sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Relembre a participação dos representantes da Oceania nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014

  Por Rodrigo Augusto

  Neste ano, as atenções do esporte olímpico do mundo se voltaram para Nanjing, na China, sede dos Jogos Olímpicos da Juventude. Como de praxe, várias modalidades foram disputadas em território chinês: jovens talentos representaram a esperança de suas nações em um futuro próximo.

O belíssimo Estádio de Nanjing (foto) recebeu as partidas dos torneios de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014

  Como de costume, tivemos a disputa das partidas de futebol, nas categorias masculina e feminina. Confirmando sua posição no desenvolvimento da modalidade, a Oceania teve seus representantes: Vanuatu entre os homens e Papua Nova Guiné entre as mulheres. Confira abaixo um resumo das participações de “Yellow Boys” e papuásias nos certames!

Relembre o ponto máximo do futebol oceânico nos JOJ 2014: a vitória da Seleção Papuásia sobre a Namíbia na disputa do 5º lugar

  A seleção vanuatuana fez parte do grupo D dos JOJ, ao lado de Coréia do Sul e Cabo Verde. A estreia do time foi no último dia 18, e para desânimo dos amantes da Oceania, os “Yellow Boys” sofreram uma acachapante derrota para os sul-coreanos: 9-0, demonstrando muita fragilidade perante os outros adversários do grupo.

Vanuatu (verde) e Coreia do Sul (branco) entram em campo para a disputa de partida válida pelo Torneio de Futebol Masculino dos JOJ 2014

  Na última rodada, a esperança dos jovens vanuatuanos era surpreender os “Tubarões Azuis” cabo-verdianos, mas, no fim das contas, outro revés impiedoso foi imposto ao escrete do Pacífico: 7-1 favoráveis ao colegiado africano.

Disputa entre Kevin (branco, Cabo Verde) e o arqueiro Jelson Toara (vermelho, Vanuatu)

  Com o fim da participação da equipe na Fase Regular, restava a despedida na disputa pela 5ª colocação contra Honduras. Porém, após 90 minutos de luta, outra goleada marcou a despedida dos vanuatuanos, com vitória do quadro centro-americano por 5-0. Ao todo, Vanuatu disputou 3 jogos, acumulando 3 derrotas; fez um tento e sofreu 21.

Relembre as emoções da disputa do 5º lugar entre Honduras e Vanuatu

  Na categoria feminina, as papuásias estiveram no Grupo A, ao lado de Eslováquia e Venezuela. A expectativa da equipe papuásia era aprender o máximo possível frente atletas de outros continentes.

Giada Bellinda (vermelho) foi um dos destaques da Seleção de Papua Nova Guiné no certame feminino dos JOJ 2014

  Na primeira partida, o adversário era a forte seleção venezuelana. Após a partida, a diferença absurda de nível técnico entre as duas equipes foi expressa no placar, que apontava vitória por 7-0 para as sul-americanas, o que provocou certo abatimento nas papuásias.

Assista aos gols do triunfo da Venezuela sobre Papua Nova Guiné

  No último jogo da fase de grupos, as meninas de Papua Nova Guiné demonstraram uma grande evolução contra as eslovacas, perdendo por 4-0, mas demonstrando ser páreo em muitos momentos da partida para um selecionado europeu.

Assista aos melhores momentos da vitória eslovaca sobre as papuásias

  Assim como ocorreu com Vanuatu no futebol masculino, o “prêmio de consolação” para o futebol oceânico poderia vir na disputa pelo 5º posto. Porém, o desfecho das meninas de Papua Nova Guiné foi  distinto: vitória sobre a frágil Namíbia por 3-2 e uma vitória que encerrou a participação da Oceania no futebol dos JOJ com dignidade.

Disputa de bola na partida entre Papua Nova Guiné (vermelho) e Namíbia (branco)


  Apesar da tenra idade dos atletas, fica claro que o futebol na Oceania, principalmente a nível das categorias de base, ainda requer um trabalho muito árduo nos próximos anos para o aprimoramento da prática entre as equipes locais. Porém, resultados como a vitória papuásia sobre a Namíbia mostram que alguns selecionados oceânicos já possuem condições de competir, em determinadas categorias, com equipes de pouco destaque de outros continentes, algo que parecia impensável há alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário