Depois de duas rodadas, tivemos alguns resultados que nem todos esperavam no início da Fase Final das Eliminatórias da Oceania: o Taiti, atual campeão continental, parece ter gasto todo o seu "gás" na conquista da OFC Nations Cup, ficando longe da vaga para a Copa do Mundo depois de uma conquista gigantesca para o pequeno país.
A fanática torcida taitiana (foto) esperava um início melhor de sua seleção nacional
Aqui iniciamos nossas análises, que têm como objetivo explicar o porquê de cada placar, e as predições para o restante do certame.
Eis a seleção caledoniana (foto) que entrou em campo contra o Taiti no "clássico francófono"
Na estreia de Nova Caledônia e Nova Zelândia, o jogo parecia prometer ser mais difícil do que foi para os "All Whites". Porém, os neozelandeses ainda estão à frente em termos táticos e técnicos dos outros adversários, e não deixaram barato o vexame na OFC Nations Cup: com gols de Shane Smeltz e Chris Wood, em Nouméa, a Seleção "Kiwi" bateu os caledonianos com certa tranquilidade, haja vista às possibilidades de o placar ser ainda mais dilatado.
Os "Bonitos" (foto) fizeram valer a força do Lawson Tama Stadium e bateram o Taiti
No outro jogo da rodada inaugural, Ilhas Salomão e Taiti se enfrentaram em Honiara, cidade-sede da grande glória do futebol polinésio; sem temer o selecionado campeão continental, com gols de Henry Fa'arodo e Himson Teleda, os "Bonitos" venceram por 2-0, confirmando o bom momento do futebol no país.
O arqueiro Xavier Samin (Taiti) chega antes na bola do que Joses Nawo (amarelo, Ilhas Salomão)
Tendo em vista o duelo dos "All Whites", notamos que a equipe da Nova Zelândia foi eliminada da OFC Nations Cup pelos próprios caledonianos; dessa forma, a partida válida pelas Eliminatórias foi vista como uma espécie de "revanche", na qual os "maoris" queriam mostrar que aquilo foi apenas um acidente. E realmente o foi: a equipe neozelandesa tem uma qualidade extremamente maior do que a de qualquer outro time no continente. Liderado por Ryan Nelsen, o esquadrão alvinegro não poderia ter outra alternativa a não ser vencer. A equipe de Bertrand Kai, Georges Gope-Fenepej e cia. pode ter alguns jogadores promissores, como o goleiro Rocky Nyikeine, mas não mostrou a qualidade técnica e a disciplina tática suficientes para vencer o selecionado "kiwi".
Lolohea (Nova Caledônia, cinza) disputa bola com Reid (Nova Zelândia, preto)
O rótulo de "grande decepção" pode ser dado à equipe do Taiti, atual campeão da OFC Nations Cup, que não conseguiu nada além de uma derrota contra as Ilhas Salomão. A equipe salomônica tem bons jogadores, mas a ausência de um esquema tático eficiente limita muito o potencial do time, que, apesar disso, superou-se e venceu os campeões continentais.
A seleção do Taiti (foto) ainda não convenceu na disputa das Eliminatórias
Indo em direção à segunda rodada do certame, vemos que o cenário do debut do torneio não se inverteu, principalmente no que diz respeito à atuação da Nova Zelândia. A equipe neozelandesa não só bateu o time das Ilhas Salomão, mas sim despachou os "Bonitos" com um belo placar de 6-1 em Auckland, comprovando que está focada na classificação para o Mundial de 2014.
Mais de 7 mil torcedores compareceram ao North Harbour Stadium para acompanhar a estreia da Nova Zelândia em casa na Fase Final das Eliminatórias
No clássico francófono entre Taiti e Nova Caledônia, o qual reeditou a final do OFC Nations Cup, a equipe de Eddy Etaeta teve novos problemas, como a ausência do capitão Vallar, expulso na primeira rodada, e acabou sofrendo um 4-0 inapelável. Já a Nova Caledônia, de Alain Mozain, contou com um gol contra de Xavier Samin, 2 gols de Georges Gope-Fenepej e um tento de Bertrand Kai para construir o placar, mostrando ao mundo que a decisão do principal competição da Oceania poderia ter tido outro resultado.
"All Whites" (foto) já despontam como os grandes favoritos à conquista da vaga na Repescagem
Não é necessário dizer muito sobre os "All Whites": estão jogando muito bem, e seus jogadores têm um claro valor técnico superior ao dos demais; isso já mostra quem são os favoritos e que será muito difícil superá-los.
Mantido no cargo mesmo após a fraca campanha na OFC Nations Cup, Ricki Herbert (foto) tem a missão de levar a Nova Zelândia à sua terceira Copa do Mundo consecutiva
Já o Taiti, com uma campanha sofrível nestas Eliminatórias contra asequipes que superou na OFC Nations Cup, prova a cada dia que deverá ser o "saco de pancadas" na Copa das Confederações de 2013, no Brasil, contra seleções de calibre muito maior. Apesar do "desequilíbrio" dos "polinésios", acredito em Eddy Etaeta. Veremos o que o treinador taitiano poderá fazer em seu próximo e difícil jogo contra os All Whites. A equipe da Nova Caledônia tem seus méritos, porém é difícil entender o que acontece com Steevy Chong-Hue e companhia nos momentos decisivos.
Gope-Fenepej (vermelho) marca para a Nova Caledônia no duelo contra o Taiti
A disputa das próximas rodadas deverá selar o destino das seleções nesta Fase Final de Eliminatórias, que se divide em dois caminhos: jogar por uma vaga na repescagem, a qual teoricamente está destinada à Nova Zelândia, ou apenas alegrar sua torcida com a disputa de jogos oficiais em seu território. Aguardemos os próximos embates!
Fonte das Imagens: OFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário