sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Com duas derrotas em dois jogos, "Ferns" veem sonho da classificação se distanciar no Mundial Sub-17

Por Rodrigo Augusto


  Neste mês de Setembro, mais um torneio da FIFA entra em destaque no cenário esportivo mundial: desta vez, a Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17 é o centro dos holofotes; a competição deste ano é disputada no Azerbaijão, chegando a sua terceira edição, reunindo o sonho de mais de 300 garotas de alcançar a glória no futebol com a camisa de seus países.


Imagem do Bayil Stadium, local da partida de estreia da Nova Zelândia no Mundial Sub-17 de Futebol Feminino. Foto: Today.az

  O “debut” das “Ferns” no mundial foi contra a bem montada seleção mexicana. A partida foi disputa na cidade de Baku, capital do país, no Estádio Bayil. Antes do duelo, o favoritismo estava do lado mexicano; porém, as meninas da Oceania tem mostrado progresso no esporte e não queriam ser presas fáceis para as latinas.


Laura Merrin (3, Nova Zelândia) protege a bola da intervenção de jogadora mexicana. Foto: FIFA

   Apesar dos esforços das meninas neozelandesas, as expectativas se confirmaram quando a bola rolou, com o domínio das mexicanas durante boa parte do certame: a primeira chance do México surgiu aos 14 minutos, quando Fernanda Pérez soltou a bomba, com o esférico parando na trave da goleira Lily Alfeld.


A capitã mexicana Karla Nieto (6, verde) disputa bola com Emma Fletcher (10, preto). Foto: Concacaf

  As barreiras defensivas neozelandesas resistiram bem até os 35 minutos, quando, após inúmeras chances criadas, Fernanda Pérez subiu mais que a zaga “kiwi” para abrir o marcador após cobrança de escanteio.


Jogadoras mexicanas celebram o gol de Pérez (deitada) com comemoração muito peculiar. Foto: FIFA

  Pouco se viu no restante do primeiro tempo, fazendo com que o placar fosse mantido no intervalo. Na volta dos vestiários, as mexicanas diminuíram o ímpeto na busca pelo segundo gol, mas souberam administrar bem a vantagem, levando perigo em algumas outras oportunidades.


Imagem das duas equipes perfiladas durante a execução dos hinos nacionais no Bayil Stadium. Foto: FIFA

  A Nova Zelândia até que tentava reverter o placar, mas a ingenuidade de algumas das atletas foi decisiva para a primeira derrota no torneio; o placar de 1-0 foi mantido até o apito final de Jana Adamkova e as atenções das “kiwis” se voltaram para o segundo duelo, contra a forte seleção japonesa.


Assista aos melhores momentos da partida entre Nova Zelândia e México

  O duelo contra as nipônicas seguiu a tendência da partida de estreia, mas com um agravante: a qualidade técnica do quadro oriental, superior à do mexicano, foi decisiva para a construção de um placar mais elástico.


Vista panorâmica do Estádio do Km 8, palco da partida entre Japão e Nova Zelândia. Foto: Today.az

  O simpático “Estádio do Km 8” foi o palco para mais uma boa atuação das “samurais”, que vinham embaladas por uma estreia meteórica contras as brasileiras (vitória por 5-0); porém, no primeiro tempo, os ataques japoneses não encontraram o destino certeiro, muito graças à ação exemplar da arqueira Lily Alfeld.


Yuka Momiki (18, Japão) sofre com a forte marcação neozelandesa. Foto: FIFA

  Na segunda etapa, a pressão das “orientais” aumentou e a defesa da Nova Zelândia sucumbiu aos 14 minutos, quando Hasegawa entrou pela direita da área e chutou cruzado, abrindo o marcador na cidade de Baku.


Com dois gols, Hasegawa (17, Japão) foi o grande destaque da partida. Foto: FIFA

  Passaram-se outros 18 minutos e as japonesas encontraram o caminho das redes pela segunda vez na partida, novamente com Hasegawa, que girou e soltou a bomba para ampliar o placar.


Lauren Dabner (15, Nova Zelândia) mostra disposição para recuperar a bola. Foto: NZ Football

  O marcador, que já era bom para as nipônicas, tornou-se ainda mais dilatado para o Japão, quando Sumida “apareceu”, já nos acréscimos, para anotar o terceiro das asiáticas, em cobrança de penalidade, definindo assim o placar em 3 a 0.


Apesar de seus esforços, a boa arqueira Lily Alfeld (foto) não conseguiu evitar a segunda derrota neozelandesa no Mundial Sub-17. Foto: NZ Football

  Com a vitória, o Japão se consolida na primeira colocação com 6 pontos, seguido de México e Brasil com 3; a Nova Zelândia está na lanterna da chave, com nenhum ponto ganho.


Assista aos gols japoneses na vitória sobre a Nova Zelândia

  O sonho das oceânicas de garantir vaga à segunda fase depende de uma situação pouco provável: além de golear o Brasil, as “All Whites” têm de torcer por um triunfo do Japão sobre as mexicanas o qual, se possível, deve ocorrer com uma boa margem de gols. O próximo jogo das neozelandesas ocorre no domingo (30), às 14h (horário azerbaijano), contra o Brasil, novamente no Estádio do Km 8, em Baku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário