sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Micro Games 2014: Pohnpei confirma favoritismo e conquista medalha de ouro no futebol; Chuuk surpreende e fatura o bronze

  Por Carlos Santos

  Chegou ao fim a edição 2014 do Torneio de Futebol dos Micro Games. Com quatro equipes na disputa, a primeira fase quase foi encerrada de maneira pouco usual: por causa de uma tempestade que atingiu o Pics Field, o jogo entre Pohnpei e Chuuk foi paralisado e, caso as condições meteorológicas não favorecessem a prática esportiva, o duelo poderia ser cancelado. 


Eis a Seleção de Pohnpei, campeã do Torneio de Futebol dos Micro Games 2014

  Porém, no dia seguinte, o jogo, que apontava vitória parcial de Pohnpei por 2-1, foi encerrado, com o placar final apontando 3-2 para os anfitriões. Com a vitória, Pohnpei confirmou seu favoritismo com 100% de aproveitamento na fase qualificatória; já Chuuk, por sua vez, iria abalada para a disputa do bronze, com três derrotas em três confrontos.


A valente seleção de Chuuk (foto) superou as adversidades e conquistou a medalha de bronze

  Fechando a Fase de Classificação, Palau e Yap entraram em campo buscando uma vaga na grande decisão. Por ter melhor saldo de gols, os palauanos jogavam pelo empate; já os yapenses queriam a vitória para seguirem vivos na luta pela medalha de ouro.


Lance da partida entre Palau (azul) e Yap (cinza)

  Jogando com o regulamento debaixo do braço e demonstrando forte poder defensivo, Palau segurou o empate por 2-2 e se classificou pela primeira vez em sua história para uma partida final; já à Yap, apesar dos quatro pontos somados, restou a disputa do 3º lugar contra Chuuk como prêmio de consolação.


Na decisão da medalha de bronze, a Seleção de Yap (foto) apresentou um belíssimo uniforme azul

  Na disputa pela medalha de bronze, Yap e Chuuk mediram forças com o favoritismo sendo todo dos yapenses, que chegavam à partida após uma digna campanha na Fase de Classificação. Porém, após ter perdidos todos seus três primeiros jogos, Chuuk demonstrou poder de reação e, surpreendentemente, venceu os rivais por 3-1, conquistando o bronze e o respeito dos praticantes da Micronésia, que já passam a ver a seleção chuukese com outros olhos.


Lance da disputa pela medalha de bronze entre Chuuk (verde) e Yap (azul)

  Antes do início da grande decisão, a organização dos Micro Games brindou os atletas com dois prestigiados árbitros da Fiji Football Association: Rakesh Varman e Avinesh Narayan. Segundo Bob Kumar, representante da Fiji FA, a ocasião "é uma oportunidade para os árbiros fijianos adquirirem experiência e conhecerem outro país". Além de contribuir com o aprimoramento do futebol nos Estados Federados da Micronésia, a dupla de árbitros realizará workshops visando transmitir seus conhecimentos para a melhora do nível da arbitragem local.


Antes da decisão, árbitros fijianos (esquerda) realizaram um intercâmbio com membros da arbitragem micronésia (direita), visando a troca de conhecimentos e experiências

  Na grande decisão entre pohnpeianos e palauanos, a rivalidade extrapolava as quatro linhas: mais do que o título do Torneio de Futebol, com a medalha de ouro, a seleção vitoriosa garantiria à sua delegação a vice-liderança geral no quadro de medalhas dos Micro Games 2014. Porém, após 90 minutos de disputa, os anfitriões confirmaram o favoritismo e mostraram que não tiveram um bom desepenho na fase inicial por acaso.


A valente seleção palauana (foto) ficou com a medalha de prata no futebol da edição 2014 dos Micro Games

  No primeiro tempo, os pohnpeianos asseguraram a vitória ao abrir uma vantagem incontestável de 3-0; na etapa complementar, os palauanos até chegaram ao gol de honra, mas o placar final de 3-1 mostra que os comandados de Charles R. Mitchell terão muito trabalho pela frente para conquistar a hegemonia regional dentro das quatro linhas.


Exibindo seu belo uniforme azul, a Seleção de Pohnpei (foto) venceu Palau na decisão de maneira incontestável (3-1) e ficou a medalha de ouro no futebol dos Micro Games 2014


  Aos campeões pohnpeianos, a vitória serve não só para confirmar o favoritismo, mas para fortalecer ainda mais a prática do futebol no estado micronésio que apresenta o maior desenvolvimento da modalidade, renovando as esperanças do país de um dia conseguir uma filiação a uma entidade internacional. Os palauanos também ficaram satisfeitos com o resultado, já que, pelas dificuldades financeiras encontradas durante o período de participação, a medalha de prata mostra-se como gratificante; além disso, o país celebra a conquista de visibilidade a nível internacional e o reconhecimento dos micronésios ante o esforço de seus atletas.

  Fonte das Imagens: Pohnpei Soccer Association e The Kaselehlie Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário