quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ASB Premiership 2012/13 começa em grande estilo na Nova Zelândia!

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves


  Começou no último dia 3 mais uma edição da ASB Premiership, a Liga Neozelandesa de Futebol. Com 8 times, o certame deste ano traz a expectativa do tradicional duelo entre Auckland City e Waitakere United pelo título máximo do futebol da Oceania. Porém, surpresas como os bons times de Canterbury United e Team Wellington (atual vice-campeão) sempre dão as caras, proporcionando grandes jogos e uma disputa acirradíssima pelo título.


Jogadores do Auckland City celebram um dos cinco gols marcados contra o Canterbury United

  No jogo inaugural da Edição 2012/13, os atuais campeões continentais do Auckland City estrearam em casa diante da equipe do Canterbury United, com ótimas perspectivas de vitória em seus domínios, apesar do estilo de jogo aguerrido da representação de Christchurch. 


Assista aos melhores momentos da vitória do City sobre o Canterbury no duelo de abertura da ASB Premiership 2012/13

  Apesar dos esforços dos visitantes, a superioridade da equipe mandante se fez visível em 40 minutos de partida: tempo suficiente para que os “Blues” construíssem uma vantagem de 3-0, com gols de Adam Dickinson (20, 29) e Chris Bale (39); porém, ainda na primeira etapa, Julyen Collet descontou para os “Dragões”, fazendo com o que o placar de 3-1 prevalecesse até o intervalo.


Feneridis (Auckland City, azul) em disputa de bola com jogador do Canterbury United durante a estreia de sua equipe na ASB Premiership. Foto: Site do Auckland City

  Na etapa final, a equipe comandada por Ramón Tribulietx dominava a partida; porém, num lance de penalidade, o Canterbury descontou novamente, com o craque do time, Aaron Clapham aos 24. Entretanto, o dia era mesmo dos mandantes, que definiram a vitória por 5-2 com mais dois gols, assinalados por Albert Riera aos 32 e Emiliano Tade aos 36.


Roy Krishna (centro, branco) escapa da marcação de jogadores do Team Wellington (preto e amarelo)

  Na segunda partida da rodada, o atual campeão nacional, Waitakere United, estreou contra o Team Wellington, em seus domínios, na reedição da Final da última temporada; porém, ao contrário do que se imaginava, o equilíbrio não foi uma palavra vista na partida, que terminou com uma tranquila vitória dos alvirrubros.


O Waitakere United é o atual campeão da ASB Premiership

  Logo no primeiro minuto de partida, o “matador” fijiano Roy Krishna abriu o placar; na segunda etapa, a equipe local, que apenas administrava a vantagem, decidiu se expor mais e conseguiu mais dois gols, com Dave Mulligan, de pênalti, aos 20 minutos, e Allan Pearce aos 33, consolidando um satisfatório placar de 3-0.


Capitão do Hawke's Bay United vibra com a boa atuação de sua equipe; alvinegros somam duas vitórias em duas rodadas
    Em outra partida da rodada, a primeira surpresa do certame ocorreu: a equipe do Waikato FC, que chamou a atenção na pré-temporada por se reforçar bem e obter um triunfo sobre o Auckland City em um amistoso, estreou com uma derrota em casa para o Hawke’s Bay United.


Lance da partida entre Hawke's Bay United (alvinegro) e Waikato FC (amarelo)

  A partida foi equilibrada durante os primeiros 45 minutos; porém, o placar não foi aberto até o encerramento da primeira etapa; na volta dos vestiários, os visitantes mostraram uma nova postura ofensiva,  conseguindo um importante triunfo de estreia por 2-0, com gols de Sean Lovemore aos 29 e 35 da etapa final.


Jogadores do YoungHeart Manawatu celebram o hat-trick de Mosquera (11, centro)

  No jogo que encerrava a primeira rodada, o YoungHeart Manawatu deu esperanças à sua torcida de uma temporada bem diferente da última, quando a equipe terminou na última colocação. Os alviverdes foram a Dunedin visitar o Otago United e conseguiram um belo triunfo por 3-0. O hat-trick de Tom Mosquera foi o grande destaque da primeira vitória do time de Manawatu na temporada.


Lance da partida entre YoungHeart Manawatu (verde) e Otago United (azul)

  Na segunda rodada, o Canterbury United obteve a recuperação da derrota na jornada inicial com um surpreendente triunfo de 1-0 sobre o Team Wellington, na capital neozelandesa. Julyan Collett, aos 13 minutos, fez o gol do triunfo dos “Dragões”.


Confira os melhores momentos de Canterbury United x Team Wellington

  Quem dá mostras de que pode brigar por uma vaga nos Play-offs é o Hawke’s Bay United. Num duelo cheio de rivalidade contra o YoungHeart Manawatu, o qual é conhecido como o “Heartland Derby”, o time de Napier fez prevalecer sua boa fase, chegando a uma vitória maiúscula, por 4-2. Hoyle, Peverley e o artilheiro Lovemore, duas vezes, marcaram para os alvinegros; Mosquera e Cumber defenderam a honra do time visitante com dois tentos.


Assista aos melhores momentos do "Heartland Derby", que terminou com vitória do Hawke's Bay United sobre o YoungHeart Manawatu

Já o Auckland City teve muito mais trabalho para obter a vitória em seu duelo da segunda jornada, contra o Otago United. Jogando fora de casa, os “Blues” saíram atrás do placar, com um gol de Coldicott aos 17 minutos da etapa complementar, levando ao delírio os pouco mais de 200 pagantes presentes no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin.


Assista aos melhores momentos da emocionante virada do Auckland City sobre o Otago United 

  Porém, numa reação espetacular, o atual campeão continental conseguiu a virada com três gols em 7 minutos. Aos 40, Luis Corrales igualou a contagem para os visitantes; quatro minutos depois, Alex Feneridis virou para o City, assegurando a vitória; porém, ainda deu tempo para Corrales fechar uma de suas melhores atuações com a camisa dos azuis com mais um gol, aos 47, decretando o placar de 3-1.


De Vries (Waitakere United, branco) tenta se livrar da marcação de atletas do Waikato (amarelo)

  Fechando a rodada, o Waitako FC se deslocou até os subúrbios de Auckland para enfrentar os atuais campeões nacionais no Fred Taylor Park. Numa atuação sem brilhos, o Waitakere United fez o suficiente para obter os três pontos. Com um gol de David Mulligan aos 21 minutos da etapa complementar, os alvirrubros asseguraram sua vitória por 1-0 e mantiveram os 100% de aproveitamento, ocupando provisoriamente a 3ª colocação, com 6 pontos; o Waikato é o 6º, sem pontuar no torneio.

    Confira a classificação da ASB Premiership 2012/13:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City22008356
Hawke's Bay United22006246
Waitakere United22004046
YoungHeart Manawatu21015413
Canterbury United210135-23
Waikato FC200203-30
Team Wellington200204-40
Otago United200216-50
  Fonte das Imagens: ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário