terça-feira, 5 de junho de 2012

Nova Caledônia e Taiti vencem e se garantem nas semifinais da Copa das Nações da OFC.

  Por João Victor Gonçalves


  A terça-feira foi de decisão em Honiara, já que os primeiros classificados às semifinais da OFC Nations Cup foram conhecidos. Confirmando o favoritismo, Nova Caledônia e Taiti não deram chances a seus rivais, vencendo com determinada folga e garantindo seus postos na segunda fase do principal torneio entre seleções da Oceania.


Jogadores da Nova Caledônia comemoram um dos nove gols anotados sobre a Samoa


  No primeiro jogo do dia, a seleção caledoniana só dependia de si para obter a vaga: uma vitória por uma boa margem de gols sobre a já eliminada Samoa garantiria os "cagous" nas semifinais. Cientes de sua condição, os comandados de Alain Moizan partiram pra cima da fraca seleção samoana desde o apito inicial de Gerald Oiaka, chegando aos dois primeiros gols aos 10 e 11 minutos, com Roy Kayara e Jacques Haeko, respectivamente.


Miguel Kayara (Nova Caledônia, cinza) tenta escapar da marcação de Sopo Fakaua (Samoa, azul)


  Estava fácil para os francófonos, que aumentaram sua vantagem ainda antes da parada técnica para reidratação: aos 22, Kabeu subiu mais alto que a zaga azul para anotar o terceiro; dois minutos depois, Judikael Ixoee converteu a penalidade sofrida por Jacques Haeko no minuto anterior e consolidou o que todos já aguardavam: uma goleada favorável à equipe caledoniana.


Adversários da Samoa comemorando um gol, cena frequente nesta Copa das Nações da OFC 2012


  Antes do apito final, o forte calor em Honiara provou ser o maior adversários dos "cagous". Todavia, os samoanos também sofriam com a temperatura e o desgaste físico nos minutos finais da primeira etapa ficou evidente. Tanto que, num prazo de dois minutos antes do apito final, a Nova Caledônia marcou mais dois gols, com Kalaje Gnipate e Jacques Haeko.


Amilale Esaroma (Samoa, azul) tenta encontrar um espaço na forte marcação caledoniana


  Após o intervalo, a postura mais relaxada da equipe cinza ficou evidente, com o sétimo gol sendo anotado apenas aos 24 minutos, com o artilheiro Haeko, que obtinha, com o tento, seu hat-trick. Porém, o "matador cagou" queria mais e, antes do término da partida, deixou sua marca mais duas vezes, aos 41 e 45 minutos.


Jacques Haeko (foto, Nova Caledônia) foi o artilheiro da tarde, com cinco gols


  O 9-0 no placar significava uma vitória maiúscula, conquistada por uma seleção que, pelo poder de recuperação mostrado na primeira fase, principalmente na derrota honrosa por 4-3 ante o Taiti, poderá incomodar seu rival nas semifinais. Já para Samoa, as derrotas elásticas deixam a lição de que, se a equipe quiser realmente brigar de igual para igual ante seus rivais continentais, terá de fazer um trabalho de base, estimulando os jogadores à prática futebolística. O lado positivo é o retorno dos "azuis" ao centro dos holofotes, o que pode ser visto como um prêmio, haja vista às dificuldades encontradas pelos jogadores em sua terra natal.


Assista aos nove gols da goleada caledoniana sobre a Samoa


  Com a vitória e classificação da Nova Caledônia, restava ao Taiti um empate para assegurar a primeira posição da chave, já que os alvirrubros haviam vencido os rivais francófonos no confronto direto pela chave. Dispostos a triunfar, os jogadores da equipe polinésia tiveram pela frente um adversário desmotivado, praticamente eliminado após o resultado da partida preliminar.


Roddy Lenga (Vanuatu, verde) disputa bola com Angelo Tchen (Taiti, branco)


  Os reflexos do desânimo dos "Yellow Boys" foi visto logo nos primeiros minutos. A equipe de Percy Avock mostrava falha no sistema defensivo, um problema crônico da representação nesta OFC Nations Cup. Neste cenário, os taitianos chegaram ao primeiro gol aos 13 minutos, quando o capitão Nicolas Vallar converteu pênalti cometido pelo arqueiro Bong sobre Teaonui Tehau.


Imagem curiosa mostra três jogadores tentando acertar a bola


  Superior na partida, o Taiti aumentou sua vantagem aos 35 minutos, com uma jogada típica da equipe: após cobrança perfeita de escanteio de Lorenzo Tehau, seu irmão, Jonathan Tehau, testou firme o esférico para o fundo das redes de Bong, praticamente assegurando a primeira classificação da chave à sua seleção.


O bom árbitro neozelandês Peter O'Leary (foto) conduziu o encontro entre Taiti e Vanuatu


  Na segunda etapa, os polinésios deram-se ao luxo de tocar a bola sem maiores pretensões, esperando o tempo passar para comemorar a vitória. Sem pressão em campo, o "futebol arte" da equipe de Eddy Etaeta pôde ser ostentado, num misto de simplicidade e competência. Aos 12 minutos, após bela triangulação envolvendo Angelo Tchen e Jonathan Tehau, Alvin Tehau só teve o trabalho de completar para o fundo das redes.


O treinador taitiano Eddy Etaeta (foto) já pensa no futuro adversário de sua equipe nas semifinais, que pode ser a seleção anfitriã


  Antes do apito final do disciplinador Peter O'Leary, mais dois gols agitaram a torcida presente no Lawson Tama Stadium: aos 44 minutos, Teaonui Tehau foi premiado com um gol após sua bela atuação na partida; dois minutos depois, Robert Tasso, melhor jogador de Vanuatu na competição, anotou o tento de honra dos "Yellow Boys", que se despedem da competição de maneira precoce, provando que, apesar da evolução do futebol no país,  os vanuatuanos terão de apresentar melhorias táticas para almejar uma melhor posição nas competições internacionais.


Confira os gols da vitória que garantiu ao Taiti a primeira posição da chave


  Com a vitória, o Taiti chegou aos nove pontos, ostentando 100% de aproveitamento e o melhor futebol desta Fase de Grupos da OFC Nations Cup. Com melhorias no sistema defensivo, os comandados de Eddy Etaeta podem sonhar com a conquista da Oceania. Porém, podem ter pela frente a seleção local, que conta com um importante 12º jogador: a fanática torcida. Resta aos torcedores aguardar as semifinais, que mostrarão se as equipes francófonas do Pacífico poderão voltar a se enfrentar em uma eventual final.


  Confira a classificação final do Grupo A da OFC Nations Cup:
  
Seleção
Taiti
V
3
E
0
D
0
GP
18
 GC
  5
SG
13
P
9
Nova Caledônia
2
0
1
17
  6
11
6
Vanuatu
1
0
2
8
  9
-1
3
Samoa
0
0
3
1
 24
-23
0

  Fonte das Imagens: OFC  

Nenhum comentário:

Postar um comentário