Com a derrota para o México na repescagem, a Nova Zelândia acabou com qualquer chance da Confederação de Futebol da Oceania ter representante na Copa do Mundo. Ou não. A FIFA divulgou a lista dos árbitros e assistentes que estarão presentes no principal torneio de seleções do mundo, e quatro oceânicos estão escalados.
Peter O'Leary (foto) será o representante da Nova Zelândia no apito durante a Copa do Mundo de 2014. Foto: World Referee
Entre eles, três são da Nova Zelândia. No apito, o único representante do país será Peter O’Leary, de 42 anos, que faz parte do programa de árbitros da FIFA desde 2003. Em seu currículo, O’Leary tem como destaque partidas da Copa do Mundo Sub-20 do Canadá e do Mundial de Clubes, ambos em 2007.
O experiente árbitro neozelandês (foto) já teve a experiência de apitar partidas do Mundial de Clubes e da Copa do Mundo Sub-20. Foto: NZ Football
Também pela Nova Zelândia, dois auxiliares foram chamados: Mark Rule, de 33 anos, e Jan Hendrik Hintz, de 38 anos. O primeiro terá sua primeira grande experiência a nível mundial, enquanto o segundo conta com jogos da Copa do Mundo de 2010 em seu histórico. Ambos estão na lista dos assistentes FIFA desde 2008.
O árbitro Norbert Hauata (foto) será o representante do Taiti na Copa do Mundo de 2014. Foto: OFC
Além deles, quem também estará presente no Brasil será o Taiti. Mesmo com sua seleção passando longe de conquistar a vaga, a ilha da Polinésia Francesa estará representada pelo árbitro Norbert Hauata, de 34 anos. Anteriormente, Hauata já apitou partidas dos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura, e a Copa do Mundo Sub-17, realizado no México em 2011.
Austrália
Filiada à Confederação Asiática de Futebol, mas localizada geograficamente na Oceania, a Austrália, além de levar sua seleção para a Copa do Mundo, também terá representantes no apito.
Benjamin Williams (foto) será o representante australiano entre os árbitros do Mundial. Foto: International Referee
Tratando-se de árbitros, o único relacionado para comandar partidas é Benjamin Williams, de 37 anos, e que está na seleção da FIFA desde o ano de 2005.
O experiente auxiliar Hakan Anaz (foto) encerrará sua carreira atuando na principal competição do futebol mundial. Foto: Refs World
Já em termos de assistentes, a ex-colônia britânica terá como representantes Matthew Cream, de 39 anos, na FIFA desde 2000; e Hakan Anaz, que embora esteja vinculado à principal entidade futebolística desde 2005, completa 45 anos em 2014 e, conforme manda a regra, não poderá seguir apitando profissionalmente após esta temporada.
Tabela
Os integrantes de cada um dos oito grupos já estão definidos, assim como tabela, local e horário dos jogos, mas a escala oficial da arbitragem, até o fechamento desta reportagem, não foi divulgada pela FIFA. Sabe-se apenas que ao todo são 33 árbitros e 57 assistentes convocados, e como acontecem 16 partidas por rodada, a chance da Oceania ter ao menos dois representantes presentes logo nos primeiros dias da competição é grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário