Por Rodrigo Augusto
Neste mês de janeiro, a Federação de Futebol da Samoa Americana divulgou a viabilização de uma parceria com a FIFA para buscar alternativas que permitam a evolução do Futebol Feminino no país. Num grande esforço das entidades, esta parceria já começa a render seus primeiros frutos.
Meninas samoanas (foto) esforçam-se durante a execução de atividades físicas
O acordo entre as Federações estabeleceu que o primordial para o desenvolvimento do esporte no arquipélago do Pacífico é atrair as atenções do povo para a modalidade, que ainda é desconhecida por muitos. Este seria o passo inicial, seguido da criação de campeonatos que ajudem a revelar talentos ou simplesmente proporcionar uma forma de lazer às mulheres e crianças do país.
O belo Pago Park (foto) é sede das atividades do projeto em Pago Pago, capital da Samoa Americana. Foto: OFC
A Samoa Americana é um país da Oceania com uma população de cerca de 55 mil habitantes e mesmo sendo um território pequeno, a distância entre a prática comum do futebol e a população parece imensurável, principalmente em relação às mulheres. Tendo em vista este cenário, o presidente da federação local, Faiivae Iuli, declarou seu objetivo de ação com este programa: “Quando passamos nossa ideia para a FIFA, fomos atendidos prontamente - a entidade se comprometeu a nos ajudar, e isso será bastante positivo, já que as mulheres estão dando muitos passos no cenário do futebol no mundo. Queremos que a modalidade se fortaleça cada vez mais no nosso continente para evoluirmos internacionalmente”.
O presidente da Federação de Futebol da Samoa Americana, Faiivae Iuli (foto), destacou a importância do projeto. Foto: Talanei
Logo no início da aplicação do projeto, os primeiros frutos já são colhidos: a primeira medida adotada foi a criação de dois campeonatos juvenis para as mulheres em Pago-Pago, com duas categorias (de 9-14 anos e outra que inclui as meninas que estão no Ensino Médio). As escolas envolvidas no festival foram as seguintes: Fa'asao -Marista , Faga'itua , Leone , Nu'uuli Voc-Tech, Kanana Fou , Samoana , South Pacific Academy e Tafuna , sendo de 200 garotas o número total de participantes no festival.
As meninas da Seleção Nacional de Samoa Americana (foto) são fonte de inspiração para as mais jovens. Foto: Sporting Pulse
Além disso, a FIFA enviou à federação local material esportivo, como uniformes e outros acessórios para enriquecer ainda mais o evento. Um dos organizadores do festival, Amio Mavega, expôs todos os objetivos principais da parceria e a importância dessas competições:
- Usar o futebol como uma ferramenta social para incentivar estilos de vida saudáveis
- Promover e desenvolver o Futebol Feminino na Samoa Americana
- Aumento de participação/interesse locais em torno do futebol
- Desenvolver um programa esportivo específico para meninas
- Aprender a jogar futebol em um ambiente divertido e seguro
- Melhora da saúde das mulheres na ilha, preocupação existente devido à alta porcentagem de obesas na Samoa Americana
- Oferecer uma atividade diferenciada que leve lazer à localidade
A satisfação pode ser vista nos rostos das pequeninas samoanas participantes do projeto
O exemplo de Samoa Americana mostra que o futebol vai ganhando ainda mais beleza em torno de si, deixando de ser um esporte exclusivamente masculino para conquistar as mulheres em todo o mundo.
Fonte das demais imagens: Federação de Futebol da Samoa Americana
Nenhum comentário:
Postar um comentário