sábado, 6 de julho de 2013

"¡Hasta la vista, Xino!": Manel Expósito acerta sua transferência para o futebol belga

  Por Gustavo Curvelo

  Manel Expósito não é mais jogador do Auckland City! A informação veio através do clube neozelandês, que confirmou a transferência do espanhol para o KAS Eupen, da segunda divisão belga. Com isso, o atleta não defenderá o campeão continental no Mundial de Clubes da FIFA, em Dezembro, no Marrocos. Em contra-partida, o artilheiro voltará a ser atleta profissional.


Manel Expósito (foto), que se tornou "lenda" no futebol da Oceania, não é mais jogador do Auckland City. Foto: OFC

   Xino - como era carinhosamente apelidado por seus companheiros de clube -  iniciou sua carreira profissional como jogador do Barcelona. Jogando pelo time B dos “Blaugrana” entre 2003 e 2005, o atleta não conseguiu se destacar a ponto de seguir para o time principal, sendo negociado com o Atlético de Madrid, onde atuou na equipe C dos “Colchoneros”. Também sem feitos expressivos, foi novamente negociado com clubes menos badalados, passando por Alcorcón, Figueres, Benidorm (extinto em Julho de 2011), Gramenet, Atlético Ciudad (extinto em Agosto de 2010) e Cerro de Reyes. Em 2010, tornou-se amador, quando optou por defender as cores do Auckland City.


Com a camisa dos Blues, "Xino" Expósito (foto) conquistou a OFC Champions League em duas ocasiões (2011/12 e 2012/13). Foto: ASB Premiership

   No futebol da Oceania, o atleta conseguiu feitos demasiadamente significantes, comprovados numericamente: foram 46 gols em 68 partidas, uma média superior a 0,65 gols por jogo. Além da importante marca, Expósito conquistou o prêmio “Chuteira de Ouro” na OFC Champions League 2011/12.


O artilheiro espanhol (foto) obteve uma média superior a 0,65 gols por jogo com a camisa dos "Blues". Foto: El Enganche

   Em relação às conquistas coletivas, Expósito ajudou o clube neozelandês a conquistar os títulos das edições 2011/12 e 2012/13 da OFC Champions League, em finais diante de AS Tefana (do Taiti) e Waitakere United (também da Nova Zelândia), respectivamente. Além dos títulos no torneio continental, ainda venceu a ASB Charity Cup, na temporada 2011.


Com a camisa do Auckland City, Exposito disputou o Mundial de Clubes em duas oportunidades (2011 e 2012). Foto: Marca

   Agora, Expósito voltará ao profissionalismo, desta vez atuando pelo KAS Eupen. Na última temporada, o “Panda” (como é conhecido o clube de Eupen) obteve 46 pontos em 34 partidas disputadas, ficando na 8ª colocação da “2e Klasse” (nome do campeonato correspondente ao segundo nível do futebol belga).


Assista a um clip com alguns gols de Expósito com a camisa do Auckland City


   A sua reestreia nos gramados europeus pode ocorrer no dia 3 de agosto, quando seu novo clube enfrentará o Boussu Dour Borinage, fora de seus domínios, em duelo válido pela rodada inaugural da 2e Klasse 2013/14. Nosso Blog deseja toda sorte a “Xino” Expósito nesta sua nova empreitada e espera que, um dia, ele possa retornar ao futebol neozelandês, no qual escreveu seu nome com letras douradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário