terça-feira, 20 de maio de 2014

Nova Zelândia: Sub-20 consegue bons resultados em preparação para o Mundial; "Ferns" caem em amistoso ante o Japão

  Por Rodrigo Augusto

    O início de maio foi muito agitado para o futebol neozelandês: tanto a Seleção Sub-20 Masculina como a principal Feminina realizaram jogos amistosos para avaliar seus elencos e prepará-los para a disputa de futuros torneios.


Lance do primeiro encontro entre Nova Zelândia (preto) e Fiji (branco)

  Os garotos “Kiwis” se reuniram para a realização de três partidas visando a disputa da Copa do Mundo Sub-20, que será realizada neste ano no Canadá no segundo semestre, enquanto que as “Samambaias” tiveram pela frente a sempre forte Seleção Japonesa.


Nem mesmo o talento de Jonetani Buksh (foto) foi suficiente para evitar duas derrotas fijianas em amistosos contra os "All Whites"

  Do lado masculino, o primeiro jogo, contra Fiji, foi realizado no último dia 4 na cidade de Auckland. Os comandados de Darren Bazeley não encontraram maiores dificuldades e golearam por 5-0, com gols de Trbuhovic (2), Lewis, Patterson e Andrew Blake.


Os comandados de Darren Bazeley (foto) não encontraram grandes dificuldades em sua série de três amistosos

  Passados dois dias, os dois esquadrões voltaram a se enfrentar no belo North Harbour Stadium. A esquadra fijiana, que se prepara para a disputa do Continental Sub-20, veio mais precavida para a partida, buscando concentrar seu jogo principalmente na defesa. Todavia, a superioridade técnica da Nova Zelândia falou mais alto e uma nova goleada foi desenhada: 4-1, gols de Monty Patterson (2), Trbuhovic e André Blake; Nabenia fez o de honra para Fiji.


Monty Patterson (foto) foi o autor de dois gols na vitória por 4-1 sobre Fiji

  Encerrando a séries de jogos testes, a frágil Papua Nova Guiné foi presa fácil para o time “Kiwi”. Porém, a exibição dos garotos neozelandeses superou as expectativas, resultando num placar final acachapante de 12-1favoráveis aos “All Whites” no Wairaka Stadium. Os gols do “chocolate” neozelandês foram anotados por Trbuhovic (3), De Jong (2), Nebett (2) além de Patterson, Rufer, Messenger e Stevens com um gol cada. Já a Seleção Papuásia Sub-20, comandada pela lenda oceânica Wynton Rufer, descontou no final com Nicky Benjamin.


Wynton Rufer (foto), maior jogador de todos os tempos do futebol da Oceania, era o destaque no banco da Seleção Sub-20 de Papua Nova Guiné

  Após as partidas, chegamos a conclusão que o quadro da Nova Zelândia apresenta como ponto forte seu setor ofensivo; porém, ainda possui falhas defensivas que devem ser corrigidas antes do Mundial. O destaque desta pré-temporada é Trbuhovic, autor de 6 dos 21 gols da equipe nos duelos.


As valentes "Ferns" (foto) tiveram o Japão como adversário em partida amistosa em Osaka

  Já pelo lado das “Ferns”, no último dia 8 Japão e Nova Zelândia se digladiaram em Osaka. Com um time mais experiente e entrosado, as asiáticas levaram a melhor no encontro; apesar da vitória, porém, as nipônicas encontraram sérias dificuldades com o “ferrolho” oceânico.


Atuais campeãs mundiais, as japonesas (foto) suaram a camisa para superar a retranca neozelandesa

  Em um jogo que se mostrou inicialmente com amplo domínio oriental, o time local saiu à frente aos 38 minutos da primeira etapa, com Takase Megumi. Na segunda parte do jogo, a seleção da Oceania bem que tentou equilibrar as ações do jogo quando Kirsty Yallop empatou aos 17 minutos; todavia, no “apagar das luzes”, Sugasawa fez o gol da vitória do Japão, aos 41 minutos, dando números finais à peleja.



Assista aos melhores momentos do amistoso entre Japão e Nova Zelândia

  Apesar da superioridade física das “Ferns”, fica evidente que as comandadas de Tony Readings devem aprimorar o aspecto tático para futuras competições. Além disso, um maior equilíbrio entre as raras ações ofensivas e a postura predominantemente defensiva pode trazer bons resultados em competições futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário