sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lanternas surpreendem líderes e ganham fôlego na briga pela classificação

  Por João Victor Gonçalves

  A rodada do "Boxing Day" no futebol australiano se estendeu pelos últimos três dias. Em campo, os dez times da A-League, que não deram folga a seus jogadores no final da temporada, seguindo a maratona de jogos entre as Festas típica do futebol inglês, mostraram que ainda podem brigar por pontos preciosos nessa reta final de 2012. Com isso, os adeptos das principais equipes não tiveram motivos pra ficar em casa, tendo cinco importantes jogos para apoiar suas equipes.


Disputa entre artilheiros: Besart Berisha (Brisbane Roar, preto) e Dario Vidosic (Adelaide United, vermelho) lutam pela posse de bola

  No primeiro jogo da rodada, o Adelaide United tentava a recuperação na competição após a goleada sofrida para o WSW. Dentro de campo, os "Reds" teriam pela frente o atual bicampeão da A-League, Brisbane Roar. Os "leões", porém, já não assustavam tanto quanto nas últimas temporadas: ocupando a penúltima posição, os laranjas viam num resultado positivo a única chance de presentear sua torcida em 2012.


Sempre com pensamentos positivos, Berisha (foto) foi um dos jogadores mais ativos na vitória do Brisbane Roar sobre o Adelaide United

  Com a bola rolando, porém, as equipes não representaram a posição que ocupam na tabela: superior desde o primeiro minuto, o Brisbane Roar pressionou a meta vermelha durante todo o encontro, mantendo a bola sob seu domínio na maior parte do tempo e levando perigo ao arco de Galekovic. A pressão visitante deu resultado aos 20 minutos da etapa final, quando o brasileiro Henrique fez o gol da vitória dos "laranjas", a quarta do Roar no campeonato. Já o Adelaide soma sua quarta derrota, mas, apesar de dois revés consecutivos, mantém a vice-liderança da competição.


Confira os melhores lances da vitória dos "leões" sobre os "Reds"

  No segundo jogo da jornada, Wellington Phoenix e Melbourne Heart fizeram um duelo emocionante na busca pela vitória. Frente um pequeno público que compareceu ao Westpac Stadium, o Phoenix começou com o "pé esquerdo": aos 13 minutos, Mebrahtu abriu o placar para o Heart; no minuto seguinte, Durante empurrou contra sua própria meta e aumentou a vantagem dos visitantes. Cinco minutos depois, porém, o jovem Louis Fenton descontou para os locais, dando esperanças para a torcida aurinegra.


Disputa de bola entre o brasileiro Fred (Melbourne Heart, branco) e o neozelandês Leo Bertos (Wellington Phoenix, amarelo)

  A virada dos neozelandeses veio após forte pressão ofensiva, já na etapa complementar: aos 20 minutos, Jeremy Brockie, convertendo penalidade, igualou a contagem. Cinco minutos depois, o próprio Jeremy fez o gol da vitória e do alívio para os rapazes de Wellington. Com o triunfo, o único representante neozelandês da A-League chega aos 16 pontos, entrando para a Zona dos Play-offs; já o Heart mantém sua sequência negativa, ocupando a última colocação, com 12 pontos.


Assista a todos os gols da vitória do Phoenix sobre o Heart

  A condição de lanterna do Heart só foi obtida graças a surpreendente vitória do Sydney FC sobre o líder Central Coast Mariners. Buscando desesperadamente um triunfo em seu último jogo no Allianz Stadium em 2012, os "Sky Blues" contaram com um gol de Brett Emerton, aos 44 minutos da etapa complementar, para obter sua quarta vitória na A-League e alcançar os 13 pontos, na ainda incômoda 9ª posição, o que alivia os mais de 16 mil torcedores que foram acompanhar a peleja. Por sua vez, o CCM mantém-se na ponta, com 27 pontos.


Veja o gol da emocionante vitória do Sydney FC sobre o Mariners

  O único empate da 13ª Rodada foi verificado no confronto entre Perth Glory e Western Sydney Wanderers. Vindo de vitórias, as duas equipes fizeram um jogo equilibrado, no qual, apesar de o Glory criar um maior número de chances, o arqueiro violeta Vukovic teve trabalho com as jogadas ofensivas dos rubro-negros. No fim, o placar de 1-1 premiou os esforços dos dois times. Labinot Haliti abriu o placar para o WSW, mas, a 4 minutos do fim do tempo regulamentar, Nick Ward deixou tudo igual, para alívio da torcida presente no Patersons Stadium. O empate manteve o Glory na Zona dos Play-offs, com 18 pontos, na quinta posição. Um posto acima aparece o WSW, com 20 unidades.


Assista aos gols do empate entre Glory e Wanderers

  O jogo mais emocionante da jornada, porém, ficou reservado para esta sexta-feira: num duelo de duas equipes que brigam pela classificação, o Melbourne Victory provou que obteve, enfim, o entrosamento ideal nas mãos de Ange Postecoglou, ao vencer o equilibrado time do Newcastle Jets por 3-2. Os três pontos, porém, não vieram sem sofrimento para os atletas e a torcida azul de Melbourne.


O interminável Heskey comemora mais um tento com a camisa do Newcastle Jets; porém, seu esforço não foi suficiente para garantir um resultado positivo à sua equipe

  Num primeiro tempo impecável, os azuis abriram 2-0 de vantagem, graças aos gols de Marco Rojas e Archie Thompson. Porém, numa mostra de seu poder de reação, os "aviadores" chegaram ao empate na etapa complementar, contando com os gols de Ruben Zadkovich e Emile Heskey. Só que os "Jets" não podem contar com a estrela de Marco Rojas, vice-artilheiro da A-League, que chegou ao seu sétimo tento no certame aos 28 minutos do segundo tempo, quando marcou o gol que garantiu a sétima vitória do Victory na competição. Com o triunfo, a equipe azul chega aos 23 pontos, na 3ª colocação, apenas dois atrás do Adelaide United. Já o Newcastle Jets saiu da Zona de Classificação, ocupando, momentaneamente, a 7ª colocação, com 16 pontos.


Veja os gols da vitória do Victory sobre o Newcastle Jets

  A próxima rodada do futebol australiano terá uma peculiaridade: começará em 2012 e terminará em 2013. Central Coast Mariners x Perth Glory e Adelaide United x Sydney FC abrem a rodada no próximo dia 31; no primeiro dia do ano novo, Melbourne Heart x Newcastle Jets, Western Sydney Wanderers x Melbourne Victory e Brisbane Roar x Wellington Phoenix completam a 14ª jornada da A-League. A você, que acompanhou os detalhes da maior competição nacional da Oceania em 2012, deixamos o nosso muito obrigado e esperamos que você continue com a fidelidade de sempre em 2013!

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
27
8
3
2
2
Adelaide United
25
8
1
4
3
Melbourne Victory
23
7
2
4
4
Sydney Wanderers
20
6
2
5
5
Perth Glory
18
5
3
5
6
Wellington Phoenix
16
4
4
5
7
Newcastle Jets
16
5
1
7
8
Brisbane Roar
14
4
2
7
9
Sydney FC
13
4
1
8
10
Melbourne Heart
12
3
3
7

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário