domingo, 18 de janeiro de 2015

Copa da Ásia: anfitriã, Austrália avança às quartas-de-final com a segunda posição de sua chave; favorito, Japão encarou "Navy Blues" antes da estreia na competição

  Por Rodrigo Augusto

  Pela primeira vez sediada fora do continente asiático, o maior torneio de nações do oriente, a Copa da Ásia, está sendo disputado na Austrália, país localizado na Oceania cuja seleção filiou-se à Confederação Asiática de Futebol a alguns anos, visando maior visibilidade e facilidade na disputa por uma vaga nos Mundiais da FIFA.

Eis o logotipo oficial da edição 2015 da Copa da Ásia

  Atuando em casa, os “Socceroos” caíram num grupo equilibrado, que contou com a presença de Omã, Kuwait e a tradicional seleção sul-coreana. A Coreia do Sul, seleção cujo nível técnico se assemelha ao australiano, chegou ao torneio com a meta de alcançar o título; já Omã e Kuwait, países com menor tradição na modalidade que vem apresentando relativa evolução nos últimos anos, eram considerados como “franco-atiradores”, podendo surpreender e “roubar” uma das vagas das mãos dos favoritos.

Jogadores australianos (foto) agradecem o carinho da torcida após a estreia vitoriosa contra o Kuwait. Foto: ABC

  Já na rodada inaugural, um susto para os locais: diante do Kuwait, o time da Austrália saiu perdendo; porém, contando com o apoio da calorosa torcida de Melbourne, o quadro auriverde chegou à virada e à goleada por 4-1, com gols de Cahill, Luongo, Jedinak e Troisi.

Assista aos gols da vitória australiana sobre o Kuwait

  Na segunda rodada, mais uma atuação de gala dos comandados de Ange Postecoglou, treinador que fez história à frente do Brisbane Roar: vitória tranquila ante Omã por 4-0, com gols de McKay, Kruse, Milligan e Juric. Com o resultado, os “Socceroos” confirmaram a classificação antecipada à fase seguinte.

Confira os tentos da goleada dos "Socceroos" sobre os omanitas

  No último jogo da fase de classificação, uma “pedreira”: confronto ante a renovada seleção da Coreia do Sul. Mostrando um futebol abaixo do esperado e poupando alguns jogadores, a equipe oceânica sofreu seu primeiro revés. Mais do que perder a primeira colocação da chave, a derrota por 1-0 colocou os australianos em um cruzamento complicado nas quartas-de-final da Copa da Ásia.

Veja lances da vitória sul-coreana sobre a seleção anfitriã

  Na fase eliminatória do certame, o time encara a ascendente e surpreendente China. Os “Guouzu” conseguiram três vitórias na primeira fase, chegando com relativo favoritismo às quartas-de-final. Caso os “Socceroos” passem pelos chineses, poderão encarar já nas semifinais o forte time japonês, atual campeão asiático e um dos favoritos ao título.

Invicta e com 100% de aproveitamento no torneio, a seleção chinesa (foto) promete surpreender os "Socceroos" nas quartas-de-final

  Seleção japonesa que, logo que desembarcou em solo australiano para a disputa da Copa da Ásia, no início de janeiro, realizou um jogo-treino contra a grande equipe da Oceania, o glorioso Auckland City, 3º colocado no último Mundial de Clubes!

O Auckland City teve a honra de enfrentar a Seleção Japonesa (foto), a qual se preparava para a disputa da Copa da Ásia

  O duelo que era tido como o último teste dos “Samurais” antes do certame foi encerrado com um placar final de 2-0 para os nipônicos, em mais uma exibição de valentia e entrega por parte dos comandados de Ramón Tribulietx.

Assista aos melhores momentos do amistoso entre a Seleção Japonesa e o Auckland City


  Contando com apoio de sua fanática torcida, a Austrália volta a campo na próxima quinta-feira, 22/01, no Suncorp Stadium, em Brisbane, onde enfrenta a China em duelo válido pelas quartas-de-final da Copa da Ásia. A partida tem início marcado para as 8h30, horário de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário