sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Nova Zelândia arranca empate histórico contra Japão e fica mais perto das Quartas-de-Final do Mundial Sub-20

  Por João Victor Gonçalves

  A boa fase do futebol feminino neozelandês, 8º colocado nas Olimpíadas de Londres, foi provada mais uma vez na tarde da última quarta-feira. Em uma de suas melhores exibições em toda a história, as "Ferns" jogaram de igual para igual contra a seleção anfitriã do Mundial Sub-20 2012, o Japão, e conseguiram um empate por 2-2, o que faz com que um empate na última partida, contra as mexicanas, garanta a classificação da equipe para as quartas-de-final.


Bom relacionamento é uma das chaves da boa campanha neozelandesa nesta edição da Copa do Mundo Sub-20 FIFA. Foto: FIFA

  Jogando com o apoio de quase 10 mil torcedores, a seleção japonesa tentou intimidar as rivais oceânicas no início da partida, apostando nas jogadas de velocidade. A Nova Zelândia, porém, adotou um esquema defensivo seguro e, explorando os contra-ataques com lançamentos precisos e o talento de jogadoras como Rosie White e Hannah Wilkinson, incomodou as japonesas nos primeiros minutos do espetáculo.


A bela e habilidosa Rose White (centro, branco) sofre com a forte marcação nipônica. Foto: FIFA

  Numa dessas boas descidas, a Nova Zelândia conseguiu o escanteio; após a cobrança do mesmo, a zaga japonesa afastou mal e a bola sobrou para Rebecca Burrows, que cruzou na pequena área; na disputa pelo lance, a zagueira Ayu Nakada afastou precipitadamente e a bola acabou indo de encontro à sua própria meta, inaugurando o placar para as "All Whites".


Nadia Pearl (4, Nova Zelândia) tenta impedir boa descida de Michigami (Japão)

  O gol abalou psicologicamente a equipe oriental, que sofreu outro duro golpe quatro minutos depois: após bela jogada de velocidade pela ala direita, Hannah Wiklinson cruzou na medida para Rosie White, que teve a competência necessária para dominar e chutar no canto direito de Sakiko Ikeda, num remate indefensável para a arqueira japonesa. 2-0 no placar e a promessa de um dos resultados mais expressivos do desporto neozelandês ia se consolidando no Miyagi Stadium.


Rosie White (direita) comemora o segundo gol neozelandês com Nadia Pearl (centro). Foto: OFC

  A vantagem no placar diminuiu o brio da equipe neozelandesa, que passou a se resguardar no campo defensivo, abusando da "destruição" em detrimento da construção de jogadas de perigo. A covardia das "Ferns" custou caro: ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos, após falha coletiva do sistema defensivo, Yoko Tanaka chutou à queima-roupa da arqueira Erin Nayler e, contando com a sorte de um desvio na marcadora "kiwi", pôde comemorar o primeiro gol japonês na noite.


Tanaka (9, Japão) consegue chutar mesmo sendo marcada por duas neozelandesas. Foto: House of Japan

  No segundo tempo, a postura da equipe neozelandesa não se alterou, com as japonesas partindo com tudo em busca do gol de empate. E ele chegou de forma inesperada, num lance que costuma ser explorado pela Nova Zelândia: após cobrança de escanteio, Ayaka Michigami subiu sozinha, sobre a marca da cal, e, com uma testada firme, decretou a igualdade de contagem em Rifu.


As "Ferns" vem chamando a atenção do público masculino neste Mundial Sub-20 não apenas pelo futebol apresentado

  Buscando a classificação antecipada, a seleção japonesa pressionou as "Ferns" até o apito final da italiana Silvia Spinelli; porém, uma atuação segura da defensiva "kiwi" e da goleira Nayler foram decisivas para a manutenção do placar em 2-2. 


Assista aos gols do importante resultado conquistado pelas "Ferns" contra a forte seleção nipônica

  Com mais um ponto somado, a Nova Zelândia chega aos 4 no certame, dependendo apenas de um empate na última rodada contra a seleção mexicana para garantir a classificação às quartas-de-final; já as japonesas têm pela frente a já eliminada Suíça, podendo se classificar até com uma derrota por dois gols de diferença, desde que não haja um vencedor no outro confronto da chave. A partida decisiva para as comandadas de Tony Readings ocorre no domingo, às 7h20 (horário de Brasília), no Estádio Memorial de Kobe. As "Ferns" contam com sua torcida!

Um comentário:

  1. Olá, amigos do Do Outro Lado Da Bola!
    Bacana a página de vocês, podemos trocar links como forma de parceria, visando a divulgação e o crescimento de ambos os blogs?

    Tornei-me seguidor aqui no blog, curti sua FanPage no Facebook e estou seguindo-os no Twitter. Aproveito e convido a seguir também o FuteB.R.O.N.C.A.! em nosso blog, curtir nossa FanPage no Facebook e nos acompanahr no Twitter.

    Aguardo contato pelo email: blogfutebronca@gmail.com ou, se preferir, pelo link "BOCA NO TROMBONE" na página inicial do site.

    Fico no aguardo,
    Saudações,
    Luiz Fernando Vétere

    ResponderExcluir