segunda-feira, 6 de outubro de 2014

OFC Champions League 2014/15: fase qualificatória começa nesta terça-feira; conheça os quatro participantes

  Por João Victor Gonçalves

  Começa na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília) a fase preliminar da OFC Champions League. Com todos os seus jogos disputado no simpático Complexo Joseph S. Blatter, em Apia, capital da Samoa, o quadrangular dará ao seu campeão o direito de disputar a fase final da principal competição continental interclubes com os 11 melhores esquadrões da Oceania.

Complexo que sediará as partidas do Qualificatório para a OFC Champions League leva o nome de Joseph S. Blatter (quarto, da esquerda para a direita), que, ao lado de Charlie Dempsey (terceiro, da esquerda para a direita), mostrou todo seu espírito receptivo para com a população local

  Representando o futebol do país anfitrião, o Lupe Ole Soaga tenta surpreender em sua primeira participação na principal competição do futebol da Oceania. Após quebrar a hegemonia do tradicional Kiwi SC na Temporada 2012/13, quando conquistou a Liga Nacional de Samoa e credenciou-se à disputa do atual certame, a equipe de Tuanaimato chega como favorita para a disputa do qualificatório. Além do apoio da torcida local, os alviverdes contarão em suas filas com jogadores com experiência internacional com a camisa da Seleção Samoana, como o defensor Vaalii Faalogo, o meia Silao Malo e o atacante Suivai Ataga.

Os atletas do Lupe Ole Soaga (foto) tentarão repetir o sucesso do conterrâneo Kiwi SC e alcançar a Fase Final da OFC Champions League

  Outra equipe que quebrou uma hegemonia local para chegar à OFC Champions League foi o Puaikura FC, tradicionalmente conhecido no cenário cookiano como Arorangi FC. Após vencer o campeonato nacional pela primeira vez na história desde 1950 (data de início da competição nacional), quebrando a sequência vitoriosa do Tupapa Maraerenga, o quadro rubro-negro desembarcou em Samoa com um nome de destaque em seu banco de reservas: Tuka Tisam, que construiu sua carreira representando a Seleção Nacional das Ilhas Cook, terá sua primeira missão internacional como treinador. Para cumpri-la, contará com o talento do escocês Stuart Kelly, ex-jogador do Rangers, e a raça dos bósnios Dujakovic e Kafedzic.

Após quebrar a hegemonia do Tupapa Maraerenga, o Puaikura (foto) quer fazer história na Samoa com sua "legião internacional"

  O terceiro novato na disputa do quadrangular é o FC SKBC (Football Club Samoa Korean Baptist Church Football Club), flamante campeão da Liga de Samoa Americana no ano de 2013. A equipe, ligada à Igreja Batista e à Comunidade Sul-Coreana de Pago Pago, desfez-se de sua base composta por jogadores de ascendência oriental, vencedora do certame nacional, para apostar num quadro recheado de jovens talentos locais, como Richard Donovan, William Fong, Kaleopa Siligi e Johnny Sione. Remanescente da conquista do título samoano, o sul-coreano Kang terá a seu lado mais dois estrangeiros: o estadunidense Steven Garcia e o fijiano Raynel Krishna.

Com um elenco reforçado por jovens talentos locais, o FC SKBC (foto) quer elevar o nome do futebol de Samoa Americana a nível internacional

  Finaliza a lista de quatro concorrentes o Lotoha'apai United, atual tricampeão do Campeonato Tonganês. Base da Seleção Nacional, a equipe de Veitongo aposta no entrosamento para surpreender os rivais e conquistar a vaga na Fase Final da OFC Champions League 2014/15. Sob o comando do experiente Fetu'u He Vahafolau Vea, o elenco alvirrubro tem como grande destaque o meia Fineasi Palei, habilidoso meia da nova geração tonganesa, e o atacante Lafaele Moala que, com 32 anos, acumula a honra de ter defendido a seleção de seu país em 11 oportunidades desde 2003.

Apostando em seu poder de entrosamento, o Lotoha'apai United (foto), multicampeão tonganês, busca voos mais altos na OFC Champions League

  O campeonato mais alternativo e charmoso da Oceania começa em instantes, com o duelo inaugural entre FC SKBC e Puaikura; encerra a primeira rodada o aguardado duelo entre o anfitrião Lupe Ole Soaga e o tradicional Lotoha'apai United. Na segunda rodada, marcada para o dia 9, americo-samoanos e tonganeses duelam na partida preliminar, enquanto cookianos e samoanos fazem a segunda partida. Por fim, no dia 11, o "internacional" Puaikura encara o Lotoha'apai, enquanto Lupe Ole Soaga e FC SKBC fazem o "Clássico das Samoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário