domingo, 13 de abril de 2014

OFC Champions League: Ba, Auckland City, Pirae e Amicale confirmam favoritismo e vencem; Waitakere United tropeça e vê vaga mais distante

  Por João Victor Gonçalves

  A segunda rodada da OFC Champions League confirmou o favoritismo de quatro equipes a quatro vagas nas semifinais da principal competição continental da Oceania: Pirae, Amicale, Auckland City e Ba conseguiram importantes vitórias e renovaram sua esperança de classificação; já o Waitakere United não passou de um empate contra o Solomon Warriors e jogará todas as suas fichas no duelo decisivo contra o embalado campeão taitiano.


Osea Vakatalesau (foto) é uma das esperanças do Ba para a conquista do inédito título da OFC Champions League

  No duelo inaugural da rodada, o campeão fijiano e favorito Ba recebeu o Tafea FC, atual campeão vanuatuano. Contando com o apoio de grande público nas arquibancadas do Govind Park, os "Homens de Preto" partiram pra cima dos "Polvos" desde o início do duelo, mas, durante toda a primeira etapa, não conseguiram superar a retranca do escrete vermelho.


Assista ao VT da vitória do Ba sobre o Tafea

  Na segunda etapa, porém, a sorte sorriu para os mandantes: logo aos três minutos, Dunadamu mostrou todo seu oportunismo para aproveitar o vacilo da zaga do Tafea e abriu o placar para o Ba; três minutos depois, o próprio Dunadamu apareceu para completar para o fundo das redes de Iaruel e aumentar a vantagem. Antes do apito final, com um homem a menos após a expulsão de Kevin Shem, o Tafea sofreu mais dois gols: Shameel Rao e Mavileko Nakama saíram do banco de reservas para selar a vitória fijiana em 4-0.


Disputa de bola no duelo entre Ba (preto) e Tafea (vermelho)

  Com a vitória, o Ba manteve os 100% de aproveitamento e torcia para um empate no duelo entre Magenta e Hekari United, concorrentes diretos dos "Homens de Preto" na luta pela liderança da chave. Numa partida muito equilibrada, o desejo da torcida local se confirmou, com a igualdade entre papuásios e caledonianos.


Bola "explode" na barreira formada por jogadores do Hekari United (vermelho)

  Quando o arqueiro Leslie Kalai, do Hekari United, foi expulso ainda na primeira etapa, o caminho para uma vitória tranquila do Magenta parecia estar consolidado. Ledo engano. No segundo tempo, o Hekari reorganizou-se taticamente e abriu o placar aos 3 minutos, com Dabingyaba. Onze minutos depois, Bertrand Kai igualou o placar para os caledonianos, mas os papuásios voltaram a ficar à frente do placar aos 20, graças ao tento de Nicholas Muri. Porém, antes do término da partida, a melhor condição física dos onze caledonianos prevaleceu sobre os valentes dez papuásios, que sofreram o tento do veterano Pierre Wajoka, selando o placar final em 2-2.


Confira o VT do empate entre Magenta e Hekari United

  Nos duelos do Grupo B, nenhuma surpresa. O jogo inaugural da chave colocou frente a frente AS Dragon, base da Seleção Taitiana campeã da OFC Nations Cup, e Auckland City, atual tricampeão continental. Porém, quem imaginou que Mikael Roche e cia. poderiam fazer frente aos "Navy Blues" se enganou: com um futebol envolvente, os neozelandeses provaram a condição de favoritos à conquista de mais um título internacional.


Sam Burfoot (23, branco, Auckland City) observa atentamente o belo domínio de bola de Edson Lemaire (16, laranja, Dragon)

  Logo aos 14 minutos, o sul-coreano Dae Wook Kim apareceu livre para completar o cruzamento de Emiliano Tade e assinalar seu segundo gol na OFC Champions League. A vantagem foi administrada até o intervalo e ampliada aos três minutos da etapa complementar: após belo passe de Moreira, Tade teve seu primeiro disparo defendido por Roche, mas não perdoou no rebote, anotando o segundo dos "Navy Blues".


Veja todos os lances da vitória do Auckland City sobre o Dragon

  A situação dos taitianos ficou ainda mais complicada quando Henri Caroine recebeu o segundo cartão amarelo aos 9 minutos após falta em Pritchett. Cinco minutos depois, o português Moreira, com um toque de classe, fez o terceiro gol do City, definindo a vitória neozelandesa em 3-0. A liderança da chave só não está nas mãos dos comandados de Ramón Tribulietx em virtude da campanha da sensação da OFC Champions League até aqui: o Amicale FC.


O sérvio Marko Dordevic (31, vermelho, Amicale) deixou sua marca na goleada do Amicale sobre o Nadi (verde)

  Vice-campeões da OFC Champions League em 2011, os "Red Roosters" vieram para a edição 2014 dispostos a igualar ou superar esta histórica campanha. Na segunda jornada do Grupo B, mesmo jogando em Fiji, a equipe vanuatuana não se intimidou ante o representante local, Nadi, e goleou os "Jetsetters" por 6-0. O grande destaque da goleada foi o sérvio Matilic, que anotou seu hat-trick; seu compatriota, Dordevic, e Tangis (2) completaram o placar.


Assista ao VT da goleada do Amicale sobre o Nadi

  Fechando os jogos da rodada, o Grupo A apresentou um resultado esperado e uma surpresa. A "barbada" da chave foi a goleada do Pirae, campeão taitiano, sobre o Kiwi, representante de Samoa no certame. Dominando as ações do primeiro ao último minuto, o selecionado capitaneado pelo craque Marama Vahirua aplicou impiedosos 8-0 sobre o aguerridos, mas tecnicamente limitados samoanos.


Jogadores do Pirae (foto) celebrando: esta cena se repetiu oito vezes no duelo contra o Kiwi FC

  Bennett (4), Vahirua, Li Fung Kuee (2) e Dallera fizeram os tentos da equipe laranja, que ocupa a liderança da chave com seis pontos ganhos e nove gols de saldo. Após o triunfo, os jogadores taitianos "secaram" o favorito Waitakere United no jogo de fundo contra o Solomon Warriors para manterem a ponta.


Veja os melhores lances da goleada do Pirae sobre o Kiwi

  Longe de apresentar que o consagrou como tetracampeão neozelandês entre 2010 e 2013, o Waitakere United sofreu para empatar em 1-1 com o campeão salomônico no Churchill Park, em Lautoka, sede dos Grupos A e B. No último minuto da etapa inicial, a triangulação entre Lea'alafah e James Naka terminou no gol do polivalente artilheiro salomônico, confirmado como reforço do Warriors poucos dias antes do início da competição.


Tim Myers (4, branco, Waitakere United) tenta desarmar atleta do Solomon Warriors (vermelho)

  Na segunda etapa, os comandados de Brian Shelley e Paul Temple partiram para o ataque em busca da virada, mas os "co-treinadores" tiveram que se contentar com o empate, obtido a duras penas aos 41 minutos da etapa complementar, com o arqueiro Seda, num lance de rara infelicidade, desviando a bola contra o próprio patrimônio. Com o empate, o United soma 4 pontos e, com a definição de ao menos um segundo colocado com, no mínimo, 6 pontos no Grupo B, necessitará de uma vitória na rodada final contra o embalado Pirae para não ser eliminado precocemente.


Confira os melhores momentos do empate entre Waitakere e Warriors

  A rodada final da Fase de Grupos da OFC Champions League já está em andamento e apresentou, neste domingo, o Ba como o primeiro classificado às semifinais. Porém, todos os detalhes dos seis jogos finais desta fase você confere neste espaço daqui três dias, com exclusividade na internet brasileira, graças ao trabalho incessante da "Equipe Do outro lado da Bola". Aguarde!

  Confira a classificação da 1ª Fase da OFC Champions League 2013/14:
  
Grupo A
Equipe
AS Pirae
J
2
V
2
E
0
D
0
GP
10
GC
1
SG
9
P
6
Waitakere United
2
1
1
0
3
1
2
4
Solomon Warriors
2
0
1
1
2
3
-1
1
Kiwi FC
2
0
0
2
0
10
-10
0
Grupo B
Amicale FC
2
2
0
0
7
0
7
6
Auckland City
2
2
0
0
6
0
6
6
AS Dragon
2
0
0
2
0
4
-4
0
Nadi FC
2
0
0
2
0
9
-9
0
Grupo C
Ba FC
3
2
1
0
7
1
6
7
AS Magenta
3
1
1
1
5
5
0
4
Tafea FC
3
1
0
2
4
8
-4
3
Hekari United
3
0
2
1
4
6
-2
2

  Fonte das imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário