domingo, 10 de junho de 2012

É Campeão! Taiti vence a Nova Caledônia, garante título da Copa das Nações da OFC e vaga na Copa das Confederações de 2013

  Por João Victor Gonçalves


  O Taiti está em festa! Após uma partida emocionante, a seleção nacional do país bateu a Nova Caledônia em Honiara nesta madrugada e conquistou, pela primeira vez, a Copa das Nações da OFC, título máximo do futebol da Oceania. De quebra, a representação polinésia também garantiu uma vaga na Copa das Confederações de 2013, competição que reúne os atuais campeões continentais.


Equipes entram em campo antes da grande decisão


  Antes do início da disputa, o clima de decisão tomava conta das ruas ao redor do Lawson Tama Stadium. Apesar da partida não contar com a seleção anfitriã ou com a favorita Nova Zelândia, o estádio recebeu um ótimo público, animado com a possibilidade de ver um campeão inédito no futebol oceânico.


Emile Bearune (Nova Caledônia, vermelho) leva a melhor e consegue evitar que Heimano Bourebare (Taiti, branco) fique com a posse de bola


  Do lado taitiano, a esperança concentrava-se nos representantes da Família Tehau: Lorenzo, Jonathan e Alvin fizeram boas atuações em todos os duelos da seleção alvirrubra, despertando o carinho da torcida e a expectativa de uma ótima atuação na partida decisiva. Já na Nova Caledônia, o poder de superação do grupo era ressaltado acima de qualquer valor individual. Todavia, nomes como Gope-Fenepej, Kai e Wukanumune despertavam receio na torcida taitiana.


Alvin Tehau (Taiti, branco) mostra disposição em disputa aérea


  Com a bola rolando, a postura da seleção taitiana ficou evidente: pressionar desde o primeiro minuto em busca do gol, a exemplo do que aconteceu no duelo semifinal contra as Ilhas Salomão. Porém, as jogadas ofensivas do time branco possibilitaram os contra-golpes aos "Cagous", que quase abriram o placar aos 8 minutos, com Haeko roubando a bola da defensiva polinésia e finalizando para fora.


Torcida caledoniana se fez presente no Lawson Tama Stadium


  A resposta taitiana, porém, foi rápida: dois minutos depois, após cobrança de lateral, a bola caiu nos pés de Lorenzo Tehau, que cruzou para o irmão Jonathan. Todavia, o membro do "Clã" dos Tehau não finalizou, apenas desviando a bola para Steevy Chong Hue, artilheiro da última edição da Liga Taitiana. O "oriental" só teve o trabalho de dominar e fuzilar o gol de Nyikeine, num forte chute rasteiro. 1-0 no placar e festa da torcida Polinésia, que via o título cada vez mais perto.


Jogadores taitianos comemoram gol de Chong Hue


  Em vantagem no placar, os taitianos repetiram a estratégia que havia dado certo na partida contra as Ilhas Salomão e se fecharam no campo de defesa. Atordoada, a seleção caledoniana tentava jogar em jogadas trabalhadas, mas seus atletas não conseguiam passar pela forte marcação polinésia. Tanto que a última chance da primeira etapa foi taitiana: a quatro minutos do fim, Alvin Tehau saiu cara a cara com Nyikeine, que, com uma saída precisa, evitou o segundo gol dos polinésios.


Arbitragem da grande decisão ficou sob o comando de Peter O'Leary (centro)


  Na volta do intervalo, poucas mudanças ocorreram na realidade da partida: o Taiti continuava sendo mais perigoso, principalmente nas jogadas de contra-ataque, levando perigo à meta de Nyikeine; já a Nova Caledônia não conseguia encontrar seu bom futebol. Ciente da necessidade de arriscar, o treinador Alain Moizan resolveu mexer na equipe e sacou Dokunengo para a entrada de Kayara.


Nicolas Vallar (branco, Taiti) sofre com a marcação de Jacques Haeko (vermelho, Nova Caledônia)


  A mudança surtiu efeito, já que os "Cagous" melhoraram na partida, atacando com maior frequência e objetividade. Numa das boas chances caledonianas, Marius Bako cobrou falta e o experiente arqueiro Xavier Samin salvou em cima da linha. Na última chance vermelha na partida, Jacques Haeko deixou Gope-Fenepej frente a frente com o goleiro Samin, mas  o destaque da partida na qual sua seleção eliminou a Nova Zelândia acabou chutando para fora.


Assista aos melhores momentos da histórica vitória taitiana sobre a Nova CaledÔnia


  Daí em diante, o Taiti passou a tocar a bola, administrando a vantagem e esperando o apito final do neozelandês Peter O'Leary. Quando ele ocorreu, a festa dos jogadores polinésios não pôde ser contida: os suplentes invadiram o gramado celebrando, alguns caíam emocionados; outros, emocionados, ajoelhavam-se agradecendo a Deus e aos companheiros. No banco de reservas, o vitorioso Eddy Etaeta celebrava ao lado de seus auxiliares o título que, até poucos dias, parecia um sonho distante.


Assista aos gols da decisão do 3º lugar entre Nova Zelândia e Ilhas Salomão


  Um pouco antes da final, na partida preliminar, a Nova Zelândia bateu as Ilhas Salomão por 4-3 e ficou com o terceiro lugar da competição. Num primeiro tempo arrasador, os "All Whites" abriram 3-0, com três gols de Chris Wood. Porém, não menos fantástica foi a reação das Ilhas Salomão, que empataram a partida na etapa complementar, com dois gols de Totori e um de Teleda. Nos acréscimos, todavia, o artilheiro Shane Smeltz, que teve atuação apagada nesta Copa das Nações da OFC, marcou o gol que garantiu o terceiro posto aos neozelandeses.


O capitão do Taiti, Nicolas Vallar (foto), vai às lágrimas com a conquista do título


  O título premia a geração que já pode ser considerada a melhor da história do futebol taitiano, superando as suas antecessoras que garantiram três vices-campeonatos, em 1973, 1980 e 1996. O feito adquire maiores dimensões quando nota-se que o Taiti é o primeiro país fora do eixo Austrália-Nova Zelândia a ficar com a taça, destacando-se como a maior potência do futebol do Pacífico, posto que rivalizou com Fiji durante as últimas décadas.


Wakanumune (direita) consola Haeko (esquerda) após vice-campeonato caledoniano


  Muito emocionado após a partida, o comandante taitiano Eddy Etaeta declarou: "É inacreditável, completamente incrível. Esse caminho começou há 12 anos e agora nós finalmente atingimos nosso objetivo e vamos para a Copa das Confederações". Do lado caledoniano, o treinador Alain Moizan ressaltou a competência de seus rivais: "Você tem que marcar gols para ganhar. O Taiti teve duas chances e marcou um. Nós tivemos mais chances do que eles, mas não conseguimos marcar e isso fez a diferença. Mas temos de felicitá-los, já que venceram todos os seus jogos e mereceram ser campeões".


Polinésios celebram ao ouvir apito final de Peter O'Leary


  A primeira parte do sonho dos rapazes do Taiti foi realizada, mas ele continua no próximo ano, quando a equipe estará em terras brasileiras para a disputa da Copa das Confederações. A conquista da vaga para uma das competições mais importantes do planeta também foi ressaltada por Etaeta: "Podemos jogar contra seleções como Brasil e Espanha, o que vai ser incrível para o nosso país. Vamos aproveitar esse momento e, em seguida, começar nosso planejamento para o futuro".


Jogadores e comissão técnica taitiana comemoram dançando o tradicional "haka" no gramado do Lawson Tama Stadium


  Taiti, Nova Caledônia, Nova Zelândia e Ilhas Salomão ainda mantém vivas as chances de jogarem a Copa do Mundo de 2014 após a disputa desta Copa das Nações. As equipes disputarão um quadrangular, entre setembro deste ano e março de 2013, do qual o campeão terá o direito de duelar por um posto no Mundial contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf.


Exato instante em que o capitão Nicolas Vallar levanta a taça


  Após mais esta importante competição do futebol da Oceania, o "Do outro lado da Bola" agradece todos os seus leitores que, mostrando sua fidelidade e carinho, acompanharam a jornada do Blog durante toda a disputa. Esperamos ter conquistado a credibilidade que faça com que você volte a nos visitar em mais oportunidades. Também ressaltamos a alegria ao ver o futebol da Oceania divulgado da maneira que merece, com o mesmo tratamento dado ao de continentes com maior tradição no futebol, levando em consideração a repercussão dada em sites como o Terra, Veja e ESPN, entre outros.


Parabéns Taiti, Campeão da Copa das Nações da OFC 2012!


  Para encerrar nossa cobertura, deixamos os sinceros votos de felicidades ao povo taitiano por essa impressionante conquista, bem como a todos os participantes que contribuíram para a realização de mais uma festa do futebol da Oceania. Parabéns Taiti, rumo ao Brasil em 2013!


  Fonte das Imagens: OFC

8 comentários:

  1. Com certeza irei acompanhar o Taiti aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Samin destaque do jogo, de acordo com o meu ver. Assisti o jogo via internet, nem pudia perder!

    ResponderExcluir
  4. Camaradas do outro lado a bola, postei os escudos do Taiti no meu blog de futebol de botão, divulgando o banner de vocês e o conteúdo desta postagem, confiram em http://escudetos.blogspot.com.br/2012/06/selecao-do-taiti-mostrando-o-que-o.html

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei se parabenizo o Taiti pela conquista ou se tenho pena, eles vão levar goleada de 2 dígitos(10x0 para mais) cada jogo na Copa das Confederações

    ResponderExcluir
  6. Agradecemos a postagem Luciano. Belíssimo trabalho! Olha Wellington, as goleadas provavelmente ocorrerão, mas o título do Taiti deixa, além de uma lição de superação, uma advertência aos All Whites: caso a seleção não seja renovada tática e tecnicamente, a vaga na Copa de 2014 pode estar seriamente ameaçada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Vocês tem razão. Mas como pode uma seleção que a 2 anos melhorou muito, tendo segurança na zaga, sabendo tocar bola e assim ganhou da Sérvia de 1x0 e terminou invicta a Copa pode piorar assim, é excesso de confiança. Essa Copa das Nações da OFC vão ser a maior lição de aprendizagem para o Kiwis.

      Excluir