quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Final da 85ª edição da ASB Chatham Cup é definida. Confira a jornada dos candidatos à conquista da competição mais tradicional da Nova Zelândia!

  Por Rodrigo Augusto

  Após alguns meses de disputa, com jogos nem tão atraentes aos olhares de um país que ainda "engatinha" no futebol, a ASB Chatham Cup, competição que possui status de “Copa Nacional” na Nova Zelândia, reunindo equipes amadoras do país, chega à sua tão aguardada final.

Na última edição da ASB Chatham Cup, o Wairarapa United ficou com a taça após bater o Napier City Rovers na Final (gols acima). Dessa vez, as duas equipes não fizeram boas campanhas e ficaram fora da fase decisiva do certame

  Antes de comentarmos sobre a grande decisão, vamos revisar as etapas iniciais da disputa, a qual se iniciou no dia 25 de Abril com a Fase Interzonal. Logo na primeira eliminatória, resultados expressivos foram vistos como a goleada do Rangers FC por 7-0 sobre o Wesport Cos na Zona Sul. Mas nenhuma das vitórias obtidas se compara ao triunfo do Stop Out SC sobre o Paekakariki na Zona Central: inapeláveis 16-2.

O Stop Out SC (branco) protagonizou um dos momentos mais marcantes da Edição 2012 da ASB Chatham Cup ao golear o Paekakariki por 16-2

  A disputa seguiu com partidas preliminares repletas de “massacres” e equipes desestruturadas, com nível técnico baixíssimo. Esse cenário só começou a mudar quando a fase de Quartas-de-Final foi realizada, em meados do mês de julho.

McVeigh (Birkinhead) tenta roubar a pelota de Hamish Watson (Lower Hutt City), que a protege

  Na referida eliminatória, um confronto que envolveu duas das equipes mais tradicionais de Auckland merece destaque. Com quatro títulos da ASB Chatham Cup, o Central United teve pela frente um de seus maiores rivais, o Eastern Suburbs, equipe que já faturou a competição por cinco oportunidades. Na disputa decisiva, ao contrário do que ocorre na Premier League de Auckland, a qual os “suburbanos lideram”, os rapazes do Central mostraram seu valor, vencendo o duelo por 2-0 e garantindo a vaga nas semifinais para a equipe auri-anil.

Confira um belo gol do Central United em ação contra o Eastern Suburbs, seu maior rival

  Outra equipe que cumpriu seu papel foi o Lower Hutt City AFC. A equipe auriverde obteve sua classificação atuando fora de casa, após vencer o Birkenhead United por 3-2.

Jogadores do Lower Hutt City (amarelo) celebram a passagem de fase na ASB Chatham Cup. Foto: NZ Football

  Nos outros dois duelos dessa fase da ASB Chatham Cup, os favoritos fizeram sua parte e conseguiram a classificação às semifinais: o Caversham, que vem realizando boas campanhas nas últimas edições do certame, bateu o  Manukau City por 3-1; já o tradicional Miramar Rangers, um dos clubes que mais cedeu atletas para a seleção neozelandesa na história, não teve dificuldades para golear o Dunedin Technical por 5-1.

O "predador" Urlovic anota seu tento na partida entre Central United e Miramar Rangers. Confira!

  Passaram-se duas semanas, e as semifinais da competição foram disputadas no último dia 5. A emoção do confronto único na luta pela vaga transformava as partidas em verdadeiras batalhas campais, com o público alentando seu time preferido do primeiro ao último minuto.

Oriundo do Auckland City, Dickinson, com um forte chute, fez o terceiro gol do Central United contra o Miramar Rangers, o qual você pode assistir acima.

  No primeiro jogo, Caversham e Lower Hutt City se enfrentaram com um leve favoritismo do Caversham, já que a equipe de Dunedin atuava em seus domínios. Mas o que se viu foi uma surpreendente goleada do Lower por 4 a 0, calando assim o Caledonian Ground. Dessa forma, a equipe de Lower Hutt chega pela primeira vez a uma decisão nacional em 91 anos de história, buscando gravar seu nome na história do desporto neozelandês.

Assista ao gol que selou o "hat-trick" de Emiliano Trade (Central United) na partida contra o Miramar Rangers

  A outra semifinal colocava frente a frente o tradicional Miramar Rangers, líder da Lotto Central League (competição que reúne as principais equipes amadoras da região de Wellington) e o Central United, vice-líder da Liga de Auckland. O pacato David Farrighton Park, em Wellington, se transformou num verdadeiro caldeirão, com a torcida capitalina apoiando o esquadrão cinco vezes campeão da ASB Chatham Cup, que buscava retomar a posse do caneco a exemplo de 2010, ano de sua última na conquista.

Jogador recordista em participações no Mundial de Clubes FIFA com a camisa do Auckland City, Daniel Koprivcic fez o sexto e último gol do Central United na partida contra o Miramar Rangers

  Porém, dentro das quatro linhas, a história foi outra: com um futebol avassalador, o time de Auckland não deu chances ao Miramar e despachou os donos da casa com um acachapante 6-0. Contando com reforços da equipe do Auckland City, os auri-azuis chegaram à vitória com um hat-trick do argentino naturalizado neozelandês Emiliano Tade. Outros velhos conhecidos da torcida do City marcaram: Daniel Koprivcic e Adam Dickinson. Paul Urlovic completou o “show” dos centralistas.

Jogadores do Central United comemoram o retorno da equipe à decisão da ASB Chatham Cup no ano em que o jubileu de ouro da equipe é celebrado. Foto: Central United

  A grande final da competição mais antiga do futebol neozelandês (teve sua primeira edição em 1923, com o Seacliff de Otago faturando a taça) terá duas equipes em situações opostas na briga pelo título: de um lado, o tradicional Central United, reforçado pelos atletas do Auckland City na busca pelo quinto campeonato do certame, feito que o colocaria em igualdade de conquistas da Chatham Cup com seu maior rival, o Eastern Suburbs; do outro, o modesto Lower Hutt City, que faz uma campanha modesta na Central League, mas conta com “pratas da casa” e o apoio de sua torcida e dos simpatizantes de Wellington (tradicionalmente contrários às equipes de Auckland) para ficar com a taça pela primeira vez em sua história.

Jogadores do Lower Hutt City e comissão técnica da equipe posam para foto comemorativa que celebra a chegada da equipe à Final da ASB Chatham Cup. Foto: Lower Hutt City AFC

  A Grande Final, que já está sendo chamada pelos adeptos das duas equipes como um “Dia de Gala”, será disputada no próximo dia 26, no Newtown Park, em Wellington, a partir das 14h30 (horário local). Quem ficará com a 85ª ASB Chatham Cup? Façam suas apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário