terça-feira, 18 de setembro de 2012

Confira um resumo da atuação dos "Socceroos" no mês de Setembro.

  Por Rodrigo Augusto

  A Seleção Australiana de Futebol entrou em campo nos últimos dias 7 e 11, em um duelo amistoso contra o Líbano e outro válido pelas Eliminatórias, contra a Jordânia. O saldo destas partidas acabou sendo neutro, já que os “Cangurus” obtiveram um triunfo no amistoso contra o Líbano, porém se deram mal no duelo contra os jordanianos.


Bola no fundo das redes libanesas em um dos três gols australianos em Trípoli. Foto: Alba Waba


  O amistoso diante do Líbano era visto como o teste para realização de ajustes e melhora do entrosamento da equipe, que passou um mês sem atuar devido ao calendário dos clubes.

Jogadores australianos celebram um dos gols no amistoso contra o Líbano. Foto: FIFA

  O amigável foi realizado na cidade libanesa de Trípoli, e os “amarelos” não encontraram dificuldades para saírem com a vitória: o primeiro gol veio aos 20 minutos do primeiro tempo, com Tim Cahill; três minutos depois, McCain ampliou o marcador, mostrando a fragilidade do rival do Oriente Médio.

Disputa de bola movimenta jogadores do Líbano (vermelho) e Austrália (azul). Foto: Getty Images

  Com a vantagem no placar, os “Socceroos” resolveram “tirar o pé do acelerador”, fazendo com que o foco do confronto se virasse para o banco de reservas, onde uma curiosidade animava as torcidas: ambas as seleções são treinadas por alemães; o Líbano por T. Bucker e H. Hosieck comanda o lado australiano.

O zagueiro artilheiro Tim Cahill (4, centro) comemora mais um gol com a camisa da seleção australiana. Foto: Getty Images

  Apesar do ritmo pouco ofensivo dos oceânicos, ainda deu tempo para o terceiro gol dos “Cangurus”, aos 43 minutos da etapa final, com Archie Thompson.

Assista aos gols da vitória australiana em Trípoli, Líbano

  A moral da equipe após o triunfo da sexta-feira era tanta que a muitos sorrisos foram vistos por parte dos jogadores e comissão técnica antes da partida em Amman contra a Jordânia, numa clara demonstração de autoconfiança. A meta era conquistar mais três pontos e ver a vaga no Mundial de 2014 ficar cada vez mais perto. Porém, os árabes provaram que o futebol é resolvido dentro das quatro linhas e “colocaram água no chopp australiano”.

Lance do duelo entre Jordânia (branco) e Austrália (azul). Foto: Lance

  A Austrália, apesar de ostentar uma campanha regular nas Eliminatórias, é apontada como uma das favoritas à conquista de uma das vagas da Ásia para o Mundial de 2014. Isso justifica o domínio dos “Soceroos”, liderados por Cahill, no início da partida. Porém, o goleiro jordaniano arrancava aplausos da torcida local com sua atuação de gala, fazendo com que o placar ao intervalo permanecesse zerado.

Nem mesmo o belo uniforme azul serviu de alento para os "Socceroos": derrota em Amman por 2-1 para a seleção local. Foto: Getty Images

  Mais disposta a atacar, a Jordânia voltou no segundo tempo com outra postura, o que foi visto logo aos 4 minutos: Alsaify invadiu a área e acabou calçado pela zaga australiana, o que gerou um pênalti; na cobrança, Abdel Mahmoud disparou no canto esquerdo de Schwarzer para abrir o placar.

Jogadores jordanianos celebram muito gol contra a favorita seleção australiana. Foto: 365dn

 Mesmo em desvantagem, a Austrália continuava criando as melhores chances, dado o seu nível técnico superior: aos 25 minutos, um remate de explodiu na trave, dando esperanças à torcida oceânica. Todavia, o “balde de água fria” nas pretensões dos visitantes veio em um contra-ataque, após o qual a bola caiu nos pés de Amer Deeb, que só teve o trabalho de empurrá-la para as redes, decretando a vitória dos locais.

A fanática torcida jordaniana encontrou uma forma "alternativa" de apoiar seu time durante os 90 minutos. Foto: Globo

  O consolo para os “Socceroos” veio aos 40 minutos, quando  Thompson chutou no canto para diminuir o prejuízo; porém, o desgaste físico proporcionado pela viagem, ao Oriente Médio e pelo clima seco da capital jordaniana foi um fator determinante para a manutenção da vitória árabe após o apito final.

Assista aos gols da surpreendente vitória jordaniana sobre a Austrália

  Após a rodada, o Japão lidera com 10, seguido da Jordânia, com 4; o trio Austrália, Iraque e Omã, com apenas 2 pontos, ainda sonha com uma das vagas;  a próxima rodada será realizada em Outubro. Até lá, espera-se que H. Hosieck tenha tempo suficiente para imprimir um estilo de jogo convincente e eficiente, que permita levar a Austrália ao seu terceiro Mundial consecutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário