sábado, 15 de dezembro de 2012

OFC anuncia Grupos da OFC Champions League e mudanças no formato de disputa da competição

  Por João Victor Gonçalves

  A OFC anunciou, neste mês de Dezembro, uma série de mudanças no formato de disputa da O-League 2012/13. A primeira delas diz respeito ao nome do certame, que deixa de exibir o famoso apelido que conquistou a Oceania e passa a adotar a denominação oficial da OFC Champions League. A outra diz respeito ao calendário: o torneio volta a ser disputado num único ano, indo de 30 de Março a 19 de Maio de 2013.


Eis o novo e belo logo da OFC Champions League

  A fórmula de disputa da competição também foi alterada: ao contrário dos anos anteriores, quando apenas uma equipe obtinha a classificação às semifinais em cada grupo, a Edição 2013 contará com duas equipes qualificadas em cada chave, aumentando ainda mais as esperanças dos 8 melhores times da Oceania em obter a vaga. A Fase Semifinal se dará em jogos de ida e volta, a ser realizados nos dias 4 e 11 de Maio.


O Auckland City é o atual campeão da OFC Champions League; na Final, os neozelandeses bateram os taitianos do Tefana

  A Final da competição também sofreu alterações: passa a ser disputada em jogo único, a ser realizado na cidade de Auckland, em lugar ainda a ser definido, no dia 19 de Maio. Um novo logotipo e um novo troféu celebrarão as mudanças na principal competição de futebol inter-clubes da Oceania, que tem no time neozelandês do Auckland City seu atual campeão.


Atual campeão caledoniano, o AS Mont-Dore venceu uma Fase Qualificatória contra os campeões de Tonga, Ilhas Cook e Samoa para poder representar seu país na OFC Champions League 2013

  A exemplo do que ocorreu nas últimas edições, os 8 melhores clubes do continente participarão da fase decisiva, divididos em dois grupos com quatro equipes cada. No Grupo A, o campeão da repescagem, Mont-Dore (Nova Caledônia), duelará ao lado do atual campeão continental, Auckland City (Nova Zelândia), do campeão neozelandês, Waitakere United, e do surpreendente campeão taitiano, Dragon.


Pela primeira vez o AS Dragon, time da comunidade chinesa de Papeete, será o representante do Taiti na OFC Champions League

  Já o Grupo B do certame apresentará o tradicional time do Ba, campeão fijiano, o Hekari United (Papua Nova Guiné), única equipe fora do Eixo Austrália-Nova Zelândia a conquistar a principal competição continental da Oceania, o Solomon Warriors, campeão das duas fases do Campeonato Salomônico e o Amicale, vice-campeão da O-League na Temporada 2010/11. O grande desfalque nesta edição é o Tefana, atual vice-campeão, que não conseguiu sua vaga via Campeonato Taitiano e amargará a ausência desta importante competição.


O Solomon Warriors quebrou a hegemonia de equipes como Marist, Koloale e Kossa e conquistou a Telekom S-League, garantindo o direito de representar as Ilhas Salomão na O-League 2013

  Cabe ressaltar que, a exemplo dos anos anteriores, o campeão ganhará a vaga da Oceania no Mundial de Clubes FIFA, que, em 2013, será disputado no Marrocos. Para o Secretário Geral da OFC, Tai Nicholas, a introdução das semifinais servirá para aumentar ainda mais o interesse pelo torneio: "O formato condensado significa que haverá jogos tanto no meio quanto nos fins de semana, o que torna a competição mais atraente para os fãs e patrocinadores, pois não haverá atrasos entre as rodadas. A introdução das semifinais significa um maior número de times na briga pelos títulos até os estágios finais, o que amplia a expectativa dos torcedores por um período maior".


O Ba FC, time mais tradicional de Fiji, será, mais uma vez, o representante do país na OFC Champions League

  A Equipe do Blog espera que essas mudanças aumentem a competitividade da OFC Champions League, bem como a arrecadação dos times, já que a disputa é uma das principais formas de obtenção de receitas das equipes da Oceania. E você, gostou das alterações na principal competição da Oceania? Deixe sua opinião aqui e siga acompanhando o que de melhor acontece nos gramados do Pacífico em nosso site!
  
  Fonte das Imagens: OFC e Federações Nacionais

3 comentários:

  1. As 2 vagas da Nova Zelândia deveriam ser simplesmente para o campeão e o vice, não para o campeão e o campeão da 1ª fase. Por causa disso o Team Wellington, time meu xará, não disputará; ele foi vice campeão neozelandês. O Waitakere United, por ter sido campeão, óbvio que a vaga é justa, mas o Auckland City foi campeão campeão só da 1ª fase, então a vaga é injusta, deveria ser para o vice

    ResponderExcluir
  2. Creio que a ASB Premiership dá esta vaga para que a liderança da 1ª Fase sirva de motivação para as equipes. Porém, ainda penso que o Auckland City não poderia estar de fora dessa disputa, já que é o atual campeão. Mas seria interessante ver o Team Wellington, ao menos, disputando uma fase preliminar. Aguardemos as próximas edições!

    ResponderExcluir
  3. navegando a esmo na net , me deparei com esse blog fantástico ,pois nem só de europa e america do sul vive o futebol , parabens aos idealizadores.

    ResponderExcluir