quarta-feira, 6 de junho de 2012

Empates decretam classificados e eliminados no Grupo B da OFC Nations Cup

  Por Rodrigo Augusto


  Após três rodadas disputadas, o Grupo B da Copa das Nações da OFC confirmou o que havia sido decretado antes do início: o equilíbrio técnico entre as equipes. O “grupo da morte”, como ficou conhecido, mostrou jogos com poucos gols, truncados e com muita disputa. No final das contas, a favorita Nova Zelândia e os anfitriões salomônicos ficaram com as duas vagas.


Eric Komeng (18, Papua Nova Guiné) tenta se livrar da marcação fijiana


  Chegando à última rodada da primeira fase, a Nova Zelândia tinha sua classificação garantida, enquanto Ilhas Salomão e Fiji brigavam pela outra vaga. Papua Nova Guiné, eliminada antecipadamente, jogava para conseguir, ao menos, um ponto de honra na disputa.

David Muta (centro, Papua Nova Guiné) se refresca durante parada técnica motivada pelo forte calor de Honiara, capital salomônica

  No primeiro jogo do dia em Honiara, Fiji e Papua se enfrentaram com objetivos opostos: enquanto os alvinegros precisavam da vitória para seguir  com chances de classificação, os papuásios visavam se despedir do certame de maneira honrosa.

Roy Krishna (Fiji, foto) lamenta mais uma oportunidade perdida

  O embate se iniciou apático, com ares dramáticos: Roy Krishna mostrava certa habilidade, porém pecava no passe final. A equipe de Juan Carlos Buzzetti mostrava ânsia exagerada em busca do primeiro tento. Todavia, a tática de pressão deu certo e, aos 13 minutos, ele surgiu com Dunadamu aproveitando rebote dentro da área e abrindo o marcador a favor de Fiji.

Dunadamu comemora o gol fijiano no embate contra Papua Nova Guiné

  No restante da primeira etapa e durante boa parte da segunda, o que se pôde notar era os comandados de Buzzetti buscando liquidar a fatura, enquanto os papuásios jogavam totalmente atrás, tentando explorar os contra-ataques.

Veja os gols do jogo que marcou as despedidas de Fiji e Papua Nova Guiné do torneio

  Neste cenário, o gol que sacramentaria a vitória fijiana era esperado, mas, a surpresa da torcida e o castigo para a equipe alvinegra vieram a cinco minutos do fim, com Jack, que tocou de maneira indefensável para o arqueiro Tamanisau, decretando um amargo empate para os fijianos, que se despedem precocemente da disputa e das chances de classificação ao Mundial de 2014.

Chris Wood (foto, branco) se prepara para rematar a bola naquele que seria o primeiro gol neozelandês contra os "Bonitos"

  No outro jogo, dado o resultado da partida anterior, ocorreu um confronto sem grandes perspectivas, já que as duas seleções estavam previamente classificadas. De válido dentro das quatro linhas, apenas a possibilidade de obter a primeira colocação da chave, o que garantiria ao vencedor o direito de enfrentar a Nova Caledônia nas semifinais.

Ricki Herbert (foto) orienta a Nova Zelândia em busca de mais uma vitória na OFC Nations Cup

  Pensando na semifinal, o treinador Ricki Herbert promoveu certa mescla de jogadores no lado neozelandês. Apesar disso, a equipe mostrou entrosamento e inaugurou o placar logo aos 13 minutos, quando Leo Bertos deu bom passe e o matador Chris Wood fez seu segundo gol no torneio, abrindo os trabalhos.

Com seu penteado exótico, Jack Wetney (22, Ilhas Salomão) domina bola tendo Tommy Smith (Nova Zelândia) como marcador

  Os donos da casa sentiram o golpe e foram para o intervalo abalados emocionalmente, pois não haviam criado uma chance sequer de gol.

Benjamin Totori (19, Ilhas Salomão) dispara chute forte sob olhar atento do sistema defensivo neozelandês

  Na segunda etapa, bastou um grande esporro do treinador Jacob Moli para os “Bonitos” acordarem: com 14 minutos decorridos de jogo, o empate surgiu dos pés de Benjamin Totori, o “astro” do time.

Confira o melhor momento do empate entre os anfitriões e os "kiwis"

  Com o empate, a equipe aumentou a pressão sobre os comandados de Ricki Herbert, e, apesar dos 6 minutos de acréscimo dados por Norbert Hauata, nada mudou no placar. O empate deu aos “All Whites” o primeiro posto da chave; já os “Bonitos” fecharam a primeira fase no segundo lugar. Com a fase de grupos encerrada, os confrontos das semifinais ficaram assim: Taiti x Ilhas Salomão (07/06, 21h – Horário de Brasília), Nova Zelândia x Nova Caledônia (08/06, 1h – Horário de Brasília).

  Confira a classificação final do Grupo B da OFC Nations Cup:  
  
Seleção
Nova Zelândia
V
2
E
1
D
0
GP
4
GC
2
SG
2
PG
7
Ilhas Salomão
1
2
0
2
1
1
5
Fiji
0
2
1
1
2
-1
2
Papua Nova Guiné
0
1
2
2
4
-2
1

  Fonte das Imagens: OFC

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Para mim para a Nova Zelândia perder este título não significa que as outras seleções melhoram, elas continuam tão ruim como eram. O que aconteceu foi que a Nova Zelândia piorou muito ficando a um nível inferior das outras seleções da Oceania, afinal todos os jogadores All Whites precisam ter vergonha na cara, foi o pior resultado da história da seleção neozelandesa. Além do mais quando Brasil, Espanha, Uruguai ou o campeão da Eurocopa jogar com o Taiti ou Nova Caledônia vai ganhar de 10x0 no mínimo.

    ResponderExcluir