domingo, 2 de novembro de 2014

Futebol Feminino: Nova Zelândia vence Copa das Nações da OFC sem maiores dificuldades e garante vaga no Mundial 2015

  Por João Victor Gonçalves

  Sem maiores sustos, a Nova Zelândia confirmou seu enorme favoritismo e ficou com o título da Copa das Nações da OFC de Futebol Feminino, garantindo, de quebra, uma vaga no Mundial da categoria, que será disputado no Canadá em 2015.

"Ferns" celebram o título da Copa das Nações da OFC 2014

  Contando com quatro seleções participantes, a Copa das Nações da OFC foi disputada no Kalabond Oval, em Kokopo, Papua-Nova Guiné. Além da seleção anfitriã, o certame contou com a presença da favorita Nova Zelândia e das modestas Tonga e Ilhas Cook, sempre atuantes e competitivas no futebol feminino do Pacífico.

Assista aos gols das vitórias de Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia na abertura do torneio

  Logo na primeira partida do quadrangular, as "Ferns" confirmaram sua superioridade com uma goleada incontestável sobre as valentes tonganesas: 16-0. A qualidade técnica neozelandesa foi comprovada com o simples fato de que oito atletas balançaram as redes alvirrubras: Cleverley (2), Gregorius (3), Hassett, Collins (3), White (2), Longo (2), Hearn (2) e Percival anotaram para o quadro comandado por Tony Readings. Na partida de fundo, a anfitriã Papua-Nova Guiné debutou com uma goleada mais modesta sobre as Ilhas Cook: 4-1, com hat-trick de Gunemba.

Jogadoras papuásias (vermelho) realizaram trabalho de orientação a crianças locais durante a realização da OFC Nations Cup em seu país

  A segunda rodada, por contar com o duelo decisivo entre Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia, ganhou ares de decisão em relação ao título do torneio. Porém, antes da aguardada partida, Ilhas Cook e Tonga fizeram um agradável embate que definiria a terceira força do Pacífico no futebol feminino. Representando a necessidade de evolução das duas equipes, o empate por 1-1 serviu de prêmio à valentia de tonganesas e cookianas.

No segundo dia de disputas, Tonga e Ilhas Cook ficaram no empate, enquanto que a Nova Zelândia praticamente assegurou o título ao vencer Papua-Nova Guiné. Confira os gols

  Contando com o apoio da fanática torcida, a seleção papuásia conseguiu segurar o ímpeto das "Ferns" por 45 minutos num duelo de muita tensão no Kalabond Oval. Porém, na etapa complementar, com um melhor preparo físico, as comandadas de Tony Readings fizeram valer sua soberania no cenário continental e chegaram a vitória por 3-0 graças aos gols de Stott, Hearn e Longo. Ao apito final da fijiana Finau Vulivuli, as meninas neozelandesas celebraram com a certeza de que tinham cumprido sua missão e garantido a taça.

Confira os gols das vitórias de Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné na última rodada da Copa das Nações da OFC 2014

  Isso porque o abismo técnico que separa as "Ferns" das meninas cookianas não fazia com que outro resultado que não fosse a vitória da seleção kiwi fosse esperado na última rodada. De fato, a despedida das campeãs continentais foi em grande estilo: vitória por 11-0, com gols de Collins (2), Erceg, Hearn (4), Percival, White, Stott e Hassett. No jogo de fundo da jornada, a vice-campeã Papua-Nova Guiné não passou de uma modesta vitória por 3-0 sobre Tonga.

Com sete gols, Amber Hearn (branco) foi a artilheira da edição 2014 da Copa das Nações da OFC

  O título neozelandês foi coroado por uma impressionante marca: 30 gols marcados em 3 jogos, média de 10 por duelo; por outro lado, a meta defendida por Nayler e Rolls não foi vazada durante os 270 minutos em que as "Ferns" estiveram em ação. Apesar da conquista das arqueiras neozelandesas, as "Luvas de Ouro" da competição ficaram com a bem mais exigida arqueira papuásia Fidelma Watpore. Com sete gols, Amber Hearn foi a artilheira do certame; coube a Rosie White o prêmio de melhor jogadora do quadrangular. A valente esquadra de Tonga ficou com o Prêmio "Fair Play" da Copa das Nações da OFC de Futebol Feminino 2014.

  Confira a classificação final da Copa das Nações da OFC 2014:  
EquipeJVEDGPGCSGPG
 Nova Zelândia3300300+309
 Papua-Nova Guiné320174+36
 Ilhas Cook3012216−141
 Tonga3012120−191
  Fonte das Imagens: OFC