terça-feira, 7 de outubro de 2014

OFC Champions League: equilíbrio marca rodada inaugural da Fase Preliminar

  Por Rodrigo Augusto

  O principal campeonato interclubes da Oceania começou nesta terça-feira. Após dois jogos, o equilíbrio predominante entre as equipes participantes foi o grande destaque da rodada inaugural.

O defensor Jarvis Aperau (foto) é um dos destaques do Puaikura neste Qualificatório para a OFC Champions League 2015

  A fase preliminar, proposta desde 2012 pela OFC, tem sido vista com bons olhos por seus países afiliados, concretizando-se como a grande oportunidade para que clubes com menor representatividade alcancem uma disputa justa contra os esquadrões mais tradicionais do Pacífico.

O simpático time do FC SKBC (foto), representante de Samoa Americana no certame, surpreendeu os amantes do futebol oceânico ao conseguir um ponto em seu debut

  Nesta primeira etapa, participam do torneio: Puaikura (Ilhas Cook), Lupe ole Soaga (Samoa), Lotoha’apai United (Tonga) e Samoan Korean Baptist Church (Samoa Americana). Todos os jogos do quadrangular ocorrem em Ápia, capital samoana.

Com uma legião de estrangeiros, o Puaikura FC (foto) promete levar a vaga para a Fase Final da OFC Champions League para as Ilhas Cook

  A competição consiste em um quadrangular de turno único, no qual o vencedor garante a única vaga do qualificatório para a fase de grupos, que será disputada no ano que vem. Logo no primeiro dia de jogos, qualquer expectativa de amplo favoritismo por parte de um dos quadros foi descartada, com o equilíbrio sendo a tônica da disputa.

Disputa de bola no duelo entre Puaikura (vermelho) e SKBC (branco), com uma paradisíaca paisagem ao fundo do Complexo Joseph S. Blatter

  Abrindo os trabalhos no complexo Joseph S. Blatter, o exótico duelo entre o SKBC, clube campeão da Liga da Samoa Americana, e o ágil time Puaikura, soberano do futebol cookiano, empolgou os torcedores presentes. Muitos apostavam em uma tranquila vitória do quadro cookiano, sobretudo após Temana Pennycook abrir o marcador nos acréscimos da primeira etapa, para alegria do escrete comandado pelo experiente Tuka Tisam.

Representando o futebol de Samoa, o Lupe ole Soaga (foto) exibe seu belíssimo novo uniforme para a disputa do Qualificatório Preliminar

  Na etapa final, porém, o simpático time da Igreja Batista resolveu mostrar sua garra e, mesmo com algumas dificuldades técnicas, teve seu esforço premiado com o gol de empate nos minutos finais do duelo: a boa trama entre Gun Kang e Luvu terminou com o gol deste último, selando o placar final em 1-1.



Assista aos melhores momentos do empate entre SKBC e Puaikura

  Com o empate no jogo inaugural, Lotoha’apai e Lupe ole Soaga entraram em campo cientes de que o vencedor do duelo ostentaria o posto de líder do quadrangular após a primeira rodada. Em outra partida muita equilibrada, o quadro anfitrião saiu com os três pontos aproveitando-se de uma desatenção da esquadra tonganesa.

Eis a base vencedora do Lotoha'apai United (foto), atual tricampeão da Liga Tonganesa

  Para a alegria do público presente no Joseph S. Blatter, Luke Gosh, aos 38 minutos da etapa complementar, tirou o grito de gol da garganta do torcedor samoano, garantindo o triunfo dos alviverdes de Tuanaimato.



Confira os melhores lances da vitória do Lupe ole Soaga sobre o Lotoha'apai


  Na próxima rodada, o simpático time do SKBC tentará manter seu bom momento contra o multicampeão tonganês Lotoha'apai, enquanto que o anfitrião Lupe ole Soaga encara a legião estrangeira do Puaikura; as partidas acontecem na madrugada de quarta para quinta-feira (horário de Brasília).

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário