa complementar, tirou o grito de gol da garganta do torcedor samoano, garantindo o triunfo dos alviverdes de Tuanaimato.



Confira os melhores lances da vitória do Lupe ole Soaga sobre o Lotoha'apai


  Na próxima rodada, o simpático time do SKBC tentará manter seu bom momento contra o multicampeão tonganês Lotoha'apai, enquanto que o anfitrião Lupe ole Soaga encara a legião estrangeira do Puaikura; as partidas acontecem na madrugada de quarta para quinta-feira (horário de Brasília).

  Fonte das Imagens: OFC

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

OFC Champions League 2014/15: fase qualificatória começa nesta terça-feira; conheça os quatro participantes

  Por João Victor Gonçalves

  Começa na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília) a fase preliminar da OFC Champions League. Com todos os seus jogos disputado no simpático Complexo Joseph S. Blatter, em Apia, capital da Samoa, o quadrangular dará ao seu campeão o direito de disputar a fase final da principal competição continental interclubes com os 11 melhores esquadrões da Oceania.

Complexo que sediará as partidas do Qualificatório para a OFC Champions League leva o nome de Joseph S. Blatter (quarto, da esquerda para a direita), que, ao lado de Charlie Dempsey (terceiro, da esquerda para a direita), mostrou todo seu espírito receptivo para com a população local

  Representando o futebol do país anfitrião, o Lupe Ole Soaga tenta surpreender em sua primeira participação na principal competição do futebol da Oceania. Após quebrar a hegemonia do tradicional Kiwi SC na Temporada 2012/13, quando conquistou a Liga Nacional de Samoa e credenciou-se à disputa do atual certame, a equipe de Tuanaimato chega como favorita para a disputa do qualificatório. Além do apoio da torcida local, os alviverdes contarão em suas filas com jogadores com experiência internacional com a camisa da Seleção Samoana, como o defensor Vaalii Faalogo, o meia Silao Malo e o atacante Suivai Ataga.

Os atletas do Lupe Ole Soaga (foto) tentarão repetir o sucesso do conterrâneo Kiwi SC e alcançar a Fase Final da OFC Champions League

  Outra equipe que quebrou uma hegemonia local para chegar à OFC Champions League foi o Puaikura FC, tradicionalmente conhecido no cenário cookiano como Arorangi FC. Após vencer o campeonato nacional pela primeira vez na história desde 1950 (data de início da competição nacional), quebrando a sequência vitoriosa do Tupapa Maraerenga, o quadro rubro-negro desembarcou em Samoa com um nome de destaque em seu banco de reservas: Tuka Tisam, que construiu sua carreira representando a Seleção Nacional das Ilhas Cook, terá sua primeira missão internacional como treinador. Para cumpri-la, contará com o talento do escocês Stuart Kelly, ex-jogador do Rangers, e a raça dos bósnios Dujakovic e Kafedzic.

Após quebrar a hegemonia do Tupapa Maraerenga, o Puaikura (foto) quer fazer história na Samoa com sua "legião internacional"

  O terceiro novato na disputa do quadrangular é o FC SKBC (Football Club Samoa Korean Baptist Church Football Club), flamante campeão da Liga de Samoa Americana no ano de 2013. A equipe, ligada à Igreja Batista e à Comunidade Sul-Coreana de Pago Pago, desfez-se de sua base composta por jogadores de ascendência oriental, vencedora do certame nacional, para apostar num quadro recheado de jovens talentos locais, como Richard Donovan, William Fong, Kaleopa Siligi e Johnny Sione. Remanescente da conquista do título samoano, o sul-coreano Kang terá a seu lado mais dois estrangeiros: o estadunidense Steven Garcia e o fijiano Raynel Krishna.

Com um elenco reforçado por jovens talentos locais, o FC SKBC (foto) quer elevar o nome do futebol de Samoa Americana a nível internacional

  Finaliza a lista de quatro concorrentes o Lotoha'apai United, atual tricampeão do Campeonato Tonganês. Base da Seleção Nacional, a equipe de Veitongo aposta no entrosamento para surpreender os rivais e conquistar a vaga na Fase Final da OFC Champions League 2014/15. Sob o comando do experiente Fetu'u He Vahafolau Vea, o elenco alvirrubro tem como grande destaque o meia Fineasi Palei, habilidoso meia da nova geração tonganesa, e o atacante Lafaele Moala que, com 32 anos, acumula a honra de ter defendido a seleção de seu país em 11 oportunidades desde 2003.

Apostando em seu poder de entrosamento, o Lotoha'apai United (foto), multicampeão tonganês, busca voos mais altos na OFC Champions League

  O campeonato mais alternativo e charmoso da Oceania começa em instantes, com o duelo inaugural entre FC SKBC e Puaikura; encerra a primeira rodada o aguardado duelo entre o anfitrião Lupe Ole Soaga e o tradicional Lotoha'apai United. Na segunda rodada, marcada para o dia 9, americo-samoanos e tonganeses duelam na partida preliminar, enquanto cookianos e samoanos fazem a segunda partida. Por fim, no dia 11, o "internacional" Puaikura encara o Lotoha'apai, enquanto Lupe Ole Soaga e FC SKBC fazem o "Clássico das Samoas".

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Oceânico de Futsal 2014: convidada, Malásia estraga festa de anfitriões "Cagous" e fica com a taça

  Por Rodrigo Augusto

  Ocorreu em Nouméa, na Nova Caledônia, mais uma edição do Campeonato de Futsal da Oceania, torneio que tradicionalmente serve como qualificatório continental para o Mundial da categoria. Porém, desta vez, a ideia dos dirigentes oceânicos foi diferente, com um formato inovador.

Banner destaca a realização do Campeonato Oceânico de Futsal 2014

  Costumeiramente, as Eliminatórias da Oceania ocorriam dois anos antes do Mundial; deste modo, as seleções tinham poucos jogos preparatórios e, quando chegavam ao torneio mundial, eram goleadas facilmente pelos rivais, mais entrosados. Dessa maneira, visando dar ritmo de jogo às principais esquadras do continente, a OFC decidiu realizar o torneio em 2014, convidando a forte seleção malaia para acirrar ainda mais a disputa.

A anfitriã seleção da Nova Caledônia (foto) encerrou a competição com um honroso segundo lugar

  Participaram do torneio no último mês de agosto, além da anfitrã Nova Caledônia, Malásia, Nova Zelândia, Taiti e Vanuatu. Ofuscando um pouco o certame, as Seleções de Fiji e Ilhas Salomão, tidas como as principais potências regionais, não entraram em quadra.

Disputa de bola no duelo entre Taiti (branco) e Vanuatu (amarelo)

  Ao final de cinco rodadas de um formato onde todos enfrentavam todos dentro de grupo único no sistema de pontos corridos, foi justamente o selecionado malaio, convidado pela OFC, quem se deu melhor na disputa e ficou com a taça.

Veja os gols das vitórias de Nova Zelândia e Vanuatu no primeiro dia de competições do Oceânico de Futsal 2014

  Logo na primeira rodada, duas zebras: a Nova Zelândia venceu o time asiático por surpreendentes 4-1, enquanto que Vanuatu, uma seleção sem tradição na modalidade, bateu o ascendente time taitiano por 5-1. Na jornada seguinte, os resultados traduziram o esperado: empate entre Taiti e Nova Caledônia (4-4) e goleada neozelandesa sobre Vanuatu (5-1).

Assista aos gols do segundo dia de jogos do Oceânico de Futsal 2014

  No terceiro dia de jogos, o destaque ficou por conta do time da casa, que não deu chances ao azar e goleou os “Yellow Boys” de Vanuatu por 6-2, enquanto que a Malásia mostrou que o tropeço na rodada inicial foi uma fatalidade, batendo o Taiti por 5-2.

No terceiro dia do torneio, Nova Caledônia e Malásia venceram; relembre os gols no vídeo acima

  Na quarta rodada, dois jogos muito equilibrados: os “All Whites” perderam para o time caledoniano por 2-1, e com um pouco menos de dificuldade, o quadro malaio bateu Vanuatu por 9-5.

Acompanhe os gols do quarto dia de jogos, que teve como grande destaque a goleada da Malásia sobre Vanuatu

  Na última e decisiva rodada, Malásia, Nova Zelândia e Nova Caledônia chegavam com chances reais de título; porém, para decepção dos amantes do futebol oceânico, o escrete asiático ficou com a taça.

Relembre os gols do quinto dia de jogos do Oceânico de Futsal 2014

  O time neozelandês decepcionou novamente e perdeu para o Taiti por 2-0; no jogo de fundo, Malásia e Nova Caledônia fizeram uma espécie de “final” do certame. Mesmo contando com o apoio da fanática torcida local, os “Cagous” não foram páreo para a Malásia que, com um melhor aproveitamento nas finalizações, bateu o quadro local por 6-3 e celebrou a conquista do torneio.

A Seleção da Malásia (foto) foi a grande campeã do Campeonato Oceânico de Futsal 2014


  Com o término da competição, as equipes voltam suas atenções na disputa das Eliminatórias para o Mundial de 2016, que será disputado na Colômbia, no qual os amantes do futebol oceânico esperam uma participação digna de seu representante continental.