sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nova Zelândia conhece adversários nas Olimpíadas de Londres

  Por João Victor Gonçalves e Rodrigo Augusto


  A seleção neozelandesa conheceu, no último dia 24, seus adversários no Torneio de Futebol nos Jogos Olímpicos de Londres. Enquanto as "Ferns" terão pela frente as anfitriãs britânicas, os "All Whites" medirão forças com o selecionado do Brasil, um dos favoritos à conquista do ouro olímpico.


Selecionado olímpico feminino da Nova Zelândia promete conseguir o melhor desempenho do país na história dos Jogos


  No Torneio Feminino, a Nova Zelândia integrará o Grupo E, ao lado de Reino Unido, Camarões e Brasil. A definição das adversárias animou a imprensa e torcida "kiwis", que vêem no atual time neozelandês uma esperança real de conquista de medalha. A equipe irá até Londres tendo como base o time Campeão do Pré-Olímpico, que contava com jogadoras com idade igual ou inferior a 23 anos. Algumas dessas garotas, como Rosie White e Hannah Wilkinson, exibiram seu futebol também no Sub-20 da Oceania, competição na qual as "Ferns" garantiram a vaga para o Mundial do Japão sem maiores dificuldades.


Artilheira do Sub-20 da OFC com 8 gols, Rosie White (foto) é uma das maiores esperanças da jovem geração neozelandesa


  No certame disputado há algumas semanas, em solo neozelandês, a seleção anfitriã conquistou três vitórias em três jogos, marcando 28 gols e sofrendo apenas um. Na estreia, goleada "modesta" sobre a Papua Nova Guiné, 6-0; no segundo jogo, o poderoso ataque comandado por White e Wilkinson mostrou suas virtudes, o que resultou numa vitória por 10-1 sobre as garotas caledonianas; no encerramento da competição, a taça veio com impressionantes 12-0 sobre a seleção da Samoa.


Confira os gols da partida entre Samoa e Nova Zelândia, válida pelo Sub-20 Feminino da OFC


  Já a conquista da vaga para os Jogos de Londres veio em apenas duas partidas: com vitórias por 8-0 e 7-0 sobre a Papua Nova Guiné, as meninas "kiwis" obtiveram a qualificação sem maiores sobressaltos. Todavia, o que anima a população local em relação ao time foram os resultados conquistados em amistosos internacionais: além da vitória sobre a Austrália, a Argentina também foi vítima das categorias de base das "Ferns". Completando as boas atuações, a derrota por 2-1 para os Estados Unidos, numa partida em que a Nova Zelândia contou com nomes que comporão o plantel olímpico, mostrou que a seleção oceânica pode ser considerada uma das melhores do planeta na atualidade.


"Ferns" celebram conquista do Campeonato Continental Sub-20 de Futebol Feminino, disputado no Centre Park, em Auckland


  A estreia das "kiwis" em solo britânico ocorre no dia 25 de Julho, quando as garotas oceânicas terão pela frente as anfitriãs no Millenium Stadium, em Cardiff, capital galesa. Três dias depois, o adversário será o Brasil, no mesmo local. A participação na 1ª Fase será encerrada no dia 31, em Coventry, onde as "Ferns" enfrentarão a seleção de Camarões. As possibilidades de classificação são grandes já que, além das duas primeiras colocadas de cada grupo, as duas seleções melhor qualificadas em 3º lugar passam para as quartas-de-final.


Derrotas como a goleada ante a Arábia Saudita (0-6) contribuíram para a descrença da torcida neozelandesa em relação ao time masculino olímpico


  Já os homens terão como rivais as seleções da Bielorrússia, Egito e Brasil. Certamente, o quadro "canarinho" é tido como o maior rival, não só pelo elevado nível técnico de jogadores como Paulo Henrique Ganso, Lucas e Neymar, mas também pela história tupiniquim nos gramados internacionais. Todavia, egípcios e bielorrussos não podem ser colocados fora do páreo já que, além de apresentarem equipes superiores tecnicamente aos neozelandeses, fizeram boas campanhas nas competições continentais qualificatórias para os Jogos.


Jogadores neozelandeses comemoram conquista da vaga nas Olimpíadas de Londres


  Ao contrário das mulheres, a seleção masculina vai desacreditada para os Jogos de Londres. Nem mesmo o título do Pré-Olímpico, obtido na cidade de Taupo, onde os "All Whites" superaram o time fijiano na grande decisão, serviu para animar a torcida neozelandesa. Durante as partidas da competição, vitórias magras sobre Papua Nova Guiné (3-0) e Fiji (1-0), levantaram uma dúvida difícil de ser respondida: se a seleção da Nova Zelândia não consegue se impor com autoridade sobre os frágeis rivais continentais, como se comportará ante os melhores times do mundo?


A vaga olímpica veio com uma vitória "suada" sobre Fiji. Veja os melhores momentos da partida


  A julgar pelo desempenho nos amistosos internacionais, a expectativa não é nada animadora: derrotas para Arábia Saudita e Jamaica (partida na qual a seleção titular atuou recheada de jovens talentos com idade olímpica) despertaram a desconfiança dos torcedores "kiwis" em relação à jovem seleção. As esperanças por uma atuação honrosa concentram-se no estilo disciplinador de Neil Emblen, treinador do Waitakere United e da Seleção Olímpica, acostumado a grandes decisões do futebol oceânico e com grupos de jovens jogadores.


Neil Emblen, que pode sagrar-se bi-campeão da ASB Premiership no próximo sábado com o Waitakere United, comandará a Nova Zelândia nos Jogos de Londres


  Outro fator positivo é o bom desempenho que os nomes do selecionado olímpico vêm tendo na ASB Premiership. James Musa, Louis Fenton e Dakota Lucas são destaques do Team Wellington, surpreendente finalista da competição; já Alex Feneridis foi um dos bons valores do Auckland City, se destacando mesmo com a precoce eliminação do quadro azul nas semifinais da Liga Nacional; o mesmo se pode dizer de Adam Thomas, melhor jogador do modesto Waikato, que superou as limitações de seu time para se tonar um dos mais regulares atletas desta edição da Liga Neozelandesa.


Louis Fenton (branco) anota gol da vitória neozelandesa sobre Vanuatu em partida válida pelo Pré-Olímpico


  O caminho dos "All Whites" começa no dia 26 de Julho, quando enfrentam a Bielorrússia em Coventry. Três dias depois, os meninos oceânicos terão a oportunidade de jogar em Old Trafford, o "Teatro dos Sonhos", contra a seleção egípcia. A participação na 1ª Fase será encerrada no dia 1º de Agosto, com o jogo mais aguardado pela torcida, contra o Brasil, no belíssimo St. James Park, em Newcastle.


  Fonte das Imagens: OFC 

Um comentário:

  1. Excelente matéria sobre as seleções neozelandesas que irão pros Jogos Olímpicos. Na minha opinião a seleção feminina terá um desafio difícil contra o Brasil, mas é capaz de roubar a segunda vaga da Grã-Bretanha. E a seleção masculina, apesar de desacreditada, é capaz também de superar Bielorrússia e Egito.

    ResponderExcluir