sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

  Por Equipe Do outro lado da Bola


  Mais um ano vai chegando ao fim. E 2011 teve um sabor especial para nosso blog, pois foi o ano de início de nossas atividades. Após 5 meses na ativa, só temos motivos para comemorar. Mas, ao invés de citá-los, preferimos agradecer quem é a razão especial da existência deles: você, nosso estimado leitor!


Samoanos celebram chegada de 2012 em Apia. Foto: Mirror.co.uk


  Sabemos que o futebol da Oceania, por seu caráter "exótico", muitas vezes é visto somente pelo lado curioso. Mas procuramos mostrar, em cerca de 200 matérias, o lado profissional e belo desse esporte e suas categorias em todo o Pacífico. Não somente nos resumimos às dificuldades estruturais das competições ou ao baixo nível técnico de algumas partidas, mas sim à vontade e superação de cada atleta, ao sorriso de cada almejada conquista ou às lágrimas da derrota que, por mais que assinalem um revés esportivo, não apagam o caráter e o espírito competitivo dos derrotados.


Auckland celebra a chegada do novo ano. Foto: The Sun


  Tudo isso sempre ocorreu com o apoio de você, que dedica parte de seu dia, semana ou mês ao nosso espaço informativo, lendo uma matéria sobre determinado campeão ou assistindo os gols de alguns campeonatos. Ou, ainda, se surpreendendo com cada especificidade que ronda o continente oceânico. E claro, no podríamos olvidarnos de nuestros lectores hispanohablantes, que dedican su tiempo a prestigiar la columna "Fútbol de Oceanía en Español"!


Um grande espetáculo pirotécnico marcou a chegada de 2012 em Sydney. Foto: Daily Mail


  Desejamos a todos um ótimo 2012, e esperamos continuar seguindo com a confiança de cada amigo para sempre alcançarmos novas marcas e ter a chance de oferecer uma visão da realidade do futebol em terras tão distantes. Esses são os votos de toda a Equipe Do outro lado da Bola (João Victor Gonçalves, Rodrigo Augusto, Carlos Santos, Rafael Saltori e Jesús López) para você.


Feliz 2012!

ES Houaïlou é o campeão da Super Ligue de Futsal na Nova Caledônia

  Por João Victor Gonçalves


  Um dos esportes que mais vem ganhando adeptos nos últimos anos na Nova Caledônia é o Futsal. Muita dessa fama recente deve-se ao apoio que a federação local dá à prática dessa modalidade nas quadras do país e à realização da Super Ligue de Futsal, competição que envolve os melhores clubes dos país na briga pelo título nacional. Na edição 2011, a taça se manteve nas mãos do campeão de 2010: o Étoile Sportive de Houaïlou, que bateu o FC Ferrand na última rodada por 13-8 e manteve o troféu em suas galerias.


Lance do duelo entre ESH e Ferrand, que garantiu o título da Superligue aos "laranjas". Foto: FC Ferrand


  O bi-campeonato dos "laranjas" até chegou a ser ameaçado nas últimas rodadas com a aproximação da equipe da Universidade da Nova Caledônia na tábua de classificação. Mas a maturidade dos campeões falou mais alto e, com um elástico placar sobre o tradicional Ferrand, as "estrelas" de Houaïlou garantiram a conquista. Além da campanha dos campeões, merecem destaque as das equipes que ocuparam os quatro primeiros postos da tabela, Universidade da Nova Caledônia, ASPTT Futsal e Olympique Fustal, que somaram mais de 40 pontos em toda a temporada.


Equipe do Étoile Sportive de Houaïlou posa ao lado do troféu do Campeonato Nacional de Futsal. Foto: Les Nouvelles Calédoniennes


  Além da alegria da torcida laranja de Houaïlou, o Futsal se consolida na Nova Caledônia como uma das preferências nacionais, atraindo para as partidas bons públicos, compostos por crianças e mulheres, mostrando seu caráter pacífico e leal. A expectativa agora é que os "cagous" consigam montar uma boa seleção também nesta categoria, dando vitórias e motivos para os caledonianos sorrirem em 2012!


  Confira a classificação final da Super Ligue de Futsal 2011:

Pos.
Equipe
P
1
Étoile Sportive de Hoaïlou
50
2
Université de la Noueve-Calédonie
47
3
ASPTT Futsal
42
4
Olympique Fustal
41
5
FC Ferrand
38
6
AS Koumac
26
7
SC Koohnê
20
8
ASPN
14

Mont-Dore vence a Super Ligue e está na O-League 2012/13!

  Por Rodrigo Augusto


  A equipe do Mont-Dore conquistou recentemente mais um título da Super-League, campeonato nacional da Nova Caledônia, o que acabou lhe rendendo mais uma vez a vaga para representar o país na próxima edição da Liga dos Campeões da Oceania, a O-League 2012/13.

Jogadores do Mont-Dore confirmaram sua superioridade na Nova Caledônia faturando o bi-campeonato da Liga Nacional

  O título veio com uma sonora goleada de 7-1 sobre a equipe do Gaïtcha, atual campeã da Copa da Nova Caledônia. Com isso se encerrou a temporada do torneio mais importante da colônia francesa, que viu mais uma vez o Mont-Dore faturar o caneco, mostrando que nos últimos tempos os rubro-negros são a maior força do esporte bretão no país.

Equipe que representou o Mont-Dore durante a disputa dos Play-offs finais da Superligue

  A temporada foi intensa e agitada, com muitos jogos em um curto período de tempo. A equipe doriana trabalhou duro para conquistar seu segundo título consecutivo, tendo a a regularidade durante todo o certame como fator essencial para triunfar.

Domínio do Mont-Dore ficou evidente desde a 1ª Fase. Foto da partida contra o AS Kunié

  O Mont-Dore abriu o placar logo aos seis minutos de jogo, com Hmaloko, que acertou belo voleio para alegria da torcida rubro-negra. O empate do Gaïtcha surgiu aos 34, com Bako, mas a igualdade não durou muito tempo, já que dois minutos depois os campeões retomaram a frente do placar com um gol contra de Bearune. Ainda deu tempo para o terceiro, anotado por Painbeni aos 45, que deu mais tranquilidade à equipe do Mont-Dore ao intervalo.

Nem mesmo a tradicional equipe do AS Magenta foi capaz de parar Wakanumune e seus companheiros

  Na etapa final, supreendentemente, o Mont-Dore recusou qualquer proposta defensiva para segurar o resultado e foi para frente visando dar um belo espetáculo para sua apaixonada torcida.  Com isso, o placar aumentou duas vezes sequencialmente: primeiro aos 17, depois aos 20, ambas com Michael Hmae, que mostrou que seu faro de gol estava bastante apurado no duelo decisivo.

Torcida apoiou o AS Mont-Dore durante todos os momentos da Superligue

  Aproveitando a motivação e felicidade de seus atletas com a proximidade da conquista, o Mont-Dore ainda colocou mais duas bolas na rede, com Sawa aos 35 minutos e Gnipate aos 39. Após o 7-1 no placar, a equipe começou a tocar a bola esperando o tempo passar, administrando o resultado que garantiu a conquista de mais um título nacional. 

Parabéns AS Mont-Dore, campeão da Super Ligue 2011!

  Ao apito final, restou a dirigentes, atletas e torcida comemorar o final de uma temporada excelente, na qual a equipe conseguiu manter seu domínio no futebol caledoniano e tentou alçar maiores voos na principal competição continental, a O-League, que volta a ser o foco dos rubro-negros no início de 2012.

  Confira a classificação final da Fase Final da Superligue 2011:
  
Pos.
Equipe
PG
1
Mont-Dore
28
2
Thio Sport
22
3
Hienghène Sport
21
4
Gaïtcha
13
5
Qanono
12

  Fonte das Imagens: Federação Caledoniana - Alain Vartane

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Heart massacra Sydney FC e encosta na briga pela liderança; Adelaide United consegue importante vitória

  Por João Victor Gonçalves


  A 13ª rodada da A-League foi aberta com dois jogos nestes últimos dias 29 e 30. Nos duelos, o destaque fica com os vitoriosos Melbourne Heart e Adelaide United. O primeiro dos vermelhos vencedores não tomou conhecimento do Sydney FC e goleou a equipe celeste mesmo jogando fora de casa; já os "Reds" de Adelaide aproveitaram o fator casa para conseguir três importantes pontos contra o Wellington Phoenix e sair da zona da degola.


Eli Babalj comemora seu gol na vitória do Heart sobre o Sydney FC


  Embalado pela vitória no Mel-Derby, o Melbourne Heart foi a Sydney tentando seguir na escolta ao líder Central Coast Mariners com o auxílio de mais uma vitória. Todavia, a equipe local também buscava os três pontos, que a colocaria provisoriamente na vice-liderança do certame. Todos os prognósticos apontavam para um duelo equilibrado dentro das quatro linhas do Sydney Football Stadium, mas mais uma vez a prática mostrou-se diferente da teoria e a partida se desenrolou sem maiores dificuldades para o lado vencedor.


Em alguns momentos de Sydney x Heart, a bola ficou em segundo plano, como vemos na foto acima


  Levando mais perigo à meta do Sydney desde os primeiros minutos, o Heart foi premiado com seu primeiro gol aos 32 minutos da etapa inicial, quando, após falha da zaga, Eli Babalj recebeu passe da direita e completou para a meta desprotegida, abrindo a contagem. Dois minutos depois, Sydney quase chegou ao empate em jogada pela ponta direita, mas nenhum avante celeste conseguiu completar o passe.


Bruno Cazarine tenta o apoio na camisa do adversário para levar o Sydney FC ao ataque


  Antes do intervalo, o Heart conseguiu seu segundo tento: após contra-golpe rápido pela esquerda, Dugandzic apareceu livre, na entrada da pequena área para completar sem chances para Liam Reddy. Após o descanso, o Sydney FC tentou chegar a seu gol de honra, mas acabou esbarrando na falta de pontaria de seus finalizadores e nas seguras intervenções  de Clint Bolton.


Veja todos os gols da goleada do Heart pra cima do Sydney FC


  Com a tranquilidade defensiva de um campeão, o Heart chegou ao seu terceiro gol aos 30 minutos, com Jason Hoffman completando boa triangulação do ataque da equipe de Melbourne. Para fechar o caixão dos locais, após bela enfiada na entrada da área, o arqueiro Reddy falhou bisonhamente, concedendo o esférico nos pés de Alex Terra, que só teve o trabalho de empurrá-lo para as redes e decretar a 7ª vitória do Heart no campeonato, que alcança os 24 pontos, na vice-liderança, duas unidades atrás do Mariners.


Acirrada disputa de bola entre atletas de Phoenix e United


  No outro duelo da rodada, os quase 10 mil pagantes que compareceram ao Hindmarsh Stadium saíram satisfeitos com o futebol apresentado pelo Adelaide United, que conseguiu sua terceira vitória na competição ao derrotar o Wellington Phoenix por 2-0. Com o triunfo, os "Reds" deixam as últimas colocações, subindo, provisoriamente, para o 7º posto, com 14 pontos.


Torcida do Adelaide United comemora a vitória sob o sol do verão australiano


  Apesar de uma pressão inicial dos neozelandeses, foram os mandantes que chegaram ao primeiro tento: aos 17 minutos, Bruce Djite completou a jogada ofensiva dos "Reds" com um belo chute de primeira, colocando com o estilo sua equipe na frente do marcador. Ainda no primeiro tempo, Dilevski quase aumentou a vantagem dos donos da casa após bela jogada individual, que só não foi mais comemorada pois a finalização passou a pouco centímetros da trave direita de Tony Warner.


John Kosmina (foto) vem cumprindo com louvor sua missão de livrar os "Reds" das últimas posições


  No segundo tempo, nem mesmo as boas intervenções do arqueiro aurinegro foram suficientes para brecar o ataque do Adelaide United: aos 16 minutos, Golec apareceu sozinho no meio da zaga do Wellington Phoenix e, aproveitando rebote de cobrança de falta, estufou as redes, garantindo mais uma vitória dos "Reds". O resultado positivo confirma o bom trabalho de John Kosmina que, após 12 dias no comando do Adelaide, já soma uma vitória e um empate, salvando a equipe, momentaneamente, das últimas posições da tabela.


Confira os gols da vitória do Adelaide United sobre o Wellington Phoenix


  A 13ª rodada da A-League será completa neste dia 31, com os seguintes jogos: Newcastle Jets x Perth Glory, Central Coast Mariners x Gold Coast United, Brisbane Roar x Melbourne Victory. O destaque fica por conta deste último duelo, no qual as duas equipes buscam a reabilitação após derrotas na última rodada.


  Confira a classificação da A-League:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
26
2
Melbourne Heart
24
3
Brisbane Roar
20
4
Sydney FC
19
5
Wellington Phoenix
18
6
Melbourne Victory
15
7
Adelaide United
14
8
Perth Glory
13
9
Newcastle Jets
13
10
Gold Coast
12
  
  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League