segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Em duelo de líderes, Auckland City e Canterbury United empatam; Waitakere goleia e volta ao Top 4 da ASB Premiership

  Por João Victor Gonçalves

  Neste final de semana, foi disputada a 10ª Rodada da ASB Premiership, principal competição do futebol neozelandês. Os quatro duelos da rodada marcaram a recuperação do Waitakere United, a consolidação do Hawke's Bay United entre os primeiros colocados e a manutenção do Auckland City na liderança do certame.


Jogadores do Hawke's Bay United (foto) celebram mais uma vitória do clube na ASB Premiership 2013/14

  No duelo de abertura da jornada, no sábado, o Hawke's Bay United recebeu o WaiBOP United no Bluewater Stadium, em Napier, buscando mais três pontos para se manter entre os quatro primeiros da ASB Premiership. Contando com o apoio de 482 torcedores, público considerável para uma partida que não envolvia nenhum dos "grandes" do futebol local, o HBU foi para cima do rival desde o princípio da partida e chegou à abertura de contagem com Tom Biss, aos 8 minutos da primeira etapa.


Lance do duelo entre Hawke's Bay United (preto) e WaiBOP United (branco). Foto: site oficial do WaiBOP United

  Três minutos depois, Bill Robertson aumentou a vantagem dos locais, para delírio da torcida azul; ainda no primeiro tempo, Sean Lovemore, aos 28, sentenciou a vitória do quadro de Napier. Antes do apito final, Jack McNab e Sam Messam descontaram para o WaiBOP, colocando no placar final um equilíbrio que não foi visto nos 90 minutos. Com o triunfo, o Hawke's Bay alcança os 17 pontos, na 3ª colocação, o que comprova o bom momento dos alvinegros que, se não tivessem sido penalizados com a perda de três pontos, ocupariam a vice-liderança.



Assista aos melhores momentos da 5ª vitória do Hawke's Bay United na ASB Premiership

  No duelo mais esperado da rodada, o líder Auckland City recebeu o vice-líder Canterbury United em Kiwitea Street, numa partida que colocou frente a frente dois favoritos à conquista da ASB Premiership. Os quase 1000 torcedores que foram apoiar os "Navy Blues" soltaram o grito de gol logo aos 8 minutos, quando Adam Dickinson colocou a equipe de Ramón Tribulietx em vantagem.


Adam Dickinson (14, azul, Auckland City) tenta escapar da forte marcação do Canterbury United (branco)

  Na segunda etapa, porém, o quadro de Christchurch voltou melhor e chegou à igualdade aos 14 minutos, com o tento do artilheiro Aaron Clapham. O gol animou os "Dragões", que pressionaram o City em busca da vitória, principalmente nas descidas de Federico Márquez; porém, a igualdade no marcador prevaleceu até o apito final de Mirko Benischke. Com isso, as equipes mantêm suas posições originais: o City, na ponta, soma 21 pontos, enquanto o Canterbury aparece logo atrás, com 18.


Jogadores do Canterbury United (branco) celebram o gol de Aaron Clapham (segundo jogador de branco, da esquerda para a direita). Foto: Site oficial do Auckland City

  Quem desperdiçou boa chance de permanecer entre os quatro primeiros foi o Team Wellington. O quadro capitalino deslocou-se até Dunedin para enfrentar o Southern United e começou atrás do placar: logo aos 2 minutos, Jacob Schneider abriu o placar para o quadro auri-azul. Porém, a reação dos auri-negros não tardaria a vir: aos 6, o craque salomônico Henry Fa'arodo empatou a peleja.


Cole Peverley (8, branco, Team Wellington) cobra falta frente à atenta barreira do Southern United (azul)

  A vitória ficou próxima dos comandados de Matt Coldicott quando, aos 15 minutos da etapa complementar, Joel Stevens fez o gol da virada dos capitalinos; porém, somente três minutos depois, Regan Coldicott fez bela jogada individual, livrou-se de dois zagueiros e tirou a bola do arqueiro Spoonley, definindo o placar final em 2-2. Com o empate, o Team Wellington cai para a 5ª colocação, com 16 pontos; já o Southern mantém-se em 7º, com 7 unidades.


Com dois gols, Stansfield (branco) foi o grande nome do Waitakere United na vitória sobre o Wanderers SC (azul)

  Fechando a rodada, o Waitakere United assegurou seu retorno à zona de classificação com uma incontestável goleada sobre o Wanderers SC, lanterna da ASB Premiership. Mesmo atuando no North Harbour Stadium, em Albany, os "caçulas" do certame não conseguiram fazer valer o "fator casa" e, ao intervalo do duelo, já viam os alvirrubros liderarem o placar com uma vantagem de 2-0, graças aos gols de Lowdon e Manko.


Autor do gol de honra do Wanderers, De Jong (azul) tenta escapar da marcação de McGeorge (6, branco, Waitakere United)

  Na segunda etapa, o quadro alvirrubro, ciente da importância do saldo de gols na briga pelo 4º lugar com o Team Wellington, construiu um placar mais dilatado, contando com os tentos de Stansfield (2), Cardozo e Limwatthana. Andre De Jong fez o de honra dos mandantes, que seguem em último, com apenas 6 pontos; já o United alcançou a 4ª posição, com os mesmos 16 pontos do Team Wellington, superando a equipe da capital nos critérios de desempate.

  Confira a classificação da ASB Premiership 2013/14:
  
EquipeJVEDSGPG
1ACFC  9 6 3 0 12 21
2CanterburyUtd 10 5 3 2  7 18
3HBU  9 5 2 2  6 17
4WU 10 5 1 4  9 16
5TeamWellington 10 5 1 4  -1 16
6WBU 10 2 1 7  -9  7
7SU  9 2 1 6-13  7
8WSC  9 1 2 6-11  5

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário