domingo, 29 de abril de 2012

Waitakere United goleia Team Wellington e é tri-campeão da ASB Premiership!

  Por João Victor Gonçalves


  Numa partida memorável para toda a torcida alvirrubra de Auckland, o Waitakere United venceu o Team Wellington por 4-1, neste sábado, no Trusts Stadium e faturou o tri-campeonato consecutivo da ASB Premiership, o quarto de sua história. De time desacreditado e virtual eliminado até a última semana, os comandados de Neil Emblen passaram a campeões, mantendo seu domínio sobre o futebol neozelandês.


Roy Krishna (12, Waitakere, branco) mostra toda sua habilidade ao se desvencilhar de Michael Eagar (4, Team Wellington)


  Os prognósticos da partida apontavam para um leve favoritismo do quadro de Auckland: atual campeão da competição, o Waitakere United tinha a seu favor um grupo mais experiente, comandado pelo craque fijiano Roy Krishna; apesar disso, o Team Wellington não era descartado do páreo: o jovem esquadrão montado por Matt Calcott já havia derrubado o gigante Auckland City na semifinal e prometia dar o máximo de si para garantir sua primeira ASB Premiership em toda a história.


Aaron Scott (Waitakere, branco) dá entrada violenta em Luke Rowe (Team Wellington)


  Com a bola rolando, as equipes adotaram posturas opostas ao que se esperava: tendo como "fórmula de sucesso" as jogadas de contra-ataque, o Team Wellington partiu pra cima do Waitakere, criando boas oportunidades, principalmente nas finalizações de Henry Fa'arodo. Assustado, os alvirrubros tentavam responder nas jogadas de contra-golpe, mas não conseguiam obter o sucesso, já que as principais peças de armação da equipe, Allan Pearce e Roy Krishna, eram anuladas pela forte marcação arquitetada por Matt Calcott.


Melhor jogador do sistema defensivo do Waitakere na partida, Aaron Scott (branco) intercepta Luke Rowe (Team Wellington) no momento certo


  A falta de eficiência das finalizações auri-negras desestabilizou o quadro da capital, que passou a se mostrar nervoso em campo, errando muitos passes. Num último suspiro ofensivo do Team Welly, Dakota Lucas invadiu a área e foi derrubado por Chris Bale, mas o árbitro Nick Waldron não marcou a penalidade; o lance gerou muita reclamação por parte dos atletas auri-negros, que mal sabiam a frustração que a continuação do lance lhes daria.


James Musa (Team Wellington) e Roy Krishna (12, Waitakere United) saltam para alcançar o esférico em jogada aérea


  No contra-ataque gerado no lance em que a penalidade não foi marcada, Roy Krishna recebeu na área e fuzilou as redes de Phil Imray com um forte chute. Vantagem no placar para os alvirrubros com a chegada do intervalo. Na volta para o segundo tempo, a postura do Waitakere United ficou evidente desde os primeiros minutos: segurar o resultado, esperando o Team Wellington atacar para explorar os contra-golpes, repetindo a estratégia da primeira etapa.


Roy Krishna (Waitakere United) sai para comemorar primeiro gol da partida, com o arqueiro Phil Imray (Team Wellington) caído, desolado


  Só que dessa vez, ao contrário do primeiro tempo, a estratégia de Neil Emblen deu certo. O gol proporcionou a tranquilidade necessária para Chris Bale, Martin Bullock e Jake Butler dominarem a zona intermediária, trocando passes e garantindo boa parte da posse de bola ao time de Auckland. A consequência da melhora do United foi vista aos 32 minutos, quando Allan Pearce provou que além de armar as jogadas, sabe também atacar, finalizando com perfeição e aumentando a vantagem de sua equipe.


Roy Krishna (12, Waitakere United) faz a famosa "cama de gato", para desespero de Justin Gulley (22, Team Wellington)


  Sete minutos depois, o destino da taça foi selado com Jake Butler, num lance de competência e oportunismo. A margem no marcador fez o Waitakere afrouxar a marcação, o que permitiu o gol de honra do Team Wellington, assinalado por Henry Fa'arodo, aproveitando rebote de Danny Robinson. Antes que Nick Waldron apitasse pela última vez, os "deuses do futebol" fizeram justiça e permitiram que o último gol da edição 2011/12 da ASB Premiership fosse marcado pelo melhor jogador da temporada: Roy Krishna deixou seu segundo gol no jogo, o 11º na competição, obtendo a vice-artilharia, ficando somente atrás de George Slefendorfas, do Canterbury, que anotou 13 tentos.


Apesar da derrota na decisão, atletas e comissão técnica do Team Wellington (foto) encerram esta edição da ASB Premiership com a certeza de que sua missão foi cumprida de maneira honrosa


  Ao apito final, como era de se esperar, os atletas do Team Waitakere extravasaram todo a angústia e tensão vividas nas últimas semanas com os resultados negativos. Um dos mais centrados era o comandante campeão, Neil Emblen, que fez questão de ressaltar o amadurecimento que os reveses proporcionaram ao seu grupo: "acho que o grupo que jogou nessa noite adquiriu certo know-how (com as derrotas). Não foi nossa melhor atuação e precisamos de um lance esporádico para reverter uma situação que se mostrou desfavorável a nós durante todo o primeiro tempo".


O capitão Jake Butler (Waitakere United) levanta o troféu de campeão da ASB Premiership


  Emblen fez questão de ressaltar a atuação de alguns atletas: "Matt Cuneen e Chris Bale eram fortalezas na hora de defender. Tim Myers e Aaron Scott souberam resguardá-los. Ambos realmente jogaram bem nessa noite". Pelo lado derrotado, o comandante Matt Calcott justificou a derrota com a baixa idade de seu elenco, elogiando o estilo de jogo se sua equipe: "Nós temos muitos jogadores na faixa dos 18, 19 e 20 anos de idade, que têm muito futebol para mostrar ainda. Tenho certeza que eles fizeram a franquia orgulhosa. Mostraram um elevado nível, o que talvez não seria obtido em outro time. Seu modo de jogar tem sido bom não só para o Team Wellington, mas para a Nova Zelândia de um modo geral".


Jogadores agradecem o carinho dos 2500 torcedores que foram apoiar o Waitakere United no Trusts Stadium


  O título garante ao Waitakere United uma vaga na próxima edição da O-League, competição que os alvirrubros anseiam conquistar na próxima temporada. Com o encerramento da temporada, o comandante Neil Emblen passa a focar suas ações na Seleção Sub-23 da Nova Zelândia, equipe que ele comandará nos Jogos Olímpicos. Já os atletas campeões têm um período de descanso merecido após superarem a desconfiança de tantos e ficarem com o tri-campeonato nacional. A equipe "Do outro lado da Bola" parabeniza o Waitakere United, tri-campeão da ASB Premiership (2009/10, 2010/11 e 2011/12)!


  Fonte das Imagens: Zimbio e Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário