segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ba vence e mantém liderança na Liga Fijiana; Savusavu consegue primeira vitória

  Por João Victor Gonçalves

  Após um período de inatividade de um mês da principal competição do futebol do arquipélago devido à disputa da Batalha dos Gigantes, seis jogos movimentaram a Liga Fijiana neste final de semana. A respeito dos confrontos, fica o destaque para o esforço dos atletas de Rewa e Tavua, que entraram em campo duas vezes para cumprir com seus compromissos anteriormente adiados; na ponta da tabela, o Ba venceu e manteve a liderança da competição com dois pontos de vantagem para o vice-líder Suva; na parte debaixo, o Savusavu surpreendeu o país ao bater o Rewa e conseguir sua primeira vitória no certame após 14 jogos.

Os "Blues" do Lautoka (foto) contaram com uma atuação de gala de Valerio Nawatu para bater o Tavua e manter a 3ª colocação na tabela

  No sábado, o Lautoka enfrentou o Tavua num duelo ansiosamente aguardado pela torcida "azul", já que o confronto marcaria a estreia do atacante nigeriano Kenneth Onyema na equipe de Churchill Park. Durante os 90 minutos, porém, quem fez a alegria do público visitante presente no Garvey Park, em Tavua, foi um velho conhecido: Valerio Nawatu. Com dois gols, o avante "azul" garantiu uma importante vitória para sua equipe, que chega aos 25 pontos, ocupando a terceira posição.

Mesmo jogando no Subrail Park, os "Babasiga Lions" (foto) não foram capazes de superar o Rewa e amargaram o empate por uma bola

  No mesmo dia, Labasa e Rewa fizeram um dos confrontos de maior rivalidade no futebol fijiano dos últimos anos. Porém, a má fase das equipes na atual Liga Nacional, na qual ocupam a 5ª e 6ª posições, respectivamente, foi refletida em suas atuações, fazendo com o que o placar final de 1-1 fosse justo pelo futebol apresentado. Desfalcado de Maciu Dunadumu, seu principal jogador, o Labasa chegou a abrir o placar com Filipo Daugunu, mas Menuesi Senibuli, de cabeça, igualou a contagem para os "Tigres do Delta" na segunda etapa, determinando a igualdade no Subrail Park.

Motivados pela conquista da Batalha dos Gigantes, os "Homens de Preto" do Ba (foto) não deram chances ao Navua e se mantiveram na liderança da Liga Nacional

  Quem tem motivos para comemorar após o final de semana é a maior torcida de Fiji: os aficionados do Ba. Superiores do início ao fim do encontro contra o Navua, os "Homens de Preto" não tiveram dificuldades para bater seu rival por 2-0. Tuimasi Manuca e Malakai Tiwa fizeram para os líderes da Liga Nacional, que contaram com a estreia de Abbu Zahid em suas fileiras. Com o triunfo, o Ba alcança os 27 pontos, obtidos graças a nove vitórias conquistadas em 11 jogos; já o Navua somou sua sétima derrota em 14 jogos e, com apenas uma vitória na competição, ocupa a modesta 8ª posição, com 9 pontos.

Equipe do Savusavu (foto) conseguiu neste final de semana sua primeira vitória na Liga Nacional Fijiana após 14 jogos disputados

  No domingo, o destaque das partidas ficou com o Savusavu que, enfim, obteve sua primeira vitória na Liga Nacional 2012. Com dois gols de Akuila Bulewa, a equipe "Copra" venceu o Rewa por 2-1. Após o triunfo, o presidente vitorioso, Gopendra Narayan, fez questão de ressaltar o feito de sua equipe: "Os rapazes ficaram presos ao plano de jogo combinado e conseguiram armar uma equipe para surpreender o Rewa em todos os momentos da partida. Esta é a nossa primeira vitória na temporada e ela certamente irá aumentar nossa moral, já que temos alguns jogos importantes e ainda corremos o risco de ter que jogar a Despromoção", completou o dirigente se referindo ao duelo que os piores colocados da Liga Nacional realizarão contra os ascendentes da 2ª Divisão por um lugar na elite.

Veresa Toma (centro) comemora com seus companheiros o gol que garantiu o empate ao Nadi contra o bom time do Suva

  Completando a "maratona" de jogos da Liga Fijiana, o Nadroga somou sua segunda vitória na temporada ao golear o Tavua por 4-0. Após mais de uma hora de atraso, já que o ônibus que levava os atletas do Tavua até o Lawaqa Park apresentou problemas mecânicos, a partida começou, com os "Cavalos Negros" partindo para cima de seu rival e conseguindo abrir 2-0 de vantagem ainda na primeira etapa, graças aos gols de Luke Rawadamu e Sitiveni Watkins; na segunda etapa, Krishneel Dutt e Levi Tawake completaram a expressiva vitória dos mandantes. Já Nadi e Suva fizeram um duelo equilibrado, com o placar final apontando 1-1. O zagueiro Simione Maikali abriu o placar para os capitalinos, mas o veterano Ratu Veresa Toma igualou a contagem para os "Jetsetters", que vão fazendo uma boa campanha na sua temporada de retorno à elite do futebol fijiano, ocupando a 4ª colocação com 22 pontos ganhos.

  Confira a classificação da Liga Nacional Fijiana:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Ba FC
27
9
0
2
8
2
Suva
26
8
2
1
5
3
Lautoka FC
25
8
1
3
4
Nadi
22
6
4
1
5
5
Rewa
19
5
4
5
6
Labasa FC
19
5
4
5
7
Tavua
14
4
2
8
8
Navua FC
9
1
6
7
8
9
Nadroga
8
2
2
7
10
Savusavu
6
1
3
6

  Fonte das Imagens: Fijilive  

Nenhum comentário:

Postar um comentário