terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Auckland City confirma favoritismo e é o primeiro classificado às semifinais da ASB Premiership; Waitakere United perde e sai do Top 4

  Por João Victor Gonçalves

  Após 12 rodadas de disputa, a ASB Premiership conheceu seu primeiro classificado à Fase Semifinal: trata-se do favorito Auckland City, que confirmou as expectativas e assegurou seu passaporte aos duelos eliminatórios ao bater o lanterna Wanderers SC em Kiwitea Street; situação oposta vive o Waitakere United, que saiu de campo derrotado contra o vice-líder Hawke's Bay United e, de quebra, perdeu seu posto entre os quatro primeiros colocados.


Com 4 gols, Nik Robson (branco) foi o grande destaque da vitória do WaiBOP United sobre o Southern United por 6-1

  Na abertura da rodada, o Southern United recebeu o WaiBOP United no "duelos dos eliminados". Porém, a equipe de Dunedin não esperava tamanha disposição dos novatos da ASB Premiership, que golearam os auri-azuis sem maiores dificuldades. Numa atuação de gala de Nik Robson, autor de 4 gols, o WaiBOP saiu vitorioso por 6-1, confirmando-se na 6ª colocação, com 13 pontos; o Southern aparece uma posição atrás, com 7 unidades.



O Auckland City vinha embalado enfrentar o Wanderers SC, já que, na última quarta-feira, bateu o Southern United por 3-0; confira os gols

  Necessitando de uma vitória e de um tropeço do Waitakere United para garantir a classificação aos play-offs, o Auckland City entrou no gramado de Kiwitea Street buscando cumprir sua missão e conquistar a 8ª vitória no campeonato. Mostrando sua intensidade e qualidade durante os primeiros 45 minutos, a equipe de Ramón Tribulietx abriu 2-0 de vantagem contra o Wanderers SC com gols Darren White e Emiliano Tade.


Andrew Milne (azul-escuro, Auckland City) escapa da marcação de Riley Kelleher (azul-celeste, Wanderers SC)

  Na etapa complementar, aproveitando o natural relaxamento dos locais, o Wanderers chegou a seu gol com De Jong; porém, os esforços da nova franquia da ASB Premiership não foram suficientes para a igualdade no placar, para alívio dos 832 pagantes que foram ao Estádio de Kiwitea Street. Com os três pontos somados, o Auckland City alcança os 27 e já não pode ser alcançado pelo 5º colocado, o arquirrival Waitakere United.



Nem mesmo a vitória no "Super City Derby" (lances acima) serviu como ponto inicial para uma provável série invicta do Waitakere United na ASB Premiership 2013/14

  No duelo mais aguardado da rodada, o Waitakere United deslocou-se até Hawke's Bay para encarar a grande sensação da ASB Premiership nesta temporada, o HBU. Adotando a tática de pressionar os visitantes nos primeiros minutos, o quadro alvinegro abriu uma vantagem de dois gols após 30 minutos de partida, com gols de Tom Biss e Tomas Mosquera.


Tom Biss (6, centro) celebra seu gol no triunfo do Hawke's Bay United sobre o Waitakere United

  Na etapa complementar, o Waitakere voltou melhor; porém, teve suas ações ofensivas barradas por um ex-jogador da equipe: o goleiro Richard Gillespie, em tarde inspirada, fez defesas fundamentais para a manutenção do placar favorável ao HBU, deixando um sentiento de saudade na torcida alvirrubra de Fred Taylor Park. Aos 27 minutos, Richard Cardozo, artilheiro da ASB Premiership ao lado de Aaron Clapham (Canterbury United) e Emiliano Tade (Auckland City) com sete gols, diminuiu para o Waitakere; porém, em outras oportunidades, não conseguiu vencer Gillespie e garantir ao menos um ponto para sua equipe.



Assista aos melhores momentos da vitória do HBU sobre o Waitakere

  A situação dos atuais tetracampeões da ASB Premiership na tabela de classificação só não piorou graças ao empate entre dois de seus concorrentes diretos na luta pela vaga nas semifinais: numa partida recheada de reviravoltas, Team Wellington e Canterbury United ficaram no 3-3 no David Farrington Park, na capital neozelandesa.



Os "Dragões de Christchurch" queriam manter seu bom momento na ASB Premiership após vencerem o Southern Utd. por 2-0; confira os gols acima

  Logo aos 3 minutos, Russell Kamo abriu o placar para os "Dragões"; porém, Charlie Henry, com dois gols, colocou o Team Welly à frente do placar ainda na primeira etapa. Aos 40 minutos, Frederico Márquez anotou para os rubro-negros, determinando a igualdade antes do intervalo. Na etapa complementar, Tom Doyle recolocou o quadro capitalino à frente; porém, a 15 minutos do fim, Michael White fez mais um para a equipe de Christchurch, selando o placar final em 3-3.


Jogadores do Team Wellington (foto) celebram um dos gols da equipe no empate por 3-3 contra o Canterbury United

  Com o ponto somado, as duas equipes garantem seus lugares na zona de classificação: o Canterbury é o 3º colocado, com 22 pontos; já o Team Wellington aparece logo atrás, com 20. Na próxima rodada, os "Dragões" recebem o Hawke's Bay United em um jogo que pode selar sua classificação às semifinais; por sua vez, os aurinegros têm grandes chances de somar mais três pontos, já que encaram o lanterna Wanderers SC no North Harbour Stadium. Já classificado, o Auckland City viaja até Dunedin para enfrentar o Southern United precisando de uma simples vitória para garantir o título da Temporada Regular e uma vaga na OFC Champions League 2015; seu maior rival, o desesperado Waitakere United, enfrenta o WaiBOP United, longe de seus domínios, pensando apenas na vitória para seguir vivo na briga pela classificação.

  Confira a classificação da ASB Premiership 2013/14:
  


Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
1
Auckland City
27
12
8
3
1
26
11
+15
2
Hawke’s Bay United
26
12
8
2
2
29
21
+8
3
Canterbury United
22
12
6
4
2
20
11
+9
4
Team Wellington
20
12
6
2
4
28
24
+4
5
Waitakere United
19
12
6
1
5
26
17
+9
6
WaiBOP United
13
12
4
1
7
23
25
-2
7
Southern United
7
12
2
1
9
14
37
-23
8
Wanderers SC
2
12
0
2
10
13
33
-20

  Fonte das imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário