sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Rafael Saltori faz uma análise sobre as rodadas iniciais da Fase Final das Eliminatórias da OFC. Confira!

  Por Rafael Saltori


  Depois de duas rodadas, tivemos alguns resultados que nem todos esperavam no início da Fase Final das Eliminatórias da Oceania: o Taiti, atual campeão continental, parece ter gasto todo o seu "gás" na conquista da OFC Nations Cup, ficando longe da vaga para a Copa do Mundo depois de uma conquista gigantesca para o pequeno país.


A fanática torcida taitiana (foto) esperava um início melhor de sua seleção nacional

  Aqui iniciamos nossas análises, que têm como objetivo explicar o porquê de cada placar, e as predições para o restante do certame.

Eis a seleção caledoniana (foto) que entrou em campo contra o Taiti no "clássico francófono"

  Na estreia de Nova Caledônia e Nova Zelândia, o jogo parecia prometer ser mais difícil do que foi para os "All Whites". Porém, os neozelandeses ainda estão à frente em termos táticos e técnicos dos outros adversários, e não deixaram barato o vexame na OFC Nations Cup: com gols de Shane Smeltz e Chris Wood, em Nouméa, a Seleção "Kiwi" bateu os caledonianos com certa tranquilidade, haja vista às possibilidades de o  placar ser ainda mais dilatado.


Os "Bonitos" (foto) fizeram valer a força do Lawson Tama Stadium e bateram o Taiti

  No outro jogo da rodada inaugural, Ilhas Salomão e Taiti se enfrentaram em Honiara, cidade-sede da grande glória do futebol polinésio; sem temer o selecionado campeão continental, com gols de Henry Fa'arodo e Himson Teleda, os "Bonitos" venceram por 2-0, confirmando o bom momento do futebol no país.

O arqueiro Xavier Samin (Taiti) chega antes na bola do que Joses Nawo (amarelo, Ilhas Salomão)

  Tendo em vista o duelo dos "All Whites", notamos que a equipe da Nova Zelândia foi eliminada da OFC Nations Cup pelos próprios caledonianos; dessa forma, a partida válida pelas Eliminatórias foi vista como uma espécie de "revanche", na qual os "maoris" queriam mostrar que aquilo foi apenas um acidente. E realmente o foi: a equipe neozelandesa tem uma qualidade extremamente maior do que a de qualquer outro time no continente. Liderado por Ryan Nelsen, o esquadrão alvinegro não poderia ter outra alternativa a não ser vencer.  A equipe de Bertrand Kai, Georges Gope-Fenepej e cia. pode ter alguns jogadores promissores, como o goleiro Rocky Nyikeine, mas não mostrou a qualidade técnica e a disciplina tática suficientes para vencer o selecionado "kiwi".


Lolohea (Nova Caledônia, cinza) disputa bola com Reid (Nova Zelândia, preto)

  O rótulo de "grande decepção" pode ser dado à equipe do Taiti, atual campeão da OFC Nations Cup, que não conseguiu nada além de uma derrota contra as Ilhas Salomão. A equipe salomônica tem bons jogadores, mas a ausência de um esquema tático eficiente limita muito o potencial do time, que, apesar disso, superou-se e venceu os campeões continentais. 


A seleção do Taiti (foto) ainda não convenceu na disputa das Eliminatórias

  Indo em direção à segunda rodada do certame, vemos que o cenário do debut do torneio não se inverteu, principalmente no que diz respeito à atuação da Nova Zelândia. A equipe neozelandesa não só bateu o time das Ilhas Salomão, mas sim despachou os "Bonitos" com um belo placar de 6-1 em Auckland, comprovando que está focada na classificação para o Mundial de 2014.

Mais de 7 mil torcedores compareceram ao North Harbour Stadium para acompanhar a estreia da Nova Zelândia em casa na Fase Final das Eliminatórias


  No clássico francófono entre Taiti e Nova Caledônia, o qual reeditou a final do OFC Nations Cup, a equipe de Eddy Etaeta teve novos problemas, como a ausência do capitão Vallar, expulso na primeira rodada, e acabou sofrendo um 4-0 inapelável. Já a Nova Caledônia, de Alain Mozain, contou com um gol contra de Xavier Samin, 2 gols de Georges Gope-Fenepej e um tento de Bertrand Kai para construir o placar, mostrando ao mundo que a decisão do principal competição da Oceania poderia ter tido outro resultado.

"All Whites" (foto) já despontam como os grandes favoritos à conquista da vaga na Repescagem

  Não é necessário dizer muito sobre os "All Whites": estão jogando muito bem, e seus jogadores têm um claro valor técnico superior ao dos demais; isso já mostra quem são os favoritos e que será muito difícil superá-los. 

Mantido no cargo mesmo após a fraca campanha na OFC Nations Cup, Ricki Herbert (foto) tem a missão de levar a Nova Zelândia à sua terceira Copa do Mundo consecutiva

  Já o Taiti, com uma campanha sofrível nestas Eliminatórias contra asequipes que superou na OFC Nations Cup, prova a cada dia que deverá ser o "saco de pancadas" na Copa das Confederações de 2013, no Brasil, contra seleções de calibre muito maior. Apesar do "desequilíbrio" dos "polinésios", acredito em Eddy Etaeta. Veremos o que o treinador taitiano poderá fazer em seu próximo e difícil jogo contra os All Whites. A equipe da Nova Caledônia tem seus méritos, porém é difícil entender o que acontece com Steevy Chong-Hue e companhia nos momentos decisivos.


Gope-Fenepej (vermelho) marca para a Nova Caledônia no duelo contra o Taiti
  
  A disputa das próximas rodadas deverá selar o destino das seleções nesta Fase Final de Eliminatórias, que se divide em dois caminhos: jogar por uma vaga na repescagem, a qual teoricamente está destinada à Nova Zelândia, ou apenas alegrar sua torcida com a disputa de jogos oficiais em seu território. Aguardemos os próximos embates!

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário