quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nova Zelândia e Nova Caledônia confirmam favoritismo e vencem seus duelos nas Eliminatórias

  Por João Victor Gonçalves

  Na última terça-feira, dois jogos válidos pelas Eliminatórias da OFC para a Copa de 2014 agitaram os gramados da Oceania. Favoritas à conquista dos triunfos, Nova Zelândia e Nova Caledônia entraram em campo contando com o apoio de suas torcidas e não decepcionaram. Com um futebol simples, mas eficiente, os "All Whites" bateram o Taiti, enquanto os "Cagous" deram mais uma prova de que podem surpreender ao golear as Ilhas Salomão.

Jogadores neozelandeses (foto) comemoram o gol de McGlinchey, o qual abriu a vitória dos "All Whites" sobre o Taiti

  Atuando sob o olhar de um ótimo número de torcedores no AMI Stadium, em Christchurch, a Seleção Neozelandesa destruiu a proposta defensiva taitiana arquitetada por Eddy Etaeta logo aos dois minutos de partida: após boa jogada ofensiva dos mandantes, Michael McGlinchey disparou um forte tiro à queima-roupa do arqueiro Roche, decretando a abertura de contagem.

McGlinchey (8) foi o grande destaque neozelandês na partida contra o Taiti, marcando dois gols

  À frente do placar, a Nova Zelândia passou a atacar em jogadas de contra-golpe, fazendo com que os atuais campeões continentais se lançassem ao ataque. Porém, os polinésios provaram mais uma vez que sua vocação não é o setor de vanguarda, cometendo muitos erros e não conseguindo sucesso contra a impenetrável defensiva dos "All Whites". Dessa forma, o placar não foi alterado até os minutos finais do encontro, quando os "kiwis" chegaram à marcação de mais dois gols.

Ivan Vicelich (Nova Zelândia, branco) disputa bola com Jonathan Tehau (Taiti, vermelho)

  Aos 44 minutos, após cruzamento de Bertos, Barbarouses completou para defesa do arqueiro Roche; no rebote, Killen empurrou para o fundo das redes polinésias, aumentando a vantagem dos mandantes. Quatro minutos depois, McGlinchey provou que estava numa noite feliz e, num lance de oportunismo, encobriu o goleiro taitiano e definiu o placar em Christchurch. Festa para a torcida "kiwi", que, após a decepção na Copa das Nações da OFC, fica mais confiante na classificação de sua seleção para a Copa de 2014.

Assista aos gols da partida entre Nova Zelândia e Taiti

  No outro jogo do dia, a Nova Caledônia não deu chances para as Ilhas Salomão. Contando com o alento de seus fanáticos, os "Cagous" despacharam os "Bonitos" da disputa por uma vaga na Copa do Mundo como uma sonora goleada: 5-0.

Emile Bearune (foto) foi um dos destaques do sólido sistema defensivo caledoniano

  A blitz ofensiva caledoniana deu resultado logo nos primeiros instantes: aos 4 minutos, o artilheiro Gope-Fenepej completou cruzamento de Kai com uma cabeçada certeira, indefensável para Koti; cinco minutos depois, Roy Kayara, num belo lance individual, aumentou para os donos da casa.

Gope-Fenepej (19, Nova Caledônia) manteve sua fama de artilheiro, marcando um dos gols no triunfo de sua seleção sobre os "Bonitos". Foto: Alain Vartane

  Antes do intervalo, os "Cagous" balançaram as redes mais duas vezes, dando mostras de seu incontestável poder ofensivo, que faz da Nova Caledônia a seleção com o ataque mais positivo da Fase Final das Eliminatórias, com 15 gols: aos 30 minutos, Iamel Kabeu deixou sua marca enquanto, 13 minutos depois, Cesar Lolohea comprovou sua boa fase ao surpreender o arqueiro Koti com um belo avanço e uma conclusão certeira.

Com dois gols, Lolohea (10, Nova Caledônia) foi o grande destaque da vitória dos "Cagous" sobre as Ilhas Salomão. Foto: Alain Vartane

  No segundo tempo, apesar das saídas do capitão Dokunengo, do habilidoso Kaykara e de Kabeu, a Nova Caledônia conseguiu manter um bom volume de jogo, chegando ao seu quinto gol em grande estilo: após cruzamento do debutante Kaudre, Lolohea deixou seu segundo gol na partida num belo voleio, liquidando a fatura no Estádio Numa Daly, em Nouméa.

"All Whites" (foto) podem garantir vaga na repescagem com uma vitória sobre a Nova Caledônia no próximo encontro entre as equipes, a ser disputado em 22 de Março

  Apesar do triunfo caledoniano, a Nova Zelândia mantém-se na dianteira da Fase Final das Eliminatórias da OFC, com 12 pontos ganhos em 4 jogos; logo atrás, aparecem os "Cagous", com 9. Ilhas Salomão e Taiti, matematicamente eliminados, ocupam as 3ª e 4ª posições, com 3 e 0 pontos ganhos, respectivamente. Porém, a grande definição do representante da Oceania na Repescagem para a Copa só será definido em 2013, pois as seleções só voltam a campo no dia 22 de Março: Taiti e Ilhas Salomão fazem um confronto de honra no Estádio Pater, enquanto a Nova Zelândia recebe a Nova Caledônia no TBC Stadium num duelo decisivo.

  Confira a classificação da Fase Final das Eliminatórias da OFC:
  
Seleção
Nova Zelândia
V
4
E
0
D
0
GP
13
GC
1
PG
12
Nova Caledônia
3
0
1
15
4
9
Ilhas Salomão
1
0
3
5
17
3
Taiti
0
0
4
0
11
0

  Fonte das demais imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário