O sonho de avançar às Oitavas-de-Final do Mundial Sub-20 2013 terminou para Austrália e Nova Zelândia. Ambas as Seleções precisariam vencer seus últimos duelos contra Turquia e Croácia respectivamente, para continuarem sonhando com a vaga, mas fracassaram e terão de se contentar em ver o restante do certame pela TV.
Disputa de bola entre James Donachie (18, amarelo, Austrália) e Kerim Koyunlu (21, branco, Turquia)
Os “Socceroos” enfrentaram na última sexta-feira nada menos do que os anfitriões do Mundial em 2013: a Turquia, que chegava à última rodada com chances de terminar na primeira colocação do Grupo C da competição.
Koyunlu (21, branco, Turquia) tenta se livrar da marcação de Brillante (2, amarelo, Austrália)
O embate, realizado no tradicional Huseyin Avni Aker Stadium, em Trabzon, teve seu início com os donos da casa pressionando os rivais em busca da abertura do marcador. Todavia, a linha de defesa australiana mostrava-se muito sólida, dificultando a vida dos seldjúcidas, que eram afetados principalmente pelas jogadas aéreas do time bem arquitetado por Paul Okon.
Hakan Calhanoglu (10, branco, Turquia) prepara-se para rematar o esférico
A primeira etapa terminou com um agoniante 0-0. Chances de gol, naturalmente, surgiram; entretanto, ambos os selecionados demonstravam certo nervosismo na hora de finalizar.
Ethem Pulgir (17, branco, Turquia) e Corey Gameiro (10, amarelo, Austrália) mostram-se focados na luta pelo domínio da bola
Na etapa final, as equipes voltaram com mais disposição e, para surpresa e silêncio do estádio, foram os “cangurus” que abriram o marcador: Ryan Williams cruzou rasteiro e Jamie McLaren, com um belo chute, completou com maestria o lance, fazendo o primeiro tento do duelo aos 7 minutos.
Calhanoglu (10, branco, Turquia) comemora seu gol ao lado de Cenk Sahin (13, branco, Turquia)
Em desvantagem, a Turquia se lançou ao ataque e obteve sucesso: o empate surgiu dois minutos depois, com Hakan Calhanoglu, que contou com o mal sucedido golpe de vista de Izzo. Com a igualdade no placar, os oceânicos recuaram perigosamente, sofrendo o gol da derrota já no final da partida: Yokuslu arriscou um chute de fora que acabou encobrindo o adiantado Izzo, determinando a classificação turca e a eliminação australiana.
Veja os gols da vitória turca sobre os "Socceroos"
No sábado, foi disputada a rodada decisiva do Grupo F. Na cidade de Bursa, os desacreditados neozelandeses jogavam suas últimas fichas contra a ascendente seleção croata, que estava em condições melhores na tábua de classificação.
A bola viaja até encontrar as redes do arqueiro Crocombe (20, verde, Nova Zelândia)
Mesmo com o desfalque de Allen Halilovic, os croatas eram favoritos contra a Nova Zelândia, que veio ao torneio esperando manter a regularidade que vinha apresentando nos amistosos e jogos-treinos, mas acabou decepcionando seus torcedores logo na estreia, quando foi batida pelo modesto Uzbequistão por 3-0.
Justin Gulley (15, preto, Nova Zelândia) tenta evitar o remate de Miro Kovacic (16, branco, Croácia)
O duelo se iniciou com os comandados de Chris Milicich completamente recuados, utilizando-se da tradicional força aérea e física e atacando nos contra-ataques. Já o time reserva dos “Vatrenis”, mesmo demonstrando problemas de entrosamento, conseguiu administrar as ações da partida.
O capitão Luke Adams (5, preto, Nova Zelândia) tenta evitar a progressão do atleta croata
Logo aos 13 minutos, após cruzamento vindo da esquerda e péssima saída de Crocombe, Stipe Perica desviou de cabeça para inaugurar os trabalhos no Ataturk Stadium, colocando os croatas em vantagem. A equipe europeia quase aumentou ainda na primeira etapa, com um remate na trave efetuado pelo mesmo Perica.
O arqueiro Crocombe (20, verde, Nova Zelândia) não conseguiu ter uma boa atuação neste Mundial Sub-20
Na volta para o segundo tempo, com os ânimos renovados, o time da Oceania mostrou mais raça e vontade, porém foi atrapalhado por sua própria fragilidade técnica. Com isso, a seleção croata chegou ao seu segundo tento: após um ataque realizado desorganizadamente pelos “All Whites”, a linha de defesa da Nova Zelândia ficou exposta, fato aproveitado por Ante Rebic, que desferiu um belo chute no ângulo do atrapalhado Crocombe.
Jogadores croatas (foto) comemoram a conquista da classificação às oitavas-de-final do Mundial Sub-20 2013
O desânimo tomou conta do time da Oceania, que melhorou em campo após a entrada de Louis Fenton, já nos minutos finais. O jovem atleta “kiwi” anotou o único gol de seu país na competição, em cobrança de pênalti. Porém, não houve tempo para a reação neozelandesa. Com o apito final do brasileiro Sandro Meira Ricci, a Croácia garantiu a liderança do Grupo F, enquanto os All Whites despediram-se do Mundial sem pontuar.
Assista aos melhores momentos da vitória croata sobre os neozelandeses
Sem conseguir a classificação e com campanhas contestáveis, “Socceroos” e “All Whites” voltam para casa deixando em todos a certeza de que muito há de ser feito para que as perspectivas de melhora do futebol de base oceânico no cenário mundial se torne realidade futuramente.
Fonte das Imagens: FIFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário