Brisbane Roar e Perth Glory decidem, na madrugada de domingo, o título da A-League. A partida que começa às 16h (horário local), 3h no horário de Brasília, promete reunir as duas melhores equipes do futebol australiano em busca do troféu máximo a nível nacional desta temporada. Os "leões" de Brisbane buscam o bi-campeonato do certame, enquanto o Glory luta pelo primeiro título da competição desde sua remodelação na Temporada 2005/06. Maiores detalhes sobre a caminhada das equipes até a "Gran Final", seus principais destaques e estratégias você confere abaixo, num resumo preparado pelo "Do outro lado da Bola" antes da partida mais importante da temporada no futebol australiano, e, de modo geral, na Oceania.
A grande final já estampa manchetes em toda a Austrália, como notamos na imagem (acima) publicada no Daily Telegraph
História do confronto
Em toda a história, Brisbane Roar e Perth Glory já se enfrentaram em 21 oportunidades. Os "laranjas" levam larga vantagem: são 13 vitórias, contra apenas 3 do Glory, e 5 empates. No último duelo entre os esquadrões, vitória do Brisbane por 3-0 em pleno Nib Stadium, em 21 de Fevereiro, no duelo válido pela Temporada Regular da A-League. No 1º Turno, empate por 3-3 no confronto que colocou frente a frente "violetas" e "leões". Essa será a primeira vez que esses times decidirão o título máximo do futebol australiano. Atual campeão, o Roar bateu o Central Coast Mariners nos pênaltis na última temporada.
Assista os melhores momentos do encontro entre Perth Glory e Brisbane Roar, válido pela 22ª Rodada da A-League
Trajetória rumo à Gran Final
O Brisbane Roar ingressou nesta edição 2011/12 da A-League como grande favorito à conquista do bi-campeonato. Mantendo a base campeã em 2010/11, os "leões" tiveram a seu favor o entrosamento para começar a competição de forma avassaladora. Com uma série de 36 jogos invictos, a equipe superou o recorde de invencibilidade do Western United no futebol australiano, numa série memorável que só foi quebrada na derrota ante o Sydney FC (2-0).
Torcida do Brisbane Roar comemora a série de 36 partidas invictas. Foto: Dansportzblog
O fim da série invicta trouxe certa instabilidade aos comandados de Ange Postecoglou, que somaram a maioria de suas seis derrotas na Temporada Regular da A-League neste período. Isso permitiu o distanciamento do Central Coast Mariners na liderança do certame, posto que os "leões" não conseguiram alcançar ao fim de 27 rodadas. Todavia, a vice-liderança da Fase Inicial permitiu ao Brisbane disputar a vaga na Gran FInal de maneira direta, num Play-off eliminatório contra o próprio Mariners. Uma vitória por 2-0 na partida de ida e a confirmação da vaga na decisão com um 3-2 em pleno Bluetongue Stadium aumentaram ainda mais a confiança da torcida laranja, que confia em seu "onze" na conquista do bi-campeonato.
Relembre o duelo de ida das semifinais entre Brisbane Roar e Central Coast Mariners
Já a caminhada do Perth Glory rumo à decisão não foi tão constante quanto à do Roar. Composto por "estrelas" como Shane Smeltz, Billy Mehmet e o brasileiro Andrezinho, a equipe demorou a se encontrar, passando boa parte da Temporada Regular brigando contra as últimas posições. A ameaça de ficar fora dos Play-offs rondou o Nib Stadium, chegando a afetar os torcedores, que não compareceram em bom número durante o início e o meio da Fase Inicial.
A união do grupo de atletas foi um dos fatores fundamentais para a campanha bem sucedida do Perth Glory. Foto: Timeout.au
Porém, uma sequência de vitórias no 2º Turno recolocou o quadro de Perth na briga pela vaga, e, após 27 rodadas, a equipe garantiu a 3ª colocação, posto que lhe dava o direito de jogar em casa um Play-off eliminatório rumo à Final. O primeiro desafio da equipe violeta foi o Melbourne Heart, caçula e sensação da A-League nesta temporada. Uma vitória por 3-0 mostrou que o Glory seria candidato a uma das vagas à decisão. Posteriormente, veio o duelo contra o bom time do Wellington Phoenix e, após empate por 2-2 no tempo normal, a vaga veio com um gol salvador de Todd Howarth na prorrogação.
Reveja a emocionante disputa de pênaltis que garantiu o Perth Glory na decisão da A-League
Para selar a classificação à decisão, faltava apenas um triunfo no duelo contra o Central Coast Mariners. O desafio do Glory não era nada fácil: encarar a equipe de melhor campanha na Temporada Regular, atuando sob a pressão do Bluetongue Stadium. Numa partida muito equilibrada, o placar de 1-1 após o tempo normal e prorrogação fez jus ao futebol apresentado pelas duas equipes. Na decisão por penais, o time local desperdiçou duas oportunidades, relegando ao capitão violeta Jacob Burns a missão de pôr o time do Glory na final, determinando a vitória dos visitantes por 5-3.
A apaixonada torcida do Glory promete marcar presença no Suncorp Stadium para apoiar sua equipe. Foto: Football Australia
Principais destaques
Falar que a belíssima campanha do Brisbane Roar é obra de um único atleta é pura hipocrisia. O forte do quadro de Brisbane, desde a conquista do título na última temporada, sempre foi e continua sendo o seu conjunto. A equipe laranja adquiriu um padrão de jogo definido com Ange Postecoglou que a credencia a entrar como favorita ante qualquer adversário. O comandante dos "leões" terá à disposição os 11 titulares para a Final da A-League, já que poupou seus principais atletas no duelo contra o Ulsan Hyundai na última semana, válido pela Liga dos Campeões da Ásia.
Ange Postecoglou (foto) poupou titulares na partida entre Brisbane Roar e Ulsan Hyundai, válida pela Liga dos Campeões da AFC. Foto: Goal.com
A principal arma no ataque dos atuais campeões da A-League é Besart Berisha. Artilheiro da A-League com 19 gols, Berisha promete confirmar sua boa fase na grande decisão, deixando, se possível, mais um tento para as estatísticas. A missão de servi-lo é do meio-campista Thomas Broich. O jogador alemão já havia mostrado seu bom futebol durante a Temporada Regular da A-League, mas cresceu muito de produtividade nos Play-offs e deve ser o principal responsável pela armação de jogadas do Roar.
Artilheiro da A-League com 19 gols, Besart Berisha (foto) promete deixar sua marca na Gran Final. Foto: The Australian
Pelo lado do Glory, o principal destaque é, sem dúvida, Shane Smeltz. O "matador" neozelandês vem apresentando um crescimento incrível nos últimos jogos do Glory, somando 16 gols na A-League. Um dos jogadores de maior admiração dos torcedores e alvo da imprensa local, Smeltz é peça-chave no esquema ofensivo do treinador Ian Ferguson, que deve contar com seus principais atletas para o duelo decisivo.
Shane Smeltz (foto, esquerda) é a esperança de gols do ataque violeta na grande decisão da A-League. Foto: Football Australia
Outro bom nome do quadro de Perth é o meia brasileiro Andrezinho. O jogador tupiniquim, assim como todo o time do Glory, apresentou uma elevação de produtividade nas últimas rodadas e deve começar como titular na Final. Na defesa, o quadro violeta conta com a segurança proporcionada pelo arqueiro Vukovic e a dupla de zaga formada por Pantelidis e Bas Van den Brink.
O brasileiro Andrezinho (foto) é outro bom nome da equipe do Glory
Opinião
Apesar da ascensão do Perth Glory nos últimos jogos, o Brisbane Roar segue como grande favorito à conquista do bi-campeonato da A-League. Além de possuir um conjunto superior ao da equipe de Perth, o time laranja conta com a vantagem de atuar no Suncorp Stadium, frente sua apaixonada torcida, que apoiará a equipe rumo à vitória. Ao Glory, resta aproveitar os tempos com a posse de bola, procurando armar as jogadas e surpreender a defensiva do Brisbane, com atenção redobrada ao risco das jogadas de contra-ataque, que podem ser fatais num duelo decisivo. As jogadas de bola aérea também são boas alternativas para ambas as representações, principalmente as que explorem a estatura dos zagueiros ou o "faro de gol" dos artilheiros Berisha e Smeltz. A expectativa é de uma partida disputada, com a raça prevalecendo sobre a técnica. Independentemente do resultado, fica a certeza de que o título da A-League ficará em boas mãos.
Com capacidade para pouco mais de 52 mil torcedores, o Suncorp Stadium será um palco de gala para a decisão da A-League. Foto: Glenayr Wines
Detalhes da partida
Brisbane Roar: Michael Teoklitos; Shane Stefanutto, Matt Smith, Mohamed Adrian e Ivan Franjic; Thomas Broich, Erik Paartalu, Massimo Burdocca; Henrique, Mitch Nichols e Besart Berisha. Técnico: Ange Postecoglou.
Perth Glory: Danny Vukovic; Josh Risdon, Steve Pantelidis, Bas Van der Brink e Dean Heffernan; Travis Dodd, Liam Miller, Jacob Burns e Andrezinho; Shane Smeltz e Billy Mehmet. Técnico: Ian Ferguson.
Arbitragem: Jarred Gilliett (árbitro), Matthew Cream, Mathew Cheeseman (auxiliares) e Ben Williams (quarto árbitro).
Local: Suncorp Stadium, Brisbane.
Data e Hora: 22/04/2012, 16h (horário local), 03h (horário de Brasília)
Excelente artigo! O Roar lá confirmou o favoritismo, mas só com uma reviravolta nos últimos minutos. Agora vão atacar a Champions asiática!
ResponderExcluirRIDICULO o que aconteceu na final, ROUBADO, passaram a mao no Perth que mereceia o titulo e agora vai voltar a ser o velho Glory dos tempos de NSL.
ResponderExcluirConfesso que ficamos tristes com o nível da arbitragem na final da A-League 2011/12. Porém, não podemos tirar os méritos da equipe do Roar, que foi mais constante que o tradicional Glory durante toda a temporada australiana. Obrigado pela participação!
ResponderExcluir