sábado, 27 de julho de 2013

Em duelo de convidados, Austrália bate Malásia e conquista o OFC Futsal Championship 2013

  Por Rodrigo Augusto

  Após cinco dias de disputa, terminou mais um torneio organizado pela OFC: o Campeonato Oceânico de Futsal de 2013.  Convidada especial para a disputa deste ano, a Austrália, que já havia conquistado o certame em 1992, 1996, 1999 e 2004, ficou com a edição 2013 da disputa ao vencer a também convidada Malásia na grande decisão. Na disputa do 3º lugar, os neozelandeses levaram a melhor sobre o Taiti.


Jogadores australianos comemoram a conquista do 5º título do Oceânico de Futsal

  O caminho para as seleções asiáticas chegarem às semifinais teve a dificuldade como constante. Numa das partidas semifinais, a envolvente seleção da Malásia enfrentou a polivalente equipe do Taiti, grata surpresa do certame, que superou Vanuatu e o Time B da Nova Zelândia para chegar à Fase Eliminatória.


Antoine Tave (11, vermelho, Taiti) desvia chute de Mohd Bahrin (7, amarelo, Malásia) 

  Durante o tempo regulamentar de partida, muita emoção, grandes jogadas e um placar que apontava a igualdade, justificando o equilíbrio entre os selecionados. Com a partida terminando empatada em 3-3, a decisão acabou indo para os pênaltis, na qual os asiáticos acabaram levando a melhor, com o gol de Mohamad selando a vitória por 4-3.


Assista, na íntegra, à emocionante partida semifinal entre Malásia e Taiti

  Já a outra semifinal reservava o aguardado clássico entre Austrália e Nova Zelândia, que atraiu um ótimo público para a Trusts Arena, o qual esperava que seu apoio contagiasse os “All Whites” em busca de uma surpreendente vitória sobre os “Cangurus”.


Daniel Fogerty (10, amarelo, Austrália) tenta se desvencilhar da marcação de Ouadhah Ragued (4, branco, Nova Zelândia)

  Com a bola rolando, a partida foi marcada pelas disputas de bolas ríspidas entre as duas equipes. Apesar dos esforços dos locais, quem se deu melhor foi o selecionado australiano, que venceu por 2-0, gols de Daniel Fogarty e Chirs Zeballos. Apesar do revés, a torcida local reconheceu o esforço dos “Kiwis”, aplaudindo seus jogadores ao término do duelo.


Confira o VT do clássico entre Austrália e Nova Zelândia

  Além da disputa pelo título e pelo terceiro posto, foram definidos os vencedores do 5º ao 7º posto, numa forma de premiar o esforço das seleções que não conseguiram a classificação. Na briga pelo 7º lugar, a torcida local pôde acompanhar o duelo entre o Time B neozelandês, o NZ Invitational, e a modesta seleção da Nova Caledônia.


Dominic O'Sullivan (10, preto, NZ Invitational) se estica para alcançar a bola sob o olhar do árbitro e do caledoniano David Foord (7, cinza)

  O time Francófono deu mostras de que poderia conquistar o 7º lugar, abrindo 2-1 no marcador; porém, os “Cagous” desperdiçaram boas chances e acabaram pagando caro por isso: eficiente, o time B neozelandês aproveitou suas oportunidades e venceu o duelo por 4-2, conquistando sua única vitória no certame.


Veja o duelo entre NZ Invitational e Nova Caledônia que valeu o 7º posto do certame

  A disputa pelo 5º lugar reservou um duelo tradicional entre Ilhas Salomão e Vanuatu. Tetracampeões continentais, a seleção das Ilhas Salomão amargou uma campanha vexatória no Oceânico de Futsal 2013 e queriam despedir-se da disputa mostrando que poderá brigar por um posto no Mundial de 2016. Já o selecionado vanuatuano queria manter o embalo após vencer o Time B neozelandês por 7-4 em sua despedida da Fase de Grupos.


Elliot Ragomo (3, esquerda) e Atana Fa'arodo (6, direita) celebram um dos onze gols salomônicos sobre Vanuatu

  Porém, o peso da camisa salomônica prevaleceu sobre os “Yellow Boys”: o time arquitetado por Dickson Kadau não deu chances ao azar e venceu pelo elástico placar de 11-5. Apesar da conquista da 5ª colocação, o comandante dos “Kurukuru” saiu insatisfeito, vendo Nova Zelândia e Taiti surgirem como potenciais ameaças à equipe no próximo certame continental.


Confira o VT da partida entre Ilhas Salomão e Vanuatu

  Neste sábado, foram disputados os duelos que valeram o título ea 3ª colocação do Campeonato Oceânico de Futsal 2013. A Nova Zelândia, eliminada pela arquirrival Austrália, tentava fazer as pazes com o bom futebol diante da ascendente seleção taitiana. Em mais uma boa atuação, a seleção polinésia treinada por Heitapu Hunter adotou um esquema cauteloso, visando surpreender a Nova Zelândia.


Jogadores neozelandeses (foto) celebram a conquista do 3º lugar

  Todavia, a melhor qualidade técnica da Nova Zelândia prevaleceu sobre o esforço dos taitianos e os “All Whites” chegaram à vitória graças ao gol solitário de Daniel Burns. Medalha de bronze merecida para os anfitriões, que surgem como candidatos à conquista da vaga da OFC para o Mundial de 2016. Já o Taiti provou sua evolução na categoria, sobressaindo-se sobre rivais continentais como Vanuatu, Nova Caledônia e Ilhas Salomão.


Assista ao VT da disputa pelo terceiro lugar entre taitianos e neozelandeses

  Na grande decisão, o duelo entre as seleções da Asian Football Confederation convidadas para a disputa pela OFC, Austrália e Malásia, decepcionou o público, embora não possa ser apontado como surpreendente, dado o nível técnico superior dessas seleções quando comparadas às concorrentes oceânicas.


O treinador brasileiro Marcelo Serpa Coelho (preto) orienta os jogadores malaios durante a grande decisão

  Confiante após conquistar três vitórias na Fase de Grupos (8-3 sobre a Nova Caledônia, 7-1 sobre a Nova Zelândia e 4-1 sobre as Ilhas Salomão), a Malásia queria surpreender os australianos, que tinham a seu favor os 100% de aproveitamento obtidos nas vitórias sobre NZ Invitational (9-0), Vanuatu (6-1), Taiti (2-0) e Nova Zelândia (2-0).


Do lado australiano, o treinador Steve Knight (foto) mostrava todo seu descontentamento durante os pedidos de tempo

  Para surpresa do público presente na Trusts Arena, os malaios abriram o placar antes dos dois minutos de partida, com Qaiser Abdul Kadir. Porém, os “Socceroos” correram atrás do prejuízo e, com gols de Seeto (3), Giovenali e Cooper. 5-1 no placar e a quinta conquista do OFC Futsal Championship estava garantida para os australianos.


O arqueiro australiano Angelo Konstantinou (foto) ganhou o prêmio "Luva de Ouro" da competição

  Após a partida, o capitão australiano Toby Seeto, que ganhou o prêmio de melhor jogador do torneio, destacou: “Obviamente estou muito feliz por vencer. A Malásia é uma boa equipe e nós sempre tivemos duras batalhas contra eles. Nosso objetivo era vir aqui e vencer, mas também aproveitamos a disputa para melhorar nosso desempenho”, finalizou.


Relembre todos os lances da decisão entre Malásia e Austrália


  Dylan Manickum, da Nova Zelândia, ficou com o prêmio de artilheiro do certame com 9 gols marcados. O arqueiro australiano Angelo Konstantinou ganhou a “Luva de Ouro” por sofrer o menor número de gols em toda a disputa. Já o Prêmio Fair Play ficou com o Time B da Nova Zelândia, o NZ Invitational.

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário