No último dia 23 de Setembro, foi realizada mais uma edição do "Torneio do Dia da Paz Mundial", competição futebolística disputada no Palau. Nesse ano, o certame conta com a participação atletas mirins, com idades que variam entre os 9 e os 12 anos. Mais do que o significado esportivo, o torneio busca trazer o espírito de paz entre os jovens membros da comunidade palauana por meio do esporte rei.
Organizadores do torneio posam para foto no gramado do Track & Field, em Koror
O futebol é a ferramenta de união entre os membros da jovem geração do arquipélago, não havendo qualquer tipo de diferenciação entre os que participam da competição. O objetivo não é revelar grandes craques para o futebol local, mas sim possibilitar um elo entre as crianças, as quais certamente manterão viva a semente do esporte em seu país.
O "Torneio do Dia da Paz Mundial" reuniu crianças de 9 a 12 anos e disseminou a saudável prática esportiva entre os jovens palauanos
A Palau Football Association convidou toda a população local para a presença, no referido dia, no Track & Field, estádio onde são realizado os jogos de futebol no pequeno arquipélago, cuja população é de cerca de 21.000 pessoas. Não foram cobradas taxas para a participação do torneio, o que reforça o caráter comum e popular da iniciativa.
Diretores da Palau Football Association (em pé) posam ao lado dos jovens atletas após a disputa do "Torneio do Dia da Paz Mundial"
No primeiro jogo da disputa, o Lil Bib Stykers venceu o Wolfpack por 2-0. No segundo duelo, foi a vez do Wolfpack conseguir a revanche e bater o seu algoz por 5-3. Na visão de Charles Mitchell , presidente da Palau Football Association, as crianças tiveram um bom desempenho e ficaram entusiasmadas nas partidas. Segundo ele: "por meio de competições como essa, o país poderá sonhar, futuramente, com um futebol mais desenvolvido, principalmente quando conseguirmos a filiação à FIFA. Também é interessante desde cedo conscientizar as pessoas de que o esporte é um meio saudável de entretenimento".
O maior objetivo dos organizadores foi alcançado: promover a união entre a prática esportiva e a socialização das crianças nativas
Cabe ressaltar que não aconteceram jogadas desleais no torneio, o que reforça ainda mais a ideia de "Fair Play", tão defendida pela FIFA nos dias atuais. Após o término das partidas, foram distribuídos sorvetes para os participantes, numa forma singela de premiar os futuros alentadores do futebol palauano.
Fonte das Imagens: Palau Football Association
Nenhum comentário:
Postar um comentário