domingo, 3 de junho de 2012

Goleadas marcam as duas primeiras rodadas do Grupo A da OFC Nations Cup

  Por João Victor Gonçalves


  Começou, na última sexta-feira, a competição mais importante entre seleções da Oceania: a OFC Nations Cup. Oito equipes do continente duelam em dois grupos pela vaga na Copa das Confederações de 2013 e na repescagem que pode garantir o direito de disputar a competição máxima do futebol mundial: a Copa do Mundo de 2014.


Excelentes públicos têm sido uma constante nesta edição da OFC Nations Cup. Acima, foto da arquibancada do Lawson Tama Stadium antes de Nova Zelândia x Fiji


   No Grupo A da disputa, as goleadas têm sido uma constante. Dos quatro jogos da chave disputados até aqui, três terminaram com uma vantagem elástica em favor de uma das equipes. Logo na primeira partida da competição, Vanuatu e Nova Caledônia, dois dos melhores ataques do Pacífico, comprovaram sua fama de "fazedores de gols", num duelo emocionante.


Mais amarelos do que nunca com seu novo uniforme, os "Yellow Boys" de Vanuatu posam para foto antes da partida contra a Nova Caledônia


  Como era de se esperar, os primeiros minutos do confronto foram marcados pela forte marcação das equipes, com muitos erros de passe. Melhor taticamente, a Nova Caledônia dominava a posse de bola, mas esbarrava em suas próprias imprecisões; por outro lado, Vanuatu mostrava-se disposto a conseguir um importante triunfo a nível internacional, o que consolidaria os "Yellow Boys" como uma das potências do Pacífico.


"Cagous" posam para foto antes de seu primeiro desafio pela Copa das Nações da OFC


  As redes só foram balançadas pela primeira vez no Lawson Tama Stadium aos 32 minutos da etapa inicial, por intermédio de Bertrand Kai, um dos melhores homens dos "cagous" em campo. Atrás do placar, o técnico Percy Avock agiu rápido, substituindo François Sakama pelo experiente Robert Tasso. A mudança deu resultado, com os "Yellow Boys" equilibrando as ações e quase chegando ao gol de empate nos minutos finais da primeira parte.


Árbitro Peter O'Leary dialoga com jogadores das duas equipes


  Após o intervalo, a situação da partida não mudou, com os vanuatuanos sendo mais incisivos em suas jogadas de ataque. Melhor no duelo, o time amarelo foi premiado aos 7 minutos, quando chegou ao empate por meio de um tiro cruzado de Tasso. A reação dos caledonianos, porém, foi rápida: seis minutos depois, Bertrand Kai confirmou sua iluminada fase e fez a torcida vermelha vibrar pela segunda vez no Lawson Tama Stadium, recolocando os "cagous" à frente do placar.


Gope-Fenepej (cinza) leva a Nova Caledônia ao campo de ataque


  Mostrando poder de reação, a seleção de Vanuatu não se abateu com o gol sofrido e conseguiu empatar novamente a partida apenas três minutos depois, com Jean Nako Naprapol, que subiu mais alto que a defensiva da Nova Caledônia para estufar as redes de Nyikeine.


Jogadores de Vanuatu extrapolam sua felicidade ao comemorar gol


  A vitória para os caledonianos, porém, era apenas uma questão de tempo: apesar de mostrar um forte poder de recuperação e um ataque poderoso, Vanuatu seguia com graves erros no sistema defensivo, o que deixava os avantes "cagous" frente a frente com o arqueiro Ernest Bong em muitas oportunidades. Numa delas, o guarda-redes vanuatuano nada pôde fazer: após cruzamento de Kai, Gope-Fenepej apareceu livre para recolocar os vermelhos à frente do placar.


Bertrand Kai celebra um de seus gols na vitória por 5-2 de sua seleção, a Nova Caledônia, contra Vanuatu


  Atrás no placar e com um preparo físico inferior em relação ao dos adversários, os vanuatuanos abriram espaços nos minutos finais e permitiram mais dois gols dos "cagous": aos 31 minutos, Bertrand Kai completou seu hat-trick e sacramentou a vitória caledoniana; aos 42, Roy Kayara, que havia entrado na segunda etapa, provou para o treinador Alain Moizan que merece uma chance no time titular e fechou o placar com um belo gol. 5-2 para os caledonianos, que despontam como um dos favoritos à vaga.


Assista aos gols da partida entre Vanuatu e Nova Caledônia


  No segundo duelo do dia, a seleção taitiana enfrentou a Samoa com a expectativa de conseguir seus três primeiros pontos sem maiores dificuldades. Enquanto os polinésios ostentam como base de seu selecionado a equipe do Tefana, vice-campeã da O-League 2011/12, a seleção samoana mostra em suas fileiras jogadores amadores, cuja participação na Fase Final das Eliminatórias frente as melhores seleções do Pacífico já serve como grande prêmio.


Polinésios se perfilam antes da partida contra Samoa


  Com este cenário, não foi surpresa a vitória fácil da equipe de Eddy Etaeta. Logo aos 18 minutos, o Taiti ostentava uma vantagem de 3-0 no marcador, gols de Lorenzo Tehau, Jonathan Tehau e Alvin Tehau. Perdida em campo, a seleção samoana só conseguiu melhorar sua marcação após os 25 minutos, período no qual as ações ficaram relativamente equilibradas. Porém, no melhor momento do time azul em campo, os taitianos chegaram ao seu quarto gol, com Alvin Tehau após boa jogada de Jonathan Tehau.


Foto do histórico onze que defende a Samoa nesta OFC Nations Cup


  Na volta para o segundo tempo, o sobrenome de sucesso da seleção polinésia, Tehau, confirmou sua sina na formação de bons artilheiros: um minuto após substituir Alvin, Teaonui Tehau deixou sua marca, anotando o quinto gol de seu país na partida. Sete minutos depois, o artilheiro e campeão da Liga Taitiana pelo Dragon, Steevy Chong Hue, fez o sexto, quebrando a hegemonia dos Tehau no jogo.


Remate de Alvin Tehau (2, Taiti) é defendido pelo arqueiro Aukusition Aitupe (Samoa) 


  Aos 24, o bom público presente ao Lawson Tama Stadium pôde presenciar um momento raro e histórico: um gol da Samoa em competições oficiais. O autor da façanha foi Silao Malo, um dos bons nomes do time azul. Com uma larga vantagem, o Taiti soube esperar o adversário se cansar e aumentou sua vantagem de gols apenas nos minutos finais.


Andrew Setefano (Samoa) derruba Alvin Tehau (Taiti)


  Aos 33, Jonathan Tehau "pintou o sete" em favor dos polinésios. Entre os 37 e os 40 minutos, Lorenzo Tehau deu um "show particular", anotando três gols seguidos, certamente uma marca história em competições oficiais. Com isso, chegava ao fim o primeiro massacre da OFC Nations Cup, com o placar do Lawson Tama Stadium indicando 10-1 para o Taiti. Aos samoanos, restou a experiência honrosa de representar sua pátria na competição mais importante entre seleções da Oceania.


Confira todos os onze gols da partida entre Taiti e Samoa


  Neste domingo, foi concluída a segunda rodada da chave, com duelos entre os virtuais eliminados e o "clássico francófono". Na abertura da jornada dupla, o público foi presenteado com a partida entre Vanuatu e Samoa, a qual, se não foi destacada por seu elevado nível técnico, contou com uma mostra de raça incrível por parte das duas seleções.


Kevin Shem domina bola para a seleção de Vanuatu, que atuou com seu uniforme reserva ante Samoa


  Apesar da necessidade de vitória para obter a classificação, o treinador Percy Avock preferiu poupar alguns titulares para a partida contra a fraca samoana. No começo do duelo, o preço pago foi caro, com a nova geração dos "Yellow Boys" demonstrando muito nervosismo dentro das quatro linhas. Foram necessários 28 minutos para Vanuatu chegar ao primeiro tento, por intermédio de Jean Naprapol, um dos poucos titulares da primeira partida mantido para o confronto.


Levando as cores de sua pátria na face, Sopo Fakaua (Samoa, azul) faz bom passe


  Mais a vontade na partida, a seleção de Vanuatu ampliou sua vantagem no último minuto da primeira etapa, com Brian Kaltack acertando um belíssimo voleio, indefensável para o arqueiro Ethan Hanns. Disposto a obter um elevado saldo de gols, Vanuatu conquistou seu terceiro gol logo no retorno para a etapa complementar, com Malas disparando para a meta rival após receber boa assistência de Jean Kaltack.


O capitão Brian Kaltack (centro) comemora seu gol na goleada vanuatuana


  O "12º jogador" de Vanuatu não poderia ficar de fora da festa e, após entrar no lugar do badalado Jean Kaltack, Robert Tasso provou sua eficiência e fez o quarto gol dos "Yellow Boys". Antes do apito final do salomônico John Saohu, a fatura foi liquidada com Freddy Vava, provando toda sua consciência ao cabecear de forma inapelável para Hanns. Três primeiros pontos para os vanuatuanos, que mantém vivas as chances de classificação. À Samoa, só resta uma despedida honrosa frente os caledonianos.


Assista aos gols da primeira vitória de Vanuatu na OFC Nations Cup 2012


  No confronto mais esperado da chave nesta 1ª Fase, Taiti e Nova Caledônia fizeram o "Clássico Francófono" da competição. Para uma partida tão aguardada, o melhor árbitro da Oceania na atualidade, o neozelandês Chris Kerr, foi escalado. O detalhe poderia passar desapercebido, se não fosse a atuação decisiva do "homem de preto" no espetáculo.


Jogadores taitianos posam para foto antes do clássico contra a Nova Caledônia


  Logo no início da partida, as seleções deram mostras daquele que seria o melhor confronto da competição até então. Os "orientais" do Taiti, Angelo Tchen e Steevy Chong Hue, levaram perigo à meta de Nyikeine, enquanto Gope-Fenepej tentava responder para os "cagous".


Jogadores caledonianos posam para registro antes de um dos duelos de maior rivalidade do Pacífico


  Mas a competência parecia estar do lado dos polinésios, que chegaram ao primeiro gol numa jogada em família: após cobrança de escanteio de Lorenzo Tehau, seu irmão, Alvin, subiu mais alto que a zaga caledoniana para marcar o primeiro tento da partida. À frente no placar, o Taiti passou a pressionar a seleção caledoniana, que se mostrava resignada com o gol sofrido.


Mikael Roche (goleiro, Taiti) mostra coragem ao disputar bola com Gope-Fenepej (Nova Caledônia, vermelho)


  Aos 28 minutos, o lance capital da partida ocorreu: após cabeçada de Angelo Tchen, um dos melhores homens do Taiti em campo, Gope-Fenepej deu uma "mãozinha" ao goleiro Nyikeine, espalmando o esférico que, fatalmente, entraria em sua meta. Pênalti marcado e cartão vermelho para o atacante caledoniano. Na cobrança, o capitão polinésio Nicolas Vallar bateu forte, marcando seu primeiro tento na Copa das Nações, para delírio da torcida alvirrubra.


Dokunengo (Nova Caledônia, vermelho) sofre com a forte marcação de Lorenzo Tehau (Taiti, branco)


  Aos 34, os "Tehau" comprovaram o bom entrosamento com a camisa da seleção: após bela jogada de Jonathan, Lorenzo só teve o trabalho de completar para as redes, anotando seu quinto gol na competição, isolando-se na artilharia. Com 3-0 no placar e um homem a mais, a seleção polinésia passou a administrar a vantagem obtida, tocando a bola no seu campo defensivo, esperando o encerramento da primeira etapa.


Marius Bako (Nova Caledônia, vermelho) ganha disputa de bola com Jonathan Tehau (Taiti, branco)


  Na volta para a etapa complementar, a situação dos "cagous" piorou ainda mais, quando Jean-Patrick Wakanumune recebeu vermelho direto, deixando a Nova Caledônia com nove homens em campo. O que parecia a certeza de uma goleada, porém, acendeu os brios dos homens caledonianos em campo, que se desdobraram e conseguiram, de maneira incrível, dois gols, com Bako e Haeko.


Jogadores taitianos celebram vitória no clássico contra a Nova Caledônia


  O apertado placar de 3-2 possibilitou a reação dos homens do Taiti que, vendo a vitória ameaçada de maneira surpreendente, lançaram-se ao ataque. A três minutos do fim, o artilheiro Steevy Chong Hue trouxe o alívio à torcida polinésia, ao marcar o quarto gol de seu país. Ainda deu tempo para Dick Kauma descontar para os "cagous", transformando o que parecia uma derrota vexatória numa exibição honrosa.


Veja os melhores momentos do clássico francófono da OFC Nations Cup 2012


  Os seis pontos aliados a um excelente saldo de gols (+10) praticamente asseguram uma das vagas à seleção taitiana. A Nova Caledônia também está muito perto da classificação, já que, dependendo do resultado da partida entre Vanuatu e Taiti, um empate contra a já eliminada Samoa garante a qualificação às semifinais. As partidas que decidirão os rumos do Grupo A ocorrem, no horário de Brasília, na noite de segunda para terça-feira. Às 22h00, a Nova Caledônia enfrenta a Samoa; já à 01h00, o Taiti decide a sua posição final na chave ante Vanuatu.


  Confira a classificação do Grupo A da Copa das Nações da OFC:


Equipe
Taiti
V
2
E
0
D
0
GP
14
GC
4
SG
10
PG
6
Vanuatu
1
0
1
7
5
2
3
Nova Caledônia
1
0
1
8
6
2
3
Samoa
0
0
2
1
15
-14
0

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário