sexta-feira, 11 de abril de 2014

É Campeão: Nauti confirma favoritismo e conquista Campeonato Tuvaluano pela 8ª vez consecutiva

  Por Carlos Santos

  Conforme preza a tradição, a abertura da temporada do futebol tuvaluano em 2014 ocorreu com a realização do Campeonato Nacional (Tuvalu National Premier Football). Com um formato rápido, o certame já foi encerrado e teve pela oitava vez consecutiva o tradicional Nauti como campeão. Abaixo, confira a campanha de cada time no campeonato mais importante do arquipélago, que busca incansavelmente a filiação à FIFA.


Eis o escudo do Nauti (foto), nove vezes campeão da Tuvalu A-Division

  Ha'apai United: representando a Ilha de Nanumanga, o time tinha como meta o título da competição para inaugurar sua galeria de troféus. Na temporada passada, os auri-verdes ficaram com a 3ª posição, naquele que foi o melhor desempenho do United em 2013. Durante as últimas rodadas do Campeonato Tuvaluano de 2014, o escrete dos “coqueiros” mostrou seu bom futebol e foi para a última rodada ainda com chances de desbancar o Nauti e ficar com a taça; porém, no confronto direto contra os alvirrubros, derrota por 1-0 e a repetição da 3ª colocação obtida na temporada anterior.


O aplicado time do Ha'apai United (foto) reeditou sua melhor campanha na história da A-Division, ficando com a 3º colocação

  Lakena United: o Lakena United, representante da ilha de Nanumea, é uma das poucas equipes tuvaluanas que conseguiram quebrar a hegemonia do Nauti e garantir o título do Nacional. No caso dos “peixes-espada”, a façanha foi obtida em duas oportunidades: 2004 e 2006. Nesta edição, o Lakena buscou apagar a má impressão deixada no Campeonato Tuvaluano de 2013 (no qual terminou com a vice-lanterna). Dentro das quatro linhas, porém, a equipe não conseguiu confirmar as expectativas: com uma campanha regular, obteve 9 pontos, ficando na zona intermediária da tábua de classificação.


Ostentando camisas do Milan, o time do Lakena United (foto) encerrou a A-Division 2014 na 4ª colocação

  Manu Laeva: a equipe da ilha de Nukulaelae não conseguiu embalar neste campeonato, repetindo a campanha regular que teve em 2013. Os alviverdes encerraram a Tuvalu National Premier Football na 5ª colocação, com 8 pontos ganhos. O último ano, porém, foi de alegrias para o Manu, que conseguiu o título da Christmas Cup, competição que fecha a temporada, ao vencer o na grande decisão o favorito Tofaga. Como boa recordação do atual campeonato, vale ressaltar que a equipe conseguiu a “façanha” de empatar com o multicampeão Nauti.


Atual campeão da Christmas Cup, o Manu Laeva (foto) não passou de uma modesta 5ª colocação na A-Division 2014

  Nauti: o grande favorito Nauti conquistou a Premier Football pela nona vez em sua história. O oitavo caneco consecutivo foi confirmado com uma vitória sobre o concorrente direto, Ha'apai United, na última rodada do certame, pela contagem mínima no Tuvalu Sports Ground, para delírio da maior torcida do arquipélago. Com a conquista, os alvirrubros já somam 20 títulos do principal escalão do futebol tuvaluano. Destes, 9 são da A-Division da Tuvalu National Premier Football e 11 do League Tournament, conquistados de maneira consecutiva entre 1980 e 1990.


O artilheiro Mase Tumua (foto) foi um dos destaques na campanha vitoriosa do Nauti

  Niutao: após sua ausência no Campeonato Tuvaluano de 2013, o tricampeão Niutao não teve o retorno esperado: sem entrosamento, a equipe somou apenas um ponto, segurando a lanterna ao término da disputa. Para piorar a situação dos “laranjas”, o último jogo, contra o Tamanuku, não foi realizado. A atual campanha mostra que a representação da ilha de Niutao terá que melhorar muito se quiser retomar os momentos de glória vivenciados entre 2001 e 2003.


O atual time do Niutao FC (foto) terá que melhorar seu desempenho se quiser fazer com que a equipe retorne aos momentos de glória vividos no início da última década

  Nui: o Nui é outra equipe que retornou à A-Division após uma temporada de ausência em 2013. Em sua participação anterior, em 2012, perdeu todos os jogos e terminou com a última colocação; sua melhor campanha foi em 2005, quando conseguiu a 5ª colocação. Juntamente com o Ha’apai United, amarga a condição de ser um clube tuvaluano em atividade que ainda não conquistou um título oficial. Em sua história, o Nui chegou perto da glória na NBT Cup, em 2010, mas “bateu na trave”, ficando com o vice-campeonato. Ao menos em 2014, a equipe voltou a ganhar partidas ao derrotar Tofaga e Lakena United, quebrando um jejum de vitórias que durava mais de um ano (em 2013, a equipe disputou 10 jogos, perdendo seis e empatando em quatro ocasiões).


Eis o simpático escudo do Nui (foto), que ainda não possui títulos oficiais na história do futebol tuvaluano

  Tamanuku: o representante da ilha de Nukufetau não demonstrou evolução e fez uma campanha ruim no Nacional de 2014. Marcou somente 4 pontos e ficou à frente apenas do Niutao. Na temporada passada, o quadro alvinegro foi o lanterna do campeonato com apenas um ponto somado em 5 jogos. As duas últimas temporadas nem de longe lembram os momentos de glória do Tamanuku, que já foi vice-campeão em 2006 e 2012 e possui em sua galeria o título da NBT Cup de 2013, na qual venceu o Tofaga na disputa pelo caneco por 4-2.


Campeão da NBT Cup 2013, o time do Tamanuku (foto) encerrou a A-Division na modesta 7ª colocação, com apenas quatro pontos ganhos

  Tofaga: outro grande favorito à conquista do Campeonato Tuvaluano era o Tofaga, representante da ilha de Vaitupu. Ostentando o posto de ser o 2º maior time do arquipélago, os alvirrubros queriam faturar em 2014 o único título ausente em sua galeria de troféus: o do Campeonato Tuvaluano (Tuvalu National Premier Football). Em 2011 e 2013, a equipe bateu na trave e ficou com o vice-campeonato; Nessa temporada, para decepção da torcida, o roteiro se repetiu: acumulando uma surpreendente derrota contra o inexpressivo Nui, a equipe de Vaitupu não conseguiu alcançar o rival de Funafuti na briga pelo título e, com dois pontos a menos que o Nauti, amargou um novo vice-campeonato.


Pela segunda vez consecutiva, a representação do Tofaga (foto) amargou o vice-campeonato tuvaluano

  Com o encerramento da A-Division, as atenções dos amantes do futebol tuvaluano voltam-se para as competições que dão continuidade à temporada 2014: os rivais do Nauti terão a chance de sentir o sabor da vitória em outras quatro disputas - National Bank of Tuvalu Cup, Independence Cup, Tuvalu Games e Christmas Cup. A cobertura completa destas competições, com exclusividade na internet brasileira, será feita pelo Do outro lado da Bola.

  Confira a classificação final da Tuvalu National Premier Football 2014:
  


Equipe
PG
1
Nauti
17

2
Tofaga
15

3
Ha’apai United
13

4
Lakena United
9

5
Manu Laeva
8

6
Nui
8

7
Tamanuku
4

8
Niutao
1


  Fonte das Imagens: Tuvalu National Football Association e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário