sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hawke's Bay e Team Wellington vencem e garantem vaga nas semifinais da ASB Premiership; Waitakere tropeça e vê classificação ficar mais distante

  Por João Victor Gonçalves

  Nos duelos válidos pela 13ª e penúltima rodada da Temporada Regular da ASB Premiership 2013/14, Hawke's Bay United e Team Wellington conseguiram importantes vitórias e garantiram suas vagas nas semifinais da principal competição do futebol neozelandês. Com uma vitória avassaladora, o Auckland City confirmou seu favoritismo e garantiu o título da Premiership e a vaga na OFC Champions League 2015; já o tetracampeão Waitakere United tropeçou e corre risco de ficar fora da próxima fase.

Ryan De Vries (branco) foi o autor do último dos 10 gols do Auckland City na goleada sobre o Southern United

  Atuando no John Kerkof Park, em Cambridge, o Waitakere United era visto como grande favorito para o duelo contra o já eliminado WaiBOP United. Contando com o talento de Cardozo no ataque e o espírito de liderança do capitão Butler, os comandados de Paul Temple encararam os novatos da ASB Premiership com um só pensamento: o de vencer.

Apesar dos esforços do ataque do Waitakere United (vídeo), a equipe corre o risco de ficar de fora das semifinais da ASB Premiership

  Porém, com a bola rolando, as expectativas ficaram fora das quatro linhas: numa partida atípica, em que os dois arqueiros titulares se lesionaram (McNeil, do WaiBOP, e Danny Robinson, do Waitakere), o quadro local manteve-se constante defensivamente e chegou à abertura de placar aos 16 minutos da etapa complementar, com McNab. Evitando um vexame maior para os atuais tetracampeões neozelandeses, Richie Cardoso confirmou seu "faro de gol" e igualou a partida a 10 minutos do fim.

Shelley (vermelho, Waitakere) tenta se livrar da forte marcação do Otago United (branco)

  Com o empate, o Waitakere United permanece na 5ª colocação, com 20 pontos ganhos. A situação do quadro alvirrubro só não é mais desesperadora porque o 4º colocado, Canterbury United, adversário da equipe de Whenuapai na última rodada, tropeçou em casa e desperdiçou a chance de garantir sua classificação antecipadamente.



Jogadores do Hawke's Bay United (foto) comemoram gol em Christchurch

  Confirmando sua ótima campanha, o Hawke's Bay United não se intimidou com o fato de atuar longe de seus domínios e, com um gol nos últimos minutos, bateu o Canterbury United em Christchurch. Frente um bom público de 725 torcedores, Tom Biss colocou o quadro alvinegro em vantagem ainda na primeira etapa; porém, no segundo tempo, o artilheiro dos "Dragões", Aaron Clapham, conseguiu o empate cobrando pênalti. Aos 45 minutos, quando o cenário do duelo já indicava o empate, brilhou a estrela de Aaron Jones, que marcou o gol da vitória e classificação dos "Kiwis".

Ex-jogador e atual técnico do HBU, Chris Greatholder (foto) consegue levar a equipe pelo segundo ano consecutivo aos play-offs

  A vitória do HBU em Christchurch quebra a invencibilidade do Canterbury em casa na ASB Premiership e garante ao quadro alvinegro a classificação; com mais três pontos, os comandados de Chris Greatholder aparecem na vice-liderança, com 26 unidades. Logo atrás aparece o Team Wellington, que contou com o tropeço do Waitakere para garantir sua qualificação antecipada.



Assista aos melhores momentos da vitória do HBU sobre o Canterbury

  Atuando no belo North Harbour Stadium, o quadro capitalino não teve dificuldades para bater o lanterna Wanderers SC por 4-1. Ainda no primeiro tempo, o artilheiro salomônico Henry Fa'arodo abriu o placar para o Team Welly; na etapa complementar, Judd Baker chegou a empatar para os "celestes", mas Tom Doyle, Colin Murphy e Sam Mason-Smith garantiram a vitória dos aurinegros, que aguardam a definição da última rodada para conhecerem seus adversários nas semifinais.

Jovens talentos do Team Wellington (foto) foram fundamentais na conquista da vaga pelo quadro capitalino

  Fechando a rodada, o campeão continental Auckland City foi até o Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, precisando apenas de uma vitória simples para garantir a classificação e o título da Temporada Regular da ASB Premiership, que, mais do que seu caráter simbólico, garante ao vencedor uma vaga na OFC Champions League 2015.

Em jogo adiado do 1º Turno, o Auckland City já havia batido o Southern United por 3-0

  Porém, simples é um adjetivo que não se enquadra à exibição dos comandados de Ramón Tribulietx: com uma defesa impecável e um ataque goleador, os "Navy Blues" aplicaram impiedosos 10-0 no modesto Southern United. Emiliano Tade (2), João Moreira, Darren White (2), Takuya Iwata, Adam Dickinson, Chris Bale, Andrew Milne e Ryan De Vries fizeram os gols dos "Blues", numa façanha testemunhada por apenas 150 torcedores.

Banner assinala o maior placar desta edição da ASB Premiership: Southern United 0-10 Auckland City

  Com o 1º lugar da Temporada Regular assegurado, o Auckland City encerra sua participação nesta fase da competição em Hawke's Bay contra o United local. Sem maiores pretensões, o Team Wellington enfrenta o WaiBOP United longe de seus domínios. No duelo dos dois últimos colocados, o Southern United recebe o Wanderers tendo a honra à prova. No mais aguardado duelo do campeonato até aqui, o Waitakere United recebe o Canterbury United no Fred Taylor Park; em caso de vitória dos visitantes ou empate, a precoce eliminação do atual tetracampeão do futebol neozelandês estará selada.

  Confira a classificação da ASB Premiership 2013/14:
  
TIME
J
V
E
D
GP
GC
SG
PG
Auckland City FC
13
9
3
1
36
11
25
30
Hawkes Bay United
13
8
2
3
28
24
4
26
Team Wellington
13
7
2
4
32
25
7
23
Canterbury United
13
6
4
3
21
13
8
22
Waitakere United
13
6
2
5
27
18
9
20
WaiBOP United
13
4
2
7
24
26
-2
14
Southern United
13
2
1
10
14
47
-33
7
Wanderers SC
13
1
2
10
16
34
-18
5

  Fonte das Imagens: ASB Premiership, ODT e Auckland City FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário