quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Oceânico de Futsal 2014: convidada, Malásia estraga festa de anfitriões "Cagous" e fica com a taça

  Por Rodrigo Augusto

  Ocorreu em Nouméa, na Nova Caledônia, mais uma edição do Campeonato de Futsal da Oceania, torneio que tradicionalmente serve como qualificatório continental para o Mundial da categoria. Porém, desta vez, a ideia dos dirigentes oceânicos foi diferente, com um formato inovador.

Banner destaca a realização do Campeonato Oceânico de Futsal 2014

  Costumeiramente, as Eliminatórias da Oceania ocorriam dois anos antes do Mundial; deste modo, as seleções tinham poucos jogos preparatórios e, quando chegavam ao torneio mundial, eram goleadas facilmente pelos rivais, mais entrosados. Dessa maneira, visando dar ritmo de jogo às principais esquadras do continente, a OFC decidiu realizar o torneio em 2014, convidando a forte seleção malaia para acirrar ainda mais a disputa.

A anfitriã seleção da Nova Caledônia (foto) encerrou a competição com um honroso segundo lugar

  Participaram do torneio no último mês de agosto, além da anfitrã Nova Caledônia, Malásia, Nova Zelândia, Taiti e Vanuatu. Ofuscando um pouco o certame, as Seleções de Fiji e Ilhas Salomão, tidas como as principais potências regionais, não entraram em quadra.

Disputa de bola no duelo entre Taiti (branco) e Vanuatu (amarelo)

  Ao final de cinco rodadas de um formato onde todos enfrentavam todos dentro de grupo único no sistema de pontos corridos, foi justamente o selecionado malaio, convidado pela OFC, quem se deu melhor na disputa e ficou com a taça.

Veja os gols das vitórias de Nova Zelândia e Vanuatu no primeiro dia de competições do Oceânico de Futsal 2014

  Logo na primeira rodada, duas zebras: a Nova Zelândia venceu o time asiático por surpreendentes 4-1, enquanto que Vanuatu, uma seleção sem tradição na modalidade, bateu o ascendente time taitiano por 5-1. Na jornada seguinte, os resultados traduziram o esperado: empate entre Taiti e Nova Caledônia (4-4) e goleada neozelandesa sobre Vanuatu (5-1).

Assista aos gols do segundo dia de jogos do Oceânico de Futsal 2014

  No terceiro dia de jogos, o destaque ficou por conta do time da casa, que não deu chances ao azar e goleou os “Yellow Boys” de Vanuatu por 6-2, enquanto que a Malásia mostrou que o tropeço na rodada inicial foi uma fatalidade, batendo o Taiti por 5-2.

No terceiro dia do torneio, Nova Caledônia e Malásia venceram; relembre os gols no vídeo acima

  Na quarta rodada, dois jogos muito equilibrados: os “All Whites” perderam para o time caledoniano por 2-1, e com um pouco menos de dificuldade, o quadro malaio bateu Vanuatu por 9-5.

Acompanhe os gols do quarto dia de jogos, que teve como grande destaque a goleada da Malásia sobre Vanuatu

  Na última e decisiva rodada, Malásia, Nova Zelândia e Nova Caledônia chegavam com chances reais de título; porém, para decepção dos amantes do futebol oceânico, o escrete asiático ficou com a taça.

Relembre os gols do quinto dia de jogos do Oceânico de Futsal 2014

  O time neozelandês decepcionou novamente e perdeu para o Taiti por 2-0; no jogo de fundo, Malásia e Nova Caledônia fizeram uma espécie de “final” do certame. Mesmo contando com o apoio da fanática torcida local, os “Cagous” não foram páreo para a Malásia que, com um melhor aproveitamento nas finalizações, bateu o quadro local por 6-3 e celebrou a conquista do torneio.

A Seleção da Malásia (foto) foi a grande campeã do Campeonato Oceânico de Futsal 2014


  Com o término da competição, as equipes voltam suas atenções na disputa das Eliminatórias para o Mundial de 2016, que será disputado na Colômbia, no qual os amantes do futebol oceânico esperam uma participação digna de seu representante continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário