sábado, 16 de junho de 2012

"Do outro lado da Bola" traz seleção contendo os melhores jogadores da OFC Nations Cup 2012!

  Por Rafael Saltori


  Depois de uma competição difícil, com um resultado inesperado, uma final sensacional e a alegria de toda a nação polinésia, seria improvável que não fizéssemos um resumo numa matéria especial sobre tudo o que aconteceu na Edição 2012 da OFC Nations Cup. Para brindar nosso fiel leitor, decidimos fazer uma seleção do certame - a exemplo do que ocorreu no Estágio 1 das Eliminatórias da Oceania - incluindo os jogadores que mais se destacaram na competição.


Caso você ainda não tenha acompanhado os melhores momentos da inédita conquista taitiana, veja acima os lances de Taiti x Nova Caledônia


  Goleiro: Xavier Samin (Taiti)
  O experiente goleiro do vice-campeão da O-League 2011/12, AS Tefana, foi um dos destaques positivos na competição. No auge da carreira, com 34 anos, o arqueiro francófono fez defesas de nível de dificuldade máximo, e abusou de sua grande experiência na partida que deu o título ao selecionado taitiano.


Xavier Samin (amarelo) comemora a conquista do inédito título para o Taiti


  Lateral Esquerdo: Heimano Bourebare (Taiti)
  Sem ele, os Tehau não teriam brilhado tanto neste certame! O bom defensor e apoiador pelo lado esquerdo fez partidas de bom nível, quase não cometendo erros, deixando para trás nesta lista um dos favoritos para a posição, Tony Lochhead, que não fez uma grande competição. Foi determinante defensivamente para segurar a pressão dos caledonianos no final no jogo decisivo nas Ilhas Salomão.

Heimano Bourebare (branco, Taiti) tenta recuperar a posse de bola em duelo contra a Nova Caledônia


  Lateral Direito: Tim Myers (Nova Zelândia)
  Grata surpresa na competição, o bom lateral teve boas atuações e, ao contrário de seus companheiros de equipe, mostrou muita vontade de apresentar um bom futebol. O lateral, que pertence ao Waitakere United, fez uma grande competição, enchendo os olhos de Herbert, que futuramente poderá dar ao mesmo novas oportunidades.

Tim Myers (branco) em ação com a camisa do Waitakere United. Foto: Zimbio


  Zagueiro: Judicael Ixoee (Nova Caledônia)
  O zagueiro da Nova Caledônia não teve muito trabalho na primeira fase, mas, com toda certeza, teve uma grande parcela no sucesso da equipe de Alan Moizan nos jogos decisivos. Ixoee joga em uma equipe das divisões baixas da França, e possui certa experiência, o que o fez se sobressair frente outras massas ofensivas, inclusive a neozelandesa. Merece este mérito, e, com o futuro, deverá desfrutar de novas oportunidades na equipe de Moizan.


Judicael Ixoee (Nova Caledônia, vermelho) mostra disciplina e rigidez ao marcar Rojas (Nova Zelândia, branco)


  Zagueiro: Tommy Smith (Nova Zelândia)
  Nomeado capitão da seleção neozelandesa após a ausência do craque Ryan Nelsen, o jovem central demonstrou maturidade suficiente para ser o responsável pelo sistema defensivo de sua seleção. Marcou um gol no encontro contra o selecionado fijiano, o que lhe deu muita moral para o restante do campeonato. Pena que a equipe não estava muito motivada, sendo eliminada nas semi-finais pela equipe de Alan Moizan, a Nova Caledônia.

O capitão Tommy Smith (centro) comemora gol da vitória neozelandesa sobre Fiji


  Meia-esquerda: Jonathan Tehau (Taiti)
  Um dos astros da seleção taitiana, autor do gol que levou a seleção polinésia à final inédita da OFC Nations Cup. O meia, que chega muito à frente, também teve importância no gol que deu o título ao seu país, marcado por Steevy Chong Hue. Tehau participou do Mundial Sub-20 de 2009, antes do qual o Tahiti teve de desbancar os neozelandeses para garantir a vaga no certame. Conforme o esperado, foram "dizimados" por seleções de "calibre muito maior", porém ganharam experiência, o que surtiu efeito dentro do seu próprio continente.


Jonathan Tehau (branco) sobe mais alto que a defensiva vanuatuana para marcar


  Meia-direita: Henry Fa'arodo Jr. (Ilhas Salomão)
  Um dos principais jogadores de sua seleção. Pertencente ao Team Wellington, atual vice-campeão da ASB Premiership, Henry foi um destaque positivo em sua seleção, munindo muito bem o setor ofensivo, fazendo sua equipe jogar num ritmo veloz. Sua seleção não chegou ao posto que merecia, mas fez uma bela participação, prometendo bons frutos na disputada pela vaga na repescagem que é oferecida ao primeiro colocado das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Oceania.

Henry Fa'arodo Jr. (Ilhas Salomão) em ação contra a Papua Nova Guiné


  Meia-central: Nicolas Vallar (Taiti)
  O capitão, que teve experiência no futebol francês, camisa 10 e maestro de sua seleção, teve influência na defesa e no ataque, marcando gols por meio de penalidades máximas ou com sua bola parada "venenosa". Jogador de muita força emocional, comandou a sua equipe rumo à Copa das Confederações com um bom futebol, muita raça e técnica. Vallar comprovou porque era apontado pela imprensa da Oceania como o destaque de sua equipe antes do início do certame.

Emocionado, o capitão taitiano Nicolas Vallar chora após a conquista taitiana


  Meia-central: Angelo Tchen (Taiti)
  Jogador pertencente ao vice-campeão da O-League, AS Tefana, Tchen foi uma verdadeira "muralha" defensiva, muito duro e sempre com seus belos passes. Um jogador que pouco errou, e mostrou porque Etaeta tinha tanta confiança nele, levando sua seleção à glória maior de sua história.

Angelo Tchen (branco, Taiti) mostra disposição parar frear ímpeto ofensivo de Roddy Lenga (verde, Vanuatu)


  Atacante: Benjamin Totori (Ilhas Salomão)
  Jogador que, como muitos outros, era o centro das atenções de sua seleção. Sempre perigoso com sua velocidade e habilidade com a bola aos seus pés, foi muito importante no esquema tático de sua equipe na conquista da Liga Neozelandesa, o Waitakere United, e estrela maior de sua seleção na OFC Nations Cup. Foi o artilheiro dos "Bonitos" no certame, tendo anotado um gol magnífico frente aos neozelandeses na disputa pelo bronze.

Benjamin Totori (direita) foi o grande destaque da anfitriã Ilhas Salomão nesta OFC Nations Cup


  Atacante: Steevy Chong Hue (Taiti)
  Não é necessário falar muito sobre este jogador. Depois de uma brilhante participação no campeonato taitiano pelo AS Dragon, do qual foi o artilheiro máximo, ele teve sua grande chance ao se transferir para o Bleid-Gaume, time belga que disputa a Terceira Divisão de seu país, e, parece que depois de mais uma grande competição, terá muitas chances em sua equipe na Bélgica. Autor do gol do título aos 11 minutos da primeira etapa com uma finalização impecável no canto do goleiro Rocky Nyikeine, da Nova Caledônia. Além de boa participação na partida final, fez um grande campeonato, que deu a ele, o posto de Herói Nacional do Taiti.

Chong Hue (13) comemora gol do título taitiano com seus companheiros


  Treinador: Eddy Etaeta (Taiti)
  O experiente comandante taitiano conseguiu executar o projeto tão sonhado da Federação Taitiana de Futebol de levar o país ao título máximo do futebol da Oceania. Soube aliar os ímpetos de jovem atletas como Chong Hue com a experiência de verdadeiros "baluartes" do futebol polinésio, como Samin e Vallar. Adotou a estratégia correta durante todas as partidas, atacando os adversários teoricamente mais fáceis e se resguardando defensivamente após obter vantagem nos duelos mais difíceis. Após a conquista, terá a grande oportunidade de sua carreira ao treinar os garotos do Taiti durante a Copa das Confederações do Brasil, em 2013.

Eddy Etaeta (foto) foi o comandante do selecionado taitiano campeão da OFC Nations Cup


  Em breve, completaremos nossa avaliação falando do desempenho das oito seleções participantes desta OFC Nations Cup, que teve o Taiti como grande vencedor. Não perca!


  Fonte das Imagens: OFC

2 comentários:

  1. Achei justa a seleção, mas se tudo ocorresse na normalidade era para esta seleção se preenchida inteiramente pelos jogadores dos All Whites, mas faltaram vergonha na cara dos jogadores que deixaram de ser normais para entrar para jogar futebol nos cinco jogos e ter uma mal vontade de jogar.

    ResponderExcluir
  2. Myers entrou na direita por causa que o Nelson Sale(SOL)e o Alvin Tehau(TAH) contribuiram apenas ofensivamente, e no jogo do bronze o Sale errou diversos passes e deu um gol pra NZL. O unico destaque, alem do Smith, que eu nao o pus foi o Smeltz, ele o Haeko que foi o artilheiro da competicao mereciam vaga, mas nao tem como tirar o Hue e o Totori, depois daqueles gols, e AQUELE gol contra na disputa do bronze.

    ResponderExcluir